Consciência e controle: uma intervenção histórico-cultural sobre a escrita de acadêmicas de Pedagogia a distância.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Rafael Fonseca de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Damiani, Magda Floriana, Silva Junior, Bento Selau da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5807
http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24259
Resumo: Este artigo é resultado de uma pesquisa que objetivou investigar a evolução da escrita de acadêmicas de um curso de Pedagogia a distância. Durante o período de sete semestres, foram realizadas quatro intervenções pedagógicas e minucioso acompanhamento das produções textuais das estudantes. Das 42 acadêmicas da turma pesquisada, foram selecionadas três. Os dados para o estudo foram coletados via análise documental – sendo os documentos as produções textuais –, questionário e entrevistas. As análises dessas produções e dos depoimentos das acadêmicas produziram os seguintes achados: recepção positiva às intervenções; despertar da consciência a aspectos fundamentais ao exercício da escrita, como dar-se conta de que se escreve para um interlocutor e sobre a importância da revisão dos textos; melhor organização macroestrutural; uso mais eficaz de recursos de pontuação e; aprimoramento e aumento do repertório de articuladores textuais.
id UFPL_2ba530621a7ee15dab6375a857467ac1
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5807
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2020-06-11T03:31:22Z2020-06-11T03:31:22Z2016-12CASTRO, Rafael Fonseca de ; DAMIANI, Magda Floriana, SELAU, Bento. Consciência e controle: uma intervenção histórico-cultural sobre a escrita de acadêmicas de Pedagogia a distância. REVISTA EDUCAÇÃO (PUCRS), Porto Alegre, v. 39, n. esp. (supl.), p.66-75, dez. 2016. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/24259>. Acesso em: 10/06/2020.1981-2582http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5807http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24259Este artigo é resultado de uma pesquisa que objetivou investigar a evolução da escrita de acadêmicas de um curso de Pedagogia a distância. Durante o período de sete semestres, foram realizadas quatro intervenções pedagógicas e minucioso acompanhamento das produções textuais das estudantes. Das 42 acadêmicas da turma pesquisada, foram selecionadas três. Os dados para o estudo foram coletados via análise documental – sendo os documentos as produções textuais –, questionário e entrevistas. As análises dessas produções e dos depoimentos das acadêmicas produziram os seguintes achados: recepção positiva às intervenções; despertar da consciência a aspectos fundamentais ao exercício da escrita, como dar-se conta de que se escreve para um interlocutor e sobre a importância da revisão dos textos; melhor organização macroestrutural; uso mais eficaz de recursos de pontuação e; aprimoramento e aumento do repertório de articuladores textuais.porPUCRSIntervençãoConsciênciaEscritaPedagogiaInterventionConsciousnessWritingPedagogyIntervenciónConcienciaEscrituraPedagogíaConsciência e controle: uma intervenção histórico-cultural sobre a escrita de acadêmicas de Pedagogia a distância.Consciousness and control: a cultural-historical intervention on e-learning Pedagogy Course students’ writings.Conciencia y control: una intervención histórico-cultural en la escritura de académicas de Pedagogía a distancia.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCastro, Rafael Fonseca deDamiani, Magda FlorianaSilva Junior, Bento Selau dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTConsciencia_e_controle_uma_intervencao_historico_cultural.pdf.txtConsciencia_e_controle_uma_intervencao_historico_cultural.pdf.txtExtracted texttext/plain48161http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5807/6/Consciencia_e_controle_uma_intervencao_historico_cultural.pdf.txtb6a44043df5bb7dba820066efe63528cMD56open accessTHUMBNAILConsciencia_e_controle_uma_intervencao_historico_cultural.pdf.jpgConsciencia_e_controle_uma_intervencao_historico_cultural.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1679http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5807/7/Consciencia_e_controle_uma_intervencao_historico_cultural.pdf.jpg9cb7ef84dbe3e8414cb596b13116056fMD57open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5807/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5807/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5807/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5807/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessORIGINALConsciencia_e_controle_uma_intervencao_historico_cultural.pdfConsciencia_e_controle_uma_intervencao_historico_cultural.pdfapplication/pdf807129http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5807/1/Consciencia_e_controle_uma_intervencao_historico_cultural.pdfc36ca7830534a477c1b6af1cd85f89e9MD51open accessprefix/58072023-07-13 06:30:55.416open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5807VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T09:30:55Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Consciência e controle: uma intervenção histórico-cultural sobre a escrita de acadêmicas de Pedagogia a distância.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Consciousness and control: a cultural-historical intervention on e-learning Pedagogy Course students’ writings.
