Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7149 https://doi.org/10.33871/nupem.v8i14.299Neste artigo é feita a aproximação de dois trabalhos de pesquisa que investigam professores de instrumentos musicais no ensino superior a partir de entrevistas, dentro de uma metodologia de História Oral Temática, em cidades consideradas por eles como periféricas. Nos dois trabalhos é feito um recorte das narrativas dos professores: no primeiro, em relação a um sentido de isolamento geográfico experienciado pelos professores; no segundo, em relação a direcionamentos sobre a superação do isolamento através de elementos da cibercultura. Pretende-se contribuir para os debates sobre a área de música em instituições regionais. Tal debate pode, possivelmente, ser ampliado para outras áreas de conhecimento, na medida em que os professores também se sintam isolados e possam utilizar recursos da cibercultura para buscar superar tal situação. |
Resumo: | Neste artigo é feita a aproximação de dois trabalhos de pesquisa que investigam professores de instrumentos musicais no ensino superior a partir de entrevistas, dentro de uma metodologia de História Oral Temática, em cidades consideradas por eles como periféricas. Nos dois trabalhos é feito um recorte das narrativas dos professores: no primeiro, em relação a um sentido de isolamento geográfico experienciado pelos professores; no segundo, em relação a direcionamentos sobre a superação do isolamento através de elementos da cibercultura. Pretende-se contribuir para os debates sobre a área de música em instituições regionais. Tal debate pode, possivelmente, ser ampliado para outras áreas de conhecimento, na medida em que os professores também se sintam isolados e possam utilizar recursos da cibercultura para buscar superar tal situação. |
id |
UFPL_120b326775d2323a11bd6b9983bb554f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7149 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-03-02T15:15:25Z2021-03-02T15:15:25Z2016BORBA, M. B.; LOURO, A. L. M. E. . Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música. Revista NUPEM (Online), v. v. 8, p. 227-246, 2016. Disponível em: http://revistanupem.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/299. Acesso em: 1 de março de 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7149https://doi.org/10.33871/nupem.v8i14.299Neste artigo é feita a aproximação de dois trabalhos de pesquisa que investigam professores de instrumentos musicais no ensino superior a partir de entrevistas, dentro de uma metodologia de História Oral Temática, em cidades consideradas por eles como periféricas. Nos dois trabalhos é feito um recorte das narrativas dos professores: no primeiro, em relação a um sentido de isolamento geográfico experienciado pelos professores; no segundo, em relação a direcionamentos sobre a superação do isolamento através de elementos da cibercultura. Pretende-se contribuir para os debates sobre a área de música em instituições regionais. Tal debate pode, possivelmente, ser ampliado para outras áreas de conhecimento, na medida em que os professores também se sintam isolados e possam utilizar recursos da cibercultura para buscar superar tal situação.Neste artigo é feita a aproximação de dois trabalhos de pesquisa que investigam professores de instrumentos musicais no ensino superior a partir de entrevistas, dentro de uma metodologia de História Oral Temática, em cidades consideradas por eles como periféricas. Nos dois trabalhos é feito um recorte das narrativas dos professores: no primeiro, em relação a um sentido de isolamento geográfico experienciado pelos professores; no segundo, em relação a direcionamentos sobre a superação do isolamento através de elementos da cibercultura. Pretende-se contribuir para os debates sobre a área de música em instituições regionais. Tal debate pode, possivelmente, ser ampliado para outras áreas de conhecimento, na medida em que os professores também se sintam isolados e possam utilizar recursos da cibercultura para buscar superar tal situação.porUNESPAREnsino superiorInstituições regionaisDocentes universitáriosEducação musicalHigher educationRegional institutionsUniversity professorsMusical educationDo girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de MúsicaDel girasol a las redes: la cibercultura como posible superación del aislamiento geográfico de docentes de música.From the sunflower to the web: cyberculture as a possible way to overcome the geographic isolation of music academicsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBorba, Marcelo Barros deLouro, Ana Lúciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDo_girassol_as_redes.pdf.txtDo_girassol_as_redes.pdf.txtExtracted texttext/plain59120http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7149/6/Do_girassol_as_redes.pdf.txt597fee7a9f5590b4464145de80f4ab7bMD56open accessTHUMBNAILDo_girassol_as_redes.pdf.jpgDo_girassol_as_redes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1527http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7149/7/Do_girassol_as_redes.pdf.jpg608dbd57ea86cf73ccca225aa9789c95MD57open accessORIGINALDo_girassol_as_redes.pdfDo_girassol_as_redes.pdfapplication/pdf575845http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7149/1/Do_girassol_as_redes.pdf77e75843aa9854ff977b6129779d6aceMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7149/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7149/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7149/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7149/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/71492023-07-13 05:21:03.076open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7149VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T08:21:03Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Del girasol a las redes: la cibercultura como posible superación del aislamiento geográfico de docentes de música. From the sunflower to the web: cyberculture as a possible way to overcome the geographic isolation of music academics |
