Poéticas visuais: enquadramentos femininos em videodança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arrieche, Luana Echevenguá
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7889
Resumo: Este trabalho versa sobre o processo de criação em videodança, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, da Universidade Federal de Pelotas, na linha de pesquisa Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano, no qual me proponho criar videodança(s) imbricada(s) à pesquisa em arte. O seguinte problema me guiou: como compreender a pesquisa em artes na/pela criação em videodança? Os autores basilares Rey (1996) e Salles (1998, 2006) me orientam para refletir sobre a pesquisa em artes, na qual o artista-pesquisador, na imersão da prática poética imbricada à teorização, pesquisa seu processo criativo e, neste trabalho, se faz a rede de criação. A metodologia utilizada foi pautada pelo fazer teórico-prático, por meio de agenciamentos das experiências e relações nos componentes curriculares; participação de eventos e publicações do trabalho, realizados ao longo do Mestrado, conforme fui avançando na pesquisa; e também através de minha inserção no grupo de pesquisa Caixa de Pandora. Para as reflexões sobre videodança o estudo está embasado predominantemente em Brum (2012), Rosemberg (2012), Valdellós (2018) e Dubois (2004), que me possibilitaram refletir sobre a grafia e o conceito de videodança operado no processo criativo. Aproximei-me do conceito de performatividade de gênero que me instigou a olhar com atenção para os discursos em torno do gênero feminino, através de leituras realizadas em Butler (2019), Louro (2018) e Saralih (2018). Além destes, cito McLaren (2016), Rago (2010) e Evaristo (2005) que me auxiliaram com o tom da escrita deste trabalho, uma escrita poética e narrativa através da qual me atento para as representações do feminino que me circundam e constituem. Por fim, esta pesquisa instiga a percepção de novas e pessoais possibilidades de articulação entre as expressões artísticas: neste caso, da Dança e das Artes Visuais, assim como expande narrativas sobre o fazer em videodança.
id UFPL_1831e00a92beab808e5df02c95d4a5e7
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7889
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2021-07-14T13:55:45Z2021-07-132021-07-14T13:55:45Z2020-12-21ARRIECHE, Luana E. Poéticas Visuais: enquadramentos femininos em videodança. Orientadora: Eleonora Campos da Motta Santos. Co-orientadora: Rosângela Fachel de Medeiros. 2020. 168 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Centro de Artes, Artes Visuais, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7889Este trabalho versa sobre o processo de criação em videodança, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, da Universidade Federal de Pelotas, na linha de pesquisa Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano, no qual me proponho criar videodança(s) imbricada(s) à pesquisa em arte. O seguinte problema me guiou: como compreender a pesquisa em artes na/pela criação em videodança? Os autores basilares Rey (1996) e Salles (1998, 2006) me orientam para refletir sobre a pesquisa em artes, na qual o artista-pesquisador, na imersão da prática poética imbricada à teorização, pesquisa seu processo criativo e, neste trabalho, se faz a rede de criação. A metodologia utilizada foi pautada pelo fazer teórico-prático, por meio de agenciamentos das experiências e relações nos componentes curriculares; participação de eventos e publicações do trabalho, realizados ao longo do Mestrado, conforme fui avançando na pesquisa; e também através de minha inserção no grupo de pesquisa Caixa de Pandora. Para as reflexões sobre videodança o estudo está embasado predominantemente em Brum (2012), Rosemberg (2012), Valdellós (2018) e Dubois (2004), que me possibilitaram refletir sobre a grafia e o conceito de videodança operado no processo criativo. Aproximei-me do conceito de performatividade de gênero que me instigou a olhar com atenção para os discursos em torno do gênero feminino, através de leituras realizadas em Butler (2019), Louro (2018) e Saralih (2018). Além destes, cito McLaren (2016), Rago (2010) e Evaristo (2005) que me auxiliaram com o tom da escrita deste trabalho, uma escrita poética e narrativa através da qual me atento para as representações do feminino que me circundam e constituem. Por fim, esta pesquisa instiga a percepção de novas e pessoais possibilidades de articulação entre as expressões artísticas: neste caso, da Dança e das Artes Visuais, assim como expande narrativas sobre o fazer em videodança.This research concerns the creation process in video dance, linked to the Post-Grad program in Visual Arts of the Federal University of Pelotas in the line of research Creation processes and everyday poetics, in which I intend to create video dance overlapping research in Art. The following problem guided me: How to comprehend the research in Arts in/by the creation of video dance? The authors I base