A gravura e a impressão sob olhares inusitados: a sensibilidade do imperceptível e as ações das intempéries nos processos gráficos contemporâneos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Giordano Alves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4410
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa realizada em poéticas visuais, no Mestrado em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O texto apresenta meu processo criativo focado na impressão e na gravura contemporânea. Faço uso dos conceitos de contato, de rastro como fontes balizadoras para o desenvolvimento do processo. Também analiso as relações entre os procedimentos práticos que utilizam materiais orgânicos e na ação da intempérie (como o sereno e a chuva) para a realização das imagens. Questiono o que pode ser ampliado, a partir dos procedimentos adotados, nas investigações sobre gravura na arte contemporânea. O objetivo é alargar o pensamento e os procedimentos no que concerne às técnicas da gravura tradicional, cruzando-as, alterando-as e comparando-as com modos de impressão do atual contexto, absorvendo conhecimentos decorrentes das imagens obtidas. Como referenciais artísticos são abordados os trabalhos de Brígida Baltar e Carlos Vergara. Como referenciais teóricos utilizo, Georges Didi-Huberman, Carolina Rochefort, e Marco Buti. Novos modos de imprimir são propostos, usufruindo de materiais orgânicos que são indicados aos trabalhos, registrando a transferência no tempo, provocando situações que problematizam o fazer e o pensar da gravura. Impressões marcam o cotidiano e se efetivam nas matérias orgânicas pela ação do tempo tornando-se evidências visíveis de vivências submersas no universo do ainda desconhecido.
id UFPL_2f71e1e567bc80d9bd290bf76b678b6e
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/4410
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2019-05-03T19:39:05Z2019-05-032019-05-03T19:39:05Z2017-07-25COSTA, Giordano Alves. A gravura e a impressão sob olhares inusitados. A sensibilidade do imperceptível e as ações das intempéries nos processos gráficos contemporâneos. 68 f. Dissertação. Curso de Pós-Graduação em Artes Visuais: Mestrado. Universidade Federal de Pelotas, RShttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4410Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa realizada em poéticas visuais, no Mestrado em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O texto apresenta meu processo criativo focado na impressão e na gravura contemporânea. Faço uso dos conceitos de contato, de rastro como fontes balizadoras para o desenvolvimento do processo. Também analiso as relações entre os procedimentos práticos que utilizam materiais orgânicos e na ação da intempérie (como o sereno e a chuva) para a realização das imagens. Questiono o que pode ser ampliado, a partir dos procedimentos adotados, nas investigações sobre gravura na arte contemporânea. O objetivo é alargar o pensamento e os procedimentos no que concerne às técnicas da gravura tradicional, cruzando-as, alterando-as e comparando-as com modos de impressão do atual contexto, absorvendo conhecimentos decorrentes das imagens obtidas. Como referenciais artísticos são abordados os trabalhos de Brígida Baltar e Carlos Vergara. Como referenciais teóricos utilizo, Georges Didi-Huberman, Carolina Rochefort, e Marco Buti. Novos modos de imprimir são propostos, usufruindo de materiais orgânicos que são indicados aos trabalhos, registrando a transferência no tempo, provocando situações que problematizam o fazer e o pensar da gravura. Impressões marcam o cotidiano e se efetivam nas matérias orgânicas pela ação do tempo tornando-se evidências visíveis de vivências submersas no universo do ainda desconhecido.This paper presents the initial results of the survey in visual poetics, the Master of Visual Arts of the Federal University of Pelotas, UFPel. The text presents my creative process focused on printing and contemporary engraving. I make use of track contact balizadoras concepts as sources for the development of the process. Also analyze the relationship between the practical procedures that use organic materials and action elements (such as the serene and rain) to carry out the images. Question which can be extended from the procedures used in the investigation of printmaking in contemporary art. I long to extend the thinking and procedures with respect to techniques of traditional engraving, crossing them, changing them and comparing them with print modes of the current context, absorbing knowledge enabled from the images obtained. As artistic references are addressed the works of Brigida Baltar and Carlos Vergara. As theoretical frameworks are used concepts of Georges Didi-Huberman, Carolina Rochefort, and Marco Buti. New modes of printing are proposed, taking advantage of organic materials that are shown to work, recording the transfer in time, causing situations that question doing and thinking the picture. Prints mark the everyday and become effective on organic matter by time becoming visible evidence of submerged experiences in the still unknown universe.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFPelBrasilCentro de ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESImpressãoGravuraContatoIntempérieRastroPrintingEngravingBodyContactWeathertight.A gravura e a impressão sob olhares inusitados: a sensibilidade do imperceptível e as ações das intempéries nos processos gráficos contemporâneosThe engraving and printing in unusual looks: the sensitivity of the noticeable nowadays.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/1051529540861601http://lattes.cnpq.br/1188602959337493Pohlmann, Angela RaffinCosta, Giordano AlvesCOSTA, Giordano Alves. A gravura e a impressão sob olhares inusitados. A sensibilidade do imperceptível e as ações das intempéries nos processos gráficos contemporâneos. 68 f. Dissertação. Curso de Pós-Graduação em Artes Visuais: Mestrado. Universidade Federal de Pelotas, RSinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDISSERTAÇÃO.pdf.txtDISSERTAÇÃO.pdf.txtExtracted texttext/plain108077http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4410/6/DISSERTA%c3%87%c3%83O.pdf.txt916b3dc7ef6dd911466f63c8e1915875MD56open accessTHUMBNAILDISSERTAÇÃO.pdf.jpgDISSERTAÇÃO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1305http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4410/7/DISSERTA%c3%87%c3%83O.pdf.jpg73fd986c67d570625c171a66b98880afMD57open accessORIGINALDISSERTAÇÃO.pdfDISSERTAÇÃO.pdfapplication/pdf2133318http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4410/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O.pdfcd31066fcf237356772f15a279d274beMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-843http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4410/2/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4410/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4410/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4410/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/44102023-07-13 04:15:04.201open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T07:15:04Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A gravura e a impressão sob olhares inusitados: a sensibilidade do imperceptível e as ações das intempéries nos processos gráficos contemporâneos
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The engraving and printing in unusual looks: the sensitivity of the noticeable nowadays.
