Competências digitais e informacionais: estudo com acadêmicos dos mestrados profissionais de uma instituição federal de ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8970 |
Resumo: | As tecnologias digitais e informacionais constituem-se em ferramentas de grande valia para a pesquisa acadêmica, contanto que seus usuários tenham fluência informacional e tecnológica para desenvolver práticas que contemplem o viés científico-tecnológico. Nessa perspectiva, este estudo objetivou verificar as competências digitais e informacionais dos acadêmicos de todos os cursos em nível de mestrado profissional da Universidade Federal de Santa Maria. O estudo teve uma abordagem qualiquatitativa e abrangeu uma amostra de 117 acadêmicos, compreendendo oito mestrados profissionais. Os resultados evidenciaram que todos os acadêmicos consideram que saber utilizar o computador e a Internet pode influenciar na realização de suas pesquisas acadêmicas. Os recursos tecnológicos que os pós-graduandos afirmaram ter muita dificuldade para utilização ou desconhecer foram os gestores de referência e criação de blogs/páginas na Internet. A maioria respondeu ter alguma dificuldade para utilizar as bases de dados e os catálogos online de bibliotecas, entretanto, recursos como e-mail, redes sociais, grupos, listas de discussões, fóruns e instalação de software, aplicativos, ferramentas, navegadores, representam os recursos que a maioria não tem nenhuma dificuldade para utilizá-los. Com base nesses resultados, constatou-se que as maiores dificuldades apresentadas pelos acadêmicos estão relacionadas aos recursos considerados relevantes para a elaboração de pesquisas acadêmicas, o que evidencia a necessidade do fortalecimento de programas destinados ao desenvolvimento de competências digitais e informacionais no âmbito da instituição. |
id |
UFPL_147d16174de8c319ff092da8d977f517 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/8970 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-01-14T01:20:40Z2023-01-14T01:20:40Z2019SAVEGNAGO, C. L.; ALMEIDA, A. S. de; MARQUEZAN, L. I. P. Competências digitais e informacionais: estudo com acadêmicos dos mestrados profissionais de uma instituição federal de ensino superior. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 6, n. 1, p. 22–39, 2019. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/144. Acesso em: 13 jan. 2023.2358-3193http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8970As tecnologias digitais e informacionais constituem-se em ferramentas de grande valia para a pesquisa acadêmica, contanto que seus usuários tenham fluência informacional e tecnológica para desenvolver práticas que contemplem o viés científico-tecnológico. Nessa perspectiva, este estudo objetivou verificar as competências digitais e informacionais dos acadêmicos de todos os cursos em nível de mestrado profissional da Universidade Federal de Santa Maria. O estudo teve uma abordagem qualiquatitativa e abrangeu uma amostra de 117 acadêmicos, compreendendo oito mestrados profissionais. Os resultados evidenciaram que todos os acadêmicos consideram que saber utilizar o computador e a Internet pode influenciar na realização de suas pesquisas acadêmicas. Os recursos tecnológicos que os pós-graduandos afirmaram ter muita dificuldade para utilização ou desconhecer foram os gestores de referência e criação de blogs/páginas na Internet. A maioria respondeu ter alguma dificuldade para utilizar as bases de dados e os catálogos online de bibliotecas, entretanto, recursos como e-mail, redes sociais, grupos, listas de discussões, fóruns e instalação de software, aplicativos, ferramentas, navegadores, representam os recursos que a maioria não tem nenhuma dificuldade para utilizá-los. Com base nesses resultados, constatou-se que as maiores dificuldades apresentadas pelos acadêmicos estão relacionadas aos recursos considerados relevantes para a elaboração de pesquisas acadêmicas, o que evidencia a necessidade do fortalecimento de programas destinados ao desenvolvimento de competências digitais e informacionais no âmbito da instituição.porRevista Brasileira de Educação em Ciência da InformaçãoMestrado profissionalCompetência digitalCompetência em informaçãoTecnologias Digitais de Informação e ComunicaçãoCompetências digitais e informacionais: estudo com acadêmicos dos mestrados profissionais de uma instituição federal de ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleSavegnago, Cristiano LanzaAlmeida, Alex Serrano deMarquezan, Lorena Inês Peteriniinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTCompetências digitais e informacionais.pdf.txtCompetências digitais e informacionais.pdf.txtExtracted texttext/plain56219http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8970/6/Compet%c3%aancias%20digitais%20e%20informacionais.pdf.txta57152d3069c9c5ac811d9839172176eMD56open accessTHUMBNAILCompetências digitais e informacionais.pdf.jpgCompetências digitais e informacionais.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1760http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8970/7/Compet%c3%aancias%20digitais%20e%20informacionais.pdf.jpgf37782b25576465651f4e143bd3fa901MD57open accessORIGINALCompetências digitais e informacionais.pdfCompetências digitais e informacionais.pdfapplication/pdf368315http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8970/1/Compet%c3%aancias%20digitais%20e%20informacionais.pdfd1162c535ccf25f115af16b9ceb164a8MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8970/2/license_url924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415MD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8970/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8970/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8970/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/89702023-07-13 04:54:31.269open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/8970VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T07:54:31Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Competências digitais e informacionais: estudo com acadêmicos dos mestrados profissionais de uma instituição federal de ensino superior |