for this current research are Rey (1996) and Salles (1998,2006) to reflect on research on Arts, in which the researcher artist, in the immersion of practical poetics overlapping theorization, carries out his creative process and in this work, the creation network is done. The methodology used was oriented by the theoretical practice, by means of activation of experiences and relationships in the curriculum components, participation in events and publication of the work accomplished along the Master’s degree, as I advanced in the research and also through insertion in the research group Caixa de Pandora. For the reflections on video dance, the study is predominantly based on Brum (2012), Rosenberg (2012), Valdellós (2018), and Dubois (2004), who made it possible for me to reflect on the aesthetic and concept of video dance operated on the creative process. I approached the concept of performability of gender which stimulated me to investigate with attention at the discourses around the feminine gender through readings carried out in Butler (2019), Louro (2018), and Saralih (2018). Furthermore, I quote McLaren (2016), Rago (2010), and Evaristo (2005), which helped me with the writing tone of this work, a poetic writing and narrative trough which I focus on the feminine representations that surround me and I am part of. In addition, this research arouses the perception of new and personal possibilities of articulation among the artistic expressions: In this case, of Dance and Visual Arts and at the same time it amplifies narratives of the practice in video dance.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFPelBrasilCentro de ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESPesquisa em artesvídeodançaProdução acadêmicaProcessos de criaçãoResearch in artsVideo danceAcademic productionPoéticas visuais: enquadramentos femininos em videodançaVisual Poetics: feminine insertion in video danceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/4239238908403694http://lattes.cnpq.br/1781461287024939Medeiros, Rosângela Fachel dehttp://lattes.cnpq.br/4945604072370805Santos, Eleonora Campos da MottaArrieche, Luana EchevenguáARRIECHE, Luana E. Poéticas visuais: enquadramentos femininos em videodança. Orientadora: Eleonora Campos da Motta Santos. Co-orientadora: Rosângela Fachel de Medeiros. 2020. 168 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Centro de Artes, Artes Visuais, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. ARRIECHE, Luana E. Visual poetics: feminine insertion in video dance. Adviser: Eleanora da Motta Santos. Co-adviser: Rosângela Fachel de Medeiros. 2020. 168 p. Dissertation (Master’s degree in Visual Arts) - Center of Arts, Visual Arts – Federal University of Pelotas, Pelotas, 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTLuana_Arrieche_Dissertação.pdf.txtLuana_Arrieche_Dissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain206117http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7889/6/Luana_Arrieche_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txtd006e6b13ba5e04ae1d0247a9628bd2cMD56open accessTHUMBNAILLuana_Arrieche_Dissertação.pdf.jpgLuana_Arrieche_Dissertação.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1187http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7889/7/Luana_Arrieche_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpgbfa8ce0c94103fcebd84ed1aff718e38MD57open accessORIGINALLuana_Arrieche_Dissertação.pdfLuana_Arrieche_Dissertação.pdfapplication/pdf7180061http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7889/1/Luana_Arrieche_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdff6783941fbc066e13d919f68564bdad9MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-843http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7889/2/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7889/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7889/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7889/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/78892023-07-13 04:28:43.007open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T07:28:43Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Poéticas visuais: enquadramentos femininos em videodança
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Visual Poetics: feminine insertion in video dance
title Poéticas visuais: enquadramentos femininos em videodança
spellingShingle Poéticas visuais: enquadramentos femininos em videodança
Arrieche, Luana Echevenguá
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Pesquisa em artes
vídeodança
Produção acadêmica
Processos de criação
Research in arts
Video dance
Academic production
title_short Poéticas visuais: enquadramentos femininos em videodança
title_full Poéticas visuais: enquadramentos femininos em videodança
title_fullStr Poéticas visuais: enquadramentos femininos em videodança
title_full_unstemmed Poéticas visuais: enquadramentos femininos em videodança
title_sort Poéticas visuais: enquadramentos femininos em videodança
