Competências digitais e informacionais no ensino superior: um estudo com acadêmicos na Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godinho, Natalia Bermudez
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gonçalves, Renata Braz, Almeida, Alex Serrano de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8635591
Resumo: Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa mais ampla que buscou verificar como ocorrem as buscas informacionais para realização de pesquisas acadêmicas de estudantes universitários dos cursos vinculados ao Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande, tendo como enfoque a competência informacional. Neste texto, focaliza-se a alfabetização digital, elemento importante e considerado inter-relacionado com a competência informacional. O estudo abrangeu uma amostra de 85 estudantes, sendo que sua metodologia constituiu-se de uma abordagem quanti-qualitativa. Os resultados mostraram que alguns estudantes julgam seu desempenho no uso de TIC como sendo entre ruim e péssimo. Já o acesso à internet é considerado entre ruim e péssimo por uma pequena parcela, enquanto a maioria aponta que saber utilizar o computador e a internet pode influenciar na realização de suas pesquisas. Percebeu-se em alguns investigados sentimentos de exclusão e identificou-se algum grau de dificuldade ou desconhecimento no uso de alguns recursos tecnológicos, como bases de dados e gestores de referências, entre outros. As dificuldades apresentadas pelos estudantes sugerem a necessidade de fomento à alfabetização digital e informacional, trabalhando-se, preferencialmente, com esses conceitos integrados.Abstract This paper presents results of a more extensive study that sought to evaluate how the informational searches occur in academic research by Instituto de Ciências Humanas e da Informação by Universidade Federal do Rio Grande focusing on the concept of information literacy. This text focuses on the digital literacy, which is considered an important element and is interrelated with the information literacy. The study covered a sample of 85 students and the methodology had a quantitative and qualitative approach. Among the youngers who answered the questionnaire, 34 consider they have good performance using a computer and 28 using the internet, between the age group above 30 years, nine considered having a reasonable performance in computer use and 12 believe they have a good performance using the internet. A significant portion of the students considers yourself good accessing the internet. It was noticed exclusion feelings in some students investigated. Most students believe that knowing how to use the computer and internet will influence in their research. Most reported having difficulty or ignorance in the use of reference managers, databases, and application programs, however, they said had no difficulty in using e- mail , social networking and library catalogs. The difficulties presented by the students suggest the need for promotion of digital and information literacy, preferably by working with the integration of these concepts.KeywordsInformation literacy. Information and communication technology. Higher education. Digital literacy.
id UNICAMP-4_cd54eb47dfed3463655b00dc8e8356d1
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8635591
network_acronym_str UNICAMP-4
network_name_str Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação
repository_id_str
spelling Competências digitais e informacionais no ensino superior: um estudo com acadêmicos na Universidade Federal do Rio Grande - FURGCompetências digitais e informacionais no ensino superior: um estudo com acadêmicos na Universidade Federal do Rio Grande - FURGTecnologia da informação e comunicação. Ensino superior. Alfabetização digital. Competência em informaçãoTecnologia da informação e comunicação. Ensino superior. Alfabetização digital. Competência em informaçãoEste trabalho apresenta resultados de uma pesquisa mais ampla que buscou verificar como ocorrem as buscas informacionais para realização de pesquisas acadêmicas de estudantes universitários dos cursos vinculados ao Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande, tendo como enfoque a competência informacional. Neste texto, focaliza-se a alfabetização digital, elemento importante e considerado inter-relacionado com a competência informacional. O estudo abrangeu uma amostra de 85 estudantes, sendo que sua metodologia constituiu-se de uma abordagem quanti-qualitativa. Os resultados mostraram que alguns estudantes julgam seu desempenho no uso de TIC como sendo entre ruim e péssimo. Já o acesso à internet é considerado entre ruim e péssimo por uma pequena parcela, enquanto a maioria aponta que saber utilizar o computador e a internet pode influenciar na realização de suas pesquisas. Percebeu-se em alguns investigados sentimentos de exclusão e identificou-se algum grau de dificuldade ou desconhecimento no uso de alguns recursos tecnológicos, como