1ª Mostra gaúcha de dança para tela
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8009 |
Resumo: | A 1° Mostra Gaúcha de Dança para Tela: diversidades em tempos de pandemia no sul do Sul teve por objetivos multiplicar ações acerca da formação e produção de videodança no sul do Rio Grande do Sul, reconhecer sua importância como expressão artística, memória e patrimônio de dança, e contemplar artistas dos mais diversos segmentos que estejam produzindo trabalhos de videodança na região sul do RS. O tema diversidades visou abranger, por meio da videodança, em especial no contexto de distanciamento social gerado pelo coronavírus, a pluralidade presente na cultura e constituição social brasileira, como também fortalecer os movimentos, iniciativas e produções na busca por mais espaços de atuação e expressão. Acreditando na importância desta iniciativa, e com os resultados alcançados com a transmissão de produções de videodança e de espaços de diálogos para a formação de público, artistas e profissionais envolvidos, a proposta previu a elaboração deste e-book como forma de gerar material de registro para a pesquisa e qualificação de produções futuras que relacionem dança, vídeo e múltiplos olhares para as diversidades e recursos de acessibilidade na arte. Assim, esta publicação reúne reflexões, considerações e registros de pessoas que contribuíram imensamente para a concretização do projeto do evento, participando como convidados/as, palestrantes, curadoras, oficineiros/as e artistas. Essas pessoas, com suas falas e produções, buscaram articular as duas categorias temáticas provocadoras da Mostra: Categoria 1 - VIDEODANÇA EM TEMPOS DE PANDEMIA e Categoria 2 - DIVERSIDADES NA VIDEODANÇA. O e-book está organizado em três seções. A Seção 1 – PARA PENSAR OU FAZER VIDEODANÇAS reúne textos que ajudam leitores a compreender o contexto do Grupo Ballet de Pelotas, promotor do evento, além de oferecer percepção mais aprofundada acerca do entendimento e da produção em videodança, da relação com as demandas da produção cultural para Dança bem como a mais que necessária apropriação das estratégias de acessibilidade de obras artísticas cuja priorização urge que esteja sendo vislumbrada desde o planejamento das produções, e não deixada para ser pensada ao final do processo. A Seção 2 – PARA ENTENDER OU APRENDER OU FRUIR VIDEODANÇAS, agrega as considerações da experiência curatorial do evento, responsável pela seleção das obras contempladas e pela concepção e condução das noites de Mostra Artística, o que permite que leitores entendam melhor como uma curadoria em arte se constitui e é realizada, preparando o público participante e os artistas para novos desafios nesta direção. A Seção 3 – PARA SEMPRE LEMBRAR DA 1ª MOSTRA GAÚCHA DE DANÇA PARA TELA, registra os contemplados nesta edição desafiadora e disponibiliza links de acesso à transmissão de cada uma das noites da Mostra Artística. As obras aparecem no e-book a partir de um frame da videodança acompanhado de descrição e de ficha técnica. Importante destacar que as descrições dos frames foram elaboradas a partir da oficina “Descrevendo imagens da Dança”, ministrada durante o evento especialmente para os proponentes das obras selecionadas. Estas descrições estão localizadas próximo a cada imagem e preservam a autoria do texto de cada artista. Estas descrições foram, portanto um exercício na direção de compreender o quanto acessibilidade e diversidade, mais que um tema de evento, precisam urgentemente estar “no roteiro”, “no plano”, “no radar”, “na inspiração” dos processos de criação em Dança e ou de eventos de Dança. Nesta esteira, é preciso destacar o quanto a organização do evento como um todo, e a elaboração deste e-book, foram exercícios de acessibilidade e de formação para toda a equipe envolvida. Foram inúmeras trocas, conversas, reuniões e ponderações na perseguição de uma organização que demonstrasse, o máximo possível, o quanto se desejou e se buscou oferecer uma Mostra, e aqui especialmente esta publicação, imbuídas das perspectivas da diversidade e da acessibilidade. No e-book, com o apoio do “NÓS! Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores(as) de Dança”, da Universidade Federal de Santa Maria, em termos de acessibilidade, conseguimos exercitar, além das descrições das imagens dos frames, a inclusão da Audiodescrição da capa e da folha de rosto desta publicação. Estas Audiodescrições foram editadas como texto alternativo e poderão ser acessadas pelas pessoas com deficiência visual, por meio dos leitores de tela. Assim, estas traduções permitirão a construção da imagem mental a respeito da estética destas páginas. |
id |
