Interculturalidade, Currículo e Constituição de Sujeitos Outros: sobre a presença e permanência de fronteiriços uruguaios nas escolas de Jaguarão/RS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Renan Cardozo Gomes da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6976
Resumo: Os currículos escolares, por organizarem diversos campos educativos que envolvem questões didáticas, políticas, administrativas e econômicas, podem ser considerados como construções sociais (SACRISTÁN, 2017). Essas construções refletem sobre as experiências humanas, os conhecimentos de mundo e as culturas dos sujeitos presentes na comunidade escolar. Em Jaguarão, cidade-gêmea de Rio Branco, esses currículos reúnem uma série de especificidades e diferenças que se estruturam diante de relações e presença de sujeitos fronteiriços uruguaios regularmente matriculados nas escolas municipais. Dado o exposto, a presente pesquisa objetiva reconhecer como os currículos das escolas municipais de Jaguarão, Rio Grande do Sul, fronteira Brasil-Uruguay, preveem a presença e permanência dos alunos fronteiriços uruguaios. Para alcançar o objetivo nos ancoramos, teoricamente, nos estudos sobre currículo de Sacristán (2017; 2013; 1998) e nas contribuições da interculturalidade crítica como um projeto a ser alcançado (WALSH, 2014; 2012; 2009; 2007; 2005). A pesquisa realizada seguiu um aporte metodológico qualitativo e adotou como abordagem metodológica o estudo de caso (YIN, 2001), dividido em duas unidades de análise, análise documental e pesquisa de campo, e três subunidades, contextualização, coleta/análise de dados e cruzamento dos dados. Os resultados obtidos, a partir das análises realizadas e do cruzamento das mesmas, nos revelou que os currículos das escolas investigadas não preveem a presença e permanência dos alunos fronteiriços uruguaios. Por fim, devido à ausência de um trato pedagógico intercultural, reconhecemos a presença de outros sujeitos outros no contexto escolar. Todavia, as hierarquizações das diferenças colocam esses estudantes fronteiriços uruguaios na posição de outros dos outros. Nesse sentido, propomos o emprego de um projeto curricular intercultural crítico que focaliza nas especificidades socioculturais das escolas, além de visar uma ação transformadora e descolonizadora a partir de um viés humanizador.
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Em Jaguarão, cidade-gêmea de Rio Branco, esses currículos reúnem uma série de especificidades e diferenças que se estruturam diante de relações e presença de sujeitos fronteiriços uruguaios regularmente matriculados nas escolas municipais. Dado o exposto, a presente pesquisa objetiva reconhecer como os currículos das escolas municipais de Jaguarão, Rio Grande do Sul, fronteira Brasil-Uruguay, preveem a presença e permanência dos alunos fronteiriços uruguaios. Para alcançar o objetivo nos ancoramos, teoricamente, nos estudos sobre currículo de Sacristán (2017; 2013; 1998) e nas contribuições da interculturalidade crítica como um projeto a ser alcançado (WALSH, 2014; 2012; 2009; 2007; 2005). A pesquisa realizada seguiu um aporte metodológico qualitativo e adotou como abordagem metodológica o estudo de caso (YIN, 2001), dividido em duas unidades de análise, análise documental e pesquisa de campo, e três subunidades, contextualização, coleta/análise de dados e cruzamento dos dados. Os resultados obtidos, a partir das análises realizadas e do cruzamento das mesmas, nos revelou que os currículos das escolas investigadas não preveem a presença e permanência dos alunos fronteiriços uruguaios. Por fim, devido à ausência de um trato pedagógico intercultural, reconhecemos a presença de outros sujeitos outros no contexto escolar. Todavia, as hierarquizações das diferenças colocam esses estudantes fronteiriços uruguaios na posição de outros dos outros. Nesse sentido, propomos o emprego de um projeto curricular intercultural