Terceiro espaço de formação: contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11681 https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.620 |
Resumo: | Ao compreender o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) como um terceiro espaço de formação, local de interlocução entre escola e universidade, o presente estudo teve como objetivo identificar a percepção dos/as formandos/as em Educação Física sobre a contribuição do ECS na sua formação inicial e preparação para a docência. Participaram 20 formandos/as de um curso diurno de Licenciatura em Educação Física, respondendo a um questionário on-line. Para organização do corpus, foi utilizado o NVivo, seguido da Análise Textual Discursiva, a qual resultou em três categorias finais: Atribuições da docência; Formação profissional por dentro da escola; Relação da teoria e da prática. Dentre os principais achados, estão a importância do ECS na vivência e aprendizagem da docência, assim como uma oportunidade de estar no ambiente escolar, discutindo teoria e prática, tanto com os/as docentes da universidade quanto da escola, e enfatizando o ECS como um potencial terceiro espaço de formação. |
id |
UFPL_3c0db27a6ae2ff3d667426fc3dcd27b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/11681 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2024-01-19T12:27:01Z2024-01-19T12:27:01Z2022SILVA, P. R. L. ; MONTIEL, F. C. ; PINHEIRO, E. S. . Terceiro espaço de formação: contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente. FORMAÇÃO DOCENTE, v. 14, p. 215-228, 2022. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/620. Acesso em: 18 jan. 2024http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11681https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.620Ao compreender o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) como um terceiro espaço de formação, local de interlocução entre escola e universidade, o presente estudo teve como objetivo identificar a percepção dos/as formandos/as em Educação Física sobre a contribuição do ECS na sua formação inicial e preparação para a docência. Participaram 20 formandos/as de um curso diurno de Licenciatura em Educação Física, respondendo a um questionário on-line. Para organização do corpus, foi utilizado o NVivo, seguido da Análise Textual Discursiva, a qual resultou em três categorias finais: Atribuições da docência; Formação profissional por dentro da escola; Relação da teoria e da prática. Dentre os principais achados, estão a importância do ECS na vivência e aprendizagem da docência, assim como uma oportunidade de estar no ambiente escolar, discutindo teoria e prática, tanto com os/as docentes da universidade quanto da escola, e enfatizando o ECS como um potencial terceiro espaço de formação.porEd. AutênticaCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessEscolaProfessoresFormação InicialThird spaceInternshipInitial formationColegioMaestrosFormación inicialTerceiro espaço de formação: contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discenteThird training space: contributions of the supervised curricular internship from the student perspectiveTercer espacio de formación: aportes de la pasantía curricular supervisada desde la perspectiva del estudianteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleSilva, Patrícia da Rosa Louzada daMontiel, Fabiana CelentePinheiro, Eraldo dos Santosreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11681/2/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD52open accessORIGINALTerceiro espaço de formação Contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente.pdfTerceiro espaço de formação Contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente.pdfapplication/pdf457566http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11681/1/Terceiro%20espa%c3%a7o%20de%20forma%c3%a7%c3%a3o%20Contribui%c3%a7%c3%b5es%20do%20est%c3%a1gio%20curricular%20supervisionado%20na%20perspectiva%20discente.pdfaec13b1bf45e1c4951422b5a30d04557MD51open accessTEXTTerceiro espaço de formação Contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente.pdf.txtTerceiro espaço de formação Contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente.pdf.txtExtracted texttext/plain47736http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11681/3/Terceiro%20espa%c3%a7o%20de%20forma%c3%a7%c3%a3o%20Contribui%c3%a7%c3%b5es%20do%20est%c3%a1gio%20curricular%20supervisionado%20na%20perspectiva%20discente.pdf.txtbb3c4bda893290f7e3e40d7a3d6f45c9MD53open accessTHUMBNAILTerceiro espaço de formação Contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente.pdf.jpgTerceiro espaço de formação Contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1508http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11681/4/Terceiro%20espa%c3%a7o%20de%20forma%c3%a7%c3%a3o%20Contribui%c3%a7%c3%b5es%20do%20est%c3%a1gio%20curricular%20supervisionado%20na%20perspectiva%20discente.pdf.jpg1d6129e80b989a62dc7fdb4d8c8e493dMD54open accessprefix/116812024-01-20 03:01:34.762open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/11681VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2024-01-20T06:01:34Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Terceiro espaço de formação: contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Third training space: contributions of the supervised curricular internship from the student perspective Tercer espacio de formación: aportes de la pasantía curricular supervisada desde la perspectiva del estudiante |