Conciencia y control: una intervención histórico-cultural en la escritura de académicas de Pedagogía a distancia.
title Consciência e controle: uma intervenção histórico-cultural sobre a escrita de acadêmicas de Pedagogia a distância.
spellingShingle Consciência e controle: uma intervenção histórico-cultural sobre a escrita de acadêmicas de Pedagogia a distância.
Castro, Rafael Fonseca de
Intervenção
Consciência
Escrita
Pedagogia
Intervention
Consciousness
Writing
Pedagogy
Intervención
Conciencia
Escritura
Pedagogía
title_short Consciência e controle: uma intervenção histórico-cultural sobre a escrita de acadêmicas de Pedagogia a distância.
title_full Consciência e controle: uma intervenção histórico-cultural sobre a escrita de acadêmicas de Pedagogia a distância.
title_fullStr Consciência e controle: uma intervenção histórico-cultural sobre a escrita de acadêmicas de Pedagogia a distância.
title_full_unstemmed Consciência e controle: uma intervenção histórico-cultural sobre a escrita de acadêmicas de Pedagogia a distância.
title_sort Consciência e controle: uma intervenção histórico-cultural sobre a escrita de acadêmicas de Pedagogia a distância.
author Castro, Rafael Fonseca de
author_facet Castro, Rafael Fonseca de
Damiani, Magda Floriana
Silva Junior, Bento Selau da
author_role author
author2 Damiani, Magda Floriana
Silva Junior, Bento Selau da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Rafael Fonseca de
Damiani, Magda Floriana
Silva Junior, Bento Selau da
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção
Consciência
Escrita
Pedagogia
Intervention
Consciousness
Writing
Pedagogy
Intervención
Conciencia
Escritura
Pedagogía
topic Intervenção
Consciência
Escrita
Pedagogia
Intervention
Consciousness
Writing
Pedagogy
Intervención
Conciencia
Escritura
Pedagogía
description Este artigo é resultado de uma pesquisa que objetivou investigar a evolução da escrita de acadêmicas de um curso de Pedagogia a distância. Durante o período de sete semestres, foram realizadas quatro intervenções pedagógicas e minucioso acompanhamento das produções textuais das estudantes. Das 42 acadêmicas da turma pesquisada, foram selecionadas três. Os dados para o estudo foram coletados via análise documental – sendo os documentos as produções textuais –, questionário e entrevistas. As análises dessas produções e dos depoimentos das acadêmicas produziram os seguintes achados: recepção positiva às intervenções; despertar da consciência a aspectos fundamentais ao exercício da escrita, como dar-se conta de que se escreve para um interlocutor e sobre a importância da revisão dos textos; melhor organização macroestrutural; uso mais eficaz de recursos de pontuação e; aprimoramento e aumento do repertório de articuladores textuais.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-11T03:31:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-11T03:31:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CASTRO, Rafael Fonseca de ; DAMIANI, Magda Floriana, SELAU, Bento. Consciência e controle: uma intervenção histórico-cultural sobre a escrita de acadêmicas de Pedagogia a distância. REVISTA EDUCAÇÃO (PUCRS), Porto Alegre, v. 39, n. esp. (supl.), p.66-75, dez. 2016. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/24259>. Acesso em: 10/06/2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5807
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1981-2582
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24259
identifier_str_mv CASTRO, Rafael Fonseca de ; DAMIANI, Magda Floriana, SELAU, Bento. Consciência e controle: uma intervenção histórico-cultural sobre a escrita de acadêmicas de Pedagogia a distância. REVISTA EDUCAÇÃO (PUCRS), Porto Alegre, v. 39, n. esp. (supl.), p.66-75, dez. 2016. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/24259>. Acesso em: 10/06/2020.
1981-2582
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5807
http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUCRS
publisher.none.fl_str_mv PUCRS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5807/6/Consciencia_e_controle_uma_intervencao_historico_cultural.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5807/7/Consciencia_e_controle_uma_intervencao_historico_cultural.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5807/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5807/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5807/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5807/5/license.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5807/1/Consciencia_e_controle_uma_intervencao_historico_cultural.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b6a44043df5bb7dba820066efe63528c
9cb7ef84dbe3e8414cb596b13116056f
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
c36ca7830534a477c1b6af1cd85f89e9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1797767535475556352