Políticas públicas para a educação profissional: um estudo do curso técnico em Administração da Rede e-Tec Brasil no CAVG.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Antônio Cardoso
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/2933
Resumo: A presente pesquisa consiste em analisar a oferta do Curso Técnico em Administração na modalidade a distância do CAVG, vinculado a rede e-Tec Brasil, buscando identificar as possibilidades e desafios desta modalidade na formação profissional, com vistas a contribuir para possíveis ajustes e aperfeiçoamentos. Para fundamentar a investigação proposta, primeiramente busca-se analisar, discutir e contextualizar o atual momento das políticas educacionais no Brasil. Posteriormente, apresenta-se uma síntese dos principais momentos históricos e dos impactos das políticas de educação no ensino profissional da rede federal brasileira. E, por fim, aborda-se a Rede e-Tec Brasil a partir das perspectivas anunciadas nos documentos oficiais, buscando, sobretudo, trazer à tona a racionalidade presente nesta modalidade, desde suas primeiras manifestações até o momento. A pesquisa adota pressupostos da abordagem qualitativa e utiliza a metodologia de estudo de caso, tendo como fonte de dados: documentos oficiais, entrevistas semiestruturadas e questionários aplicados aos diferentes segmentos/sujeitos que estão envolvidos no curso investigado. Para o procedimento de análise dos dados coletados foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo associada à abordagem do ciclo de políticas. O estudo mostra vários aspectos favoráveis da política da rede e-Tec e, mais especificamente, em relação à oferta do curso técnico em Administração, como por exemplo, a possibilidade de contribuir com a qualificação profissional, a inserção e a promoção de pessoas no mercado de trabalho, colaborando também, com a aquisição de melhores condições de vida, uma formação mais ampla dos sujeitos e com o desenvolvimento econômico e social da comunidade local e regional onde os polos estão inseridos. Pode-se constatar que as principais críticas e aspectos que necessitam de análises mais aprofundadas e reorientações remetem, de forma mais evidente, ao desenvolvimento da própria política da e-TeC, portanto em nível central, onde fatores como a falta de vínculo empregatício de professores e tutores, a intensificação e a precarização do trabalho docente e o crescimento exacerbado da rede, já provocam algumas fragilidades que incidem sobre a qualidade do trabalho.
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Para fundamentar a investigação proposta, primeiramente busca-se analisar, discutir e contextualizar o atual momento das políticas educacionais no Brasil. Posteriormente, apresenta-se uma síntese dos principais momentos históricos e dos impactos das políticas de educação no ensino profissional da rede federal brasileira. E, por fim, aborda-se a Rede e-Tec Brasil a partir das perspectivas anunciadas nos documentos oficiais, buscando, sobretudo, trazer à tona a racionalidade presente nesta modalidade, desde suas primeiras manifestações até o momento. A pesquisa adota pressupostos da abordagem qualitativa e utiliza a metodologia de estudo de caso, tendo como fonte de dados: documentos oficiais, entrevistas semiestruturadas e questionários aplicados aos diferentes segmentos/sujeitos que estão envolvidos no curso investigado. Para o procedimento de análise dos dados coletados foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo associada à abordagem do ciclo de políticas. O estudo mostra vários aspectos favoráveis da política da rede e-Tec e, mais especificamente, em relação à oferta do curso técnico em Administração, como por exemplo, a possibilidade de contribuir com a qualificação profissional, a inserção e a promoção de pessoas no mercado de trabalho, colaborando também, com a aquisição de melhores condições de vida, uma formação mais ampla dos sujeitos e com o desenvolvimento econômico e social da comunidade local e regional onde os polos estão inseridos. Pode-se constatar que as principais críticas e aspectos que necessitam de análises mais aprofundadas e reorientações remetem, de forma mais evidente, ao desenvolvimento da própria política da e-TeC, portanto em nível central, onde fatores como a falta de vínculo empregatício de professores e tutores, a intensificação e a precarização do trabalho docente e o crescimento exacerbado da rede, já provocam algumas fragilidades que incidem sobre a qualidade do trabalho.This research consisted of analyzing the Technical Course of Administration through distance learning at CAVG, linked to e-TeC Brazil Network, to identify possibilities and challenges of this modality in training, aiming to contribute to possible adjustments and improvements. To support the proposed research we analyze, discuss, and contextualize the current moment of educational policy in Brazil. Subsequently we present a summary of the major historical moments and the impact of education policies in vocational education in Brazilian federal network. Finally, we deal with e-TeC Brazil Network from the perspective announced in official documents to bring out the rationality present in this education modality, from earliest manifestation to date. The research adopts assumptions of qualitative approach and uses case study methodology, taking as data sources official documents, semi-structured interviews, and questionnaires applied to the different segments/individuals involved with the course researched. For data collected analysis, the methodology of content analysis associated with the approach of the policies cycle was used. The study shows several favorable aspects of the e-TeC Network, more specifically in relation to the provision of the technical course in Administration, as the possibility of contributing to the professional qualification, insertion and promotion of people in the labor market, also collaborating with the acquisition of better living conditions, a more extensive training of the individuals, and with the economic and social development of the local and regional community, where the poles are inserted. It could be seen that the major aspects which require further analysis and reorientation refer, more clearly, to the development of e-TeC Network own policy, so at the central level, where factors such as lack of employment relationship of teachers and tutors, intensification and precariousness of teaching work, and the overgrowth of the Network have already led to some weaknesses that affect the quality of the work.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducaçãoPolíticas públicasEducação profissionalPoliticas educacionaisPolíticas públicas para a educação profissional: um estudo do curso técnico em Administração da Rede e-Tec Brasil no CAVG.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTOLIVEIRA, Antônio Cardoso.pdf.txtOLIVEIRA, Antônio Cardoso.pdf.txtExtracted texttext/plain335718http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2933/6/OLIVEIRA%2c%20Ant%c3%b4nio%20Cardoso.pdf.txt3c03536a8480765b7abf620de4b329efMD56open accessTHUMBNAILOLIVEIRA, Antônio Cardoso.pdf.jpgOLIVEIRA, Antônio Cardoso.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1692http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2933/7/OLIVEIRA%2c%20Ant%c3%b4nio%20Cardoso.pdf.jpgf3d20dca9ef4c02d39513f027f14bce6MD57open accessORIGINALOLIVEIRA, Antônio Cardoso.pdfOLIVEIRA, Antônio Cardoso.pdfapplication/pdf1350583http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2933/1/OLIVEIRA%2c%20Ant%c3%b4nio%20Cardoso.pdf58b5ee100bf6507d2b20056ff3778a41MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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