Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borba, Marcelo Barros de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Louro, Ana Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7149
https://doi.org/10.33871/nupem.v8i14.299Neste artigo é feita a aproximação de dois trabalhos de pesquisa que investigam professores de instrumentos musicais no ensino superior a partir de entrevistas, dentro de uma metodologia de História Oral Temática, em cidades consideradas por eles como periféricas. Nos dois trabalhos é feito um recorte das narrativas dos professores: no primeiro, em relação a um sentido de isolamento geográfico experienciado pelos professores; no segundo, em relação a direcionamentos sobre a superação do isolamento através de elementos da cibercultura. Pretende-se contribuir para os debates sobre a área de música em instituições regionais. Tal debate pode, possivelmente, ser ampliado para outras áreas de conhecimento, na medida em que os professores também se sintam isolados e possam utilizar recursos da cibercultura para buscar superar tal situação.
Resumo: Neste artigo é feita a aproximação de dois trabalhos de pesquisa que investigam professores de instrumentos musicais no ensino superior a partir de entrevistas, dentro de uma metodologia de História Oral Temática, em cidades consideradas por eles como periféricas. Nos dois trabalhos é feito um recorte das narrativas dos professores: no primeiro, em relação a um sentido de isolamento geográfico experienciado pelos professores; no segundo, em relação a direcionamentos sobre a superação do isolamento através de elementos da cibercultura. Pretende-se contribuir para os debates sobre a área de música em instituições regionais. Tal debate pode, possivelmente, ser ampliado para outras áreas de conhecimento, na medida em que os professores também se sintam isolados e possam utilizar recursos da cibercultura para buscar superar tal situação.
id UFPL_120b326775d2323a11bd6b9983bb554f
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7149
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2021-03-02T15:15:25Z2021-03-02T15:15:25Z2016BORBA, M. B.; LOURO, A. L. M. E. . Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música. Revista NUPEM (Online), v. v. 8, p. 227-246, 2016. Disponível em: http://revistanupem.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/299. Acesso em: 1 de março de 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7149https://doi.org/10.33871/nupem.v8i14.299Neste artigo é feita a aproximação de dois trabalhos de pesquisa que investigam professores de instrumentos musicais no ensino superior a partir de entrevistas, dentro de uma metodologia de História Oral Temática, em cidades consideradas por eles como periféricas. Nos dois trabalhos é feito um recorte das narrativas dos professores: no primeiro, em relação a um sentido de isolamento geográfico experienciado pelos professores; no segundo, em relação a direcionamentos sobre a superação do isolamento através de elementos da cibercultura. Pretende-se contribuir para os debates sobre a área de música em instituições regionais. Tal debate pode, possivelmente, ser ampliado para outras áreas de conhecimento, na medida em que os professores também se sintam isolados e possam utilizar recursos da cibercultura para buscar superar tal situação.Neste artigo é feita a aproximação de dois trabalhos de pesquisa que investigam professores de instrumentos musicais no ensino superior a partir de entrevistas, dentro de uma metodologia de História Oral Temática, em cidades consideradas por eles como periféricas. Nos dois trabalhos é feito um recorte das narrativas dos professores: no primeiro, em relação a um sentido de isolamento geográfico experienciado pelos professores; no segundo, em relação a direcionamentos sobre a superação do isolamento através de elementos da cibercultura. Pretende-se contribuir para os debates sobre a área de música em instituições regionais. Tal debate pode, possivelmente, ser ampliado para outras áreas de conhecimento, na medida em que os professores também se sintam isolados e possam utilizar recursos da cibercultura para buscar superar tal situação.porUNESPAREnsino superiorInstituições regionaisDocentes universitáriosEducação musicalHigher educationRegional institutionsUniversity professorsMusical educationDo girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de MúsicaDel girasol a las redes: la cibercultura como posible superación del aislamiento geográfico de docentes de música.From the sunflower to the web: cyberculture as a possible way to overcome the geographic isolation of music academicsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBorba, Marcelo Barros deLouro, Ana Lúciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDo_girassol_as_redes.pdf.txtDo_girassol_as_redes.pdf.txtExtracted texttext/plain59120http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7149/6/Do_girassol_as_redes.pdf.txt597fee7a9f5590b4464145de80f4ab7bMD56open accessTHUMBNAILDo_girassol_as_redes.pdf.jpgDo_girassol_as_redes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1527http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7149/7/Do_girassol_as_redes.pdf.jpg608dbd57ea86cf73ccca225aa9789c95MD57open accessORIGINALDo_girassol_as_redes.pdfDo_girassol_as_redes.pdfapplication/pdf575845http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7149/1/Do_girassol_as_redes.pdf77e75843aa9854ff977b6129779d6aceMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7149/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7149/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7149/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7149/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/71492023-07-13 05:21:03.076open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7149VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T08:21:03Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Del girasol a las redes: la cibercultura como posible superación del aislamiento geográfico de docentes de música.