bases de dados e gestores de referências, entre outros. As dificuldades apresentadas pelos estudantes sugerem a necessidade de fomento à alfabetização digital e informacional, trabalhando-se, preferencialmente, com esses conceitos integrados.Abstract This paper presents results of a more extensive study that sought to evaluate how the informational searches occur in academic research by Instituto de Ciências Humanas e da Informação by Universidade Federal do Rio Grande focusing on the concept of information literacy. This text focuses on the digital literacy, which is considered an important element and is interrelated with the information literacy. The study covered a sample of 85 students and the methodology had a quantitative and qualitative approach. Among the youngers who answered the questionnaire, 34 consider they have good performance using a computer and 28 using the internet, between the age group above 30 years, nine considered having a reasonable performance in computer use and 12 believe they have a good performance using the internet. A significant portion of the students considers yourself good accessing the internet. It was noticed exclusion feelings in some students investigated. Most students believe that knowing how to use the computer and internet will influence in their research. Most reported having difficulty or ignorance in the use of reference managers, databases, and application programs, however, they said had no difficulty in using e- mail , social networking and library catalogs. The difficulties presented by the students suggest the need for promotion of digital and information literacy, preferably by working with the integration of these concepts.KeywordsInformation literacy. Information and communication technology. Higher education. Digital literacy.Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa mais ampla que buscou verificar como ocorrem as buscas informacionais para realização de pesquisas acadêmicas de estudantes universitários dos cursos vinculados ao Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande, tendo como enfoque a competência informacional. Neste texto, focaliza-se a alfabetização digital, elemento importante e considerado inter-relacionado com a competência informacional. O estudo abrangeu uma amostra de 85 estudantes, sendo que sua metodologia constituiu-se de uma abordagem quanti-qualitativa. Os resultados mostraram que alguns estudantes julgam seu desempenho no uso de TIC como sendo entre ruim e péssimo. Já o acesso à internet é considerado entre ruim e péssimo por uma pequena parcela, enquanto a maioria aponta que saber utilizar o computador e a internet pode influenciar na realização de suas pesquisas. Percebeu-se em alguns investigados sentimentos de exclusão e identificou-se algum grau de dificuldade ou desconhecimento no uso de alguns recursos tecnológicos, como bases de dados e gestores de referências, entre outros. As dificuldades apresentadas pelos estudantes sugerem a necessidade de fomento à alfabetização digital e informacional, trabalhando-se, preferencialmente, com esses conceitos integrados.Universidade Estadual de Campinas2015-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/863559110.20396/rdbci.v13i2.8635591RDBCI: Digital Journal of Library and Information Science; Vol. 13 No. 2 (2015): maio/ago.; 437-454RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação; v. 13 n. 2 (2015): maio/ago.; 437-4541678-765Xreponame:Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8635591/3396Godinho, Natalia BermudezGonçalves, Renata BrazAlmeida, Alex Serrano deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-27T10:23:38Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8635591Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbciPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/oaippec@unicamp.br||gilbfe@unicamp.br|| rdbci@unicamp.br|| danif@unicamp.br1678-765X1678-765Xopendoar:2023-05-22T10:16:17.383877Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Competências digitais e informacionais no ensino superior: um estudo com acadêmicos na Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Competências digitais e informacionais no ensino superior: um estudo com acadêmicos na Universidade Federal do Rio Grande - FURG
title Competências digitais e informacionais no ensino superior: um estudo com acadêmicos na Universidade Federal do Rio Grande - FURG
spellingShingle Competências digitais e informacionais no ensino superior: um estudo com acadêmicos na Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Godinho, Natalia Bermudez
Tecnologia da informação e comunicação. Ensino superior. Alfabetização digital. Competência em informação
Tecnologia da informação e comunicação. Ensino superior. Alfabetização digital. Competência em informação
title_short Competências digitais e informacionais no ensino superior: um estudo com acadêmicos na Universidade Federal do Rio Grande - FURG
