Consciência e controle: uma intervenção histórico-cultural sobre a escrita de acadêmicas de Pedagogia a distância.
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2016 |
Other Authors: | , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Download full: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5807 http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24259 |
Summary: | Este artigo é resultado de uma pesquisa que objetivou investigar a evolução da escrita de acadêmicas de um curso de Pedagogia a distância. Durante o período de sete semestres, foram realizadas quatro intervenções pedagógicas e minucioso acompanhamento das produções textuais das estudantes. Das 42 acadêmicas da turma pesquisada, foram selecionadas três. Os dados para o estudo foram coletados via análise documental – sendo os documentos as produções textuais –, questionário e entrevistas. As análises dessas produções e dos depoimentos das acadêmicas produziram os seguintes achados: recepção positiva às intervenções; despertar da consciência a aspectos fundamentais ao exercício da escrita, como dar-se conta de que se escreve para um interlocutor e sobre a importância da revisão dos textos; melhor organização macroestrutural; uso mais eficaz de recursos de pontuação e; aprimoramento e aumento do repertório de articuladores textuais. |
id |
UFPL_2ba530621a7ee15dab6375a857467ac1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5807 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-06-11T03:31:22Z2020-06-11T03:31:22Z2016-12CASTRO, Rafael Fonseca de ; DAMIANI, Magda Floriana, SELAU, Bento. Consciência e controle: uma intervenção histórico-cultural sobre a escrita de acadêmicas de Pedagogia a distância. REVISTA EDUCAÇÃO (PUCRS), Porto Alegre, v. 39, n. esp. (supl.), p.66-75, dez. 2016. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/24259>. Acesso em: 10/06/2020.1981-2582http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5807http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24259Este artigo é resultado de uma pesquisa que objetivou investigar a evolução da escrita de acadêmicas de um curso de Pedagogia a distância. Durante o período de sete semestres, foram realizadas quatro intervenções pedagógicas e minucioso acompanhamento das produções textuais das estudantes. Das 42 acadêmicas da turma pesquisada, foram selecionadas três. Os dados para o estudo foram coletados via análise documental – sendo os documentos as produções textuais –, questionário e entrevistas. As análises dessas produções e dos depoimentos das acadêmicas produziram os seguintes achados: recepção positiva às intervenções; despertar da consciência a aspectos fundamentais ao exercício da escrita, como dar-se conta de que se escreve para um interlocutor e sobre a importância da revisão dos textos; melhor organização macroestrutural; uso mais eficaz de recursos de pontuação e; aprimoramento e aumento do repertório de articuladores textuais.porPUCRSIntervençãoConsciênciaEscritaPedagogiaInterventionConsciousnessWritingPedagogyIntervenciónConcienciaEscrituraPedagogíaConsciência e controle: uma intervenção histórico-cultural sobre a escrita de acadêmicas de Pedagogia a distância.Consciousness and control: a cultural-historical intervention on e-learning Pedagogy Course students’ writings.Conciencia y control: una intervención histórico-cultural en la escritura de académicas de Pedagogía a distancia.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCastro, Rafael Fonseca deDamiani, Magda FlorianaSilva Junior, Bento Selau dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTConsciencia_e_controle_uma_intervencao_historico_cultural.pdf.txtConsciencia_e_controle_uma_intervencao_historico_cultural.pdf.txtExtracted texttext/plain48161http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5807/6/Consciencia_e_controle_uma_intervencao_historico_cultural.pdf.txtb6a44043df5bb7dba820066efe63528cMD56open accessTHUMBNAILConsciencia_e_controle_uma_intervencao_historico_cultural.pdf.jpgConsciencia_e_controle_uma_intervencao_historico_cultural.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1679http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5807/7/Consciencia_e_controle_uma_intervencao_historico_cultural.pdf.jpg9cb7ef84dbe3e8414cb596b13116056fMD57open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5807/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5807/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5807/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5807/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessORIGINALConsciencia_e_controle_uma_intervencao_historico_cultural.pdfConsciencia_e_controle_uma_intervencao_historico_cultural.pdfapplication/pdf807129http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5807/1/Consciencia_e_controle_uma_intervencao_historico_cultural.pdfc36ca7830534a477c1b6af1cd85f89e9MD51open accessprefix/58072023-07-13 06:30:55.416open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5807VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T09:30:55Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Consciência e controle: uma intervenção histórico-cultural sobre a escrita de acadêmicas de Pedagogia a distância. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Consciousness and control: a cultural-historical intervention on e-learning Pedagogy Course students’ writings. Conciencia y control: una intervención histórico-cultural en la escritura de académicas de Pedagogía a distancia. |
