[RevisitAções Poéticas] Apropriar, Citar, Recontextualizar: procedimentos de um artista em experimentação.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8492 |
Resumo: | Esta dissertação busca estabelecer uma reflexão referente a duas propostas desenvolvidas durante o curso de mestrado em Artes Visuais da UFPEL, a primeira uma série de quatro trabalhos intitulada Visitas, e a segunda uma proposta intitulada Mini Kit Curatorial para projeto expográfico no ambiente urbano. Foram analisados os processos criativos destas propostas, o uso da autoimagem e de imagens apropriadas e citadas de outros artistas, bem como abordados procedimentos de citacionismo, apropriação, participação e outras práticas artísticas que emergem dos dois diferentes trabalhos. Deste modo, o texto abarca o conceito de revisitação, que concentra um ponto interseccional destas produções e do qual engloba os procedimentos citados e os desdobramentos destes processos que culminam na recontextualização das imagens e reverberam também como potência na recontextualização do olhar sobre as coisas, do olhar poético e sensível sobre o espaço público e da relação do outro com as propostas aqui exibidas. Somado a isto, aponta-se como convergência além dos procedimentos mencionados, a ironia como ponto que aproxima as diferentes formas poéticas - desenho, serigrafia, múltiplo, proposta de curadoria participativa - na tentativa de refletir sobre estes diversos vieses dos trabalhos apresentados. Como base teórica encontra apoio em Nicolas Bourriaud, Tadeu Chiarelli, Stuart Hall, Michel Foucault, Katia Canton, Francesco Careri, Karina Dias, Giorgio Agamben, Gilles Deleuze, Julio Plaza, Marília Panitz e outros. Como referências artísticas temos o aporte de Michele Martines, Eduarda Gonçalves, Hélio Fervenza, Michel Zózimo e Ricardo Basbaum. Assim, o presente texto é uma reflexão sobre a própria posição de artista em formação e sobre o processo de experimentar, se relacionar e atuar na atividade artística, em torno das várias possibilidades que o meio pode proporcionar, pela visão poética de um artista que habita a região sul do Brasil. |
id |
UFPL_379880261024136fca14aefb0d92d4ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/8492 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-06-22T15:01:55Z2022-06-152022-06-22T15:01:55Z2022-03-15PINTO, Thiago Ligabue. [RevisitAções Poéticas] Apropriar, Citar, Recontextualizar: procedimentos de um artista em experimentação. 2022. 127 f. Dissertação. (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2022.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8492Esta dissertação busca estabelecer uma reflexão referente a duas propostas desenvolvidas durante o curso de mestrado em Artes Visuais da UFPEL, a primeira uma série de quatro trabalhos intitulada Visitas, e a segunda uma proposta intitulada Mini Kit Curatorial para projeto expográfico no ambiente urbano. Foram analisados os processos criativos destas propostas, o uso da autoimagem e de imagens apropriadas e citadas de outros artistas, bem como abordados procedimentos de citacionismo, apropriação, participação e outras práticas artísticas que emergem dos dois diferentes trabalhos. Deste modo, o texto abarca o conceito de revisitação, que concentra um ponto interseccional destas produções e do qual engloba os procedimentos citados e os desdobramentos destes processos que culminam na recontextualização das imagens e reverberam também como potência na recontextualização do olhar sobre as coisas, do olhar poético e sensível sobre o espaço público e da relação do outro com as propostas aqui exibidas. Somado a isto, aponta-se como convergência além dos procedimentos mencionados, a ironia como ponto que aproxima as diferentes formas poéticas - desenho, serigrafia, múltiplo, proposta de curadoria participativa - na tentativa de refletir sobre estes diversos vieses dos trabalhos apresentados. Como base teórica encontra apoio em Nicolas Bourriaud, Tadeu Chiarelli, Stuart Hall, Michel Foucault, Katia Canton, Francesco Careri, Karina Dias, Giorgio Agamben, Gilles Deleuze, Julio Plaza, Marília Panitz e outros. Como referências artísticas temos o aporte de Michele Martines, Eduarda Gonçalves, Hélio Fervenza, Michel Zózimo e Ricardo Basbaum. Assim, o presente texto é uma reflexão sobre a própria posição de artista em formação e sobre o processo de experimentar, se relacionar e atuar na atividade artística, em torno das várias possibilidades que o meio pode proporcionar, pela visão poética de um artista que habita a região sul do Brasil.This dissertation seeks to establish a reflection on two proposals developed during the Master's course in Visual Arts at UFPEL, the first a series of four works entitled Visits, and