O moralismo moderado de Noël Carroll: uma base teórica para a crítica moral das obras de arte.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5073 |
Resumo: | O seguinte trabalho tem por objetivo demonstrar os resultados de uma pesquisa acerca da resposta fornecida por Noël Carroll ao problema da relação da arte com a moral. A posição do autor é denominada de moralismo moderado, e constitui uma base para a crítica moral das obras de arte. Nos utilizamos de vários recursos argumentativos empregados pelo autor, como o de apresentar sua posição em uma negociação dialética com as outras respostas ao problema. Reconhecendo a importância da crítica feita por Carroll às consequências do autonomismo para a filosofia da arte (consequências estas que atingem a possibilidade da interação dos valores artísticos e morais), nos focamos em apresentar a resolução, por parte do autor, deste problema. Atentando para o fato de que a crítica moral das obras de arte sugerida por ele ainda é em grande parte confundida com a versão puritana da mesma, dedicamos um capítulo para a caracterização da posição de Carroll como moderada, bem como para uma breve defesa da liberdade artística, de forma a refutar a posição do moralista radical. Em nosso capítulo principal, exibimos uma compreensão geral da resposta de Carroll ao problema central de nossa pesquisa, concentrando-nos em sua fundamentação nos escritos de Aristóteles e David Hume, em sua compreensão das respostas emotivas a obras de arte, em suas definições de clarificacionismo e de roda da virtude e em sua defesa da correspondência entre realizações alcançadas por algumas obras de arte e por experimentos mentais. Nossa pretensão geral foi a de colocar a posição de Carroll como a mais robusta e promissora, apesar de não obstante necessitar de algumas explicações e esclarecimentos. Ainda nos utilizamos de contribuições discussão e críticas de outros filósofos contemporâneos, como as de Robert Stecker, Matthew Kieran, George Dickie e Alessandro Giovannelli. |
id |
UFPL_2336952ebf04852cc8ea886a83bbf7bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5073 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-04-28T02:14:08Z2020-04-272020-04-28T02:14:08Z2016-08-26POGOZELSKI, Luísa Caroline da Silveira. O moralismo moderado de Noël Carroll: Uma base teórica para a crítica moral das obras de arte. 2016, 157 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5073O seguinte trabalho tem por objetivo demonstrar os resultados de uma pesquisa acerca da resposta fornecida por Noël Carroll ao problema da relação da arte com a moral. A posição do autor é denominada de moralismo moderado, e constitui uma base para a crítica moral das obras de arte. Nos utilizamos de vários recursos argumentativos empregados pelo autor, como o de apresentar sua posição em uma negociação dialética com as outras respostas ao problema. Reconhecendo a importância da crítica feita por Carroll às consequências do autonomismo para a filosofia da arte (consequências estas que atingem a possibilidade da interação dos valores artísticos e morais), nos focamos em apresentar a resolução, por parte do autor, deste problema. Atentando para o fato de que a crítica moral das obras de arte sugerida por ele ainda é em grande parte confundida com a versão puritana da mesma, dedicamos um capítulo para a caracterização da posição de Carroll como moderada, bem como para uma breve defesa da liberdade artística, de forma a refutar a posição do moralista radical. Em nosso capítulo principal, exibimos uma compreensão geral da resposta de Carroll ao problema central de nossa pesquisa, concentrando-nos em sua fundamentação nos escritos de Aristóteles e David Hume, em sua compreensão das respostas emotivas a obras de arte, em suas definições de clarificacionismo e de roda da virtude e em sua defesa da correspondência entre realizações alcançadas por algumas obras de arte e por experimentos mentais. Nossa pretensão geral foi a de colocar a posição de Carroll como a mais robusta e promissora, apesar de não obstante necessitar de algumas explicações e esclarecimentos. Ainda nos utilizamos de contribuições discussão e críticas de outros filósofos contemporâneos, como as de Robert Stecker, Matthew Kieran, George Dickie e Alessandro Giovannelli.The following work has as its object to demonstrate de results of a research about the answer Noël Carroll supplied to the problem of the relation between moral and art. The position of the author named moderate moralism composes a baseline for the moral critic of works of art. We employed a number of