Terceiro espaço de formação: contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Patrícia da Rosa Louzada da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Montiel, Fabiana Celente, Pinheiro, Eraldo dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11681
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.620
Resumo: Ao compreender o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) como um terceiro espaço de formação, local de interlocução entre escola e universidade, o presente estudo teve como objetivo identificar a percepção dos/as formandos/as em Educação Física sobre a contribuição do ECS na sua formação inicial e preparação para a docência. Participaram 20 formandos/as de um curso diurno de Licenciatura em Educação Física, respondendo a um questionário on-line. Para organização do corpus, foi utilizado o NVivo, seguido da Análise Textual Discursiva, a qual resultou em três categorias finais: Atribuições da docência; Formação profissional por dentro da escola; Relação da teoria e da prática. Dentre os principais achados, estão a importância do ECS na vivência e aprendizagem da docência, assim como uma oportunidade de estar no ambiente escolar, discutindo teoria e prática, tanto com os/as docentes da universidade quanto da escola, e enfatizando o ECS como um potencial terceiro espaço de formação.
id UFPL_3c0db27a6ae2ff3d667426fc3dcd27b6
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/11681
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2024-01-19T12:27:01Z2024-01-19T12:27:01Z2022SILVA, P. R. L. ; MONTIEL, F. C. ; PINHEIRO, E. S. . Terceiro espaço de formação: contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente. FORMAÇÃO DOCENTE, v. 14, p. 215-228, 2022. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/620. Acesso em: 18 jan. 2024http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11681https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.620Ao compreender o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) como um terceiro espaço de formação, local de interlocução entre escola e universidade, o presente estudo teve como objetivo identificar a percepção dos/as formandos/as em Educação Física sobre a contribuição do ECS na sua formação inicial e preparação para a docência. Participaram 20 formandos/as de um curso diurno de Licenciatura em Educação Física, respondendo a um questionário on-line. Para organização do corpus, foi utilizado o NVivo, seguido da Análise Textual Discursiva, a qual resultou em três categorias finais: Atribuições da docência; Formação profissional por dentro da escola; Relação da teoria e da prática. Dentre os principais achados, estão a importância do ECS na vivência e aprendizagem da docência, assim como uma oportunidade de estar no ambiente escolar, discutindo teoria e prática, tanto com os/as docentes da universidade quanto da escola, e enfatizando o ECS como um potencial terceiro espaço de formação.porEd. AutênticaCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessEscolaProfessoresFormação InicialThird spaceInternshipInitial formationColegioMaestrosFormación inicialTerceiro espaço de formação: contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discenteThird training space: contributions of the supervised curricular internship from the student perspectiveTercer espacio de formación: aportes de la pasantía curricular supervisada desde la perspectiva del estudianteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleSilva, Patrícia da Rosa Louzada daMontiel, Fabiana CelentePinheiro, Eraldo dos Santosreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11681/2/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD52open accessORIGINALTerceiro espaço de formação Contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente.pdfTerceiro espaço de formação Contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente.pdfapplication/pdf457566http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11681/1/Terceiro%20espa%c3%a7o%20de%20forma%c3%a7%c3%a3o%20Contribui%c3%a7%c3%b5es%20do%20est%c3%a1gio%20curricular%20supervisionado%20na%20perspectiva%20discente.pdfaec13b1bf45e1c4951422b5a30d04557MD51open accessTEXTTerceiro espaço de formação Contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente.pdf.txtTerceiro espaço de formação Contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente.pdf.txtExtracted texttext/plain47736http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11681/3/Terceiro%20espa%c3%a7o%20de%20forma%c3%a7%c3%a3o%20Contribui%c3%a7%c3%b5es%20do%20est%c3%a1gio%20curricular%20supervisionado%20na%20perspectiva%20discente.pdf.txtbb3c4bda893290f7e3e40d7a3d6f45c9MD53open accessTHUMBNAILTerceiro espaço de formação Contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente.pdf.jpgTerceiro espaço de formação Contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1508http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11681/4/Terceiro%20espa%c3%a7o%20de%20forma%c3%a7%c3%a3o%20Contribui%c3%a7%c3%b5es%20do%20est%c3%a1gio%20curricular%20supervisionado%20na%20perspectiva%20discente.pdf.jpg1d6129e80b989a62dc7fdb4d8c8e493dMD54open accessprefix/116812024-01-20 03:01:34.762open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/11681VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2024-01-20T06:01:34Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Terceiro espaço de formação: contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Third training space: contributions of the supervised curricular internship from the student perspective
