Conversando com Josso: encontros autoformadores.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5764 |
Resumo: | Este artigo é fruto de uma entrevista com a pesquisadora suíça Marie Christine Josso, tendo como mote principal o encontro dela com grupos de pesquisa no Rio Grande do Sul, especialmente os da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Esta entrevista permitiu que pudéssemos, por meio de uma conversa, refletir sobre a proposta da pesquisa-formação nas diferentes universidades por onde Josso mantem interlocução. Pode-se dizer, a partir desta entrevista, que esta abordagem exige constantemente um pensar a si mesmo em processo individual e coletivo. A cadência de ouvir o outro, escrever de si, ler o outro, interpretar a si e ao outro, conduz para uma responsabilidade processual que inaugura pensar a pedagogia em seu mais profundo compromisso de produzir conhecimento. A história de vida, a narrativa, vai aparecendo não somente como uma descrição, mas como um pensamento analítico no campo pedagógico. |
id |
UFPL_3424d896ec68066649737fbbb2cd351b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5764 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-06-09T02:36:30Z2020-06-09T02:36:30Z2008EGGERT, Edla, PERES, Lúcia Maria Vaz. Conversando com Josso: encontros autoformadores. CADERNOS DE EDUCAÇÃO (UFPel), Pelotas, n.30, p.15-24, 2008. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/1754>. Acesso em: 08/06/2020.2178-079Xhttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5764Este artigo é fruto de uma entrevista com a pesquisadora suíça Marie Christine Josso, tendo como mote principal o encontro dela com grupos de pesquisa no Rio Grande do Sul, especialmente os da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Esta entrevista permitiu que pudéssemos, por meio de uma conversa, refletir sobre a proposta da pesquisa-formação nas diferentes universidades por onde Josso mantem interlocução. Pode-se dizer, a partir desta entrevista, que esta abordagem exige constantemente um pensar a si mesmo em processo individual e coletivo. A cadência de ouvir o outro, escrever de si, ler o outro, interpretar a si e ao outro, conduz para uma responsabilidade processual que inaugura pensar a pedagogia em seu mais profundo compromisso de produzir conhecimento. A história de vida, a narrativa, vai aparecendo não somente como uma descrição, mas como um pensamento analítico no campo pedagógico.porUniversidade Federal de PelotasHistória de vidaNarrativasPesquisa-formaçãoEducaçãoLife storyNarrativeEducation-researchEducationConversando com Josso: encontros autoformadores.Talking to Josso: self-educating meetings.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEggert, EdlaPeres, Lúcia Maria Vazinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTCONVERSANDO_COM_JOSSO.pdf.txtCONVERSANDO_COM_JOSSO.pdf.txtExtracted texttext/plain26460http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5764/6/CONVERSANDO_COM_JOSSO.pdf.txt127be8be389c6ce416d6fb7b2219a8f2MD56open accessTHUMBNAILCONVERSANDO_COM_JOSSO.pdf.jpgCONVERSANDO_COM_JOSSO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1559http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5764/7/CONVERSANDO_COM_JOSSO.pdf.jpg0ed4a5a5afb7ae972d27b13f04078adaMD57open accessORIGINALCONVERSANDO_COM_JOSSO.pdfCONVERSANDO_COM_JOSSO.pdfapplication/pdf111166http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5764/1/CONVERSANDO_COM_JOSSO.pdf6625bbd2f36b1da15aaa99235c29f46bMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5764/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5764/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5764/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5764/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/57642023-07-13 04:37:01.801open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5764VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T07:37:01Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Conversando com Josso: encontros autoformadores. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Talking to Josso: self-educating meetings. |
title |
Conversando com Josso: encontros autoformadores. |
spellingShingle |
Conversando com Josso: encontros autoformadores. Eggert, Edla História de vida Narrativas Pesquisa-formação Educação Life story Narrative Education-research Education |
title_short |
Conversando com Josso: encontros autoformadores. |
title_full |
Conversando com Josso: encontros autoformadores. |
title_fullStr |
Conversando com Josso: encontros autoformadores. |
title_full_unstemmed |
Conversando com Josso: encontros autoformadores. |
title_sort |
Conversando com Josso: encontros autoformadores. |
author |
Eggert, Edla |
author_facet |
Eggert, Edla Peres, Lúcia Maria Vaz |
author_role |
author |
author2 |
Peres, Lúcia Maria Vaz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eggert, Edla Peres, Lúcia Maria Vaz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História de vida Narrativas Pesquisa-formação Educação Life story Narrative Education-research Education |
topic |
História de vida Narrativas Pesquisa-formação Educação Life story Narrative Education-research Education |
description |
Este artigo é fruto de uma entrevista com a pesquisadora suíça Marie Christine Josso, tendo como mote principal o encontro dela com grupos de pesquisa no Rio Grande do Sul, especialmente os da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Esta entrevista permitiu que pudéssemos, por meio de uma conversa, refletir sobre a proposta da pesquisa-formação nas diferentes universidades por onde Josso mantem interlocução. Pode-se dizer, a partir desta entrevista, que esta abordagem exige constantemente um pensar a si mesmo em processo individual e coletivo. A cadência de ouvir o outro, escrever de si, ler o outro, interpretar a si e ao outro, conduz para uma responsabilidade processual que inaugura pensar a pedagogia em seu mais profundo compromisso de produzir conhecimento. A história de vida, a narrativa, vai aparecendo não somente como uma descrição, mas como um pensamento analítico no campo pedagógico. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-09T02:36:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-06-09T02:36:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
EGGERT, Edla, PERES, Lúcia Maria Vaz. Conversando com Josso: encontros autoformadores. CADERNOS DE EDUCAÇÃO (UFPel), Pelotas, n.30, p.15-24, 2008. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/1754>. Acesso em: 08/06/2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5764 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2178-079X |
identifier_str_mv |
EGGERT, Edla, PERES, Lúcia Maria Vaz. Conversando com Josso: encontros autoformadores. CADERNOS DE EDUCAÇÃO (UFPel), Pelotas, n.30, p.15-24, 2008. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/1754>. Acesso em: 08/06/2020. 2178-079X |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5764 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5764/6/CONVERSANDO_COM_JOSSO.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5764/7/CONVERSANDO_COM_JOSSO.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5764/1/CONVERSANDO_COM_JOSSO.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5764/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5764/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5764/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5764/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
127be8be389c6ce416d6fb7b2219a8f2 0ed4a5a5afb7ae972d27b13f04078ada 6625bbd2f36b1da15aaa99235c29f46b 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710128577249280 |