Gerhard Richter e Herta Müller ou: quando as imagens se posicionam

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cuadros, Lóren Cristine Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4070
Resumo: O artista plástico alemão Gerhard Richter tem causado certa controvérsia com sua abordagem do Holocausto que utiliza a técnica da pintura abstrata. Uma de suas obras mais recentes, “Birkenau”, tem como pano de fundo as fotografias tiradas pelos prisioneiros judeus que integravam o Sonderkommando em 1944. Alguns críticos acusam o trabalho de Richter de esconder a verdade de Auschwitz. Por sua vez, o romance “Tudo o que tenho levo comigo”, da escritora romeno-alemã Herta Müller, é constituído por uma série de imagens poéticas que são produto da visão pictórica de seu narrador, Leo Auberg. Aos dezessete anos, o jovem romeno é deportado para um gulag após a ocupação de seu país pelas tropas soviéticas e encontra na observação da beleza dos elementos de seu cotidiano no campo de trabalhos forçados uma forma de resistir à violência física e psicológica a que é submetido. O presente trabalho tem como objetivo sugerir que em vez de encobrir os horrores dos campos de concentração e de trabalhos forçados, a estetização presente nas obras de Richter e Müller evidencia a crueldade dos crimes cometidos pelos nazistas e soviéticos.
id UFPL_36425cf08385e35ec9da0c0a9de9166e
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/4070
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2018-07-17T21:24:57Z2018-07-17T21:24:57Z2017-12-21CUADROS, Lóren Cristine Ferreira. Gerhard Richter e Herta Müller ou: quando as imagens se posicionam. 2017. 51 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4070O artista plástico alemão Gerhard Richter tem causado certa controvérsia com sua abordagem do Holocausto que utiliza a técnica da pintura abstrata. Uma de suas obras mais recentes, “Birkenau”, tem como pano de fundo as fotografias tiradas pelos prisioneiros judeus que integravam o Sonderkommando em 1944. Alguns críticos acusam o trabalho de Richter de esconder a verdade de Auschwitz. Por sua vez, o romance “Tudo o que tenho levo comigo”, da escritora romeno-alemã Herta Müller, é constituído por uma série de imagens poéticas que são produto da visão pictórica de seu narrador, Leo Auberg. Aos dezessete anos, o jovem romeno é deportado para um gulag após a ocupação de seu país pelas tropas soviéticas e encontra na observação da beleza dos elementos de seu cotidiano no campo de trabalhos forçados uma forma de resistir à violência física e psicológica a que é submetido. O presente trabalho tem como objetivo sugerir que em vez de encobrir os horrores dos campos de concentração e de trabalhos forçados, a estetização presente nas obras de Richter e Müller evidencia a crueldade dos crimes cometidos pelos nazistas e soviéticos.The German artist Gerhard Richter has caused some controversy through his use of the abstract painting technique to approach the Holocaust. One of his most recent works, “Birkenau”, uses as its background images the photographs taken by some of the Jewish prisoners who were part of the Sonderkommando group in 1944. Some critics accuse Richter of hiding Auschwitz’s truth. On its turn, “The Hunger Angel”, a novel by Romanian-born German author Herta Müller, consists of successive poetic imagery arising from the picturesque vision of its narrator, Leo Auberg. At the age of seventeen, the young Romanian is deported to a gulag after the occupation of his country by Soviet troops and finds in observing the beauty of the elements of his daily life at the forced labor camp a way of resisting the physical and psychological violence to which he is subjected. This research project aims to suggest that instead of concealing the horrors of the concentration and forced labor camps, the aestheticization found in Richter's and Müller's works emphasizes the cruelty of the crimes committed by the Nazis and Soviets.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFPelBrasilCentro de Letras e ComunicaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADAGerhard RichterGulagHerta MüllerHolocaustoLiteratura comparadaHolocaustComparative literatureGerhard Richter e Herta Müller ou: quando as imagens se posicionamGerhard Richter and Herta Müller or: when images take a stanceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/1275164513086810http://lattes.cnpq.br/1446597388661121Ribeiro, Helano Jader CavalcanteCuadros, Lóren Cristine Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Loren_Cristine_Ferreira_Cuadros.pdf.txtDissertacao_Loren_Cristine_Ferreira_Cuadros.pdf.txtExtracted texttext/plain228963http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4070/6/Dissertacao_Loren_Cristine_Ferreira_Cuadros.pdf.txt281cc15eed556a07fd85ddea58e5e401MD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Loren_Cristine_Ferreira_Cuadros.pdf.jpgDissertacao_Loren_Cristine_Ferreira_Cuadros.