crítico que focaliza nas especificidades socioculturais das escolas, além de visar uma ação transformadora e descolonizadora a partir de um viés humanizador.Los currículos escolares, al organizaren diversos campos educativos que envuelven cuestiones didácticas, políticas, administrativas y económicas, pueden ser considerados como construcciones sociales (SACRISTÁN, 2017). Esas construcciones reflejar sobre las experiencias humanas, los conocimientos de mundo y las culturas de los sujetos presentes en la comunidad escolar. En Jaguarão, ciudad gemela de Rio Branco, esos currículos reúnen una serie de especificidades y diferencias que se estructuran frente a relaciones y presencias de sujetos fronterizos uruguayos regularmente matriculados en las escuelas municipales. A partir de lo expuesto, la presente pesquisa objetiva reconocer cómo los currículos de las escuelas municipales de Jaguarão, Rio Grande do Sul, frontera Brasil-Uruguay, prevén la presencia y permanencia de los alumnos fronterizos uruguayos. Para lograr el objetivo nos basamos, teóricamente, en los estudios sobre currículos de Sacristán (2017; 2013; 1998) y en las contribuciones de la interculturalidad crítica como un proyecto a ser alcanzado (WALSH, 2014; 2012; 2009; 2007; 2005). La pesquisa realizada siguió un aporte metodológico cualitativo y adoptó como enfoque el estudio de caso (YIN, 2001), dividido en dos unidades de análisis análisis documental y pesquisa decampo, y tres subunidades, contextualización, coleta/análisis de datos y cruzamiento de los datos. Los resultados obtenidos, a partir de las analices realizados y del cruce de los mismos, nos mostró que los currículos de las escuelas investigadas no prevén la presencia y permanencia de los alumnos fronterizos uruguayos. Por fin, debido a la ausencia de un trato pedagógico intercultural, reconocemos la presencia de otros sujetos otros en el contexto escolar. Sin embargo, las jerarquizaciones de las diferencias ponen esos estudiantes fronterizos uruguayos en la posición de otros de los otros. En ese sentido, proponemos el empleo de un proyecto curricular intercultural critico que focaliza en las especificidades socioculturales de las escuelas, además de objetivar una acción transformadora y descolonizadora a partir de un eje humanizador.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCurrículoFronteiraInterculturalidadeSujeitos outrosCurrículumFronteraInterculturalidadSujetos otrosInterculturalidade, Currículo e Constituição de Sujeitos Outros: sobre a presença e permanência de fronteiriços uruguaios nas escolas de Jaguarão/RS.Interculturalidad, Currículum y Constitución de Sujetos Otros: sobre la presencia y permanência de fronterizos uruguayos en las escuelas de Jaguarão/RS.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/4969495349451637http://lattes.cnpq.br/3494845515615884Nunes, Georgina Helena LimaSilva, Renan Cardozo Gomes dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_RENAN_CARDOZO_GOMES_DA_SILVA.pdf.txtDissertacao_RENAN_CARDOZO_GOMES_DA_SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain536892http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6976/6/Dissertacao_RENAN_CARDOZO_GOMES_DA_SILVA.pdf.txt1bdc454b1804dae8b5948984c1b46ccbMD56open accessTHUMBNAILDissertacao_RENAN_CARDOZO_GOMES_DA_SILVA.pdf.jpgDissertacao_RENAN_CARDOZO_GOMES_DA_SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1246http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6976/7/Dissertacao_RENAN_CARDOZO_GOMES_DA_SILVA.pdf.jpgd077365778eaa18b709f2de8351d253cMD57open accessORIGINALDissertacao_RENAN_CARDOZO_GOMES_DA_SILVA.pdfDissertacao_RENAN_CARDOZO_GOMES_DA_SILVA.pdfapplication/pdf1354124http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6976/1/Dissertacao_RENAN_CARDOZO_GOMES_DA_SILVA.pdf12eea3e13208039cfa8ac8fac4848341MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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