Estratégias de constituição histórica de uma escola rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Sibelie Souto
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1718
Resumo: Este estudo mostra o trabalho de pesquisa colaborativa realizada durante os anos de 2006 à 2008 junto aos professores, alunos e comunidade do entorno da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cândida Silveira Haubman. Esta instituição possui como peculiaridade a adesão e sua permanência no projeto de Escola em Tempo Integral da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. A condição excepcional de ensino que é colocada à disposição da comunidade foi problematizada em seus limites e possibilidades junto a direção e coordenação pedagógica da escola, professores, alunos, pais e mães. Uma das referências básicas para discutir e problematizar está contida nos textos que vêm sendo publicados pelo movimento Por Uma Educação Básica do Campo. A partir deste estudo e das reflexões, propomos um projeto de investigação que colocou em questão as articulações da escola com a comunidade. Isto foi feito através da observação e do acompanhamento colaborativo das oficinas propostas pela escola para o turno inverso da escolarização. Simultaneamente fizemos um levantamento quantitativo de variáveis educativas e sócio-econômicas que permitissem visualizar como totalidade a abrangência da escola e da comunidade. Foram quatro levantamentos estatísticos específicos (caracterização do corpo docente; avaliação do projeto tempo integral da escola; expectativas dos alunos formandos e sua continuidade nos estudos; pesquisa sócio-econômica) que subsidiaram o esboço de investigação e as reflexões realizadas com professores e alunos. O alcance das reflexões com a comunidade escolar incluiu uma abordagem crítica das atividades da escola, principalmente as do turno inverso, chegando a um nível incipiente de discussão sobre o conjunto do currículo escolar. Deste modo o movimento de articulação com a escola Cândida Haubman sempre foi pautado pelo tensionamento da aproximação ou distanciamento da escola das especificidades da localidade onde se situa, Airosa Galvão, interior do município de Arroio Grande.
id UFPL_0e977e894e09f22f7f2b73dd059cd1a0
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1718
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling http://lattes.cnpq.br/5381474175333657Kieling, José FernandoValente, Sibelie Souto2014-08-20T13:48:20Z2012-05-102014-08-20T13:48:20Z2008-12-10VALENTE, Sibelie Souto. Estratégias de constituição histórica de uma escola rural. 2008. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2008.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1718application/pdfporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBREducaçãoEducaçãoTempo integralEscola ruralEducationFull-timeField schoolCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEstratégias de constituição histórica de uma escola ruralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEste estudo mostra o trabalho de pesquisa colaborativa realizada durante os anos de 2006 à 2008 junto aos professores, alunos e comunidade do entorno da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cândida Silveira Haubman. Esta instituição possui como peculiaridade a adesão e sua permanência no projeto de Escola em Tempo Integral da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. A condição excepcional de ensino que é colocada à disposição da comunidade foi problematizada em seus limites e possibilidades junto a direção e coordenação pedagógica da escola, professores, alunos, pais e mães. Uma das referências básicas para discutir e problematizar está contida nos textos que vêm sendo publicados pelo movimento Por Uma Educação Básica do Campo. A partir deste estudo e das reflexões, propomos um projeto de investigação que colocou em questão as articulações da escola com a comunidade. Isto foi feito através da observação e do acompanhamento colaborativo das oficinas propostas pela escola para o turno inverso da escolarização. Simultaneamente fizemos um levantamento quantitativo de variáveis educativas e sócio-econômicas que permitissem visualizar como totalidade a abrangência da escola e da comunidade. Foram quatro levantamentos estatísticos específicos (caracterização do corpo docente; avaliação do projeto tempo integral da escola; expectativas dos alunos formandos e sua continuidade nos estudos; pesquisa sócio-econômica) que subsidiaram o esboço de investigação e as reflexões realizadas com professores e alunos. O alcance das reflexões com a comunidade escolar incluiu uma abordagem crítica das atividades da escola, principalmente as do turno inverso, chegando a um nível incipiente de discussão sobre o conjunto do currículo escolar. Deste modo o movimento de articulação com a escola Cândida Haubman sempre foi pautado pelo tensionamento da aproximação ou distanciamento da escola das especificidades da localidade onde se situa, Airosa Galvão, interior do município de Arroio Grande.