title A gravura e a impressão sob olhares inusitados: a sensibilidade do imperceptível e as ações das intempéries nos processos gráficos contemporâneos
spellingShingle A gravura e a impressão sob olhares inusitados: a sensibilidade do imperceptível e as ações das intempéries nos processos gráficos contemporâneos
Costa, Giordano Alves
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Impressão
Gravura
Contato
Intempérie
Rastro
Printing
Engraving
Body
Contact
Weathertight.
title_short A gravura e a impressão sob olhares inusitados: a sensibilidade do imperceptível e as ações das intempéries nos processos gráficos contemporâneos
title_full A gravura e a impressão sob olhares inusitados: a sensibilidade do imperceptível e as ações das intempéries nos processos gráficos contemporâneos
title_fullStr A gravura e a impressão sob olhares inusitados: a sensibilidade do imperceptível e as ações das intempéries nos processos gráficos contemporâneos
title_full_unstemmed A gravura e a impressão sob olhares inusitados: a sensibilidade do imperceptível e as ações das intempéries nos processos gráficos contemporâneos
title_sort A gravura e a impressão sob olhares inusitados: a sensibilidade do imperceptível e as ações das intempéries nos processos gráficos contemporâneos
author Costa, Giordano Alves
author_facet Costa, Giordano Alves
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1051529540861601
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1188602959337493
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pohlmann, Angela Raffin
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Giordano Alves
contributor_str_mv Pohlmann, Angela Raffin
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Impressão
Gravura
Contato
Intempérie
Rastro
Printing
Engraving
Body
Contact
Weathertight.
dc.subject.por.fl_str_mv Impressão
Gravura
Contato
Intempérie
Rastro
Printing
Engraving
Body
Contact
Weathertight.
description Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa realizada em poéticas visuais, no Mestrado em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O texto apresenta meu processo criativo focado na impressão e na gravura contemporânea. Faço uso dos conceitos de contato, de rastro como fontes balizadoras para o desenvolvimento do processo. Também analiso as relações entre os procedimentos práticos que utilizam materiais orgânicos e na ação da intempérie (como o sereno e a chuva) para a realização das imagens. Questiono o que pode ser ampliado, a partir dos procedimentos adotados, nas investigações sobre gravura na arte contemporânea. O objetivo é alargar o pensamento e os procedimentos no que concerne às técnicas da gravura tradicional, cruzando-as, alterando-as e comparando-as com modos de impressão do atual contexto, absorvendo conhecimentos decorrentes das imagens obtidas. Como referenciais artísticos são abordados os trabalhos de Brígida Baltar e Carlos Vergara. Como referenciais teóricos utilizo, Georges Didi-Huberman, Carolina Rochefort, e Marco Buti. Novos modos de imprimir são propostos, usufruindo de materiais orgânicos que são indicados aos trabalhos, registrando a transferência no tempo, provocando situações que problematizam o fazer e o pensar da gravura. Impressões marcam o cotidiano e se efetivam nas matérias orgânicas pela ação do tempo tornando-se evidências visíveis de vivências submersas no universo do ainda desconhecido.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-03T19:39:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-03
2019-05-03T19:39:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Giordano Alves. A gravura e a impressão sob olhares inusitados. A sensibilidade do imperceptível e as ações das intempéries nos processos gráficos contemporâneos. 68 f. Dissertação. Curso de Pós-Graduação em Artes Visuais: Mestrado. Universidade Federal de Pelotas, RS
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4410
identifier_str_mv COSTA, Giordano Alves. A gravura e a impressão sob olhares inusitados. A sensibilidade do imperceptível e as ações das intempéries nos processos gráficos contemporâneos. 68 f. Dissertação. Curso de Pós-Graduação em Artes Visuais: Mestrado. Universidade Federal de Pelotas, RS
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv COSTA, Giordano Alves. A gravura e a impressão sob olhares inusitados. A sensibilidade do imperceptível e as ações das intempéries nos processos gráficos contemporâneos. 68 f. Dissertação. Curso de Pós-Graduação em Artes Visuais: Mestrado. Universidade Federal de Pelotas, RS
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4410/6/DISSERTA%c3%87%c3%83O.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4410/7/DISSERTA%c3%87%c3%83O.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4410/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4410/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4410/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4410/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4410/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 916b3dc7ef6dd911466f63c8e1915875
73fd986c67d570625c171a66b98880af
cd31066fcf237356772f15a279d274be
321f3992dd3875151d8801b773ab32ed
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846929264476160