Estratégias de constituição histórica de uma escola rural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1718 |
Resumo: | Este estudo mostra o trabalho de pesquisa colaborativa realizada durante os anos de 2006 à 2008 junto aos professores, alunos e comunidade do entorno da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cândida Silveira Haubman. Esta instituição possui como peculiaridade a adesão e sua permanência no projeto de Escola em Tempo Integral da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. A condição excepcional de ensino que é colocada à disposição da comunidade foi problematizada em seus limites e possibilidades junto a direção e coordenação pedagógica da escola, professores, alunos, pais e mães. Uma das referências básicas para discutir e problematizar está contida nos textos que vêm sendo publicados pelo movimento Por Uma Educação Básica do Campo. A partir deste estudo e das reflexões, propomos um projeto de investigação que colocou em questão as articulações da escola com a comunidade. Isto foi feito através da observação e do acompanhamento colaborativo das oficinas propostas pela escola para o turno inverso da escolarização. Simultaneamente fizemos um levantamento quantitativo de variáveis educativas e sócio-econômicas que permitissem visualizar como totalidade a abrangência da escola e da comunidade. Foram quatro levantamentos estatísticos específicos (caracterização do corpo docente; avaliação do projeto tempo integral da escola; expectativas dos alunos formandos e sua continuidade nos estudos; pesquisa sócio-econômica) que subsidiaram o esboço de investigação e as reflexões realizadas com professores e alunos. O alcance das reflexões com a comunidade escolar incluiu uma abordagem crítica das atividades da escola, principalmente as do turno inverso, chegando a um nível incipiente de discussão sobre o conjunto do currículo escolar. Deste modo o movimento de articulação com a escola Cândida Haubman sempre foi pautado pelo tensionamento da aproximação ou distanciamento da escola das especificidades da localidade onde se situa, Airosa Galvão, interior do município de Arroio Grande. |
id |
UFPL_0e977e894e09f22f7f2b73dd059cd1a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1718 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
http://lattes.cnpq.br/5381474175333657Kieling, José FernandoValente, Sibelie Souto2014-08-20T13:48:20Z2012-05-102014-08-20T13:48:20Z2008-12-10VALENTE, Sibelie Souto. Estratégias de constituição histórica de uma escola rural. 2008. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2008.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1718application/pdfporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBREducaçãoEducaçãoTempo integralEscola ruralEducationFull-timeField schoolCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEstratégias de constituição histórica de uma escola ruralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEste estudo mostra o trabalho de pesquisa colaborativa realizada durante os anos de 2006 à 2008 junto aos professores, alunos e comunidade do entorno da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cândida Silveira Haubman. Esta instituição possui como peculiaridade a adesão e sua permanência no projeto de Escola em Tempo Integral da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. A condição excepcional de ensino que é colocada à disposição da comunidade foi problematizada em seus limites e possibilidades junto a direção e coordenação pedagógica da escola, professores, alunos, pais e mães. Uma das referências básicas para discutir e problematizar está contida nos textos que vêm sendo publicados pelo movimento Por Uma Educação Básica do Campo. A partir deste estudo e das reflexões, propomos um projeto de investigação que colocou em questão as articulações da escola com a comunidade. Isto foi feito através da observação e do acompanhamento colaborativo das oficinas propostas pela escola para o turno inverso da escolarização. Simultaneamente fizemos um levantamento quantitativo de variáveis educativas e sócio-econômicas que permitissem visualizar como totalidade a abrangência da escola e da comunidade. Foram quatro levantamentos estatísticos específicos (caracterização do corpo docente; avaliação do projeto tempo integral da escola; expectativas dos alunos formandos e sua continuidade nos estudos; pesquisa sócio-econômica) que subsidiaram o esboço de investigação e as reflexões realizadas com professores e alunos. O alcance das reflexões com a comunidade escolar incluiu uma abordagem crítica das atividades da escola, principalmente as do turno inverso, chegando a um nível incipiente de discussão sobre o conjunto do currículo escolar. Deste modo o movimento de articulação com a escola Cândida Haubman sempre foi pautado pelo tensionamento da aproximação ou distanciamento da escola das especificidades da localidade onde se situa, Airosa Galvão, interior do município de Arroio Grande.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALSibelie_Souto_Valente_Dissertacao.pdfapplication/pdf3100172http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1718/1/Sibelie_Souto_Valente_Dissertacao.pdf7892872806a918b2a4b2161be02dda64MD51open accessTEXTSibelie_Souto_Valente_Dissertacao.pdf.txtSibelie_Souto_Valente_Dissertacao.pdf.txtExtracted Texttext/plain158515http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1718/2/Sibelie_Souto_Valente_Dissertacao.pdf.txt5dec2de4817ab8767cf581f533c68d49MD52open accessTHUMBNAILSibelie_Souto_Valente_Dissertacao.pdf.jpgSibelie_Souto_Valente_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1279http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1718/3/Sibelie_Souto_Valente_Dissertacao.pdf.jpg989b2641b648ecaded98cbb23f2cddebMD53open access123456789/17182023-03-28 20:07:52.503open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1718Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-03-28T23:07:52Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Estratégias de constituição histórica de uma escola rural |