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1220http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4070/7/Dissertacao_Loren_Cristine_Ferreira_Cuadros.pdf.jpgb27df3fbcc4b63f0841754ec30b97147MD57open accessORIGINALDissertacao_Loren_Cristine_Ferreira_Cuadros.pdfDissertacao_Loren_Cristine_Ferreira_Cuadros.pdfapplication/pdf4331024http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4070/1/Dissertacao_Loren_Cristine_Ferreira_Cuadros.pdf6f0813758e58cdd14dc44163a7ad1238MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4070/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4070/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4070/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4070/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/40702023-07-13 03:34:42.301open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:34:42Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gerhard Richter e Herta Müller ou: quando as imagens se posicionam
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Gerhard Richter and Herta Müller or: when images take a stance
title Gerhard Richter e Herta Müller ou: quando as imagens se posicionam
spellingShingle Gerhard Richter e Herta Müller ou: quando as imagens se posicionam
Cuadros, Lóren Cristine Ferreira
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
Gerhard Richter
Gulag
Herta Müller
Holocausto
Literatura comparada
Holocaust
Comparative literature
title_short Gerhard Richter e Herta Müller ou: quando as imagens se posicionam
title_full Gerhard Richter e Herta Müller ou: quando as imagens se posicionam
title_fullStr Gerhard Richter e Herta Müller ou: quando as imagens se posicionam
title_full_unstemmed Gerhard Richter e Herta Müller ou: quando as imagens se posicionam
title_sort Gerhard Richter e Herta Müller ou: quando as imagens se posicionam
author Cuadros, Lóren Cristine Ferreira
author_facet Cuadros, Lóren Cristine Ferreira
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1275164513086810
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1446597388661121
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Helano Jader Cavalcante
dc.contributor.author.fl_str_mv Cuadros, Lóren Cristine Ferreira
contributor_str_mv Ribeiro, Helano Jader Cavalcante
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
Gerhard Richter
Gulag
Herta Müller
Holocausto
Literatura comparada
Holocaust
Comparative literature
dc.subject.por.fl_str_mv Gerhard Richter
Gulag
Herta Müller
Holocausto
Literatura comparada
Holocaust
Comparative literature
description O artista plástico alemão Gerhard Richter tem causado certa controvérsia com sua abordagem do Holocausto que utiliza a técnica da pintura abstrata. Uma de suas obras mais recentes, “Birkenau”, tem como pano de fundo as fotografias tiradas pelos prisioneiros judeus que integravam o Sonderkommando em 1944. Alguns críticos acusam o trabalho de Richter de esconder a verdade de Auschwitz. Por sua vez, o romance “Tudo o que tenho levo comigo”, da escritora romeno-alemã Herta Müller, é constituído por uma série de imagens poéticas que são produto da visão pictórica de seu narrador, Leo Auberg. Aos dezessete anos, o jovem romeno é deportado para um gulag após a ocupação de seu país pelas tropas soviéticas e encontra na observação da beleza dos elementos de seu cotidiano no campo de trabalhos forçados uma forma de resistir à violência física e psicológica a que é submetido. O presente trabalho tem como objetivo sugerir que em vez de encobrir os horrores dos campos de concentração e de trabalhos forçados, a estetização presente nas obras de Richter e Müller evidencia a crueldade dos crimes cometidos pelos nazistas e soviéticos.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-17T21:24:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-07-17T21:24:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CUADROS, Lóren Cristine Ferreira. Gerhard Richter e Herta Müller ou: quando as imagens se posicionam. 2017. 51 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4070
identifier_str_mv CUADROS, Lóren Cristine Ferreira. Gerhard Richter e Herta Müller ou: quando as imagens se posicionam. 2017. 51 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Letras e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4070/6/Dissertacao_Loren_Cristine_Ferreira_Cuadros.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4070/7/Dissertacao_Loren_Cristine_Ferreira_Cuadros.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4070/1/Dissertacao_Loren_Cristine_Ferreira_Cuadros.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4070/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4070/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4070/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4070/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 281cc15eed556a07fd85ddea58e5e401
b27df3fbcc4b63f0841754ec30b97147
6f0813758e58cdd14dc44163a7ad1238
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846902246866944