As contribuições dos estudos do imaginário ao conceito de corpo biográfico.

Bibliographic Details
Main Author: Zanella, Andrisa Kemel
Publication Date: 2013
Other Authors: Peres, Lúcia Maria Vaz
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Download full: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5754
Summary: As contribuições dos estudos do Imaginário na problematização e no aprofundamento do conceito de Corpo Biográfico no contexto Educacional é o tema deste artigo, que tem como referência uma pesquisa de doutoramento desenvolvida ao longo de quatro anos no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas/RS, no interior do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM). O campo teórico está ancorado nos estudos do Imaginário e do Corpo Biográfico, tendo como autores-guia, Gilbert Durand e Gaston Bachelard, Danis Bois e Marie-Christine Josso, respectivamente. A empiria contou com a participação de quatro acadêmicas, que em seis encontros exercitaram a biografização corporal pela via do "conhecimento indireto" (DURAND, 1988) com a improvisação teatral. O processo de análise culminou na convergência dos achados da pesquisa em núcleos simbólicos para chegar aos "mitemas" (DURAND, 1996). Neste artigo trazemos a amostra de um dos mitemas encontrados: Um Ser de carne que pensa, outro que age no Corpo-fracionado. Através deste mitema em conjunção com os demais, vemos a contribuição dos estudos do Imaginário ao conceito de Corpo Biográfico, uma vez que ficou evidenciado que o corpo é uma escritura viva das experiências, como reservatórios do trajeto pessoal e antropológico, que foram significativas na vida do ser humano.
id UFPL_47022bd7f75b39647e3f06444a45e063
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5754
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2020-06-09T02:23:28Z2020-06-09T02:23:28Z2013ZANELLA, Andrisa Kemel ; PERES, Lúcia Maria Vaz. As contribuições dos estudos do imaginário ao conceito de corpo biográfico. EDUCERE ET EDUCARE, Cascavel, v. 08, p. 343-356, 2013. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/8933>. Acesso em: 08/06/2020.1809-5208http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5754As contribuições dos estudos do Imaginário na problematização e no aprofundamento do conceito de Corpo Biográfico no contexto Educacional é o tema deste artigo, que tem como referência uma pesquisa de doutoramento desenvolvida ao longo de quatro anos no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas/RS, no interior do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM). O campo teórico está ancorado nos estudos do Imaginário e do Corpo Biográfico, tendo como autores-guia, Gilbert Durand e Gaston Bachelard, Danis Bois e Marie-Christine Josso, respectivamente. A empiria contou com a participação de quatro acadêmicas, que em seis encontros exercitaram a biografização corporal pela via do "conhecimento indireto" (DURAND, 1988) com a improvisação teatral. O processo de análise culminou na convergência dos achados da pesquisa em núcleos simbólicos para chegar aos "mitemas" (DURAND, 1996). Neste artigo trazemos a amostra de um dos mitemas encontrados: Um Ser de carne que pensa, outro que age no Corpo-fracionado. Através deste mitema em conjunção com os demais, vemos a contribuição dos estudos do Imaginário ao conceito de Corpo Biográfico, uma vez que ficou evidenciado que o corpo é uma escritura viva das experiências, como reservatórios do trajeto pessoal e antropológico, que foram significativas na vida do ser humano.porUNIOESTEImaginárioCorpo biográficoFormaçãoImaginaryBiographical bodyDevelopment.As contribuições dos estudos do imaginário ao conceito de corpo biográfico.The contributions of the studies of the imaginary to the concept of biographical body.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleZanella, Andrisa KemelPeres, Lúcia Maria Vazinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTAs_contribuicoes_dos_estudos_do_imaginário_ao_conceito_de_corpo_biografico.pdf.txtAs_contribuicoes_dos_estudos_do_imaginário_ao_conceito_de_corpo_biografico.pdf.txtExtracted texttext/plain42878http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5754/6/As_contribuicoes_dos_estudos_do_imagin%c3%a1rio_ao_conceito_de_corpo_biografico.pdf.txt15d95b0d7a7c12ed6de6f10960174113MD56open accessTHUMBNAILAs_contribuicoes_dos_estudos_do_imaginário_ao_conceito_de_corpo_biografico.pdf.jpgAs_contribuicoes_dos_estudos_do_imaginário_ao_conceito_de_corpo_biografico.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1896http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5754/7/As_contribuicoes_dos_estudos_do_imagin%c3%a1rio_ao_conceito_de_corpo_biografico.pdf.jpgefa7c99c122f06a02b32a62136048723MD57open accessORIGINALAs_contribuicoes_dos_estudos_do_imaginário_ao_conceito_de_corpo_biografico.pdfAs_contribuicoes_dos_estudos_do_imaginário_ao_conceito_de_corpo_biografico.pdfapplication/pdf224413http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5754/1/As_contribuicoes_dos_estudos_do_imagin%c3%a1rio_ao_conceito_de_corpo_biografico.pdfaab76a058976b4b97c7b957d98952d73MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5754/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5754/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5754/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5754/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/57542023-07-13 03:52:36.051open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5754VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:52:36Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As contribuições dos estudos do imaginário ao conceito de corpo biográfico.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The contributions of the studies of the imaginary to the concept of biographical body.
