Modos de endereçamento no currículo: construindo feminilidades e sexualidades no recreio escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Andréa Vieira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7613
Resumo: Este texto ocupa-se das relações entre currículo, feminilidades e sexualidade. Tem como objetivo investigar a construção das feminilidades e da sexualidade nas séries iniciais do ensino fundamental através dos modos de endereçamento presentes no currículo escolar. Quando falo em currículo refiro-me às práticas discursivas, baseadas especificamente no Tema Transversal Orientação Sexual, parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e não-discursivas, as atividades livres ou dirigidas no recreio escolar, aos modos de endereçamento e técnicas físicas de controle corporal, ao regulamento de controle do espaço e tempo dos/as estudantes e técnicas de organização arquitetônicas que, articuladas ou não, produzem tipos específicos de feminilidades diretamente ligadas ao contexto social no qual estão inseridos. Desde uma perspectiva pós-estruturalista e a partir dos pressupostos de Ellisabeth Ellsworth (2001) sobre os modos de endereçamento busco entender a construção das feminilidades e da sexualidade no currículo escolar. Considerando que essas noções se dão através de relações de poder busquei mapeá-las e experimentá-las através de uma metodologia de inspiração etnográfica realizada numa escola publica no município de Cerrito – Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada contemplou a observação do recreio escolar nessa escola, acompanhada de entrevistas com as supervisoras do recreio dessa instituição e a produção de um diário de campo e a análise do Tema Transversal Orientação sexual. A pesquisa foi realizada com alunos de primeira e segunda série do ensino fundamental. Argumento que através dos modos de endereçamento do currículo produzem um determinado padrão de feminilidade e sexualidade.
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Quando falo em currículo refiro-me às práticas discursivas, baseadas especificamente no Tema Transversal Orientação Sexual, parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e não-discursivas, as atividades livres ou dirigidas no recreio escolar, aos modos de endereçamento e técnicas físicas de controle corporal, ao regulamento de controle do espaço e tempo dos/as estudantes e técnicas de organização arquitetônicas que, articuladas ou não, produzem tipos específicos de feminilidades diretamente ligadas ao contexto social no qual estão inseridos. Desde uma perspectiva pós-estruturalista e a partir dos pressupostos de Ellisabeth Ellsworth (2001) sobre os modos de endereçamento busco entender a construção das feminilidades e da sexualidade no currículo escolar. Considerando que essas noções se dão através de relações de poder busquei mapeá-las e experimentá-las através de uma metodologia de inspiração etnográfica realizada numa escola publica no município de Cerrito – Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada contemplou a observação do recreio escolar nessa escola, acompanhada de entrevistas com as supervisoras do recreio dessa instituição e a produção de um diário de campo e a análise do Tema Transversal Orientação sexual. A pesquisa foi realizada com alunos de primeira e segunda série do ensino fundamental. Argumento que através dos modos de endereçamento do currículo produzem um determinado padrão de feminilidade e sexualidade.This writing is about the connections among curriculum, femininities. sexualities and school recreation. It aims to investigate the participation of curriculum on the construction of femininities during the first years of Elementary School. When talking about curriculum, I refer to the discursive practices – based specifically on the Transversal Subject “Sexual Orientation”, part of the National Curricular Parameters (Parâmetros Curriculares Nacionais: PCN) – and the non-discursive practices – such as free or conducted activities played on the school recreation, addressing modes and physical techniques of body control, control regulation of student’s space and time, and architectonics organizing techniques. Those practices linked or not, produce specific kinds of femininities directly connected to their own social context. From a post-structuralistic perspective and the assumptions of Elisabeth Ellsworth (2001) on addressing modes, I intend to understand the construction of femininities on the school recreation space. It’s important to point out that recreation is understood here as the curriculum non-discursive practices (physical techniques of body control, rules of time controlling on individuals or institutions and architectonics organizing techniques). Considering that these concepts operate through relations of power, I have tried to map and experience them on a public school in the town of Cerrito – Rio Grande do Sul – using an ethnographic suggested method. The methodological procedures engaged the observation of the school recreation, interviews with the recreation inspectors and the making of a field diary. The research was built on first and second elementary school students. My argumentation is that the curriculum addressing modes produce a specific pattern of femininity and sexualities.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOModos de endereçamentoFeminilidadesSexualidadeCurrículoModes of addressFemininitiesSexualitiesCurriculumModos de endereçamento no currículo: construindo feminilidades e sexualidades no recreio escolar.Modes of addressing in the curriculum: building femininities and sexualities in the playground scholastic.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/7577915288513233http://lattes.cnpq.br/7490451482911533Vieira, Jarbas SantosBraga, Andréa Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Andrea_Vieira_Braga.pdf.txtDissertacao_Andrea_Vieira_Braga.pdf.txtExtracted texttext/plain195638http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7613/6/Dissertacao_Andrea_Vieira_Braga.pdf.txtfa1b1194462c65c1d17f63c51b94a722MD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Andrea_Vieira_Braga.pdf.jpgDissertacao_Andrea_Vieira_Braga.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1314http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7613/7/Dissertacao_Andrea_Vieira_Braga.pdf.jpg0074e4b45c525c8a0ea5319d0db69e06MD57open accessORIGINALDissertacao_Andrea_Vieira_Braga.pdfDissertacao_Andrea_Vieira_Braga.pdfapplication/pdf504091http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7613/1/Dissertacao_Andrea_Vieira_Braga.pdf57fc394836e58a3809597f64494503eaMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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