Tessituras do imaginário das infâncias: memórias docentes em aproximação com as artes visuais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ana Paula Necchi
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9471
Resumo: O presente estudo se propõe a analisar e refletir sobre as escolhas de práticas pedagógicas desenvolvidas no decorrer do Projeto Exposição dos Fotógrafos Aprendizes, vivenciado em autoria colaborativa com crianças de 5 anos a 5 anos e 11 meses, em turma de Educação Infantil em rede pública e municipal de ensino. As investigações estão norteadas pelo embasamento teórico recomendado nos encontros do PhotoGraphein - Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação. No contexto da pesquisa, concilio os papéis de pedagoga das infâncias e mestranda em Artes. No percurso docente com as infâncias, a escolha de práticas pedagógicas em aproximação com as artes visuais, possibilitam justificar a proposição do tema a ser pesquisado. Tendo em vista as tessituras do imaginário das infâncias como instrumento para promover o conhecimento sobre a formação docente no contexto de tais vivências no cotidiano escolar, entende-se por relevante a questão de pesquisa: Quais tessituras do imaginário das infâncias constroem o percurso de formação docente no que se refere às escolhas de práticas pedagógicas em aproximação com as Artes Visuais no cotidiano da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano)? O objetivo geral da pesquisa é contextualizar as experiências, os desafios e as concepções teóricas que indicam tais tessituras do imaginário das infâncias, numa perspectiva de pensar sobre a construção dos percursos da formação docente no contexto das escolhas de práticas pedagógicas em aproximação com as Artes Visuais. A fundamentação teórica propõe o diálogo com pesquisadores que se mobilizam a analisar a Educação, a Arte-educação e as Artes Visuais: Bondía (2002); Félix Guattari (1990); Jean-Jacques Wunenburguer (2008); Paulo Freire (2000); Marie-Christine Josso (2007); Walter Benjamin (1985); e ademais. Tais tessituras perpassam por caminhos que oportunizam aplicar a metodologia de pesquisa por abordagem experiencial, enquanto potente ferramenta investigativa diante do desenvolvimento de reflexões acerca da realidade imagética contemporânea e no exercício da criticidade desde tão tenra idade. As considerações finais, promovem reflexões para incentivar que mais pesquisadores divulguem seus estudos em contextos que reconheçam as tessituras do imaginário das infâncias como ponto de partida para a escolha de suas práticas pedagógicas.
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spelling 2023-05-24T15:07:33Z2023-05-24T15:07:33Z2023-03-31RIBEIRO, Ana Paula Necchi. Tessituras do imaginário das infâncias: memórias docentes em aproximação com as artes visuais. 2023. 119 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9471O presente estudo se propõe a analisar e refletir sobre as escolhas de práticas pedagógicas desenvolvidas no decorrer do Projeto Exposição dos Fotógrafos Aprendizes, vivenciado em autoria colaborativa com crianças de 5 anos a 5 anos e 11 meses, em turma de Educação Infantil em rede pública e municipal de ensino. As investigações estão norteadas pelo embasamento teórico recomendado nos encontros do PhotoGraphein - Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação. No contexto da pesquisa, concilio os papéis de pedagoga das infâncias e mestranda em Artes. No percurso docente com as infâncias, a escolha de práticas pedagógicas em aproximação com as artes visuais, possibilitam justificar a proposição do tema a ser pesquisado. Tendo em vista as tessituras do imaginário das infâncias como instrumento para promover o conhecimento sobre a formação docente no contexto de tais vivências no cotidiano escolar, entende-se por relevante a questão de pesquisa: Quais tessituras do imaginário das infâncias constroem o percurso de formação docente no que se refere às escolhas de práticas pedagógicas em aproximação com as Artes Visuais no cotidiano da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano)? O objetivo geral da pesquisa é contextualizar as experiências, os desafios e as concepções teóricas que indicam tais tessituras do imaginário das infâncias, numa perspectiva de pensar sobre a construção dos percursos da formação docente no contexto das escolhas de práticas pedagógicas em aproximação com as Artes Visuais. A fundamentação teórica propõe o diálogo com pesquisadores que se mobilizam a analisar a Educação, a Arte-educação e as Artes Visuais: Bondía (2002); Félix Guattari (1990); Jean-Jacques Wunenburguer (2008); Paulo Freire (2000); Marie-Christine Josso (2007); Walter Benjamin (1985); e ademais. Tais tessituras perpassam por caminhos que oportunizam aplicar a metodologia de pesquisa por abordagem experiencial, enquanto potente ferramenta investigativa diante do desenvolvimento de reflexões acerca da realidade imagética