title_full Competências digitais e informacionais no ensino superior: um estudo com acadêmicos na Universidade Federal do Rio Grande - FURG
title_fullStr Competências digitais e informacionais no ensino superior: um estudo com acadêmicos na Universidade Federal do Rio Grande - FURG
title_full_unstemmed Competências digitais e informacionais no ensino superior: um estudo com acadêmicos na Universidade Federal do Rio Grande - FURG
title_sort Competências digitais e informacionais no ensino superior: um estudo com acadêmicos na Universidade Federal do Rio Grande - FURG
author Godinho, Natalia Bermudez
author_facet Godinho, Natalia Bermudez
Gonçalves, Renata Braz
Almeida, Alex Serrano de
author_role author
author2 Gonçalves, Renata Braz
Almeida, Alex Serrano de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Godinho, Natalia Bermudez
Gonçalves, Renata Braz
Almeida, Alex Serrano de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da informação e comunicação. Ensino superior. Alfabetização digital. Competência em informação
Tecnologia da informação e comunicação. Ensino superior. Alfabetização digital. Competência em informação
topic Tecnologia da informação e comunicação. Ensino superior. Alfabetização digital. Competência em informação
Tecnologia da informação e comunicação. Ensino superior. Alfabetização digital. Competência em informação
description Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa mais ampla que buscou verificar como ocorrem as buscas informacionais para realização de pesquisas acadêmicas de estudantes universitários dos cursos vinculados ao Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande, tendo como enfoque a competência informacional. Neste texto, focaliza-se a alfabetização digital, elemento importante e considerado inter-relacionado com a competência informacional. O estudo abrangeu uma amostra de 85 estudantes, sendo que sua metodologia constituiu-se de uma abordagem quanti-qualitativa. Os resultados mostraram que alguns estudantes julgam seu desempenho no uso de TIC como sendo entre ruim e péssimo. Já o acesso à internet é considerado entre ruim e péssimo por uma pequena parcela, enquanto a maioria aponta que saber utilizar o computador e a internet pode influenciar na realização de suas pesquisas. Percebeu-se em alguns investigados sentimentos de exclusão e identificou-se algum grau de dificuldade ou desconhecimento no uso de alguns recursos tecnológicos, como bases de dados e gestores de referências, entre outros. As dificuldades apresentadas pelos estudantes sugerem a necessidade de fomento à alfabetização digital e informacional, trabalhando-se, preferencialmente, com esses conceitos integrados.Abstract This paper presents results of a more extensive study that sought to evaluate how the informational searches occur in academic research by Instituto de Ciências Humanas e da Informação by Universidade Federal do Rio Grande focusing on the concept of information literacy. This text focuses on the digital literacy, which is considered an important element and is interrelated with the information literacy. The study covered a sample of 85 students and the methodology had a quantitative and qualitative approach. Among the youngers who answered the questionnaire, 34 consider they have good performance using a computer and 28 using the internet, between the age group above 30 years, nine considered having a reasonable performance in computer use and 12 believe they have a good performance using the internet. A significant portion of the students considers yourself good accessing the internet. It was noticed exclusion feelings in some students investigated. Most students believe that knowing how to use the computer and internet will influence in their research. Most reported having difficulty or ignorance in the use of reference managers, databases, and application programs, however, they said had no difficulty in using e- mail , social networking and library catalogs. The difficulties presented by the students suggest the need for promotion of digital and information literacy, preferably by working with the integration of these concepts.KeywordsInformation literacy. Information and communication technology. Higher education. Digital literacy.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8635591
10.20396/rdbci.v13i2.8635591
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8635591
identifier_str_mv 10.20396/rdbci.v13i2.8635591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8635591/3396
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv RDBCI: Digital Journal of Library and Information Science; Vol. 13 No. 2 (2015): maio/ago.; 437-454
RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação; v. 13 n. 2 (2015): maio/ago.; 437-454
1678-765X
reponame:Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação
collection Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||gilbfe@unicamp.br|| rdbci@unicamp.br|| danif@unicamp.br
_version_ 1788167558828916736