Cultura de resistência entre memórias e imaginação à materialização: meninos/homens Kaingang na contemporaneidade na terra indígena Guarita/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Laísa Arlene Salles
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8824
Resumo: Esta dissertação é resultado de uma pesquisa etnográfica em que se incorpora a auto etnografia, trazendo a trajetória de quem escreve, dentro desse contexto cultural de rituais, costumes e crenças do povo Kaingang. Enfocando nas motivações que me levaram a escrever partindo de minha própria cultura, abordo assuntos relacionados ao modo de pensar do grupo em relação à sociedade ocidental que o rodeia. Registro a trajetória e o pensamento dos meninos/homens em relação aos seus estudos e a busca de trabalhos temporários fora da aldeia. Num primeiro momento o trabalho apresenta entrevistados adultos, homens e mulheres, membros da comunidade. Nesse contexto, trago a localização do grupo de forma bem ampla, seu modo de se comportar dentro da comunidade, além de suas relações com segmentos da sociedade ocidental envolvente. Enfoco a formação de meninos/homens dentro do povo Kaingang, rituais de passagem, crenças e interdições alimentares. É um trabalho de método qualitativo, compreendendo pesquisa de campo, observação participante e pesquisa bibliográfica. Apresenta a Terra Indígena Guarita, RS, sem aprofundar maiores dados. Por fim, essa dissertação mostra que, mesmo estando em relação constante com a sociedade ocidental e com o contexto urbano que adentrou seus limites territoriais, esses meninos/homens se mantêm fiéis a alguns rituais que passam de geração a geração sem grandes interferências externas às suas práticas culturais.
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spelling 2022-12-15T13:22:14Z2022-12-15T13:22:14Z2021-03-30RIBEIRO, Laísa Arlene Salles. Cultura de resistência entre memórias e imaginação à materialização: meninos/homens Kaingang na contemporaneidade na terra indígena Guarita/RS. Orientadora: Lori Altmann. 2021. 116 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8824Esta dissertação é resultado de uma pesquisa etnográfica em que se incorpora a auto etnografia, trazendo a trajetória de quem escreve, dentro desse contexto cultural de rituais, costumes e crenças do povo Kaingang. Enfocando nas motivações que me levaram a escrever partindo de minha própria cultura, abordo assuntos relacionados ao modo de pensar do grupo em relação à sociedade ocidental que o rodeia. Registro a trajetória e o pensamento dos meninos/homens em relação aos seus estudos e a busca de trabalhos temporários fora da aldeia. Num primeiro momento o trabalho apresenta entrevistados adultos, homens e mulheres, membros da comunidade. Nesse contexto, trago a localização do grupo de forma bem ampla, seu modo de se comportar dentro da comunidade, além de suas relações com segmentos da sociedade ocidental envolvente. Enfoco a formação de meninos/homens dentro do povo Kaingang, rituais de passagem, crenças e interdições alimentares. É um trabalho de método qualitativo, compreendendo pesquisa de campo, observação participante e pesquisa bibliográfica. Apresenta a Terra Indígena Guarita, RS, sem aprofundar maiores dados. Por fim, essa dissertação mostra que, mesmo estando em relação constante com a sociedade ocidental e com o contexto urbano que adentrou seus limites territoriais, esses meninos/homens se mantêm fiéis a alguns rituais que passam de geração a geração sem grandes interferências externas às suas práticas culturais.Esa disertación resulta de una pesquisa etnográfica en que se incorpora la auto etnografía, y se basa en la trayectoria de quién la escribe, dentro del contexto cultural de rituales, costumbres y creencias del pueblo Kaingang. Enfocando las motivaciones que me han llevado a escribir partiendo de mi propia cultura, abordo asuntos relacionados al modo de pensar del grupo en relación con la sociedad occidental que lo rodea. Registro la trayectoria y el pensamiento de niños/hombres en relación a sus estudios y a la búsqueda de trabajos temporarios fuera de la comunidad. En un primer momento el texto presenta entrevistas con personas adultas, hombres y mujeres, miembros de la comunidad. En ese contexto, registro la localización del pueblo de forma bien amplia, su modo de comportarse dentro de la comunidad, además de sus relaciones con segmentos de la sociedad occidental envolvente. Enfoco la formación de niños/hombres dentro del pueblo Kaingang, rituales de pasaje, creencias e interdicciones alimentarias. Es una investigación de método cualitativo, comprendiendo pesquisa de campo, observación participante y pesquisa bibliográfica. Presenta la Tierra Indígena Guarita, RS, sin profundizar con más datos. Por fin, esa disertación muestra que, aunque viviendo en relación constante con la sociedad occidental y el contexto urbano que adentró sus límites territoriales, eses niños/hombres se mantienen fieles a algunos rituales que pasan de generación a generación sin grandes interferencias externas a sus prácticas culturales.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em AntropologiaUFPelBrasilInstituto de Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIAMeninos/homens KaingangRituaisTerra indígena Guarita, RSkýrū/sanh háTujãnJamã TI Guarita RSNiños/hombres KaingangRitualesTierra indígena Guarita, RSCultura de resistência entre memórias e imaginação à materialização: meninos/homens Kaingang na contemporaneidade na terra indígena Guarita/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/0654279167900002Altmann, LoriRibeiro, Laísa Arlene Sallesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTLaisa_Arlene_Salles_Ribeiro_Dissertação.pdf.txtLaisa_Arlene_Salles_Ribeiro_Dissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain232374http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8824/6/Laisa_Arlene_Salles_Ribeiro_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt994e5d48533e33aed606455219341845MD56open accessTHUMBNAILLaisa_Arlene_Salles_Ribeiro_Dissertação.pdf.jpgLaisa_Arlene_Salles_Ribeiro_Dissertação.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1255http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8824/7/Laisa_Arlene_Salles_Ribeiro_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpgfbea2584ab9a3bbcd33467908b2e599cMD57open accessORIGINALLaisa_Arlene_Salles_Ribeiro_Dissertação.pdfLaisa_Arlene_Salles_Ribeiro_Dissertação.pdfapplication/pdf2100375http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8824/1/Laisa_Arlene_Salles_Ribeiro_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdfb6b84c1d0edd2a729aaa36d5f011f080MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-843http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8824/2/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8824/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8824/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8824/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/88242023-07-13 06:07:49.983open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/8824VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T09:07:49Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
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