Meu corpo, minha arte: (des) construção de imaginários através da poética.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8121 |
Resumo: | O presente trabalho investiga a poética como meio (des) construtor de imaginários. A questão da pesquisa versa sobre as contribuições da Arte Contemporânea para o (auto) reconhecimento e (auto) aceitação dos sujeitos. A justificativa parte da reflexão de que é necessária uma compreensão ampliada acerca do contexto histórico-social, para, então, reivindicar melhorias a fim de melhorar a realidade. Essa pesquisa surge do incômodo pessoal frente à onda de preconceito, discriminação e falta de oportunidades para pessoas fora do padrão. Objetiva-se estimular reflexões a partir da produção poética artivista, tendo como objetivos específicos: investigar sobre as representações do corpo historicamente; problematizar a configuração dos “padrões de beleza”; realizar uma discussão acerca da potência narrativa da Arte Contemporânea; dissertar sobre a pesquisa poética autobiográfica, criando a exposição virtual intitulada “Liberte-se”; analisar as respostas obtidas das pesquisas de mediação da exposição; bem como entrevistar cinco artistas (Amora Ju, Be Leite, Mariana Corteze, Mirna Gonçalves e Priscilla Lampazzi) que produzam obras artivistas, para, então, verificar suas motivações e relações com o público. A pesquisa também aborda questões acerca dos corpos, corpo gordo, sexualidade e gênero, destacando reflexões sobre as Artes Visuais e sociedade, e como a representatividade da diversidade de identidades contemporâneas faz diferença nos valores do imaginário. O embasamento teórico conta com Denise Bernuzzi Sant’anna (2005) e Naomi Wolf (2018) em relação ao contexto sócio-histórico das representações dos corpos; Michel Maffesoli (2008) e Gilbert Durand (1993; 1997; 2001) para conceituar imaginário e símbolo; Juremir Machado da Silva (2006) para complementar o conceito de imaginário, levando para a era contemporânea com as tecnologias do imaginário; John Dewey (2010) para abordar as obras enquanto possíveis experiências estéticas; Félix Guattari e Suely Rolnik (1996) para tratar sobre os objetos artísticos com viés político de transgressão enquanto ações micropolíticas; Félix Guattari (2011) com o conceito de ecosofia e; Maria-Christine Josso (1991; 2004; 2007) entrelaçando a formação do sujeito com as produções, bem como abordar as produções como parte de uma pesquisa poética autobiográfica. A pesquisa obteve como principal resultado a confirmação de que as obras visuais contribuem para a identificação dos espectadores, bem como com a sua autoaceitação, a partir das significações e reflexões instigadas pelas produções, de forma a dar visibilidade. Sendo assim, é possível afirmar que, ao promover uma nova construção de valores e comportamentos acerca de si, as artes visuais podem estimular articulações ético-estéticas de desconstrução dos imaginários, auxiliando para a ruptura de valores morais e sociais excludentes e a ressignificação de valores mais inclusivos. |
id |
UFPL_3d9f6645bd9a9ad1dc78f2f89c703126 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/8121 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-01-13T18:17:57Z2021-12-272022-01-13T18:17:57Z2021-11-25CARRARA, Dhara Fernanda Nunes. Meu corpo, minha arte: (Des) Construção de imaginários através da poética. Orientadora: Cláudia Mariza Mattos Brandão. 2021. 162f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8121O presente trabalho investiga a poética como meio (des) construtor de imaginários. A questão da pesquisa versa sobre as contribuições da Arte Contemporânea para o (auto) reconhecimento e (auto) aceitação dos sujeitos. A justificativa parte da reflexão de que é necessária uma compreensão ampliada acerca do contexto histórico-social, para, então, reivindicar melhorias a fim de melhorar a realidade. Essa pesquisa surge do incômodo pessoal frente à onda de preconceito, discriminação e falta de oportunidades para pessoas fora do padrão. Objetiva-se estimular reflexões a partir da produção poética artivista, tendo como objetivos específicos: investigar sobre as representações do corpo historicamente; problematizar a configuração dos “padrões de beleza”; realizar uma discussão acerca da potência narrativa da Arte Contemporânea; dissertar sobre a pesquisa poética autobiográfica, criando a exposição virtual intitulada “Liberte-se”; analisar as respostas obtidas das pesquisas de mediação da exposição; bem como entrevistar cinco artistas (Amora Ju, Be Leite, Mariana Corteze, Mirna Gonçalves e Priscilla Lampazzi) que produzam obras artivistas, para, então, verificar suas motivações e