UFPL_33c3976fba2648e6f9b1bc32877ea82f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/8009 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-09-29T16:10:14Z2021-09-29T16:10:14Z2021CASTRO, Daniela Llopart; SANTOS, Eleonora Campos da Motta (org.). 1ª Mostra gaúcha de dança para tela. Porto Alegre: Grupo Ballet de Pelotas, 2021.978-65-00-29535-1http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8009A 1° Mostra Gaúcha de Dança para Tela: diversidades em tempos de pandemia no sul do Sul teve por objetivos multiplicar ações acerca da formação e produção de videodança no sul do Rio Grande do Sul, reconhecer sua importância como expressão artística, memória e patrimônio de dança, e contemplar artistas dos mais diversos segmentos que estejam produzindo trabalhos de videodança na região sul do RS. O tema diversidades visou abranger, por meio da videodança, em especial no contexto de distanciamento social gerado pelo coronavírus, a pluralidade presente na cultura e constituição social brasileira, como também fortalecer os movimentos, iniciativas e produções na busca por mais espaços de atuação e expressão. Acreditando na importância desta iniciativa, e com os resultados alcançados com a transmissão de produções de videodança e de espaços de diálogos para a formação de público, artistas e profissionais envolvidos, a proposta previu a elaboração deste e-book como forma de gerar material de registro para a pesquisa e qualificação de produções futuras que relacionem dança, vídeo e múltiplos olhares para as diversidades e recursos de acessibilidade na arte. Assim, esta publicação reúne reflexões, considerações e registros de pessoas que contribuíram imensamente para a concretização do projeto do evento, participando como convidados/as, palestrantes, curadoras, oficineiros/as e artistas. Essas pessoas, com suas falas e produções, buscaram articular as duas categorias temáticas provocadoras da Mostra: Categoria 1 - VIDEODANÇA EM TEMPOS DE PANDEMIA e Categoria 2 - DIVERSIDADES NA VIDEODANÇA. O e-book está organizado em três seções. A Seção 1 – PARA PENSAR OU FAZER VIDEODANÇAS reúne textos que ajudam leitores a compreender o contexto do Grupo Ballet de Pelotas, promotor do evento, além de oferecer percepção mais aprofundada acerca do entendimento e da produção em videodança, da relação com as demandas da produção cultural para Dança bem como a mais que necessária apropriação das estratégias de acessibilidade de obras artísticas cuja priorização urge que esteja sendo vislumbrada desde o planejamento das produções, e não deixada para ser pensada ao final do processo. A Seção 2 – PARA ENTENDER OU APRENDER OU FRUIR VIDEODANÇAS, agrega as considerações da experiência curatorial do evento, responsável pela seleção das obras contempladas e pela concepção e condução das noites de Mostra Artística, o que permite que leitores entendam melhor como uma curadoria em arte se constitui e é realizada, preparando o público participante e os artistas para novos desafios nesta direção. A Seção 3 – PARA SEMPRE LEMBRAR DA 1ª MOSTRA GAÚCHA DE DANÇA PARA TELA, registra os contemplados nesta edição desafiadora e disponibiliza links de acesso à transmissão de cada uma das noites da Mostra Artística. As obras aparecem no e-book a partir de um frame da videodança acompanhado de descrição e de ficha técnica. Importante destacar que as descrições dos frames foram elaboradas a partir da oficina “Descrevendo imagens da Dança”, ministrada durante o evento especialmente para os proponentes das obras selecionadas. Estas descrições estão localizadas próximo a cada imagem e preservam a autoria do texto de cada artista. Estas descrições foram, portanto um exercício na direção de compreender o quanto acessibilidade e diversidade, mais que um tema de evento, precisam urgentemente estar “no roteiro”, “no plano”, “no radar”, “na inspiração” dos processos de criação em Dança e ou de eventos de Dança. Nesta esteira, é preciso destacar o quanto a organização do evento como um todo, e a elaboração deste e-book, foram exercícios de acessibilidade e de formação para toda a equipe envolvida. Foram inúmeras trocas, conversas, reuniões e ponderações na perseguição de uma organização que demonstrasse, o máximo possível, o quanto se desejou e se buscou oferecer uma Mostra, e aqui especialmente esta publicação, imbuídas das perspectivas da diversidade e da acessibilidade. No e-book, com o apoio do “NÓS! Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores(as) de Dança”, da Universidade Federal de Santa Maria, em termos de acessibilidade, conseguimos exercitar, além das descrições das imagens dos frames, a inclusão da Audiodescrição da capa e da folha de rosto desta publicação. Estas Audiodescrições foram editadas como texto alternativo e poderão ser acessadas pelas pessoas com deficiência visual, por meio dos leitores de tela. Assim, estas traduções permitirão a construção da imagem mental a respeito da estética destas páginas.Sem bolsaporGrupo Ballet de PelotasDança contemporâneaDiversidade1ª Mostra gaúcha de dança para telainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookCastro, Daniela LlopartSantos, Eleonora Campos da Mottainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTMGDT_Final_09092021_Páginas Individuais_VF 1.pdf.txtMGDT_Final_09092021_Páginas Individuais_VF 1.pdf.txtExtracted texttext/plain224538http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8009/7/MGDT_Final_09092021_P%c3%a1ginas%20Individuais_VF%201.pdf.txt66bb1b317ed811ba1ddb153032ef39ccMD57open accessMGDT_Final_09092021_Páginas Espelhadas_VF.pdf.txtMGDT_Final_09092021_Páginas Espelhadas_VF.pdf.txtExtracted texttext/plain223927http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8009/9/MGDT_Final_09092021_P%c3%a1ginas%20Espelhadas_VF.pdf.txt12dc296069414241772eaba7aedff7a6MD59open accessTHUMBNAILMGDT_Final_09092021_Páginas Individuais_VF 1.pdf.jpgMGDT_Final_09092021_Páginas Individuais_VF 1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1977http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8009/8/MGDT_Final_09092021_P%c3%a1ginas%20Individuais_VF%201.pdf.jpge6892fadd674fbcbd089de710dc52c33MD58open accessMGDT_Final_09092021_Páginas Espelhadas_VF.pdf.jpgMGDT_Final_09092021_Páginas Espelhadas_VF.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1977http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8009/10/MGDT_Final_09092021_P%c3%a1ginas%20Espelhadas_VF.pdf.jpge6892fadd674fbcbd089de710dc52c33MD510open accessORIGINALMGDT_Final_09092021_Páginas Individuais_VF 1.pdfMGDT_Final_09092021_Páginas Individuais_VF 1.pdfapplication/pdf32273719http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8009/1/MGDT_Final_09092021_P%c3%a1ginas%20Individuais_VF%201.pdfc3ccdaf6414bef4fb12faf89bf8d9f50MD51open accessMGDT_Final_09092021_Páginas Espelhadas_VF.pdfMGDT_Final_09092021_Páginas Espelhadas_VF.pdfapplication/pdf31260157http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8009/6/MGDT_Final_09092021_P%c3%a1ginas%20Espelhadas_VF.pdfb749c4f68bf748636bc4a54f203fccd2MD56open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8009/2/license_url924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415MD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8009/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8009/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8009/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/80092023-07-13 03:16:48.797open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/8009VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:16:48Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
1ª Mostra gaúcha de dança para tela |
title |
1ª Mostra gaúcha de dança para tela |
spellingShingle |
1ª Mostra gaúcha de dança para tela Castro, Daniela Llopart Dança contemporânea Diversidade |
title_short |
1ª Mostra gaúcha de dança para tela |
title_full |
1ª Mostra gaúcha de dança para tela |
title_fullStr |
1ª Mostra gaúcha de dança para tela |
title_full_unstemmed |
1ª Mostra gaúcha de dança para tela |
title_sort |
1ª Mostra gaúcha de dança para tela |
author |
Castro, Daniela Llopart |
author_facet |
Castro, Daniela Llopart Santos, Eleonora Campos da Motta |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Eleonora Campos da Motta |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Daniela Llopart Santos, Eleonora Campos da Motta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança contemporânea Diversidade |
topic |
Dança contemporânea Diversidade |
description |
A 1° Mostra Gaúcha de Dança para Tela: diversidades em tempos de pandemia no sul do Sul teve por objetivos multiplicar ações acerca da formação e produção de videodança no sul do Rio Grande do Sul, reconhecer sua importância como expressão artística, memória e patrimônio de dança, e contemplar artistas dos mais diversos segmentos que estejam produzindo trabalhos de videodança na região sul do RS. O tema diversidades visou abranger, por meio da videodança, em especial no contexto de distanciamento social gerado pelo coronavírus, a pluralidade presente na cultura e constituição social brasileira, como também fortalecer os movimentos, iniciativas e produções na busca por mais espaços de atuação e expressão. Acreditando na importância desta iniciativa, e com os resultados alcançados com a transmissão de produções de videodança e de espaços de diálogos para a formação de público, artistas e profissionais envolvidos, a proposta previu a elaboração deste e-book como forma de gerar material de registro para a pesquisa e qualificação de produções futuras que relacionem dança, vídeo e múltiplos olhares para as diversidades e recursos de acessibilidade na arte. Assim, esta publicação reúne reflexões, considerações e registros de pessoas que contribuíram imensamente para a concretização do projeto do evento, participando como convidados/as, palestrantes, curadoras, oficineiros/as e artistas. Essas pessoas, com suas falas e produções, buscaram articular as duas categorias temáticas provocadoras da Mostra: Categoria 1 - VIDEODANÇA EM TEMPOS DE PANDEMIA e Categoria 2 - DIVERSIDADES NA VIDEODANÇA. O