From the sunflower to the web: cyberculture as a possible way to overcome the geographic isolation of music academics
title Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música
spellingShingle Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música
Borba, Marcelo Barros de
Ensino superior
Instituições regionais
Docentes universitários
Educação musical
Higher education
Regional institutions
University professors
Musical education
title_short Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música
title_full Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música
title_fullStr Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música
title_full_unstemmed Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música
title_sort Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música
author Borba, Marcelo Barros de
author_facet Borba, Marcelo Barros de
Louro, Ana Lúcia
author_role author
author2 Louro, Ana Lúcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borba, Marcelo Barros de
Louro, Ana Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Instituições regionais
Docentes universitários
Educação musical
Higher education
Regional institutions
University professors
Musical education
topic Ensino superior
Instituições regionais
Docentes universitários
Educação musical
Higher education
Regional institutions
University professors
Musical education
description Neste artigo é feita a aproximação de dois trabalhos de pesquisa que investigam professores de instrumentos musicais no ensino superior a partir de entrevistas, dentro de uma metodologia de História Oral Temática, em cidades consideradas por eles como periféricas. Nos dois trabalhos é feito um recorte das narrativas dos professores: no primeiro, em relação a um sentido de isolamento geográfico experienciado pelos professores; no segundo, em relação a direcionamentos sobre a superação do isolamento através de elementos da cibercultura. Pretende-se contribuir para os debates sobre a área de música em instituições regionais. Tal debate pode, possivelmente, ser ampliado para outras áreas de conhecimento, na medida em que os professores também se sintam isolados e possam utilizar recursos da cibercultura para buscar superar tal situação.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-02T15:15:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-02T15:15:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BORBA, M. B.; LOURO, A. L. M. E. . Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música. Revista NUPEM (Online), v. v. 8, p. 227-246, 2016. Disponível em: http://revistanupem.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/299. Acesso em: 1 de março de 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7149
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv https://doi.org/10.33871/nupem.v8i14.299Neste artigo é feita a aproximação de dois trabalhos de pesquisa que investigam professores de instrumentos musicais no ensino superior a partir de entrevistas, dentro de uma metodologia de História Oral Temática, em cidades consideradas por eles como periféricas. Nos dois trabalhos é feito um recorte das narrativas dos professores: no primeiro, em relação a um sentido de isolamento geográfico experienciado pelos professores; no segundo, em relação a direcionamentos sobre a superação do isolamento através de elementos da cibercultura. Pretende-se contribuir para os debates sobre a área de música em instituições regionais. Tal debate pode, possivelmente, ser ampliado para outras áreas de conhecimento, na medida em que os professores também se sintam isolados e possam utilizar recursos da cibercultura para buscar superar tal situação.
identifier_str_mv BORBA, M. B.; LOURO, A. L. M. E. . Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música. Revista NUPEM (Online), v. v. 8, p. 227-246, 2016. Disponível em: http://revistanupem.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/299. Acesso em: 1 de março de 2021.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7149
https://doi.org/10.33871/nupem.v8i14.299Neste artigo é feita a aproximação de dois trabalhos de pesquisa que investigam professores de instrumentos musicais no ensino superior a partir de entrevistas, dentro de uma metodologia de História Oral Temática, em cidades consideradas por eles como periféricas. Nos dois trabalhos é feito um recorte das narrativas dos professores: no primeiro, em relação a um sentido de isolamento geográfico experienciado pelos professores; no segundo, em relação a direcionamentos sobre a superação do isolamento através de elementos da cibercultura. Pretende-se contribuir para os debates sobre a área de música em instituições regionais. Tal debate pode, possivelmente, ser ampliado para outras áreas de conhecimento, na medida em que os professores também se sintam isolados e possam utilizar recursos da cibercultura para buscar superar tal situação.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESPAR
publisher.none.fl_str_mv UNESPAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7149/6/Do_girassol_as_redes.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7149/7/Do_girassol_as_redes.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7149/1/Do_girassol_as_redes.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7149/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7149/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7149/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7149/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 597fee7a9f5590b4464145de80f4ab7b
608dbd57ea86cf73ccca225aa9789c95
77e75843aa9854ff977b6129779d6ace
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846959056617472