A virada afetiva do reconhecimento: por uma experiência de autorrealização na formação inicial de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Juliana Marques de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10877
Resumo: A pesquisa vincula-se à Linha de Pesquisa Formação de professores, ensino, processos e práticas educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Tem como objetivo principal compreender os caminhos percorridos pelos licenciandos de um curso de Pedagogia nos seus processos de reconhecimento de si na formação inicial para a docência e a relação desses processos com suas possibilidades de autorrealização. Orienta-se pela seguinte problemática: Como os processos de reconhecimento de si fomentados na formação inicial para a docência contribuem para a autorrealização pessoal e profissional de um professor? Possui uma abordagem hermenêutica reconstrutiva e utilizou um questionário exploratório e rodas de conversa em formato de oficinas como porta de acesso à historicidade dos sujeitos da pesquisa. Através da busca por compreensão dos depoimentos dos estudantes nas oficinas de formação humana, percebe-se as marcas de reconhecimento e de esquecimento de reconhecimento na trajetória dos participantes e as implicações desses vestígios nas possibilidades de autorrealização. Identifica-se o primado das experiências de reconhecimento e a potência das oficinas de formação humana para, convidando ao acesso à historicidade, assegurar condições aos sujeitos de ampliar os horizontes de compreensão de si. Percebe-se também como o esquecimento de reconhecimento limita as condições do sujeito de ocupar seu lugar no mundo. Correlacionam-se as marcas encontradas nos depoimentos dos participantes com a tradição pedagógica na formação de professores para atuar com crianças. A pesquisa tem indícios de que a formação humana subsidia os professores em formação inicial na compreensão de suas emoções e suas relações constitutivas, oferecendo condições de reconstrução de sua historicidade e do significado atribuído para os sofrimentos, traumas e esquecimentos. A partir deste acesso, tais marcas poderão ou não ser reproduzidas na sua forma de colocar-se no mundo e na relação pedagógica. Sinaliza que, atualizando os rastros na própria historicidade, os estudantes podem ter chances de colocarem-se no mundo como esses sujeitos que são fontes de autorrealização e de humanidade, uns para os outros.
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Orienta-se pela seguinte problemática: Como os processos de reconhecimento de si fomentados na formação inicial para a docência contribuem para a autorrealização pessoal e profissional de um professor? Possui uma abordagem hermenêutica reconstrutiva e utilizou um questionário exploratório e rodas de conversa em formato de oficinas como porta de acesso à historicidade dos sujeitos da pesquisa. Através da busca por compreensão dos depoimentos dos estudantes nas oficinas de formação humana, percebe-se as marcas de reconhecimento e de esquecimento de reconhecimento na trajetória dos participantes e as implicações desses vestígios nas possibilidades de autorrealização. Identifica-se o primado das experiências de reconhecimento e a potência das oficinas de formação humana para, convidando ao acesso à historicidade, assegurar condições aos sujeitos de ampliar os horizontes de compreensão de si. Percebe-se também como o esquecimento de reconhecimento limita as condições do sujeito de ocupar seu lugar no mundo. Correlacionam-se as marcas encontradas nos depoimentos dos participantes com a tradição pedagógica na formação de professores para atuar com crianças. A pesquisa tem indícios de que a formação humana subsidia os professores em formação inicial na compreensão de suas emoções e suas relações constitutivas, oferecendo condições de reconstrução de sua historicidade e do significado atribuído para os sofrimentos, traumas e esquecimentos. A partir deste acesso, tais marcas poderão ou não ser reproduzidas na sua forma de colocar-se no mundo e na relação pedagógica. Sinaliza que, atualizando os rastros na própria historicidade, os estudantes podem ter chances de colocarem-se no mundo como esses sujeitos que são fontes de autorrealização e de humanidade, uns para os outros.The research is linked to the line of research of Teacher training, teaching, educational processes and practices of the Graduate Program in Education at the Federal University of Pelotas. The main objective of this research is to understand the paths taken by undergraduate students of a Pedagogy course in their processes of self-recognition of themselves in the initial teacher training and the relations of these processes with their possibilities of self-realization. It is guided by the following problem: How do the self-recognition processes fostered in the initial teacher training contribute to the personal and professional self-realization of a teacher? It has a reconstructive hermeneutic approach and used an exploratory questionnaire and conversation circles in the form of workshops as a gateway to the historicity of the research subjects. Through the search for understanding the account of the students in the human formation workshops, it was noticed the marks of recognition and of forgetting of recognition in the path of the participants and the implications of these traces in the possibilities of self-realization. It acknowledges the primacy of recognition and the potential of human formation workshops to grant access to participants’ own historicity, offering conditions for subjects to broaden the horizons of self-understanding. It is also noticed how the forgetting of recognition limits the conditions of the subject to understand their place in the world. The marks found in the participants' reports are correlated with the pedagogical tradition in the teacher training for working with children. The research has evidence that human formation can provide teachers in initial training with conditions to understand their emotions, their constitutive relationships and to reconstruct their historicity and the meaning attributed to suffering, trauma and forgetting. From this access, such marks may or may not be reproduced in how they relate to the world and in their pedagogical relationships. It signals that, by updating the traces in their own historicity, students may stand a chance of being in the world as these subjects who are sources of self-realization and humanity for each other.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCIENCIAS HUMANASEDUCACAOENSINO-APRENDIZAGEMEducaçãoFormação de professoresFormação humanaReconhecimentoEsquecimentoAutorrealizaçãoFormação inicial de professoresInitial teacher trainingHuman formationRecognitionForgettingSelf-realizationA virada afetiva do reconhecimento: por uma experiência de autorrealização na formação inicial de professoresThe affective turn in recognition: towards a self-realization in initial teacher traininginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/6048577126428268http://lattes.cnpq.br/3241620845064515Ourique, Maiane Liana HatschbachFarias, Juliana Marques dereponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALDissertacao_Juliana_Faria.pdfDissertacao_Juliana_Faria.pdfapplication/pdf1339937http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10877/1/Dissertacao_Juliana_Faria.pdf821bb490440d21a8990d65590bf020a7MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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