author Arrieche, Luana Echevenguá
author_facet Arrieche, Luana Echevenguá
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4239238908403694
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1781461287024939
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Medeiros, Rosângela Fachel de
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4945604072370805
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Eleonora Campos da Motta
dc.contributor.author.fl_str_mv Arrieche, Luana Echevenguá
contributor_str_mv Medeiros, Rosângela Fachel de
Santos, Eleonora Campos da Motta
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Pesquisa em artes
vídeodança
Produção acadêmica
Processos de criação
Research in arts
Video dance
Academic production
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa em artes
vídeodança
Produção acadêmica
Processos de criação
Research in arts
Video dance
Academic production
description Este trabalho versa sobre o processo de criação em videodança, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, da Universidade Federal de Pelotas, na linha de pesquisa Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano, no qual me proponho criar videodança(s) imbricada(s) à pesquisa em arte. O seguinte problema me guiou: como compreender a pesquisa em artes na/pela criação em videodança? Os autores basilares Rey (1996) e Salles (1998, 2006) me orientam para refletir sobre a pesquisa em artes, na qual o artista-pesquisador, na imersão da prática poética imbricada à teorização, pesquisa seu processo criativo e, neste trabalho, se faz a rede de criação. A metodologia utilizada foi pautada pelo fazer teórico-prático, por meio de agenciamentos das experiências e relações nos componentes curriculares; participação de eventos e publicações do trabalho, realizados ao longo do Mestrado, conforme fui avançando na pesquisa; e também através de minha inserção no grupo de pesquisa Caixa de Pandora. Para as reflexões sobre videodança o estudo está embasado predominantemente em Brum (2012), Rosemberg (2012), Valdellós (2018) e Dubois (2004), que me possibilitaram refletir sobre a grafia e o conceito de videodança operado no processo criativo. Aproximei-me do conceito de performatividade de gênero que me instigou a olhar com atenção para os discursos em torno do gênero feminino, através de leituras realizadas em Butler (2019), Louro (2018) e Saralih (2018). Além destes, cito McLaren (2016), Rago (2010) e Evaristo (2005) que me auxiliaram com o tom da escrita deste trabalho, uma escrita poética e narrativa através da qual me atento para as representações do feminino que me circundam e constituem. Por fim, esta pesquisa instiga a percepção de novas e pessoais possibilidades de articulação entre as expressões artísticas: neste caso, da Dança e das Artes Visuais, assim como expande narrativas sobre o fazer em videodança.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-14T13:55:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-13
2021-07-14T13:55:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARRIECHE, Luana E. Poéticas Visuais: enquadramentos femininos em videodança. Orientadora: Eleonora Campos da Motta Santos. Co-orientadora: Rosângela Fachel de Medeiros. 2020. 168 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Centro de Artes, Artes Visuais, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7889
identifier_str_mv ARRIECHE, Luana E. Poéticas Visuais: enquadramentos femininos em videodança. Orientadora: Eleonora Campos da Motta Santos. Co-orientadora: Rosângela Fachel de Medeiros. 2020. 168 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Centro de Artes, Artes Visuais, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv ARRIECHE, Luana E. Poéticas visuais: enquadramentos femininos em videodança. Orientadora: Eleonora Campos da Motta Santos. Co-orientadora: Rosângela Fachel de Medeiros. 2020. 168 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Centro de Artes, Artes Visuais, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. ARRIECHE, Luana E. Visual poetics: feminine insertion in video dance. Adviser: Eleanora da Motta Santos. Co-adviser: Rosângela Fachel de Medeiros. 2020. 168 p. Dissertation (Master’s degree in Visual Arts) - Center of Arts, Visual Arts – Federal University of Pelotas, Pelotas, 2020.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7889/6/Luana_Arrieche_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7889/7/Luana_Arrieche_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7889/1/Luana_Arrieche_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7889/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7889/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7889/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7889/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d006e6b13ba5e04ae1d0247a9628bd2c
bfa8ce0c94103fcebd84ed1aff718e38
f6783941fbc066e13d919f68564bdad9
321f3992dd3875151d8801b773ab32ed
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846935511891968