Memórias sobre tempos de repressão em performances narrativas de docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Maurício Signorini
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4482
Resumo: A presente dissertação de mestrado tem por objetivo principal analisar as performances narrativas de três professores aposentados, Olga, Chico e Horácio, sobre suas vidas durante o período da ditadura militar, no Brasil, e, a partir disso, averiguar quais significados emergem na reconstrução de suas memórias profissionais e pessoais. Para alcançar esses objetivos, esta pesquisa, de caráter qualitativo, situada no campo indisciplinar da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006), foi realizada à luz de teorizações da narrativa como performance e da memória social. Ademais, fez-se uso dos aportes teóricos de indexicalidade, de ordens de indexicalidade e de entextualização (BLOMMAERT, 2005; BAUMAN e BRIGGS, 2006; COLLINS, 2011). As entrevistas narrativas, que são consideradas interações sociais, constituem a metodologia adotada. Fez-se uso, para as análises das entrevistas, das cinco ferramentas analíticas propostas por Wortham (2001) e das considerações a respeito da construção de posicionamento do narrador (BAMBERG, 2002; DAVIES e HARRÉ, 1990). As análises mostram que ainda que cada um dos professores constitua suas performances de maneira singular, algumas semelhanças foram observadas, como, por exemplo, a mobilização da ordem de indexicalidade de discriminação e intolerância a uma posição política. Outras semelhanças constatadas foram a perseguição sofrida dentro das instituições de ensino, a interferência dos militares nas universidades e a construção social dos subversivos por meio de práticas de linguagem de exclusão. Os resultados ainda ressaltam o uso de expressões metanarrativas, que estendem o evento narrado à situação narrativa, direcionando o pesquisador-entrevistador a compreender determinado significado constituído pelo narrador. Em relação a isso, ocorreram também atualizações da memória, no processo de rememoração, devido a presença do interlocutor.
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spelling 2019-06-13T13:36:16Z2019-06-13T13:36:16Z2019-02-20SIGNORINI D., Maurício. Memórias sobre Tempos de Repressão em Performances Narrativas de Docentes. 2019. 248f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas: 2019.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4482A presente dissertação de mestrado tem por objetivo principal analisar as performances narrativas de três professores aposentados, Olga, Chico e Horácio, sobre suas vidas durante o período da ditadura militar, no Brasil, e, a partir disso, averiguar quais significados emergem na reconstrução de suas memórias profissionais e pessoais. Para alcançar esses objetivos, esta pesquisa, de caráter qualitativo, situada no campo indisciplinar da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006), foi realizada à luz de teorizações da narrativa como performance e da memória social. Ademais, fez-se uso dos aportes teóricos de indexicalidade, de ordens de indexicalidade e de entextualização (BLOMMAERT, 2005; BAUMAN e BRIGGS, 2006; COLLINS, 2011). As entrevistas narrativas, que são consideradas interações sociais, constituem a metodologia adotada. Fez-se uso, para as análises das entrevistas, das cinco ferramentas analíticas propostas por Wortham (2001) e das considerações a respeito da construção de posicionamento do narrador (BAMBERG, 2002; DAVIES e HARRÉ, 1990). As análises mostram que ainda que cada um dos professores constitua suas performances de maneira singular, algumas semelhanças foram observadas, como, por exemplo, a mobilização da ordem de indexicalidade de discriminação e intolerância a uma posição política. Outras semelhanças constatadas foram a perseguição sofrida dentro das instituições de ensino, a interferência dos militares nas universidades e a construção social dos subversivos por meio de práticas de linguagem de exclusão. Os resultados ainda ressaltam o uso de expressões metanarrativas, que estendem o evento narrado à situação narrativa, direcionando o pesquisador-entrevistador a compreender determinado significado constituído pelo narrador. Em relação a isso, ocorreram também atualizações da memória, no processo de rememoração, devido a presença do interlocutor.This master’s thesis has as main aim to analyze the narrative performances of three retired teachers named Olga, Chico and Horácio. Those teachers taught during the military dictatorship period in Brazil. From this period, to inquire the meanings of the narratives emerging in the reconstruction of their professionals and personal memories. To achieve these aims this qualitative research, located in the indisciplinary area of Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006), was proceeded in the light of theorizations of narrative as performance and social memory. We also used the theoretical contributions of indexicality, indexicality orders and entextualization (BLOOMAERT, 2005, BAUMAN & BRIGGS, 2006, COLLINS, 2011). The narrative interview, which are addressed as a social interaction, constitute the methodology adopted. For analysis, it had used the five analytical tools proposed by Wortham (2001) and the consideration about construction of the narrator positioning (BAMBERG, 2002, DAVIES & HARRÉ, 1990). The analysis pointed out that, although each one of the teacher represent their performances in a singular way, some similarities were observed, such as the mobilization of certain indexicality orders, for example, of discrimination and of intolerance of a political position. Other similarities were the persecution suffered within educational institutions, the interference of the military in the universities and the social construction of the subversives through language practices of exclusion. The results still emphasize the use of metanarrative expressions that extend the event narrated to a narrative situation and direct the researcher-interviewer to understand the meaning constituted by the narrator. In relation to this, there were also updates of memory, in the process of remembering, due to the presence of the interlocutor.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFPelBrasilCentro de Letras e ComunicaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAProfissão docenteDitadura militarNarrativasLinguagemMemóriaTeaching professionMilitary dictatorshipNarrativesLanguageMemoryMemórias sobre tempos de repressão em performances narrativas de docentesMemories about times of repression in teachers narrative performancesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/6392536297292151 http://lattes.cnpq.br/9914415339003085Freitas, Letícia Fonseca Richthofen deDias, Maurício Signoriniinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Maurício_Signorini_Dias.pdf.txtDissertacao_Maurício_Signorini_Dias.pdf.txtExtracted texttext/plain543202http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4482/6/Dissertacao_Maur%c3%adcio_Signorini_Dias.pdf.txt9d89d4bfa323d4b7f021f0aeed0026a6MD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Maurício_Signorini_Dias.pdf.jpgDissertacao_Maurício_Signorini_Dias.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1206http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4482/7/Dissertacao_Maur%c3%adcio_Signorini_Dias.pdf.jpg7aa65069ba8404862e95762d5945696eMD57open accessORIGINALDissertacao_Maurício_Signorini_Dias.pdfDissertacao_Maurício_Signorini_Dias.pdfapplication/pdf2148375http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4482/1/Dissertacao_Maur%c3%adcio_Signorini_Dias.pdfdb38b0ab94e93ec1581ff8f1681e3642MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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