the second a proposal entitled Mini Curatorial Kit for an expographic project in the urban environment. The creative processes of these proposals, the use of self-image and appropriate and cited images from other artists were analyzed, as well as procedures of citationism, appropriation, participation and other artistic practices that emerge from the two different works. In this way, the text embraces the concept of revisitation, which concentrates an intersectional point of these productions and from which it encompasses the cited procedures and the unfolding of these processes that culminate in the recontextualization of images and also reverberate as a power in the recontextualization of the look on things, of the poetic and sensitive look at the public space and the relationship of the other with the proposals shown here. Added to this, irony as a point that brings together the different poetic forms - drawing, serigraphy, multiple, participatory curatorship proposal - is pointed out as a convergence, in an attempt to reflect on these various biases of the works presented. As a theoretical basis, it finds support in Nicolas Bourriaud, Tadeu Chiarelli, Stuart Hall, Michel Foucault, Katia Canton, Francesco Careri, Karina Dias, Giorgio Agamben, Gilles Deleuze, Julio Plaza, Marília Panitz and others. As artistic references we have the contribution of Michele Martines, Eduarda Gonçalves, Hélio Fervenza, Michel Zózimo and Ricardo Basbaum. Thus, the present text is a reflection on the position of an artist in formation and on the process of experimenting, relating and acting in the artistic activity, around the various possibilities that the medium can provide, through the poetic vision of an artist who inhabits the southern region of Brazil.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFPelBrasilCentro de ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESCitaçãoVisitaApropriaçãoParticipaçãoRevisitaçãoCitationVisitAppropriationParticipationRevisitation[RevisitAções Poéticas] Apropriar, Citar, Recontextualizar: procedimentos de um artista em experimentação.[Poetic RevisitAtions] Appropriate, Citation, Recontextualize: procedures of an experimenting artist.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/0612620119530565http://lattes.cnpq.br/4833048616847907Senna, Nádia da Cruzhttp://lattes.cnpq.br/6259571036663263Monsell, Alice JeanPinto, Thiago Ligabueinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Thiago_Ligabue_Pinto.pdf.txtDissertacao_Thiago_Ligabue_Pinto.pdf.txtExtracted texttext/plain236887http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8492/6/Dissertacao_Thiago_Ligabue_Pinto.pdf.txta9e319284da0610e41c9c71395dc264dMD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Thiago_Ligabue_Pinto.pdf.jpgDissertacao_Thiago_Ligabue_Pinto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1233http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8492/7/Dissertacao_Thiago_Ligabue_Pinto.pdf.jpgf6c32bf3132cc671fb1fbefeb06575b6MD57open accessORIGINALDissertacao_Thiago_Ligabue_Pinto.pdfDissertacao_Thiago_Ligabue_Pinto.pdfapplication/pdf5446303http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8492/1/Dissertacao_Thiago_Ligabue_Pinto.pdf67bb1cf0e5881dd9ad4315662a10bff5MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8492/2/license_url924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415MD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8492/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8492/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8492/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/84922023-07-13 03:18:29.751open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:18:29Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
[RevisitAções Poéticas] Apropriar, Citar, Recontextualizar: procedimentos de um artista em experimentação. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
[Poetic RevisitAtions] Appropriate, Citation, Recontextualize: procedures of an experimenting artist. |
title |
[RevisitAções Poéticas] Apropriar, Citar, Recontextualizar: procedimentos de um artista em experimentação. |
spellingShingle |
[RevisitAções Poéticas] Apropriar, Citar, Recontextualizar: procedimentos de um artista em experimentação. Pinto, Thiago Ligabue CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Citação Visita Apropriação Participação Revisitação Citation Visit Appropriation Participation Revisitation |
title_short |
[RevisitAções Poéticas] Apropriar, Citar, Recontextualizar: procedimentos de um artista em experimentação. |
title_full |
[RevisitAções Poéticas] Apropriar, Citar, Recontextualizar: procedimentos de um artista em experimentação. |
title_fullStr |