title As contribuições dos estudos do imaginário ao conceito de corpo biográfico.
spellingShingle As contribuições dos estudos do imaginário ao conceito de corpo biográfico.
Zanella, Andrisa Kemel
Imaginário
Corpo biográfico
Formação
Imaginary
Biographical body
Development.
title_short As contribuições dos estudos do imaginário ao conceito de corpo biográfico.
title_full As contribuições dos estudos do imaginário ao conceito de corpo biográfico.
title_fullStr As contribuições dos estudos do imaginário ao conceito de corpo biográfico.
title_full_unstemmed As contribuições dos estudos do imaginário ao conceito de corpo biográfico.
title_sort As contribuições dos estudos do imaginário ao conceito de corpo biográfico.
author Zanella, Andrisa Kemel
author_facet Zanella, Andrisa Kemel
Peres, Lúcia Maria Vaz
author_role author
author2 Peres, Lúcia Maria Vaz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanella, Andrisa Kemel
Peres, Lúcia Maria Vaz
dc.subject.por.fl_str_mv Imaginário
Corpo biográfico
Formação
Imaginary
Biographical body
Development.
topic Imaginário
Corpo biográfico
Formação
Imaginary
Biographical body
Development.
description As contribuições dos estudos do Imaginário na problematização e no aprofundamento do conceito de Corpo Biográfico no contexto Educacional é o tema deste artigo, que tem como referência uma pesquisa de doutoramento desenvolvida ao longo de quatro anos no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas/RS, no interior do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM). O campo teórico está ancorado nos estudos do Imaginário e do Corpo Biográfico, tendo como autores-guia, Gilbert Durand e Gaston Bachelard, Danis Bois e Marie-Christine Josso, respectivamente. A empiria contou com a participação de quatro acadêmicas, que em seis encontros exercitaram a biografização corporal pela via do "conhecimento indireto" (DURAND, 1988) com a improvisação teatral. O processo de análise culminou na convergência dos achados da pesquisa em núcleos simbólicos para chegar aos "mitemas" (DURAND, 1996). Neste artigo trazemos a amostra de um dos mitemas encontrados: Um Ser de carne que pensa, outro que age no Corpo-fracionado. Através deste mitema em conjunção com os demais, vemos a contribuição dos estudos do Imaginário ao conceito de Corpo Biográfico, uma vez que ficou evidenciado que o corpo é uma escritura viva das experiências, como reservatórios do trajeto pessoal e antropológico, que foram significativas na vida do ser humano.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-09T02:23:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-09T02:23:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ZANELLA, Andrisa Kemel ; PERES, Lúcia Maria Vaz. As contribuições dos estudos do imaginário ao conceito de corpo biográfico. EDUCERE ET EDUCARE, Cascavel, v. 08, p. 343-356, 2013. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/8933>. Acesso em: 08/06/2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5754
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1809-5208
identifier_str_mv ZANELLA, Andrisa Kemel ; PERES, Lúcia Maria Vaz. As contribuições dos estudos do imaginário ao conceito de corpo biográfico. EDUCERE ET EDUCARE, Cascavel, v. 08, p. 343-356, 2013. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/8933>. Acesso em: 08/06/2020.
1809-5208
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIOESTE
publisher.none.fl_str_mv UNIOESTE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5754/6/As_contribuicoes_dos_estudos_do_imagin%c3%a1rio_ao_conceito_de_corpo_biografico.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5754/7/As_contribuicoes_dos_estudos_do_imagin%c3%a1rio_ao_conceito_de_corpo_biografico.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5754/1/As_contribuicoes_dos_estudos_do_imagin%c3%a1rio_ao_conceito_de_corpo_biografico.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5754/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5754/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5754/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5754/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 15d95b0d7a7c12ed6de6f10960174113
efa7c99c122f06a02b32a62136048723
aab76a058976b4b97c7b957d98952d73
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1797767478508519424