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALSibelie_Souto_Valente_Dissertacao.pdfapplication/pdf3100172http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1718/1/Sibelie_Souto_Valente_Dissertacao.pdf7892872806a918b2a4b2161be02dda64MD51open accessTEXTSibelie_Souto_Valente_Dissertacao.pdf.txtSibelie_Souto_Valente_Dissertacao.pdf.txtExtracted Texttext/plain158515http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1718/2/Sibelie_Souto_Valente_Dissertacao.pdf.txt5dec2de4817ab8767cf581f533c68d49MD52open accessTHUMBNAILSibelie_Souto_Valente_Dissertacao.pdf.jpgSibelie_Souto_Valente_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1279http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1718/3/Sibelie_Souto_Valente_Dissertacao.pdf.jpg989b2641b648ecaded98cbb23f2cddebMD53open access123456789/17182023-03-28 20:07:52.503open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1718Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-03-28T23:07:52Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.por.fl_str_mv Estratégias de constituição histórica de uma escola rural
title Estratégias de constituição histórica de uma escola rural
spellingShingle Estratégias de constituição histórica de uma escola rural
Valente, Sibelie Souto
Educação
Tempo integral
Escola rural
Education
Full-time
Field school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Estratégias de constituição histórica de uma escola rural
title_full Estratégias de constituição histórica de uma escola rural
title_fullStr Estratégias de constituição histórica de uma escola rural
title_full_unstemmed Estratégias de constituição histórica de uma escola rural
title_sort Estratégias de constituição histórica de uma escola rural
author Valente, Sibelie Souto
author_facet Valente, Sibelie Souto
author_role author
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5381474175333657
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kieling, José Fernando
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Sibelie Souto
contributor_str_mv Kieling, José Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Tempo integral
Escola rural
topic Educação
Tempo integral
Escola rural
Education
Full-time
Field school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Full-time
Field school
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este estudo mostra o trabalho de pesquisa colaborativa realizada durante os anos de 2006 à 2008 junto aos professores, alunos e comunidade do entorno da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cândida Silveira Haubman. Esta instituição possui como peculiaridade a adesão e sua permanência no projeto de Escola em Tempo Integral da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. A condição excepcional de ensino que é colocada à disposição da comunidade foi problematizada em seus limites e possibilidades junto a direção e coordenação pedagógica da escola, professores, alunos, pais e mães. Uma das referências básicas para discutir e problematizar está contida nos textos que vêm sendo publicados pelo movimento Por Uma Educação Básica do Campo. A partir deste estudo e das reflexões, propomos um projeto de investigação que colocou em questão as articulações da escola com a comunidade. Isto foi feito através da observação e do acompanhamento colaborativo das oficinas propostas pela escola para o turno inverso da escolarização. Simultaneamente fizemos um levantamento quantitativo de variáveis educativas e sócio-econômicas que permitissem visualizar como totalidade a abrangência da escola e da comunidade. Foram quatro levantamentos estatísticos específicos (caracterização do corpo docente; avaliação do projeto tempo integral da escola; expectativas dos alunos formandos e sua continuidade nos estudos; pesquisa sócio-econômica) que subsidiaram o esboço de investigação e as reflexões realizadas com professores e alunos. O alcance das reflexões com a comunidade escolar incluiu uma abordagem crítica das atividades da escola, principalmente as do turno inverso, chegando a um nível incipiente de discussão sobre o conjunto do currículo escolar. Deste modo o movimento de articulação com a escola Cândida Haubman sempre foi pautado pelo tensionamento da aproximação ou distanciamento da escola das especificidades da localidade onde se situa, Airosa Galvão, interior do município de Arroio Grande.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-12-10
dc.date.available.fl_str_mv 2012-05-10
2014-08-20T13:48:20Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-20T13:48:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VALENTE, Sibelie Souto. Estratégias de constituição histórica de uma escola rural. 2008. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1718
identifier_str_mv VALENTE, Sibelie Souto. Estratégias de constituição histórica de uma escola rural. 2008. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2008.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1718/1/Sibelie_Souto_Valente_Dissertacao.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1718/2/Sibelie_Souto_Valente_Dissertacao.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1718/3/Sibelie_Souto_Valente_Dissertacao.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7892872806a918b2a4b2161be02dda64
5dec2de4817ab8767cf581f533c68d49
989b2641b648ecaded98cbb23f2cddeb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1813710113360314368