resources also used by the author, as the one of showing its position from a dialectical negotiation to other answers to the problem. Recognizing the importance of Carroll's critic to the consequences of autonomism to the philosophy of art (consequences which strike the possibility of interaction between artistic and moral values), we focused on presenting the resolution of the author to this problem. Observing the fact that the moral critic of works of art suggested by him is still mostly confounded with the puritanical version of it, we dedicated a chapter to the characterization of Carroll's position as moderated, as well as for briefly defending the artistic freedom, in a way that refutes the radical moralist position. At our core chapter, we exposed a general read of Carroll's answer to the central problem of our research, concentrating in his basing on the writings of Aristotle and David Hume, his conceiving of emotive responses to works of art, his definitions of clarificacionism and wheel of virtue, and his defense of a correspondence between the achievements made by some works of art and by thought experiments. Our general ambition was to place Carroll's position as the most substantial and promising one, although it still need some explanations and elucidations. We even resorted in contributions to this discussion and critics of other contemporary philosophers, like Robert Stecker, Matthew Kieran, George Dickie e Alessandro Giovannelli.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUFPelBrasilInstituto de Filosofia, Sociologia e PoliticaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIAFilosofiaCrítica moralObras de arteMoralismo moderadoNoël CarrollFilosofia da arteMoral criticsPhilosophy of artArtwork’sModerate moralismO moralismo moderado de Noël Carroll: uma base teórica para a crítica moral das obras de arte.Noël Carroll's moderate moralism: a theoretical basis for the moral critique of works of art.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/3213182961972572http://lattes.cnpq.br/9512892707756969Araldi, Clademir LuísPogozelski, Luísa Caroline da Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTLuisa Caroline da Silveira Pogozelski_Dissertacao.pdf.txtLuisa Caroline da Silveira Pogozelski_Dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain368634http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5073/6/Luisa%20Caroline%20da%20Silveira%20Pogozelski_Dissertacao.pdf.txtd61eba51ffb7aa97ccef7fd5f5fe49c2MD56open accessTHUMBNAILLuisa Caroline da Silveira Pogozelski_Dissertacao.pdf.jpgLuisa Caroline da Silveira Pogozelski_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1242http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5073/7/Luisa%20Caroline%20da%20Silveira%20Pogozelski_Dissertacao.pdf.jpg6b31cebde0f28aaf36a026f2c9646a9eMD57open accessORIGINALLuisa Caroline da Silveira Pogozelski_Dissertacao.pdfLuisa Caroline da Silveira Pogozelski_Dissertacao.pdfapplication/pdf1921846http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5073/1/Luisa%20Caroline%20da%20Silveira%20Pogozelski_Dissertacao.pdf3b25f705474d78553e047ac6c81e28ffMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5073/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5073/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5073/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5073/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/50732023-07-13 04:50:33.226open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T07:50:33Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O moralismo moderado de Noël Carroll: uma base teórica para a crítica moral das obras de arte. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Noël Carroll's moderate moralism: a theoretical basis for the moral critique of works of art. |
title |
O moralismo moderado de Noël Carroll: uma base teórica para a crítica moral das obras de arte. |
spellingShingle |
O moralismo moderado de Noël Carroll: uma base teórica para a crítica moral das obras de arte. Pogozelski, Luísa Caroline da Silveira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA Filosofia Crítica moral Obras de arte Moralismo moderado Noël Carroll Filosofia da arte Moral critics Philosophy of art Artwork’s Moderate moralism |
title_short |
O moralismo moderado de Noël Carroll: uma base teórica para a crítica moral das obras de arte. |
title_full |
O moralismo moderado de Noël Carroll: uma base teórica para a crítica moral das obras de arte. |
title_fullStr |
O moralismo moderado de Noël Carroll: uma base teórica para a crítica moral das obras de arte. |
