Mỹ ge ke Kanhgág jykre pẽ ki: educação na concepção Kaingang

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ivone Jagnigri da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/215294
Resumo: Este trabalho, intitulado Mỹ ge ke Kanhgág jykre pẽ ki (Educação na concepção Kaingang), apresenta uma dissertação de Mestrado em educação realizada por uma Kaingang, trazendo uma pesquisa que foi realizada em cinco comunidades da Terra Indígena Guarita. A escolha dessas comunidades para desenvolver a pesquisa de campo intencionou me aproximar da realidade local dessas pessoas e fazer uma investigação, buscando compreender a prática de seus saberes voltados para temática do estudo. A pesquisa se concentra no processo educacional na concepção Kaingang, por meio de diálogos com os Kófa (anciões), desenvolvidos através do mecanismo da oralidade, nos quais percebi uma segurança ao me direcionar as palavras, os relatos históricos que demostravam como viveram seus antecedentes e os ensinamentos passados a eles pelos seus avós, que eram base da educação tradicional. Apresento também um pouco da história sobre o surgimento do povo Kaingang por meio de alguns estudos antropológicos, como o de Juracilda Veiga, pois para escrever sobre eles é preciso saber quem são e qual a sua origem. Descrevo, ainda, a amplitude da cosmologia Kaingang e sua relação com a educação tradicional, pois sua ligação com a natureza é muito forte e, como parte integrante dessa sociedade, trago minhas experiências pessoais relacionadas à preparação que a mim foi passada. Ela também apresenta algumas expectativas de futuro ao passar ensinamentos a suas crianças, jovens e adultos, quanto ao futuro da sociedade Kaingang formando-os dentro de sua cultura e carregando os costumes herdados de seus ancestrais. É uma busca constante e uma luta permanente para manter a diversidade e a riqueza cultural dessa sociedade, e eu pude contemplar de perto em minhas visitas aos Kófa nas comunidades por onde passei. A pesquisa explicita como essa sociedade sobrevive, apesar das opressões sofridas para deixar seus costumes, e demonstra como ela está enfrentando os desafios em relação a prática de seus costumes diante da sociedade envolvente de hoje. Apresento, por fim, as preocupações de nossos Kófa em dar continuidade à prática de transmissão dos ensinamentos, mantendo vivo nosso patrimônio cultural enquanto sociedade, um esforço muito grande que exige uma dedicação que só eles possuem. A metodologia da pesquisa foi a oralidade, colhida por meio de conversas com os Kófa, a qual se manifesta neste trabalho por meio da transcrição dos relatos.
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A pesquisa se concentra no processo educacional na concepção Kaingang, por meio de diálogos com os Kófa (anciões), desenvolvidos através do mecanismo da oralidade, nos quais percebi uma segurança ao me direcionar as palavras, os relatos históricos que demostravam como viveram seus antecedentes e os ensinamentos passados a eles pelos seus avós, que eram base da educação tradicional. Apresento também um pouco da história sobre o surgimento do povo Kaingang por meio de alguns estudos antropológicos, como o de Juracilda Veiga, pois para escrever sobre eles é preciso saber quem são e qual a sua origem. Descrevo, ainda, a amplitude da cosmologia Kaingang e sua relação com a educação tradicional, pois sua ligação com a natureza é muito forte e, como parte integrante dessa sociedade, trago minhas experiências pessoais relacionadas à preparação que a mim foi passada. Ela também apresenta algumas expectativas de futuro ao passar ensinamentos a suas crianças, jovens e adultos, quanto ao futuro da sociedade Kaingang formando-os dentro de sua cultura e carregando os costumes herdados de seus ancestrais. É uma busca constante e uma luta permanente para manter a diversidade e a riqueza cultural dessa sociedade, e eu pude contemplar de perto em minhas visitas aos Kófa nas comunidades por onde passei. A pesquisa explicita como essa sociedade sobrevive, apesar das opressões sofridas para deixar seus costumes, e demonstra como ela está enfrentando os desafios em relação a prática de seus costumes diante da sociedade envolvente de hoje. Apresento, por fim, as preocupações de nossos Kófa em dar continuidade à prática de transmissão dos ensinamentos, mantendo vivo nosso patrimônio cultural enquanto sociedade, um esforço muito grande que exige uma dedicação que só eles possuem. A metodologia da pesquisa foi a oralidade, colhida por meio de conversas com os Kófa, a qual se manifesta neste trabalho por meio da transcrição dos relatos.Este trabajo, titulado MỹgekeKanhgágjykrepẽ ki (Educación en la concepción Kaingang), presenta una disertación de maestría en educación realizada por un Kaingang, trayendo una investigación que se llevó a cabo en cinco comunidades de la Tierra Indígena Guarita. La elección de estas comunidades para desarrollar la investigación de campo tenía la intención de acercarme a la realidad local de estas personas y realizar una investigación, buscando comprender la práctica de sus conocimientos centrados en el tema del estudio. La investigación se centra en el proceso educativo en la concepción de Kaingang, por medio de diálogos con los Kófa (ancianos), desarrollados a través del mecanismo de la oralidad, en el que percibí una certeza al abordar las palabras, los informes históricos que mostraron cómo sus antecedentes y las enseñanzas que les transmitieron sus abuelos, quienes fueron la base de la educación tradicional. También presento un poco de la historia sobre el surgimiento del pueblo Kaingang a través de algunos estudios antropológicos, como el de Juracilda Veiga, porque para escribir sobre ellos es necesario saber quiénes son y cuál es su origen. Aún describo la amplitud de la cosmología Kaingang y su relación con la educación tradicional, porque su conexión con la naturaleza es muy fuerte y, como parte integrante de esta sociedad, traigo mis experiencias personales relacionadas con la preparación que me fue transmitida. También presenta algunas expectativas del futuro cuando enseña a sus hijos, jóvenes y adultos sobre el futuro de la sociedad Kaingang, formándolos dentro de su cultura y llevando las costumbres heredadas de sus antepasados. Es una búsqueda constante y una lucha permanente para mantener la diversidad y la riqueza cultural de esta sociedad, y pude observar de cerca mis visitas a los Kófa en las comunidades donde pasé. La investigación hace explícito cómo sobrevive esta sociedad, a pesar de las opresiones sufridas para abandonar sus costumbres, y demuestra cómo se enfrenta a los desafíos en relación con la práctica de sus costumbres frente la sociedad circundante de hoy. Finalmente, presento las preocupaciones de nuestro Kófa por continuar la práctica de transmitir las enseñanzas, mantener viva nuestra herencia cultural como sociedad, un gran esfuerzo que requiere una dedicación que solo ellos tienen. La metodología de investigación fue la oralidad, recopilada a través de conversaciones con el Kófa, que se manifiesta en este trabajo a través de la transcripción de los informes.application/pdfporPesquisa de campoTerritório indígenaConsciênciaCultura kaingangFormaçãoEducación KaingangInvestigación de campoComprensión por la escuchaCultura KaingangTierra Indígena GuaritaMỹ ge ke Kanhgág jykre pẽ ki: educação na concepção Kainganginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001119650.pdf.txt001119650.pdf.txtExtracted Texttext/plain228968http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215294/2/001119650.pdf.txt0713109e6350eac6bb56595be263f4f7MD52ORIGINAL001119650.pdfTexto completoapplication/pdf765625http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215294/1/001119650.pdf829b3db5daba57ae431a59d52d3933b3MD5110183/2152942020-11-21 05:25:41.765029oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215294Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-11-21T07:25:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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