contemporânea e no exercício da criticidade desde tão tenra idade. As considerações finais, promovem reflexões para incentivar que mais pesquisadores divulguem seus estudos em contextos que reconheçam as tessituras do imaginário das infâncias como ponto de partida para a escolha de suas práticas pedagógicas.The presente study proposes to analyze and reflect on the choices of pedagogical practices developed during the Project Exposure of Apprentice Photographers, experienced in collaborative authorship with children aged 5 years to 5 years and 11 months, in an Early Childhood Education class in public schools and municipal education. The investigations are guided by the theoretical basis recommended in the meetings of PhotoGraphein - Research Center for Photography and Education. In the contexto of the research, I reconcilie the roles of childhood educator and Master’s student in Arts. In the teaching path with childhoods, the choice of pedagogical practices in approximation with the visual arts, make it possible to justify the proposition of the theme to be researched. Bearing in mind the tessitures of childhood imagination as an instrument to promote knowledge about teacher training in the contexto of such experiences in everyday school life, the research question is considered relevant: What tessitures of childhood imagination build the course of teacher training with regard to the choices of teacher pedagogical practices in approximation with the Visual Arts in the daily life of Early Childhood Education and the Early Years of Elementary School I (1st to 5 th year)? The general objective of the research is to contextualize the experiences, challenges and theoretical conceptions that indicate such fabrics of childhood imaginary, in a perspective of thinking about the construction of teacher training paths in the contexto of choices of pedagogical practices in approximation with the Visual Arts. The theoretical foundation proposes a dialogue with researchers who are mobilized to analyze Education, Art-Education and the Visual Arts: Bondía (2002); Félix Guattari (1990); Jean-Jacques Wunenburguer (2008); Paulo Freire (2000); Marie-Christine Josso (2007); Walter Benjamin (1985); and beyond. Such tessitures run through paths that make it possible to apply the research methodology through na experiential approach, as a powerful investigative tool in the face of the development of reflections about the contemporary imagery reality and in the exercise of criticality from such na early age. The final considerations promote reflections to encourage more researchers to disseminate their studies in contexts that recognize the tessitures of childhood imagination as a starting point for choosing their pedagogical practices.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFPelBrasilCentro de ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESCultura visualFormação docenteFotografiasImaginárioInfânciasChildhoodsImaginaryPhotographsTeacher trainingVisual cultureTessituras do imaginário das infâncias: memórias docentes em aproximação com as artes visuais.Tessitures of childhood imaginary: teaching memories in approach to the visual artsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/0685125200987489http://lattes.cnpq.br/4898554772122279Brandão, Cláudia Mariza MattosRibeiro, Ana Paula Necchiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTAna_Paula_Necchi_Ribeiro_Dissertação.pdf.txtAna_Paula_Necchi_Ribeiro_Dissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain250654http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9471/6/Ana_Paula_Necchi_Ribeiro_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt42f8d69c3cedab05482acc1d7ca44570MD56open accessTHUMBNAILAna_Paula_Necchi_Ribeiro_Dissertação.pdf.jpgAna_Paula_Necchi_Ribeiro_Dissertação.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1168http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9471/7/Ana_Paula_Necchi_Ribeiro_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg8ee2d618c4f139135b57aad0830352e8MD57open accessORIGINALAna_Paula_Necchi_Ribeiro_Dissertação.pdfAna_Paula_Necchi_Ribeiro_Dissertação.pdfapplication/pdf3791472http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9471/1/Ana_Paula_Necchi_Ribeiro_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdfbd3157dbfdf3a70f26a7272f439e6ac4MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-843http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9471/2/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9471/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9471/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9471/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/94712023-07-13 03:42:38.222open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/9471VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:42:38Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
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