Corporeidade e intencionalidade pedagógica no berçário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/255554 |
Resumo: | O objetivo geral da presente pesquisa consiste na análise das implicações decorrentes de um processo formativo com foco na corporeidade e motricidade infantil, na perspectiva de educadoras de bebês de zero a dois anos, em um Centro de Educação Infantil municipal do interior paulista. Quanto aos objetivos específicos: identificar os desafios e possibilidades para o trabalho pedagógico com a corporeidade e motricidade dos bebês; e construir possibilidades de intervenções pedagógicas colaborativas que dialoguem com as experiências e saberes das educadoras e dos bebês, resultando em um produto educacional para o trabalho pedagógico no berçário, tendo a corporeidade e a motricidade como eixos propulsores. A metodologia é a abordagem qualitativa, do tipo colaborativa. Os participantes da pesquisa são quatro educadoras e 19 bebês de um Centro de Educação Infantil público, do interior de São Paulo. Foram desenvolvidas intervenções pedagógicas com os bebês, em colaboração com as educadoras, por três meses. Os dados foram coletados por meio de questionário, observação e registros em diário de campo e grupo focal com as educadoras. Os dados foram analisados de acordo com os pressupostos qualitativos da pesquisa em educação e com base no referencial teórico da corporeidade e da motricidade. Como Produto Educacional, esta pesquisa oportunizou a elaboração de proposições didáticas no formato digital para serem desenvolvidas com bebês. O objetivo geral do produto é contribuir com as práticas pedagógicas das educadoras que atuam com bebês, considerando a corporeidade e a motricidade como eixos determinantes no desenvolvimento das propostas. Constatamos, no estudo, a percepção por parte das educadoras em relação a individualidade dos bebês e compreensão de que cada qual tem as suas especificidades; a importância de um processo formativo alinhado à proposta da instituição e aos saberes prévios das educadoras; o reconhecimento da importância da avaliação para este grupo etário e o quão possível é realizá-la focada em identificar e acompanhar os aspectos da motricidade e corporeidade para que as intervenções sejam realizadas a tempo, garantindo, assim, sua efetividade. Concluímos reafirmando a complexidade da temática e a necessidade de outras pesquisas para maior desdobramento, contribuindo, assim, com o atendimento a essa faixa etária nas unidades de Educação Infantil e, também, com a questão da legitimação do trabalho das profissionais, como um trabalho que tem que ser exercido por pessoas qualificadas e remuneradas como professor(a). |
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Corporeidade e intencionalidade pedagógica no berçárioCorporalidad e intencionalidad pedagógica en la guardería.CorporeidadeMotricidadeEducação infantilCentro de Educação InfantilBebêsCorporealityMotricityEarly Childhood EducationEarly Childhood Education CenterBabiesO objetivo geral da presente pesquisa consiste na análise das implicações decorrentes de um processo formativo com foco na corporeidade e motricidade infantil, na perspectiva de educadoras de bebês de zero a dois anos, em um Centro de Educação Infantil municipal do interior paulista. Quanto aos objetivos específicos: identificar os desafios e possibilidades para o trabalho pedagógico com a corporeidade e motricidade dos bebês; e construir possibilidades de intervenções pedagógicas colaborativas que dialoguem com as experiências e saberes das educadoras e dos bebês, resultando em um produto educacional para o trabalho pedagógico no berçário, tendo a corporeidade e a motricidade como eixos propulsores. A metodologia é a abordagem qualitativa, do tipo colaborativa. Os participantes da pesquisa são quatro educadoras e 19 bebês de um Centro de Educação Infantil público, do interior de São Paulo. Foram desenvolvidas intervenções pedagógicas com os bebês, em colaboração com as educadoras, por três meses. Os dados foram coletados por meio de questionário, observação e registros em diário de campo e grupo focal com as educadoras. Os dados foram analisados de acordo com os pressupostos qualitativos da pesquisa em educação e com base no referencial teórico da corporeidade e da motricidade. Como Produto Educacional, esta pesquisa oportunizou a elaboração de proposições didáticas no formato digital para serem desenvolvidas com bebês. O objetivo geral do produto é contribuir com as práticas pedagógicas das educadoras que atuam com bebês, considerando a corporeidade e a motricidade como eixos determinantes no desenvolvimento das propostas. Constatamos, no estudo, a percepção por parte das educadoras em relação a individualidade dos bebês e compreensão de que cada qual tem as suas especificidades; a importância de um processo formativo alinhado à proposta da instituição e aos saberes prévios das educadoras; o reconhecimento da importância da avaliação para este grupo etário e o quão possível é realizá-la focada em identificar e acompanhar os aspectos da motricidade e corporeidade para que as intervenções sejam realizadas a tempo, garantindo, assim, sua efetividade. Concluímos reafirmando a complexidade da temática e a necessidade de outras pesquisas para maior desdobramento, contribuindo, assim, com o atendimento a essa faixa etária nas unidades de Educação Infantil e, também, com a questão da legitimação do trabalho das profissionais, como um trabalho que tem que ser exercido por pessoas qualificadas e remuneradas como professor(a).The general objective of this research consists of analyzing the implications arising from a training process focusing on children's corporeality and motricity, from the perspective of educators of babies aged zero to two years, in a municipal Early Childhood Education Center in the interior of São Paulo. Regarding specific objectives: identify the challenges and possibilities for pedagogical work with babies’ corporeality and motor skills; and build possibilities for collaborative pedagogical interventions that dialogue with the experiences and knowledge of educators and babies, resulting in an educational product for pedagogical work in the nursery, with corporeality and motricity as driving axes. The methodology is a qualitative, collaborative approach. The research participants are four educators and 19 babies from a public Early Childhood Education Center, in the interior of São Paulo. Pedagogical interventions were developed with the babies, in collaboration with the educators, for three months. Data were collected through a questionnaire, observation and field diary records and focus groups with the educators. The data were analyzed in accordance with the qualitative assumptions of education research and based on the theoretical framework of corporeality and motricity. As an Educational Product, this research provided the opportunity to develop didactic propositions in digital format to be developed with babies. The general objective of the product is to contribute to the pedagogical practices of educators who work with babies, considering corporeality and motor skills as determining axes in the development of proposals. In the study, we verified the perception on the part of the educators regarding the individuality of babies and the understanding that each one has their own specificities; the importance of a training process aligned with the institution's proposal and the educators' prior knowledge; recognition of the importance of assessment for this age group and how possible it is to carry it out focused on identifying and monitoring aspects of motor skills and corporeality so that interventions are carried out on time, thus ensuring their effectiveness. We conclude by reaffirming the complexity of the theme and the need for further research for further development, thus contributing to the service provided to this age group in Early Childhood Education units and, also, with the issue of legitimizing the work of professionals, as work that It must be carried out by qualified and paid people as a teacher.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rossi, Fernanda [UNESP]Reis, Simone Aparecida2024-05-09T18:08:54Z2024-05-09T18:08:54Z2024-02-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfREIS, Simone Aparecida. Corporeidade e intencionalidade pedagógica no berçário. 2024. 85 p. Dissertação (Mestrado em Docência para Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.https://hdl.handle.net/11449/255554porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-05-10T13:09:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255554Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:45:41.736686Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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