Os movimentos de participação construídos por e entre bebês e crianças maiores em uma turma de berçário.
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5588 |
Resumo: | Esta tese trata de uma pesquisa de inspiração etnográfica com bebês realizada em uma turma de berçário da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo em Santa Maria/RS, com 10 bebês de 1 ano e 2 meses a 2 anos e 4 meses (agosto de 2017) e consiste na defesa de que os movimentos de participação dos bebês no cotidiano da escola infantil carregam consigo traços das culturas infantis, e são oportunidades de modificar a prática educativa. O objetivo geral foi analisar como os bebês vivenciam os movimentos de participação construídos por e entre eles e com as crianças maiores em uma turma de berçário, na escola infantil. Considerando que movimentos de participação dos bebês podem estar ou não relacionados a duas dimensões, isto é, as relações entre bebês, dos bebês com outras crianças ou bebês com os adultos (profissionais da escola infantil, famílias e demais pessoas que a frequentam ou visitam) e a organização da escola infantil, traçou-se como objetivos específicos: analisar como vem sendo entendida/discutida a questão de participação dos bebês nas pesquisas acadêmicas; analisar os movimentos de participação dos bebês entre si, com as crianças maiores e com adultos; identificar quais são os limites da participação dos bebês na organização da escola infantil e refletir sobre o que acontece com os movimentos de participação iniciados pelos bebês no cotidiano da escola infantil. Os dados foram gerados a partir da observação, registros em imagem e notas de campo que, ao serem trabalhadas, constituíram o Diário Descritivo Narrativo contendo as imagens, as descrições e narrações do que havia sido vivido com os bebês em cada dia de observação. Os dados contidos no Diário foram submetidos a um processo de análise interpretativa (GRAUE; WALSH, 2003) a partir da qual foram sendo construídas as dimensões de análise relacionadas às brincadeiras, ao acolhimento e às mudanças nas práticas educativas. A metáfora da teia global sobre a cultura de pares (CORSARO, 2011) serviu de inspiração para visualizar os movimentos de participação dos bebês e os atravessamentos sofridos por elementos da vida cotidiana, práticas educativas e pelas questões de direito. Os aspectos teóricos do campo dos Estudos da Infância e da Criança, principalmente as contribuições da Sociologia da Infância, Antropologia da Criança e Psicologia Cultural, além de autores da História da Infância e da Educação articulam-se e relacionam-se na composição de referências necessárias e importantes para se pensar o tema da participação dos bebês na escola infantil. Por meio das análises, foi possível perceber que, do ponto de vista das pesquisas acadêmicas, é necessário ampliar os estudos na área da educação, tendo o ponto de vista das crianças sobre os aspectos investigados especialmente quando nos referimos aos bebês, uma vez que, por estarem as instituições infantis, merecem ter a suas vozes ouvidas. Do ponto de vista do vivido com os bebês, os movimentos de participação construídos nas relações diárias dos bebês entre si, com as crianças maiores e também com os adultos são vivenciados de maneiras distintas e peculiares por cada um deles, apresentando traços das culturas infantis e sofrendo atravessamentos de diferentes ordens que ora limitam e ora possibilitam tais movimentos. Portanto, foi possível identificar que a maneira como os espaços de brincadeira são organizados e o modo como as adultas interferem nas ações dos bebês são fatores que podem limitar ou possibilitar a participação deles no cotidiano da escola infantil. A partir disso, acontece que os bebês, de uma maneira ou de outra, participam de inúmeras situações no cotidiano da escola infantil, modificando a prática educativa e proporcionando desafios acerca de construir uma nova cultura adulta, capaz de observar, compreender e apreender seus modos de participação. |
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2020-05-27T23:42:54Z2020-05-272020-05-27T23:42:54Z2019-05-31LÖFFLER, Daliana. Os movimentos de participação construídos por e entre bebês e crianças maiores em uma turma de berçário. 2019. 335 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5588Esta tese trata de uma pesquisa de inspiração etnográfica com bebês realizada em uma turma de berçário da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo em Santa Maria/RS, com 10 bebês de 1 ano e 2 meses a 2 anos e 4 meses (agosto de 2017) e consiste na defesa de que os movimentos de participação dos bebês no cotidiano da escola infantil carregam consigo traços das culturas infantis, e são oportunidades de modificar a prática educativa. O objetivo geral foi analisar como os bebês vivenciam os movimentos de participação construídos por e entre eles e com as crianças maiores em uma turma de berçário, na escola infantil. Considerando que movimentos de participação dos bebês podem estar ou não relacionados a duas dimensões, isto é, as relações entre bebês, dos bebês com outras crianças ou bebês com os adultos (profissionais da escola infantil, famílias e demais pessoas que a frequentam ou visitam) e a organização da escola infantil, traçou-se como objetivos específicos: analisar como vem sendo entendida/discutida a questão de participação dos bebês nas pesquisas acadêmicas; analisar os movimentos de participação dos bebês entre si, com as crianças maiores e com adultos; identificar quais são os limites da participação dos bebês na organização da escola infantil e refletir sobre o que acontece com os movimentos de participação iniciados pelos bebês no cotidiano da escola infantil. 