Modelagem a nível organizacional de agentes em um jogo do tipo RPG: estudo da complexidade de seus personagens e de suas funcionalidades.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Born, Míriam Blank
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8582
Resumo: Na atualidade, observa-se o crescimento das pesquisas na área da Inteligência Artificial (IA) que buscam uma maneira efetiva de entendimento e aplicação de técnicas inteligentes para a solução de problemas complexos nos diversos campos do conhecimento, como em sistemas ecológicos, econômicos e sociais. Neste contexto, os Sistemas Multiagente (SMA), como exemplo de IA distribuída, apresentam-se como um método apropriado e viável na busca de soluções para a modelagem de sistemas e simulações baseadas em interações humanas. Nestas simulações, os agentes possuem regras de interação e comunicação para que haja devida organização do ambiente e cada agente desempenhe seu papel. A aplicação de SMA em modelagem e simulação no gerenciamento de recursos naturais é estudada há alguns anos com pesquisas publicadas e resultados satisfatórios. A área de recursos naturais, especialmente o recurso hídrico no âmbito de bacias hidrográficas, apresenta numerosos conflitos relacionados à distribuição e compartilhamento do recurso e sua gestão torna-se indispensável na busca de soluções para este cenário. Neste contexto, esta Tese apresenta como objetivo principal a modelagem a nível organizacional de agentes para o estudo da complexidade e das funcionalidades de personagens de um jogo do tipo RPG. Mais especificamente, tem-se como estudo de caso o Jogo RPG Gorim, desenvolvido no cenário da bacia hidrográfica da Lagoa Mirim e Canal São Gonçalo. A modelagem desta organização foi realizada na ferramenta MOISE+ e implementação para a verificação desta na plataforma JaCaMo, através de cenários hipotéticos. Assim, a partir de quatro cenários hipotéticos, criados para a interação dos agentes da organização Ð contemplando os grupos de Reguladores, Fiscalizadores, Produtores e também a Propina (permitida a todos os grupos) Ð verificou-se que, com a modelagem proposta, os agentes conseguem formar os grupos do esquema especificado e buscam corretamente os objetivos e as missões modeladas. Desta forma, os cenários validam os níveis estrutural, funcional e deôntica/normativa do Jogo RPG Gorim.
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Nestas simulações, os agentes possuem regras de interação e comunicação para que haja devida organização do ambiente e cada agente desempenhe seu papel. A aplicação de SMA em modelagem e simulação no gerenciamento de recursos naturais é estudada há alguns anos com pesquisas publicadas e resultados satisfatórios. A área de recursos naturais, especialmente o recurso hídrico no âmbito de bacias hidrográficas, apresenta numerosos conflitos relacionados à distribuição e compartilhamento do recurso e sua gestão torna-se indispensável na busca de soluções para este cenário. Neste contexto, esta Tese apresenta como objetivo principal a modelagem a nível organizacional de agentes para o estudo da complexidade e das funcionalidades de personagens de um jogo do tipo RPG. Mais especificamente, tem-se como estudo de caso o Jogo RPG Gorim, desenvolvido no cenário da bacia hidrográfica da Lagoa Mirim e Canal São Gonçalo. A modelagem desta organização foi realizada na ferramenta MOISE+ e implementação para a verificação desta na plataforma JaCaMo, através de cenários hipotéticos. Assim, a partir de quatro cenários hipotéticos, criados para a interação dos agentes da organização Ð contemplando os grupos de Reguladores, Fiscalizadores, Produtores e também a Propina (permitida a todos os grupos) Ð verificou-se que, com a modelagem proposta, os agentes conseguem formar os grupos do esquema especificado e buscam corretamente os objetivos e as missões modeladas. Desta forma, os cenários validam os níveis estrutural, funcional e deôntica/normativa do Jogo RPG Gorim.Currently, there is a growth in Artificial Intelligence (AI) research that seeks an effective way of understanding and applying intelligent techniques to solve complex problems in different fields of knowledge, such as ecological, economic, and social systems. In this context, Multiagent Systems (MAS), as an example of distributed AI, are presented as an appropriate and viable method in searching for solutions for modeling systems and simulations based on human interactions. In these simulations, the agents have interaction and communication rules so that the environment is appropriately organized and each agent plays its role. The application of MAS in modeling and simulation in the management of natural resources has been studied for some years with published research and satisfactory results. The area of natural resources, especially the water resource in the context of hydrographic basins, presents numerous conflicts related to the distribution and sharing of the resource, and its management becomes indispensable in the search for solutions for this scenario. In this context, this Thesis presents as its primary objective the modeling of agents at an organizational level to study the complexity and features of characters in an RPG-type game. As a case study, the Gorim RPG Game was developed in the Lagoa Mirim and Canal São Gonçalo watershed scenario. The modeling of this organization is carried out in the MOISE+ tool and implementation for its validation in the JaCaMo platform through hypothetical scenarios. Thus, from four hypothetical scenarios created for the interaction of the organization’s agents Ð contemplating the groups of Regulators, Supervisors, Producers, and also the Fee (allowed to all groups) Ð it was found that with the in the proposed modeling, agents can form the specified schema groups and correctly pursue the modeled objectives and missions. In this way, the scenarios validate the structural, functional, and deontic/normative levels of the Gorim RPG Game.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em ComputaçãoUFPelBrasilCentro de Desenvolvimento TecnológicoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOSistemas multiagenteRecursos naturaisJogos de papéisMoise +JaCaMoMulti-agents SystemsNatural resourcesRole-Playing GameModelagem a nível organizacional de agentes em um jogo do tipo RPG: estudo da complexidade de seus personagens e de suas funcionalidades.An organizational-level agents’ modeling in an RPG-type game: a study of the complexity of its characters and its functionalitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/6006565359245381http://lattes.cnpq.br/3499616508280892Adamatti, Diana Franciscahttp://lattes.cnpq.br/4984043849101331Aguiar, Marilton Sanchotene deBorn, Míriam Blankinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTese_Miriam_Blank_Born.pdf.txtTese_Miriam_Blank_Born.pdf.txtExtracted texttext/plain211486http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8582/6/Tese_Miriam_Blank_Born.pdf.txtf725941315457e8073c9d024180245a6MD56open accessTHUMBNAILTese_Miriam_Blank_Born.pdf.jpgTese_Miriam_Blank_Born.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1249http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8582/7/Tese_Miriam_Blank_Born.pdf.jpgc476576b5d651b4904021e58bb0d0990MD57open accessORIGINALTese_Miriam_Blank_Born.pdfTese_Miriam_Blank_Born.pdfapplication/pdf4281912http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8582/1/Tese_Miriam_Blank_Born.pdfc6c5de82f37bc9d76539877086d6fd97MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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