[RevisitAções Poéticas] Apropriar, Citar, Recontextualizar: procedimentos de um artista em experimentação. |
title_full_unstemmed |
[RevisitAções Poéticas] Apropriar, Citar, Recontextualizar: procedimentos de um artista em experimentação. |
title_sort |
[RevisitAções Poéticas] Apropriar, Citar, Recontextualizar: procedimentos de um artista em experimentação. |
author |
Pinto, Thiago Ligabue |
author_facet |
Pinto, Thiago Ligabue |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0612620119530565 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4833048616847907 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Senna, Nádia da Cruz |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6259571036663263 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Monsell, Alice Jean |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Thiago Ligabue |
contributor_str_mv |
Senna, Nádia da Cruz Monsell, Alice Jean |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Citação Visita Apropriação Participação Revisitação Citation Visit Appropriation Participation Revisitation |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Citação Visita Apropriação Participação Revisitação Citation Visit Appropriation Participation Revisitation |
description |
Esta dissertação busca estabelecer uma reflexão referente a duas propostas desenvolvidas durante o curso de mestrado em Artes Visuais da UFPEL, a primeira uma série de quatro trabalhos intitulada Visitas, e a segunda uma proposta intitulada Mini Kit Curatorial para projeto expográfico no ambiente urbano. Foram analisados os processos criativos destas propostas, o uso da autoimagem e de imagens apropriadas e citadas de outros artistas, bem como abordados procedimentos de citacionismo, apropriação, participação e outras práticas artísticas que emergem dos dois diferentes trabalhos. Deste modo, o texto abarca o conceito de revisitação, que concentra um ponto interseccional destas produções e do qual engloba os procedimentos citados e os desdobramentos destes processos que culminam na recontextualização das imagens e reverberam também como potência na recontextualização do olhar sobre as coisas, do olhar poético e sensível sobre o espaço público e da relação do outro com as propostas aqui exibidas. Somado a isto, aponta-se como convergência além dos procedimentos mencionados, a ironia como ponto que aproxima as diferentes formas poéticas - desenho, serigrafia, múltiplo, proposta de curadoria participativa - na tentativa de refletir sobre estes diversos vieses dos trabalhos apresentados. Como base teórica encontra apoio em Nicolas Bourriaud, Tadeu Chiarelli, Stuart Hall, Michel Foucault, Katia Canton, Francesco Careri, Karina Dias, Giorgio Agamben, Gilles Deleuze, Julio Plaza, Marília Panitz e outros. Como referências artísticas temos o aporte de Michele Martines, Eduarda Gonçalves, Hélio Fervenza, Michel Zózimo e Ricardo Basbaum. Assim, o presente texto é uma reflexão sobre a própria posição de artista em formação e sobre o processo de experimentar, se relacionar e atuar na atividade artística, em torno das várias possibilidades que o meio pode proporcionar, pela visão poética de um artista que habita a região sul do Brasil. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-22T15:01:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-06-15 2022-06-22T15:01:55Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-03-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PINTO, Thiago Ligabue. [RevisitAções Poéticas] Apropriar, Citar, Recontextualizar: procedimentos de um artista em experimentação. 2022. 127 f. Dissertação. (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8492 |
identifier_str_mv |
PINTO, Thiago Ligabue. [RevisitAções Poéticas] Apropriar, Citar, Recontextualizar: procedimentos de um artista em experimentação. 2022. 127 f. Dissertação. (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2022. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8492 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPel |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8492/6/Dissertacao_Thiago_Ligabue_Pinto.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8492/7/Dissertacao_Thiago_Ligabue_Pinto.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8492/1/Dissertacao_Thiago_Ligabue_Pinto.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8492/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8492/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8492/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8492/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a9e319284da0610e41c9c71395dc264d f6c32bf3132cc671fb1fbefeb06575b6 67bb1cf0e5881dd9ad4315662a10bff5 924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710085151522816 |