title_full_unstemmed |
O moralismo moderado de Noël Carroll: uma base teórica para a crítica moral das obras de arte. |
title_sort |
O moralismo moderado de Noël Carroll: uma base teórica para a crítica moral das obras de arte. |
author |
Pogozelski, Luísa Caroline da Silveira |
author_facet |
Pogozelski, Luísa Caroline da Silveira |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3213182961972572 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9512892707756969 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Araldi, Clademir Luís |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pogozelski, Luísa Caroline da Silveira |
contributor_str_mv |
Araldi, Clademir Luís |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA Filosofia Crítica moral Obras de arte Moralismo moderado Noël Carroll Filosofia da arte Moral critics Philosophy of art Artwork’s Moderate moralism |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia Crítica moral Obras de arte Moralismo moderado Noël Carroll Filosofia da arte Moral critics Philosophy of art Artwork’s Moderate moralism |
description |
O seguinte trabalho tem por objetivo demonstrar os resultados de uma pesquisa acerca da resposta fornecida por Noël Carroll ao problema da relação da arte com a moral. A posição do autor é denominada de moralismo moderado, e constitui uma base para a crítica moral das obras de arte. Nos utilizamos de vários recursos argumentativos empregados pelo autor, como o de apresentar sua posição em uma negociação dialética com as outras respostas ao problema. Reconhecendo a importância da crítica feita por Carroll às consequências do autonomismo para a filosofia da arte (consequências estas que atingem a possibilidade da interação dos valores artísticos e morais), nos focamos em apresentar a resolução, por parte do autor, deste problema. Atentando para o fato de que a crítica moral das obras de arte sugerida por ele ainda é em grande parte confundida com a versão puritana da mesma, dedicamos um capítulo para a caracterização da posição de Carroll como moderada, bem como para uma breve defesa da liberdade artística, de forma a refutar a posição do moralista radical. Em nosso capítulo principal, exibimos uma compreensão geral da resposta de Carroll ao problema central de nossa pesquisa, concentrando-nos em sua fundamentação nos escritos de Aristóteles e David Hume, em sua compreensão das respostas emotivas a obras de arte, em suas definições de clarificacionismo e de roda da virtude e em sua defesa da correspondência entre realizações alcançadas por algumas obras de arte e por experimentos mentais. Nossa pretensão geral foi a de colocar a posição de Carroll como a mais robusta e promissora, apesar de não obstante necessitar de algumas explicações e esclarecimentos. Ainda nos utilizamos de contribuições discussão e críticas de outros filósofos contemporâneos, como as de Robert Stecker, Matthew Kieran, George Dickie e Alessandro Giovannelli. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-08-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-04-28T02:14:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-04-27 2020-04-28T02:14:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
POGOZELSKI, Luísa Caroline da Silveira. O moralismo moderado de Noël Carroll: Uma base teórica para a crítica moral das obras de arte. 2016, 157 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5073 |
identifier_str_mv |
POGOZELSKI, Luísa Caroline da Silveira. O moralismo moderado de Noël Carroll: Uma base teórica para a crítica moral das obras de arte. 2016, 157 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5073 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPel |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Filosofia, Sociologia e Politica |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5073/6/Luisa%20Caroline%20da%20Silveira%20Pogozelski_Dissertacao.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5073/7/Luisa%20Caroline%20da%20Silveira%20Pogozelski_Dissertacao.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5073/1/Luisa%20Caroline%20da%20Silveira%20Pogozelski_Dissertacao.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5073/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5073/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5073/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5073/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d61eba51ffb7aa97ccef7fd5f5fe49c2 6b31cebde0f28aaf36a026f2c9646a9e 3b25f705474d78553e047ac6c81e28ff 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801846945024573440 |