title |
Estratégias de constituição histórica de uma escola rural |
spellingShingle |
Estratégias de constituição histórica de uma escola rural Valente, Sibelie Souto Educação Tempo integral Escola rural Education Full-time Field school CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Estratégias de constituição histórica de uma escola rural |
title_full |
Estratégias de constituição histórica de uma escola rural |
title_fullStr |
Estratégias de constituição histórica de uma escola rural |
title_full_unstemmed |
Estratégias de constituição histórica de uma escola rural |
title_sort |
Estratégias de constituição histórica de uma escola rural |
author |
Valente, Sibelie Souto |
author_facet |
Valente, Sibelie Souto |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5381474175333657 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kieling, José Fernando |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente, Sibelie Souto |
contributor_str_mv |
Kieling, José Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Tempo integral Escola rural |
topic |
Educação Tempo integral Escola rural Education Full-time Field school CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Full-time Field school |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este estudo mostra o trabalho de pesquisa colaborativa realizada durante os anos de 2006 à 2008 junto aos professores, alunos e comunidade do entorno da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cândida Silveira Haubman. Esta instituição possui como peculiaridade a adesão e sua permanência no projeto de Escola em Tempo Integral da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. A condição excepcional de ensino que é colocada à disposição da comunidade foi problematizada em seus limites e possibilidades junto a direção e coordenação pedagógica da escola, professores, alunos, pais e mães. Uma das referências básicas para discutir e problematizar está contida nos textos que vêm sendo publicados pelo movimento Por Uma Educação Básica do Campo. A partir deste estudo e das reflexões, propomos um projeto de investigação que colocou em questão as articulações da escola com a comunidade. Isto foi feito através da observação e do acompanhamento colaborativo das oficinas propostas pela escola para o turno inverso da escolarização. Simultaneamente fizemos um levantamento quantitativo de variáveis educativas e sócio-econômicas que permitissem visualizar como totalidade a abrangência da escola e da comunidade. Foram quatro levantamentos estatísticos específicos (caracterização do corpo docente; avaliação do projeto tempo integral da escola; expectativas dos alunos formandos e sua continuidade nos estudos; pesquisa sócio-econômica) que subsidiaram o esboço de investigação e as reflexões realizadas com professores e alunos. O alcance das reflexões com a comunidade escolar incluiu uma abordagem crítica das atividades da escola, principalmente as do turno inverso, chegando a um nível incipiente de discussão sobre o conjunto do currículo escolar. Deste modo o movimento de articulação com a escola Cândida Haubman sempre foi pautado pelo tensionamento da aproximação ou distanciamento da escola das especificidades da localidade onde se situa, Airosa Galvão, interior do município de Arroio Grande. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-12-10 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-05-10 2014-08-20T13:48:20Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-08-20T13:48:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VALENTE, Sibelie Souto. Estratégias de constituição histórica de uma escola rural. 2008. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1718 |
identifier_str_mv |
VALENTE, Sibelie Souto. Estratégias de constituição histórica de uma escola rural. 2008. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2008. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1718 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPel |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1718/1/Sibelie_Souto_Valente_Dissertacao.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1718/2/Sibelie_Souto_Valente_Dissertacao.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1718/3/Sibelie_Souto_Valente_Dissertacao.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7892872806a918b2a4b2161be02dda64 5dec2de4817ab8767cf581f533c68d49 989b2641b648ecaded98cbb23f2cddeb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710113360314368 |