title |
Terceiro espaço de formação: contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente |
spellingShingle |
Terceiro espaço de formação: contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente Silva, Patrícia da Rosa Louzada da Escola Professores Formação Inicial Third space Internship Initial formation Colegio Maestros Formación inicial |
title_short |
Terceiro espaço de formação: contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente |
title_full |
Terceiro espaço de formação: contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente |
title_fullStr |
Terceiro espaço de formação: contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente |
title_full_unstemmed |
Terceiro espaço de formação: contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente |
title_sort |
Terceiro espaço de formação: contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente |
author |
Silva, Patrícia da Rosa Louzada da |
author_facet |
Silva, Patrícia da Rosa Louzada da Montiel, Fabiana Celente Pinheiro, Eraldo dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Montiel, Fabiana Celente Pinheiro, Eraldo dos Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Patrícia da Rosa Louzada da Montiel, Fabiana Celente Pinheiro, Eraldo dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Professores Formação Inicial Third space Internship Initial formation Colegio Maestros Formación inicial |
topic |
Escola Professores Formação Inicial Third space Internship Initial formation Colegio Maestros Formación inicial |
description |
Ao compreender o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) como um terceiro espaço de formação, local de interlocução entre escola e universidade, o presente estudo teve como objetivo identificar a percepção dos/as formandos/as em Educação Física sobre a contribuição do ECS na sua formação inicial e preparação para a docência. Participaram 20 formandos/as de um curso diurno de Licenciatura em Educação Física, respondendo a um questionário on-line. Para organização do corpus, foi utilizado o NVivo, seguido da Análise Textual Discursiva, a qual resultou em três categorias finais: Atribuições da docência; Formação profissional por dentro da escola; Relação da teoria e da prática. Dentre os principais achados, estão a importância do ECS na vivência e aprendizagem da docência, assim como uma oportunidade de estar no ambiente escolar, discutindo teoria e prática, tanto com os/as docentes da universidade quanto da escola, e enfatizando o ECS como um potencial terceiro espaço de formação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-19T12:27:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-01-19T12:27:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, P. R. L. ; MONTIEL, F. C. ; PINHEIRO, E. S. . Terceiro espaço de formação: contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente. FORMAÇÃO DOCENTE, v. 14, p. 215-228, 2022. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/620. Acesso em: 18 jan. 2024 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11681 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.620 |
identifier_str_mv |
SILVA, P. R. L. ; MONTIEL, F. C. ; PINHEIRO, E. S. . Terceiro espaço de formação: contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente. FORMAÇÃO DOCENTE, v. 14, p. 215-228, 2022. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/620. Acesso em: 18 jan. 2024 |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11681 https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.620 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC BY-NC-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC BY-NC-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ed. Autêntica |
publisher.none.fl_str_mv |
Ed. Autêntica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11681/2/license.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11681/1/Terceiro%20espa%c3%a7o%20de%20forma%c3%a7%c3%a3o%20Contribui%c3%a7%c3%b5es%20do%20est%c3%a1gio%20curricular%20supervisionado%20na%20perspectiva%20discente.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11681/3/Terceiro%20espa%c3%a7o%20de%20forma%c3%a7%c3%a3o%20Contribui%c3%a7%c3%b5es%20do%20est%c3%a1gio%20curricular%20supervisionado%20na%20perspectiva%20discente.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11681/4/Terceiro%20espa%c3%a7o%20de%20forma%c3%a7%c3%a3o%20Contribui%c3%a7%c3%b5es%20do%20est%c3%a1gio%20curricular%20supervisionado%20na%20perspectiva%20discente.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b aec13b1bf45e1c4951422b5a30d04557 bb3c4bda893290f7e3e40d7a3d6f45c9 1d6129e80b989a62dc7fdb4d8c8e493d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710144072056832 |