title |
Competências digitais e informacionais: estudo com acadêmicos dos mestrados profissionais de uma instituição federal de ensino superior |
spellingShingle |
Competências digitais e informacionais: estudo com acadêmicos dos mestrados profissionais de uma instituição federal de ensino superior Savegnago, Cristiano Lanza Mestrado profissional Competência digital Competência em informação Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação |
title_short |
Competências digitais e informacionais: estudo com acadêmicos dos mestrados profissionais de uma instituição federal de ensino superior |
title_full |
Competências digitais e informacionais: estudo com acadêmicos dos mestrados profissionais de uma instituição federal de ensino superior |
title_fullStr |
Competências digitais e informacionais: estudo com acadêmicos dos mestrados profissionais de uma instituição federal de ensino superior |
title_full_unstemmed |
Competências digitais e informacionais: estudo com acadêmicos dos mestrados profissionais de uma instituição federal de ensino superior |
title_sort |
Competências digitais e informacionais: estudo com acadêmicos dos mestrados profissionais de uma instituição federal de ensino superior |
author |
Savegnago, Cristiano Lanza |
author_facet |
Savegnago, Cristiano Lanza Almeida, Alex Serrano de Marquezan, Lorena Inês Peterini |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Alex Serrano de Marquezan, Lorena Inês Peterini |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Savegnago, Cristiano Lanza Almeida, Alex Serrano de Marquezan, Lorena Inês Peterini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mestrado profissional Competência digital Competência em informação Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação |
topic |
Mestrado profissional Competência digital Competência em informação Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação |
description |
As tecnologias digitais e informacionais constituem-se em ferramentas de grande valia para a pesquisa acadêmica, contanto que seus usuários tenham fluência informacional e tecnológica para desenvolver práticas que contemplem o viés científico-tecnológico. Nessa perspectiva, este estudo objetivou verificar as competências digitais e informacionais dos acadêmicos de todos os cursos em nível de mestrado profissional da Universidade Federal de Santa Maria. O estudo teve uma abordagem qualiquatitativa e abrangeu uma amostra de 117 acadêmicos, compreendendo oito mestrados profissionais. Os resultados evidenciaram que todos os acadêmicos consideram que saber utilizar o computador e a Internet pode influenciar na realização de suas pesquisas acadêmicas. Os recursos tecnológicos que os pós-graduandos afirmaram ter muita dificuldade para utilização ou desconhecer foram os gestores de referência e criação de blogs/páginas na Internet. A maioria respondeu ter alguma dificuldade para utilizar as bases de dados e os catálogos online de bibliotecas, entretanto, recursos como e-mail, redes sociais, grupos, listas de discussões, fóruns e instalação de software, aplicativos, ferramentas, navegadores, representam os recursos que a maioria não tem nenhuma dificuldade para utilizá-los. Com base nesses resultados, constatou-se que as maiores dificuldades apresentadas pelos acadêmicos estão relacionadas aos recursos considerados relevantes para a elaboração de pesquisas acadêmicas, o que evidencia a necessidade do fortalecimento de programas destinados ao desenvolvimento de competências digitais e informacionais no âmbito da instituição. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-14T01:20:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-14T01:20:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SAVEGNAGO, C. L.; ALMEIDA, A. S. de; MARQUEZAN, L. I. P. Competências digitais e informacionais: estudo com acadêmicos dos mestrados profissionais de uma instituição federal de ensino superior. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 6, n. 1, p. 22–39, 2019. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/144. Acesso em: 13 jan. 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8970 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2358-3193 |
identifier_str_mv |
SAVEGNAGO, C. L.; ALMEIDA, A. S. de; MARQUEZAN, L. I. P. Competências digitais e informacionais: estudo com acadêmicos dos mestrados profissionais de uma instituição federal de ensino superior. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 6, n. 1, p. 22–39, 2019. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/144. Acesso em: 13 jan. 2023. 2358-3193 |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8970 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8970/6/Compet%c3%aancias%20digitais%20e%20informacionais.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8970/7/Compet%c3%aancias%20digitais%20e%20informacionais.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8970/1/Compet%c3%aancias%20digitais%20e%20informacionais.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8970/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8970/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8970/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8970/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a57152d3069c9c5ac811d9839172176e f37782b25576465651f4e143bd3fa901 d1162c535ccf25f115af16b9ceb164a8 924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710136067227648 |