relações com o público. A pesquisa também aborda questões acerca dos corpos, corpo gordo, sexualidade e gênero, destacando reflexões sobre as Artes Visuais e sociedade, e como a representatividade da diversidade de identidades contemporâneas faz diferença nos valores do imaginário. O embasamento teórico conta com Denise Bernuzzi Sant’anna (2005) e Naomi Wolf (2018) em relação ao contexto sócio-histórico das representações dos corpos; Michel Maffesoli (2008) e Gilbert Durand (1993; 1997; 2001) para conceituar imaginário e símbolo; Juremir Machado da Silva (2006) para complementar o conceito de imaginário, levando para a era contemporânea com as tecnologias do imaginário; John Dewey (2010) para abordar as obras enquanto possíveis experiências estéticas; Félix Guattari e Suely Rolnik (1996) para tratar sobre os objetos artísticos com viés político de transgressão enquanto ações micropolíticas; Félix Guattari (2011) com o conceito de ecosofia e; Maria-Christine Josso (1991; 2004; 2007) entrelaçando a formação do sujeito com as produções, bem como abordar as produções como parte de uma pesquisa poética autobiográfica. A pesquisa obteve como principal resultado a confirmação de que as obras visuais contribuem para a identificação dos espectadores, bem como com a sua autoaceitação, a partir das significações e reflexões instigadas pelas produções, de forma a dar visibilidade. Sendo assim, é possível afirmar que, ao promover uma nova construção de valores e comportamentos acerca de si, as artes visuais podem estimular articulações ético-estéticas de desconstrução dos imaginários, auxiliando para a ruptura de valores morais e sociais excludentes e a ressignificação de valores mais inclusivos.The present work investigates poetics as a means (dis) constructor of imaginaries. The research question is about the contributions of Contemporary Art to the (self) recognition and (self) acceptance of subjects. The justification stems from the reflection that an expanded understanding of the historical-social context is needed, in order to then demand improvements in order to improve reality. This research arises from personal discomfort in the face of the wave of prejudice, discrimination and lack of opportunities for non-standard people. The aim is to stimulate reflections based on the artivist poetic production, having as specific objectives: to investigate the representations of the body historically; problematize the configuration of “beauty standards”; carry out a discussion about the narrative power of Contemporary Art; dissertation on autobiographical poetic research, creating the virtual exhibition entitled “Liberte-se”; analyze the responses obtained from the exposure mediation surveys; as well as interviewing five artists (Amora Ju, Be Leite, Mariana Corteze, Mirna Gonçalves and Priscilla Lampazzi) who produce artivist works, in order to verify their motivations and relations with the public. The research also addresses issues about bodies, fat body, sexuality and gender, highlighting reflections on the Visual Arts and society, and how the representativeness of the diversity of contemporary identities makes a difference in the values of the imagination. The theoretical basis has Denise Bernuzzi Sant’anna (2005) and Naomi Wolf (2018) in relation to the socio-historical context of representations of bodies; Michel Maffesoli (2008) and Gilbert Durand (1993; 1997; 2001) to conceptualize imagery and symbol; Juremir Machado da Silva (2006) to complement the concept of the imaginary, taking the imaginary technologies to the contemporary era; John Dewey (2010) to approach the works as possible aesthetic experiences; Félix Guattari and Suely Rolnik (1996) to discuss artistic objects with a political transgression bias as micropolitical actions; Félix Guattari (2011) with the concept of ecosophy and; Maria-Christine Josso (1991; 2004; 2007) intertwining the formation of the subject with the productions, as well as approaching the productions as part of an autobiographical poetic research. The main result of the research was the confirmation that visual works contribute to the identification of spectators, as well as their self-acceptance, based on the meanings and reflections instigated by the productions, in order to provide visibility. Therefore, it is possible to state that, by promoting a new construction of values and behaviors about itself, the visual arts can stimulate ethical-aesthetic articulations of deconstruction of the imaginaries, helping to break excluding moral and social values and the re-signification of values more inclusive.