Tercer espacio de formación: aportes de la pasantía curricular supervisada desde la perspectiva del estudiante
title Terceiro espaço de formação: contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente
spellingShingle Terceiro espaço de formação: contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente
Silva, Patrícia da Rosa Louzada da
Escola
Professores
Formação Inicial
Third space
Internship
Initial formation
Colegio
Maestros
Formación inicial
title_short Terceiro espaço de formação: contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente
title_full Terceiro espaço de formação: contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente
title_fullStr Terceiro espaço de formação: contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente
title_full_unstemmed Terceiro espaço de formação: contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente
title_sort Terceiro espaço de formação: contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente
author Silva, Patrícia da Rosa Louzada da
author_facet Silva, Patrícia da Rosa Louzada da
Montiel, Fabiana Celente
Pinheiro, Eraldo dos Santos
author_role author
author2 Montiel, Fabiana Celente
Pinheiro, Eraldo dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Patrícia da Rosa Louzada da
Montiel, Fabiana Celente
Pinheiro, Eraldo dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Professores
Formação Inicial
Third space
Internship
Initial formation
Colegio
Maestros
Formación inicial
topic Escola
Professores
Formação Inicial
Third space
Internship
Initial formation
Colegio
Maestros
Formación inicial
description Ao compreender o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) como um terceiro espaço de formação, local de interlocução entre escola e universidade, o presente estudo teve como objetivo identificar a percepção dos/as formandos/as em Educação Física sobre a contribuição do ECS na sua formação inicial e preparação para a docência. Participaram 20 formandos/as de um curso diurno de Licenciatura em Educação Física, respondendo a um questionário on-line. Para organização do corpus, foi utilizado o NVivo, seguido da Análise Textual Discursiva, a qual resultou em três categorias finais: Atribuições da docência; Formação profissional por dentro da escola; Relação da teoria e da prática. Dentre os principais achados, estão a importância do ECS na vivência e aprendizagem da docência, assim como uma oportunidade de estar no ambiente escolar, discutindo teoria e prática, tanto com os/as docentes da universidade quanto da escola, e enfatizando o ECS como um potencial terceiro espaço de formação.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-19T12:27:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-19T12:27:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, P. R. L. ; MONTIEL, F. C. ; PINHEIRO, E. S. . Terceiro espaço de formação: contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente. FORMAÇÃO DOCENTE, v. 14, p. 215-228, 2022. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/620. Acesso em: 18 jan. 2024
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11681
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.620
identifier_str_mv SILVA, P. R. L. ; MONTIEL, F. C. ; PINHEIRO, E. S. . Terceiro espaço de formação: contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente. FORMAÇÃO DOCENTE, v. 14, p. 215-228, 2022. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/620. Acesso em: 18 jan. 2024
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11681
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC BY-NC-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC BY-NC-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Ed. Autêntica
publisher.none.fl_str_mv Ed. Autêntica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11681/2/license.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11681/1/Terceiro%20espa%c3%a7o%20de%20forma%c3%a7%c3%a3o%20Contribui%c3%a7%c3%b5es%20do%20est%c3%a1gio%20curricular%20supervisionado%20na%20perspectiva%20discente.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11681/3/Terceiro%20espa%c3%a7o%20de%20forma%c3%a7%c3%a3o%20Contribui%c3%a7%c3%b5es%20do%20est%c3%a1gio%20curricular%20supervisionado%20na%20perspectiva%20discente.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/11681/4/Terceiro%20espa%c3%a7o%20de%20forma%c3%a7%c3%a3o%20Contribui%c3%a7%c3%b5es%20do%20est%c3%a1gio%20curricular%20supervisionado%20na%20perspectiva%20discente.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
aec13b1bf45e1c4951422b5a30d04557
bb3c4bda893290f7e3e40d7a3d6f45c9
1d6129e80b989a62dc7fdb4d8c8e493d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1813710144072056832