title |
Consciência e controle: uma intervenção histórico-cultural sobre a escrita de acadêmicas de Pedagogia a distância. |
spellingShingle |
Consciência e controle: uma intervenção histórico-cultural sobre a escrita de acadêmicas de Pedagogia a distância. Castro, Rafael Fonseca de Intervenção Consciência Escrita Pedagogia Intervention Consciousness Writing Pedagogy Intervención Conciencia Escritura Pedagogía |
title_short |
Consciência e controle: uma intervenção histórico-cultural sobre a escrita de acadêmicas de Pedagogia a distância. |
title_full |
Consciência e controle: uma intervenção histórico-cultural sobre a escrita de acadêmicas de Pedagogia a distância. |
title_fullStr |
Consciência e controle: uma intervenção histórico-cultural sobre a escrita de acadêmicas de Pedagogia a distância. |
title_full_unstemmed |
Consciência e controle: uma intervenção histórico-cultural sobre a escrita de acadêmicas de Pedagogia a distância. |
title_sort |
Consciência e controle: uma intervenção histórico-cultural sobre a escrita de acadêmicas de Pedagogia a distância. |
author |
Castro, Rafael Fonseca de |
author_facet |
Castro, Rafael Fonseca de Damiani, Magda Floriana Silva Junior, Bento Selau da |
author_role |
author |
author2 |
Damiani, Magda Floriana Silva Junior, Bento Selau da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Rafael Fonseca de Damiani, Magda Floriana Silva Junior, Bento Selau da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intervenção Consciência Escrita Pedagogia Intervention Consciousness Writing Pedagogy Intervención Conciencia Escritura Pedagogía |
topic |
Intervenção Consciência Escrita Pedagogia Intervention Consciousness Writing Pedagogy Intervención Conciencia Escritura Pedagogía |
description |
Este artigo é resultado de uma pesquisa que objetivou investigar a evolução da escrita de acadêmicas de um curso de Pedagogia a distância. Durante o período de sete semestres, foram realizadas quatro intervenções pedagógicas e minucioso acompanhamento das produções textuais das estudantes. Das 42 acadêmicas da turma pesquisada, foram selecionadas três. Os dados para o estudo foram coletados via análise documental – sendo os documentos as produções textuais –, questionário e entrevistas. As análises dessas produções e dos depoimentos das acadêmicas produziram os seguintes achados: recepção positiva às intervenções; despertar da consciência a aspectos fundamentais ao exercício da escrita, como dar-se conta de que se escreve para um interlocutor e sobre a importância da revisão dos textos; melhor organização macroestrutural; uso mais eficaz de recursos de pontuação e; aprimoramento e aumento do repertório de articuladores textuais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-11T03:31:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-06-11T03:31:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CASTRO, Rafael Fonseca de ; DAMIANI, Magda Floriana, SELAU, Bento. Consciência e controle: uma intervenção histórico-cultural sobre a escrita de acadêmicas de Pedagogia a distância. REVISTA EDUCAÇÃO (PUCRS), Porto Alegre, v. 39, n. esp. (supl.), p.66-75, dez. 2016. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/24259>. Acesso em: 10/06/2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5807 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1981-2582 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24259 |
identifier_str_mv |
CASTRO, Rafael Fonseca de ; DAMIANI, Magda Floriana, SELAU, Bento. Consciência e controle: uma intervenção histórico-cultural sobre a escrita de acadêmicas de Pedagogia a distância. REVISTA EDUCAÇÃO (PUCRS), Porto Alegre, v. 39, n. esp. (supl.), p.66-75, dez. 2016. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/24259>. Acesso em: 10/06/2020. 1981-2582 |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5807 http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24259 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5807/6/Consciencia_e_controle_uma_intervencao_historico_cultural.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5807/7/Consciencia_e_controle_uma_intervencao_historico_cultural.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5807/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5807/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5807/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5807/5/license.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5807/1/Consciencia_e_controle_uma_intervencao_historico_cultural.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b6a44043df5bb7dba820066efe63528c 9cb7ef84dbe3e8414cb596b13116056f 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b c36ca7830534a477c1b6af1cd85f89e9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801846986504142848 |