A gravura e a impressão sob olhares inusitados: a sensibilidade do imperceptível e as ações das intempéries nos processos gráficos contemporâneos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4410 |
Resumo: | Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa realizada em poéticas visuais, no Mestrado em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O texto apresenta meu processo criativo focado na impressão e na gravura contemporânea. Faço uso dos conceitos de contato, de rastro como fontes balizadoras para o desenvolvimento do processo. Também analiso as relações entre os procedimentos práticos que utilizam materiais orgânicos e na ação da intempérie (como o sereno e a chuva) para a realização das imagens. Questiono o que pode ser ampliado, a partir dos procedimentos adotados, nas investigações sobre gravura na arte contemporânea. O objetivo é alargar o pensamento e os procedimentos no que concerne às técnicas da gravura tradicional, cruzando-as, alterando-as e comparando-as com modos de impressão do atual contexto, absorvendo conhecimentos decorrentes das imagens obtidas. Como referenciais artísticos são abordados os trabalhos de Brígida Baltar e Carlos Vergara. Como referenciais teóricos utilizo, Georges Didi-Huberman, Carolina Rochefort, e Marco Buti. Novos modos de imprimir são propostos, usufruindo de materiais orgânicos que são indicados aos trabalhos, registrando a transferência no tempo, provocando situações que problematizam o fazer e o pensar da gravura. Impressões marcam o cotidiano e se efetivam nas matérias orgânicas pela ação do tempo tornando-se evidências visíveis de vivências submersas no universo do ainda desconhecido. |
id |
UFPL_2f71e1e567bc80d9bd290bf76b678b6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/4410 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2019-05-03T19:39:05Z2019-05-032019-05-03T19:39:05Z2017-07-25COSTA, Giordano Alves. A gravura e a impressão sob olhares inusitados. A sensibilidade do imperceptível e as ações das intempéries nos processos gráficos contemporâneos. 68 f. Dissertação. Curso de Pós-Graduação em Artes Visuais: Mestrado. Universidade Federal de Pelotas, RShttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4410Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa realizada em poéticas visuais, no Mestrado em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O texto apresenta meu processo criativo focado na impressão e na gravura contemporânea. Faço uso dos conceitos de contato, de rastro como fontes balizadoras para o desenvolvimento do processo. Também analiso as relações entre os procedimentos práticos que utilizam materiais orgânicos e na ação da intempérie (como o sereno e a chuva) para a realização das imagens. Questiono o que pode ser ampliado, a partir dos procedimentos adotados, nas investigações sobre gravura na arte contemporânea. O objetivo é alargar o pensamento e os procedimentos no que concerne às técnicas da gravura tradicional, cruzando-as, alterando-as e comparando-as com modos de impressão do atual contexto, absorvendo conhecimentos decorrentes das imagens obtidas. Como referenciais artísticos são abordados os trabalhos de Brígida Baltar e Carlos Vergara. Como referenciais teóricos utilizo, Georges Didi-Huberman, Carolina Rochefort, e Marco Buti. Novos modos de imprimir são propostos, usufruindo de materiais orgânicos que são indicados aos trabalhos, registrando a transferência no tempo, provocando situações que problematizam o fazer e o pensar da gravura. Impressões marcam o cotidiano e se efetivam nas matérias orgânicas pela ação do tempo tornando-se evidências visíveis de vivências submersas no universo do ainda desconhecido.This paper presents the initial results of the survey in visual poetics, the Master of Visual Arts of the Federal University of Pelotas, UFPel. The text presents my creative process focused on printing and contemporary engraving. I make use of track contact balizadoras concepts as sources for the development of the process. Also analyze the relationship between the practical procedures that use organic materials and action elements (such as the serene and rain) to carry out the images. Question which can be extended from the procedures used in the investigation of printmaking in contemporary art. I long to extend the thinking and procedures with respect to techniques of traditional engraving, crossing them, changing them and comparing them with print modes of the current context, absorbing knowledge enabled from the images obtained. As artistic references are addressed the works of Brigida Baltar and Carlos Vergara. As theoretical frameworks are used concepts of Georges Didi-Huberman, Carolina Rochefort, and Marco Buti. New modes of printing are proposed, taking advantage of organic materials that are shown to work, recording the transfer in time, causing situations that question doing and thinking the picture. Prints mark the everyday and become effective on organic matter by time becoming visible evidence of submerged experiences in the still unknown universe.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFPelBrasilCentro de ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESImpressãoGravuraContatoIntempérieRastroPrintingEngravingBodyContactWeathertight.A gravura e a impressão sob olhares inusitados: a sensibilidade do imperceptível e as ações das intempéries nos processos gráficos contemporâneosThe engraving and printing in unusual looks: the sensitivity of the noticeable nowadays.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/1051529540861601http://lattes.cnpq.br/1188602959337493Pohlmann, Angela RaffinCosta, Giordano AlvesCOSTA, Giordano Alves. A gravura e a impressão sob olhares inusitados. A sensibilidade do imperceptível e as ações das intempéries nos processos gráficos contemporâneos. 68 f. Dissertação. Curso de Pós-Graduação em Artes Visuais: Mestrado. Universidade Federal de Pelotas, RSinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDISSERTAÇÃO.pdf.txtDISSERTAÇÃO.pdf.txtExtracted texttext/plain108077http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4410/6/DISSERTA%c3%87%c3%83O.pdf.txt916b3dc7ef6dd911466f63c8e1915875MD56open accessTHUMBNAILDISSERTAÇÃO.pdf.jpgDISSERTAÇÃO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1305http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4410/7/DISSERTA%c3%87%c3%83O.pdf.jpg73fd986c67d570625c171a66b98880afMD57open accessORIGINALDISSERTAÇÃO.pdfDISSERTAÇÃO.pdfapplication/pdf2133318http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4410/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O.pdfcd31066fcf237356772f15a279d274beMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-843http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4410/2/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4410/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4410/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4410/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/44102023-07-13 04:15:04.201open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T07:15:04Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A gravura e a impressão sob olhares inusitados: a sensibilidade do imperceptível e as ações das intempéries nos processos gráficos contemporâneos |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The engraving and printing in unusual looks: the sensitivity of the noticeable nowadays. |
