Conversando com Josso: encontros autoformadores.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eggert, Edla
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Peres, Lúcia Maria Vaz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5764
Resumo: Este artigo é fruto de uma entrevista com a pesquisadora suíça Marie Christine Josso, tendo como mote principal o encontro dela com grupos de pesquisa no Rio Grande do Sul, especialmente os da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Esta entrevista permitiu que pudéssemos, por meio de uma conversa, refletir sobre a proposta da pesquisa-formação nas diferentes universidades por onde Josso mantem interlocução. Pode-se dizer, a partir desta entrevista, que esta abordagem exige constantemente um pensar a si mesmo em processo individual e coletivo. A cadência de ouvir o outro, escrever de si, ler o outro, interpretar a si e ao outro, conduz para uma responsabilidade processual que inaugura pensar a pedagogia em seu mais profundo compromisso de produzir conhecimento. A história de vida, a narrativa, vai aparecendo não somente como uma descrição, mas como um pensamento analítico no campo pedagógico.
id UFPL_3424d896ec68066649737fbbb2cd351b
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5764
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2020-06-09T02:36:30Z2020-06-09T02:36:30Z2008EGGERT, Edla, PERES, Lúcia Maria Vaz. Conversando com Josso: encontros autoformadores. CADERNOS DE EDUCAÇÃO (UFPel), Pelotas, n.30, p.15-24, 2008. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/1754>. Acesso em: 08/06/2020.2178-079Xhttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5764Este artigo é fruto de uma entrevista com a pesquisadora suíça Marie Christine Josso, tendo como mote principal o encontro dela com grupos de pesquisa no Rio Grande do Sul, especialmente os da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Esta entrevista permitiu que pudéssemos, por meio de uma conversa, refletir sobre a proposta da pesquisa-formação nas diferentes universidades por onde Josso mantem interlocução. Pode-se dizer, a partir desta entrevista, que esta abordagem exige constantemente um pensar a si mesmo em processo individual e coletivo. A cadência de ouvir o outro, escrever de si, ler o outro, interpretar a si e ao outro, conduz para uma responsabilidade processual que inaugura pensar a pedagogia em seu mais profundo compromisso de produzir conhecimento. A história de vida, a narrativa, vai aparecendo não somente como uma descrição, mas como um pensamento analítico no campo pedagógico.porUniversidade Federal de PelotasHistória de vidaNarrativasPesquisa-formaçãoEducaçãoLife storyNarrativeEducation-researchEducationConversando com Josso: encontros autoformadores.Talking to Josso: self-educating meetings.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEggert, EdlaPeres, Lúcia Maria Vazinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTCONVERSANDO_COM_JOSSO.pdf.txtCONVERSANDO_COM_JOSSO.pdf.txtExtracted texttext/plain26460http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5764/6/CONVERSANDO_COM_JOSSO.pdf.txt127be8be389c6ce416d6fb7b2219a8f2MD56open accessTHUMBNAILCONVERSANDO_COM_JOSSO.pdf.jpgCONVERSANDO_COM_JOSSO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1559http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5764/7/CONVERSANDO_COM_JOSSO.pdf.jpg0ed4a5a5afb7ae972d27b13f04078adaMD57open accessORIGINALCONVERSANDO_COM_JOSSO.pdfCONVERSANDO_COM_JOSSO.pdfapplication/pdf111166http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5764/1/CONVERSANDO_COM_JOSSO.pdf6625bbd2f36b1da15aaa99235c29f46bMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5764/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5764/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5764/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5764/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/57642023-07-13 04:37:01.801open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5764VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T07:37:01Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Conversando com Josso: encontros autoformadores.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Talking to Josso: self-educating meetings.
title Conversando com Josso: encontros autoformadores.
spellingShingle Conversando com Josso: encontros autoformadores.
Eggert, Edla
História de vida
Narrativas
Pesquisa-formação
Educação
Life story
Narrative
Education-research
Education
title_short Conversando com Josso: encontros autoformadores.
title_full Conversando com Josso: encontros autoformadores.
title_fullStr Conversando com Josso: encontros autoformadores.
title_full_unstemmed Conversando com Josso: encontros autoformadores.
title_sort Conversando com Josso: encontros autoformadores.
author Eggert, Edla
author_facet Eggert, Edla
Peres, Lúcia Maria Vaz
author_role author
author2 Peres, Lúcia Maria Vaz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eggert, Edla
Peres, Lúcia Maria Vaz
dc.subject.por.fl_str_mv História de vida
Narrativas
Pesquisa-formação
Educação
Life story
Narrative
Education-research
Education
topic História de vida
Narrativas
Pesquisa-formação
Educação
Life story
Narrative
Education-research
Education
description Este artigo é fruto de uma entrevista com a pesquisadora suíça Marie Christine Josso, tendo como mote principal o encontro dela com grupos de pesquisa no Rio Grande do Sul, especialmente os da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Esta entrevista permitiu que pudéssemos, por meio de uma conversa, refletir sobre a proposta da pesquisa-formação nas diferentes universidades por onde Josso mantem interlocução. Pode-se dizer, a partir desta entrevista, que esta abordagem exige constantemente um pensar a si mesmo em processo individual e coletivo. A cadência de ouvir o outro, escrever de si, ler o outro, interpretar a si e ao outro, conduz para uma responsabilidade processual que inaugura pensar a pedagogia em seu mais profundo compromisso de produzir conhecimento. A história de vida, a narrativa, vai aparecendo não somente como uma descrição, mas como um pensamento analítico no campo pedagógico.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-09T02:36:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-09T02:36:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv EGGERT, Edla, PERES, Lúcia Maria Vaz. Conversando com Josso: encontros autoformadores. CADERNOS DE EDUCAÇÃO (UFPel), Pelotas, n.30, p.15-24, 2008. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/1754>. Acesso em: 08/06/2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5764
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2178-079X
identifier_str_mv EGGERT, Edla, PERES, Lúcia Maria Vaz. Conversando com Josso: encontros autoformadores. CADERNOS DE EDUCAÇÃO (UFPel), Pelotas, n.30, p.15-24, 2008. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/1754>. Acesso em: 08/06/2020.
2178-079X
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5764/6/CONVERSANDO_COM_JOSSO.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5764/7/CONVERSANDO_COM_JOSSO.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5764/1/CONVERSANDO_COM_JOSSO.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5764/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5764/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5764/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5764/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 127be8be389c6ce416d6fb7b2219a8f2
0ed4a5a5afb7ae972d27b13f04078ada
6625bbd2f36b1da15aaa99235c29f46b
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1813710128577249280