A sociedade do cansaço e a resistência contemplativa através da fotografia "inspandida" na arte contemporânea.
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5506 |
Resumo: | A presente pesquisa (realizada com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) – código de financiamento 001), vinculada à linha de pesquisa Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas, versa sobre a necessidade de uma experiência de vida mais contemplativa em contraposição à velocidade dos estímulos e demandas na contemporaneidade tendo, tal experiência, sensível relação com o processo de percepção e criação em fotografia que denomino Fotografia Inspandida. Procurei, através da Fotografia Inspandida, vincular atitude contemplativa, percepção e expressão artística e ação micropolítica com o intuito de desenvolver um dispositivo ecosófico (Guattari, 2009) que pudesse ser colocado a serviço da possibilidade de uma melhor relação do ser humano consigo mesmo, com o outro e com o meio em que vive. Durante o processo de investigação, a filosofia zen budista e, mais especificamente, a prática da meditação e as práticas pedagógicas microinterventivas, oficinas realizadas no decorrer da pesquisa foram de suma importância para o desenvolvimento dos conceitos e das experiências relacionadas à Fotografia Inspandida. As referências teóricas e imagéticas que me acompanharam no transcurso desta paisagem em construção/desconstrução foram, dentre outras: Byung-Chul Han, Henri Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Giorgio Agamben, Alan Watts, Philippe Dubois, Masao Yamamoto, Trungpa Rinpoché, Martin Heidegger, William Eggleston, etc. |
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2020-05-22T02:40:53Z2020-05-212020-05-22T02:40:53Z2019-09-30MACHADO, Fabrício Simões. A sociedade do cansaço e a resistência contemplativa através da fotografia "inspandida" na arte contemporânea. 2019. 143 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2019.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5506A presente pesquisa (realizada com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) – código de financiamento 001), vinculada à linha de pesquisa Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas, versa sobre a necessidade de uma experiência de vida mais contemplativa em contraposição à velocidade dos estímulos e demandas na contemporaneidade tendo, tal experiência, sensível relação com o processo de percepção e criação em fotografia que denomino Fotografia Inspandida. Procurei, através da Fotografia Inspandida, vincular atitude contemplativa, percepção e expressão artística e ação micropolítica com o intuito de desenvolver um dispositivo ecosófico (Guattari, 2009) que pudesse ser colocado a serviço da possibilidade de uma melhor relação do ser humano consigo mesmo, com o outro e com o meio em que vive. Durante o processo de investigação, a filosofia zen budista e, mais especificamente, a prática da meditação e as práticas pedagógicas microinterventivas, oficinas realizadas no decorrer da pesquisa foram de suma importância para o desenvolvimento dos conceitos e das experiências relacionadas à Fotografia Inspandida. As referências teóricas e imagéticas que me acompanharam no transcurso desta paisagem em construção/desconstrução foram, dentre outras: Byung-Chul Han, Henri Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Giorgio Agamben, Alan Watts, Philippe Dubois, Masao Yamamoto, Trungpa Rinpoché, Martin Heidegger, William Eggleston, etc.This research (financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brazil (CAPES) – Finance Code 001), linked to the research line Processo de Criação e Poéticas do Cotidiano, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas, deals with the need for a more contemplative life experience as opposed to the speed of stimuli and demands in contemporaneity having, such experience, sensitive relationship with the process of perception and creation in photography that I call Inspanded Photography. I searched, through Inspanded Photography, to link contemplative attitude, perception and artistic expression and micropolitics action in order to develop an ecosófico device (Guattari, 1989) that puts itself at the service of the possibility of a better relationship between human beings and themselves, another and the environment in which he lives. During the research process, buddhist zen philosophy and, more specifically, the practice of meditation and microinterventive pedagogical practices, workshops held during the research were of paramount importance for the development of concepts and experiences related to Inspanded Photography. The theoretical and imaginary references that accompanied me in the course of this landscape under construction/deconstruction were, among others: Byung-Chul Han, Henri Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Giorgio Agamben, Alan Watts, Philippe Dubois, Masao Yamamoto, Trungpa Rinpoche, Martin Heidegger, William Eggleston, etc.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFPelBrasilCentro de ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIAFotografia InspandidaArte contemporâneaEsgotamentoContemplaçãoInspanded PhotographyContemporary artExhaustionContemplationA sociedade do cansaço e a resistência contemplativa através da fotografia "inspandida" na arte contemporânea.The tiredness society and the contemplative resistance through photography "inspired" in contemporary art.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/2129437231483872http://lattes.cnpq.br/8041917371066975Azevedo, Cláudio Tarouco deMachado, Fabrício Simõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTFABRICIO SIMOES MACHADO_Dissertacao.pdf.txtFABRICIO SIMOES MACHADO_Dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain247422http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5506/6/FABRICIO%20SIMOES%20MACHADO_Dissertacao.pdf.txt7075db36dd984d45c51df3536e8a1410MD56open accessTHUMBNAILFABRICIO SIMOES MACHADO_Dissertacao.pdf.jpgFABRICIO SIMOES MACHADO_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1279http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5506/7/FABRICIO%20SIMOES%20MACHADO_Dissertacao.pdf.jpg515cc1482dbcbb9adc593ce9ef731f98MD57open accessORIGINALFABRICIO SIMOES MACHADO_Dissertacao.pdfFABRICIO SIMOES MACHADO_Dissertacao.pdfapplication/pdf169643145http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5506/1/FABRICIO%20SIMOES%20MACHADO_Dissertacao.pdf70f8567033667e01673c6c854d800356MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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