title |
A gravura e a impressão sob olhares inusitados: a sensibilidade do imperceptível e as ações das intempéries nos processos gráficos contemporâneos |
spellingShingle |
A gravura e a impressão sob olhares inusitados: a sensibilidade do imperceptível e as ações das intempéries nos processos gráficos contemporâneos Costa, Giordano Alves CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Impressão Gravura Contato Intempérie Rastro Printing Engraving Body Contact Weathertight. |
title_short |
A gravura e a impressão sob olhares inusitados: a sensibilidade do imperceptível e as ações das intempéries nos processos gráficos contemporâneos |
title_full |
A gravura e a impressão sob olhares inusitados: a sensibilidade do imperceptível e as ações das intempéries nos processos gráficos contemporâneos |
title_fullStr |
A gravura e a impressão sob olhares inusitados: a sensibilidade do imperceptível e as ações das intempéries nos processos gráficos contemporâneos |
title_full_unstemmed |
A gravura e a impressão sob olhares inusitados: a sensibilidade do imperceptível e as ações das intempéries nos processos gráficos contemporâneos |
title_sort |
A gravura e a impressão sob olhares inusitados: a sensibilidade do imperceptível e as ações das intempéries nos processos gráficos contemporâneos |
author |
Costa, Giordano Alves |
author_facet |
Costa, Giordano Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1051529540861601 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1188602959337493 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pohlmann, Angela Raffin |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Giordano Alves |
contributor_str_mv |
Pohlmann, Angela Raffin |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Impressão Gravura Contato Intempérie Rastro Printing Engraving Body Contact Weathertight. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Impressão Gravura Contato Intempérie Rastro Printing Engraving Body Contact Weathertight. |
description |
Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa realizada em poéticas visuais, no Mestrado em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O texto apresenta meu processo criativo focado na impressão e na gravura contemporânea. Faço uso dos conceitos de contato, de rastro como fontes balizadoras para o desenvolvimento do processo. Também analiso as relações entre os procedimentos práticos que utilizam materiais orgânicos e na ação da intempérie (como o sereno e a chuva) para a realização das imagens. Questiono o que pode ser ampliado, a partir dos procedimentos adotados, nas investigações sobre gravura na arte contemporânea. O objetivo é alargar o pensamento e os procedimentos no que concerne às técnicas da gravura tradicional, cruzando-as, alterando-as e comparando-as com modos de impressão do atual contexto, absorvendo conhecimentos decorrentes das imagens obtidas. Como referenciais artísticos são abordados os trabalhos de Brígida Baltar e Carlos Vergara. Como referenciais teóricos utilizo, Georges Didi-Huberman, Carolina Rochefort, e Marco Buti. Novos modos de imprimir são propostos, usufruindo de materiais orgânicos que são indicados aos trabalhos, registrando a transferência no tempo, provocando situações que problematizam o fazer e o pensar da gravura. Impressões marcam o cotidiano e se efetivam nas matérias orgânicas pela ação do tempo tornando-se evidências visíveis de vivências submersas no universo do ainda desconhecido. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-07-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-03T19:39:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-05-03 2019-05-03T19:39:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COSTA, Giordano Alves. A gravura e a impressão sob olhares inusitados. A sensibilidade do imperceptível e as ações das intempéries nos processos gráficos contemporâneos. 68 f. Dissertação. Curso de Pós-Graduação em Artes Visuais: Mestrado. Universidade Federal de Pelotas, RS |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4410 |
identifier_str_mv |
COSTA, Giordano Alves. A gravura e a impressão sob olhares inusitados. A sensibilidade do imperceptível e as ações das intempéries nos processos gráficos contemporâneos. 68 f. Dissertação. Curso de Pós-Graduação em Artes Visuais: Mestrado. Universidade Federal de Pelotas, RS |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4410 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv |
COSTA, Giordano Alves. A gravura e a impressão sob olhares inusitados. A sensibilidade do imperceptível e as ações das intempéries nos processos gráficos contemporâneos. 68 f. Dissertação. Curso de Pós-Graduação em Artes Visuais: Mestrado. Universidade Federal de Pelotas, RS |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPel |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4410/6/DISSERTA%c3%87%c3%83O.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4410/7/DISSERTA%c3%87%c3%83O.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4410/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4410/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4410/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4410/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4410/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
916b3dc7ef6dd911466f63c8e1915875 73fd986c67d570625c171a66b98880af cd31066fcf237356772f15a279d274be 321f3992dd3875151d8801b773ab32ed d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710119992557568 |