e-book está organizado em três seções. A Seção 1 – PARA PENSAR OU FAZER VIDEODANÇAS reúne textos que ajudam leitores a compreender o contexto do Grupo Ballet de Pelotas, promotor do evento, além de oferecer percepção mais aprofundada acerca do entendimento e da produção em videodança, da relação com as demandas da produção cultural para Dança bem como a mais que necessária apropriação das estratégias de acessibilidade de obras artísticas cuja priorização urge que esteja sendo vislumbrada desde o planejamento das produções, e não deixada para ser pensada ao final do processo. A Seção 2 – PARA ENTENDER OU APRENDER OU FRUIR VIDEODANÇAS, agrega as considerações da experiência curatorial do evento, responsável pela seleção das obras contempladas e pela concepção e condução das noites de Mostra Artística, o que permite que leitores entendam melhor como uma curadoria em arte se constitui e é realizada, preparando o público participante e os artistas para novos desafios nesta direção. A Seção 3 – PARA SEMPRE LEMBRAR DA 1ª MOSTRA GAÚCHA DE DANÇA PARA TELA, registra os contemplados nesta edição desafiadora e disponibiliza links de acesso à transmissão de cada uma das noites da Mostra Artística. As obras aparecem no e-book a partir de um frame da videodança acompanhado de descrição e de ficha técnica. Importante destacar que as descrições dos frames foram elaboradas a partir da oficina “Descrevendo imagens da Dança”, ministrada durante o evento especialmente para os proponentes das obras selecionadas. Estas descrições estão localizadas próximo a cada imagem e preservam a autoria do texto de cada artista. Estas descrições foram, portanto um exercício na direção de compreender o quanto acessibilidade e diversidade, mais que um tema de evento, precisam urgentemente estar “no roteiro”, “no plano”, “no radar”, “na inspiração” dos processos de criação em Dança e ou de eventos de Dança. Nesta esteira, é preciso destacar o quanto a organização do evento como um todo, e a elaboração deste e-book, foram exercícios de acessibilidade e de formação para toda a equipe envolvida. Foram inúmeras trocas, conversas, reuniões e ponderações na perseguição de uma organização que demonstrasse, o máximo possível, o quanto se desejou e se buscou oferecer uma Mostra, e aqui especialmente esta publicação, imbuídas das perspectivas da diversidade e da acessibilidade. No e-book, com o apoio do “NÓS! Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores(as) de Dança”, da Universidade Federal de Santa Maria, em termos de acessibilidade, conseguimos exercitar, além das descrições das imagens dos frames, a inclusão da Audiodescrição da capa e da folha de rosto desta publicação. Estas Audiodescrições foram editadas como texto alternativo e poderão ser acessadas pelas pessoas com deficiência visual, por meio dos leitores de tela. Assim, estas traduções permitirão a construção da imagem mental a respeito da estética destas páginas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-29T16:10:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-09-29T16:10:14Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CASTRO, Daniela Llopart; SANTOS, Eleonora Campos da Motta (org.). 1ª Mostra gaúcha de dança para tela. Porto Alegre: Grupo Ballet de Pelotas, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8009 |
dc.identifier.isbn.none.fl_str_mv |
978-65-00-29535-1 |
identifier_str_mv |
CASTRO, Daniela Llopart; SANTOS, Eleonora Campos da Motta (org.). 1ª Mostra gaúcha de dança para tela. Porto Alegre: Grupo Ballet de Pelotas, 2021. 978-65-00-29535-1 |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo Ballet de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo Ballet de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8009/7/MGDT_Final_09092021_P%c3%a1ginas%20Individuais_VF%201.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8009/9/MGDT_Final_09092021_P%c3%a1ginas%20Espelhadas_VF.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8009/8/MGDT_Final_09092021_P%c3%a1ginas%20Individuais_VF%201.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8009/10/MGDT_Final_09092021_P%c3%a1ginas%20Espelhadas_VF.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8009/1/MGDT_Final_09092021_P%c3%a1ginas%20Individuais_VF%201.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8009/6/MGDT_Final_09092021_P%c3%a1ginas%20Espelhadas_VF.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8009/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8009/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8009/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8009/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
66bb1b317ed811ba1ddb153032ef39cc 12dc296069414241772eaba7aedff7a6 e6892fadd674fbcbd089de710dc52c33 e6892fadd674fbcbd089de710dc52c33 c3ccdaf6414bef4fb12faf89bf8d9f50 b749c4f68bf748636bc4a54f203fccd2 924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801846886616793088 |