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFPelBrasilCentro de ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESArtes VisuaisPoéticaAutobiográfica ArtivistaGêneroMulher GordaSexualidadeVisual artsArtivist autobiographical poeticsGenreFat womanSexualityMeu corpo, minha arte: (des) construção de imaginários através da poética.My body, my art: (des) construction of imaginaries through poetics.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/0745361852067518http://lattes.cnpq.br/4898554772122279Brandão, Cláudia Mariza MattosCarrara, Dhara Fernanda NunesCARRARA, Dhara Fernanda Nunes. Meu corpo, minha arte: (Des) Construção de imaginários através da poética. Orientadora: Cláudia Mariza Mattos Brandão. 2021. 162f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. CARRARA, Dhara Fernanda Nunes. My body, my art: (Des) Construction of imaginaries through poetics. Advisor: Cláudia Mariza Mattos Brandão. 2021. 162p. Dissertation (Masters in Visual Arts) - Arts Center, Federal University of Pelotas, Pelotas, 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDhara_Fernanda_Nunes_Carrara_Dissertação.pdf.txtDhara_Fernanda_Nunes_Carrara_Dissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain311960http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8121/6/Dhara_Fernanda_Nunes_Carrara_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txte07e76473336077aa21e29086cef6517MD56open accessTHUMBNAILDhara_Fernanda_Nunes_Carrara_Dissertação.pdf.jpgDhara_Fernanda_Nunes_Carrara_Dissertação.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1230http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8121/7/Dhara_Fernanda_Nunes_Carrara_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpga1df571f5f3ba63b2860fa7d03b5f73fMD57open accessORIGINALDhara_Fernanda_Nunes_Carrara_Dissertação.pdfDhara_Fernanda_Nunes_Carrara_Dissertação.pdfapplication/pdf4285856http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8121/1/Dhara_Fernanda_Nunes_Carrara_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf6aa8b7977f12f1eaa4470bfba1e72dceMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-843http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8121/2/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8121/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8121/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8121/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/81212023-07-13 06:38:38.791open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T09:38:38Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Meu corpo, minha arte: (des) construção de imaginários através da poética. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
My body, my art: (des) construction of imaginaries through poetics. |
title |
Meu corpo, minha arte: (des) construção de imaginários através da poética. |
spellingShingle |
Meu corpo, minha arte: (des) construção de imaginários através da poética. Carrara, Dhara Fernanda Nunes CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Artes Visuais Poética Autobiográfica Artivista Gênero Mulher Gorda Sexualidade Visual arts Artivist autobiographical poetics Genre Fat woman Sexuality |
title_short |
Meu corpo, minha arte: (des) construção de imaginários através da poética. |
title_full |
Meu corpo, minha arte: (des) construção de imaginários através da poética. |
title_fullStr |
Meu corpo, minha arte: (des) construção de imaginários através da poética. |
title_full_unstemmed |
Meu corpo, minha arte: (des) construção de imaginários através da poética. |
title_sort |
Meu corpo, minha arte: (des) construção de imaginários através da poética. |
author |
Carrara, Dhara Fernanda Nunes |
author_facet |
Carrara, Dhara Fernanda Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0745361852067518 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4898554772122279 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Brandão, Cláudia Mariza Mattos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carrara, Dhara Fernanda Nunes |
contributor_str_mv |
Brandão, Cláudia Mariza Mattos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Artes Visuais Poética Autobiográfica Artivista Gênero Mulher Gorda Sexualidade Visual arts Artivist autobiographical poetics Genre Fat woman Sexuality |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes Visuais Poética Autobiográfica Artivista Gênero Mulher Gorda Sexualidade Visual arts Artivist autobiographical poetics Genre Fat woman Sexuality |
description |