title |
Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música |
spellingShingle |
Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música Borba, Marcelo Barros de Ensino superior Instituições regionais Docentes universitários Educação musical Higher education Regional institutions University professors Musical education |
title_short |
Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música |
title_full |
Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música |
title_fullStr |
Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música |
title_full_unstemmed |
Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música |
title_sort |
Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música |
author |
Borba, Marcelo Barros de |
author_facet |
Borba, Marcelo Barros de Louro, Ana Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
Louro, Ana Lúcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borba, Marcelo Barros de Louro, Ana Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Instituições regionais Docentes universitários Educação musical Higher education Regional institutions University professors Musical education |
topic |
Ensino superior Instituições regionais Docentes universitários Educação musical Higher education Regional institutions University professors Musical education |
description |
Neste artigo é feita a aproximação de dois trabalhos de pesquisa que investigam professores de instrumentos musicais no ensino superior a partir de entrevistas, dentro de uma metodologia de História Oral Temática, em cidades consideradas por eles como periféricas. Nos dois trabalhos é feito um recorte das narrativas dos professores: no primeiro, em relação a um sentido de isolamento geográfico experienciado pelos professores; no segundo, em relação a direcionamentos sobre a superação do isolamento através de elementos da cibercultura. Pretende-se contribuir para os debates sobre a área de música em instituições regionais. Tal debate pode, possivelmente, ser ampliado para outras áreas de conhecimento, na medida em que os professores também se sintam isolados e possam utilizar recursos da cibercultura para buscar superar tal situação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-02T15:15:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-03-02T15:15:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BORBA, M. B.; LOURO, A. L. M. E. . Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música. Revista NUPEM (Online), v. v. 8, p. 227-246, 2016. Disponível em: http://revistanupem.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/299. Acesso em: 1 de março de 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7149 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
https://doi.org/10.33871/nupem.v8i14.299Neste artigo é feita a aproximação de dois trabalhos de pesquisa que investigam professores de instrumentos musicais no ensino superior a partir de entrevistas, dentro de uma metodologia de História Oral Temática, em cidades consideradas por eles como periféricas. Nos dois trabalhos é feito um recorte das narrativas dos professores: no primeiro, em relação a um sentido de isolamento geográfico experienciado pelos professores; no segundo, em relação a direcionamentos sobre a superação do isolamento através de elementos da cibercultura. Pretende-se contribuir para os debates sobre a área de música em instituições regionais. Tal debate pode, possivelmente, ser ampliado para outras áreas de conhecimento, na medida em que os professores também se sintam isolados e possam utilizar recursos da cibercultura para buscar superar tal situação. |
identifier_str_mv |
BORBA, M. B.; LOURO, A. L. M. E. . Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música. Revista NUPEM (Online), v. v. 8, p. 227-246, 2016. Disponível em: http://revistanupem.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/299. Acesso em: 1 de março de 2021. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7149 https://doi.org/10.33871/nupem.v8i14.299Neste artigo é feita a aproximação de dois trabalhos de pesquisa que investigam professores de instrumentos musicais no ensino superior a partir de entrevistas, dentro de uma metodologia de História Oral Temática, em cidades consideradas por eles como periféricas. Nos dois trabalhos é feito um recorte das narrativas dos professores: no primeiro, em relação a um sentido de isolamento geográfico experienciado pelos professores; no segundo, em relação a direcionamentos sobre a superação do isolamento através de elementos da cibercultura. Pretende-se contribuir para os debates sobre a área de música em instituições regionais. Tal debate pode, possivelmente, ser ampliado para outras áreas de conhecimento, na medida em que os professores também se sintam isolados e possam utilizar recursos da cibercultura para buscar superar tal situação. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESPAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESPAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7149/6/Do_girassol_as_redes.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7149/7/Do_girassol_as_redes.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7149/1/Do_girassol_as_redes.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7149/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7149/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7149/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7149/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
597fee7a9f5590b4464145de80f4ab7b 608dbd57ea86cf73ccca225aa9789c95 77e75843aa9854ff977b6129779d6ace 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710146974515200 |