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Do ponto de vista do vivido com os bebês, os movimentos de participação construídos nas relações diárias dos bebês entre si, com as crianças maiores e também com os adultos são vivenciados de maneiras distintas e peculiares por cada um deles, apresentando traços das culturas infantis e sofrendo atravessamentos de diferentes ordens que ora limitam e ora possibilitam tais movimentos. Portanto, foi possível identificar que a maneira como os espaços de brincadeira são organizados e o modo como as adultas interferem nas ações dos bebês são fatores que podem limitar ou possibilitar a participação deles no cotidiano da escola infantil. A partir disso, acontece que os bebês, de uma maneira ou de outra, participam de inúmeras situações no cotidiano da escola infantil, modificando a prática educativa e proporcionando desafios acerca de construir uma nova cultura adulta, capaz de observar, compreender e apreender seus modos de participação.This thesis deals with an ethnographic inspiration research with babies conducted in a nursery class of the Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (Infant Education Unit Ipê Amarelo) in Santa Maria / RS, with 10 babies from 1 year and 2 months to 2 years and 4 months (August 2017) and consists in the defense that the movements of participation of the babies in the daily of the children’s school carry with them traces of the infantile cultures, and are opportunities to modify the educative practice. The overall goal was to analyze how babies experience the participation movements built by and among them and with the older children in a nursery class at the children’s school. Considering that the participation movements of the babies may be related to two dimensions, that is, the relationships among babies, babies with other children or babies with adults (nursery school teachers, families and other people who attend or visit them) and the organization of the children’s school, the specific objectives were: to analyze how the issue of the participation of babies in academic research has been understood/discussed; to analyze the participation movements of the babies among themselves, with the older children and with adults; to identify the limits of the participation of the babies in the organization of the children’s school and to reflect on what happens with the participation movements initiated by the babies in the routine of the children’s school. The data were generated from observation, image records and field notes which, when they were worked, constituted the Narrative Descriptive Journal containing the images, descriptions and narrations of what had been experienced with the babies on each observation day. The data contained in the Journal were submitted to a process of interpretive analysis (GRAUE; WALSH, 2003), from which the analysis dimensions related to play, reception and changes in educational practices were being built. The metaphor of the global web on peer culture (CORSARO, 2011) served as an inspiration to visualize the participation movements of the babies and the crossings suffered by elements of daily life, educational practices and issues of law. The theoretical aspects of the field of Childhood and Child Studies, especially the contributions of the Sociology of Childhood, Child Anthropology and Cultural Psychology, as well as authors of the History of Childhood and Education articulate and relate themselves in the composition of necessary and important references to think about the issue of the participation of the babies in children’s school. Through the analyzes, it was possible to perceive that, from the point of view of academic researches, it is necessary to expand the studies in the area of education, taking the point of view of the children on the investigated aspects especially when we refer to the babies, since they are in children's institutions, they deserve to have their voices heard. From the point of view of the experienced with the babies, the participation movements built in the daily relations of the babies with each other, with the older children and also with the adults are experienced in different and peculiar ways for each of them, presenting traces of the infantile cultures and suffering crossings of different orders that either limit or enable such movements. Therefore, it was possible to identify that the way in which play spaces are organized and the way how adults interfere in the actions of the babies are factors that can limit or enable their participation in the daily life of the children’s school. From this, what happens is the babies, in one way or another, participate in innumerable situations in the daily life of the children’s school, modifying the educational practice and providing challenges about building a new adult culture, capable of observing, understanding and apprehending its modes of participation.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducaçãoParticipaçãoBebêsEducação infantilEducationBabiesParticipationEarly childhood educationOs movimentos de participação construídos por e entre bebês e crianças maiores em uma turma de berçário.The participation movements built by and among babies and older children in a nursery class.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/8679261850442567http://lattes.cnpq.br/2435682042060684Delgado, Ana Cristina CollLöffler, Dalianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDaliana Löffler.pdf.txtDaliana Löffler.pdf.txtExtracted texttext/plain734553http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5588/6/Daliana%20L%c3%b6ffler.pdf.txt899b7c242f4ca4e497309fb0e8a364a4MD56open accessTHUMBNAILDaliana Löffler.pdf.jpgDaliana Löffler.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1260http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5588/7/Daliana%20L%c3%b6ffler.pdf.jpgbb7da033a375d6a45f5f132e622fea9eMD57open accessORIGINALDaliana Löffler.pdfDaliana Löffler.pdfapplication/pdf9391592http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5588/1/Daliana%20L%c3%b6ffler.pdf662a87ffedc56fc086c5a68acd9ce0c7MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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