O presente trabalho investiga a poética como meio (des) construtor de imaginários. A questão da pesquisa versa sobre as contribuições da Arte Contemporânea para o (auto) reconhecimento e (auto) aceitação dos sujeitos. A justificativa parte da reflexão de que é necessária uma compreensão ampliada acerca do contexto histórico-social, para, então, reivindicar melhorias a fim de melhorar a realidade. Essa pesquisa surge do incômodo pessoal frente à onda de preconceito, discriminação e falta de oportunidades para pessoas fora do padrão. Objetiva-se estimular reflexões a partir da produção poética artivista, tendo como objetivos específicos: investigar sobre as representações do corpo historicamente; problematizar a configuração dos “padrões de beleza”; realizar uma discussão acerca da potência narrativa da Arte Contemporânea; dissertar sobre a pesquisa poética autobiográfica, criando a exposição virtual intitulada “Liberte-se”; analisar as respostas obtidas das pesquisas de mediação da exposição; bem como entrevistar cinco artistas (Amora Ju, Be Leite, Mariana Corteze, Mirna Gonçalves e Priscilla Lampazzi) que produzam obras artivistas, para, então, verificar suas motivações e relações com o público. A pesquisa também aborda questões acerca dos corpos, corpo gordo, sexualidade e gênero, destacando reflexões sobre as Artes Visuais e sociedade, e como a representatividade da diversidade de identidades contemporâneas faz diferença nos valores do imaginário. O embasamento teórico conta com Denise Bernuzzi Sant’anna (2005) e Naomi Wolf (2018) em relação ao contexto sócio-histórico das representações dos corpos; Michel Maffesoli (2008) e Gilbert Durand (1993; 1997; 2001) para conceituar imaginário e símbolo; Juremir Machado da Silva (2006) para complementar o conceito de imaginário, levando para a era contemporânea com as tecnologias do imaginário; John Dewey (2010) para abordar as obras enquanto possíveis experiências estéticas; Félix Guattari e Suely Rolnik (1996) para tratar sobre os objetos artísticos com viés político de transgressão enquanto ações micropolíticas; Félix Guattari (2011) com o conceito de ecosofia e; Maria-Christine Josso (1991; 2004; 2007) entrelaçando a formação do sujeito com as produções, bem como abordar as produções como parte de uma pesquisa poética autobiográfica. A pesquisa obteve como principal resultado a confirmação de que as obras visuais contribuem para a identificação dos espectadores, bem como com a sua autoaceitação, a partir das significações e reflexões instigadas pelas produções, de forma a dar visibilidade. Sendo assim, é possível afirmar que, ao promover uma nova construção de valores e comportamentos acerca de si, as artes visuais podem estimular articulações ético-estéticas de desconstrução dos imaginários, auxiliando para a ruptura de valores morais e sociais excludentes e a ressignificação de valores mais inclusivos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-12-27 2022-01-13T18:17:57Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-11-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-01-13T18:17:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CARRARA, Dhara Fernanda Nunes. Meu corpo, minha arte: (Des) Construção de imaginários através da poética. Orientadora: Cláudia Mariza Mattos Brandão. 2021. 162f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8121 |
identifier_str_mv |
CARRARA, Dhara Fernanda Nunes. Meu corpo, minha arte: (Des) Construção de imaginários através da poética. Orientadora: Cláudia Mariza Mattos Brandão. 2021. 162f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv |
CARRARA, Dhara Fernanda Nunes. Meu corpo, minha arte: (Des) Construção de imaginários através da poética. Orientadora: Cláudia Mariza Mattos Brandão. 2021. 162f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. CARRARA, Dhara Fernanda Nunes. My body, my art: (Des) Construction of imaginaries through poetics. Advisor: Cláudia Mariza Mattos Brandão. 2021. 162p. Dissertation (Masters in Visual Arts) - Arts Center, Federal University of Pelotas, Pelotas, 2021. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPel |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8121/6/Dhara_Fernanda_Nunes_Carrara_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8121/7/Dhara_Fernanda_Nunes_Carrara_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8121/1/Dhara_Fernanda_Nunes_Carrara_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8121/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8121/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8121/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8121/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e07e76473336077aa21e29086cef6517 a1df571f5f3ba63b2860fa7d03b5f73f 6aa8b7977f12f1eaa4470bfba1e72dce 321f3992dd3875151d8801b773ab32ed d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801846990098661376 |