Novas possibilidades para pensar a formação humana de professores: reflexões oriundas do corpo biográfico entretecidas aos estudos do imaginário.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanella, Andrisa Kemel
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Peres, Lúcia Maria Vaz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5755
Resumo: Este texto refere-se a um recorte do estudo desenvolvido por uma das autoras na sua tese de doutoramento, cujo intuito principal visa problematizar a formação humana de professores, em seu estágio inicial, no que tange ao corpo biográfico e ao imaginário. O corpo biográfico será abordado como memória decorrente do trajeto formativo de cinco alunas do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Pelotas, RS, Brasil. E o imaginário, como um reservatório antropológico que no decurso da formação pode fermentar as representações sobre si-mesmo e, consequentemente, sobre os futuros alunos.
id UFPL_b7f72a3ff05eea289de920719b9d1e22
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5755
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2020-06-09T02:23:43Z2020-06-09T02:23:43Z2012ZANELLA, Andrisa Kemel ; PERES, L. M. V. . Novas possibilidades para pensar a formação humana de professores: reflexões oriundas do corpo biográfico entretecidas aos estudos do imaginário. REVISTA @MBIENTEEDUCAÇÃO, v. 5, n. 2, p.171-179, 2012. Disponível em: <http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/111>. Acesso em: 08/06/2020.1982-8632http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5755Este texto refere-se a um recorte do estudo desenvolvido por uma das autoras na sua tese de doutoramento, cujo intuito principal visa problematizar a formação humana de professores, em seu estágio inicial, no que tange ao corpo biográfico e ao imaginário. O corpo biográfico será abordado como memória decorrente do trajeto formativo de cinco alunas do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Pelotas, RS, Brasil. E o imaginário, como um reservatório antropológico que no decurso da formação pode fermentar as representações sobre si-mesmo e, consequentemente, sobre os futuros alunos.porUNICIDFormação de professoresImaginárioEducaçãoTraining teacher formationImaginaryEducationNovas possibilidades para pensar a formação humana de professores: reflexões oriundas do corpo biográfico entretecidas aos estudos do imaginário.New possibilities for thinking human aspects of teacher formation: reflections from the biographical body woven with studies of the imaginary.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleZanella, Andrisa KemelPeres, Lúcia Maria Vazinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTNovas_possibilidades_para_pensar_a_formacao_humana.pdf.txtNovas_possibilidades_para_pensar_a_formacao_humana.pdf.txtExtracted texttext/plain33706http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5755/6/Novas_possibilidades_para_pensar_a_formacao_humana.pdf.txt91749880f755579b306ace3445bd5052MD56open accessTHUMBNAILNovas_possibilidades_para_pensar_a_formacao_humana.pdf.jpgNovas_possibilidades_para_pensar_a_formacao_humana.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1763http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5755/7/Novas_possibilidades_para_pensar_a_formacao_humana.pdf.jpgf6aea7dec2c9f115b8757716363d2436MD57open accessORIGINALNovas_possibilidades_para_pensar_a_formacao_humana.pdfNovas_possibilidades_para_pensar_a_formacao_humana.pdfapplication/pdf208675http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5755/1/Novas_possibilidades_para_pensar_a_formacao_humana.pdfd13a4085548bfcc5ac5105a35ae48eacMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5755/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5755/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5755/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5755/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/57552023-07-13 05:08:18.727open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5755VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T08:08:18Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Novas possibilidades para pensar a formação humana de professores: reflexões oriundas do corpo biográfico entretecidas aos estudos do imaginário.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv New possibilities for thinking human aspects of teacher formation: reflections from the biographical body woven with studies of the imaginary.
title Novas possibilidades para pensar a formação humana de professores: reflexões oriundas do corpo biográfico entretecidas aos estudos do imaginário.
spellingShingle Novas possibilidades para pensar a formação humana de professores: reflexões oriundas do corpo biográfico entretecidas aos estudos do imaginário.
Zanella, Andrisa Kemel
Formação de professores
Imaginário
Educação
Training teacher formation
Imaginary
Education
title_short Novas possibilidades para pensar a formação humana de professores: reflexões oriundas do corpo biográfico entretecidas aos estudos do imaginário.
title_full Novas possibilidades para pensar a formação humana de professores: reflexões oriundas do corpo biográfico entretecidas aos estudos do imaginário.
title_fullStr Novas possibilidades para pensar a formação humana de professores: reflexões oriundas do corpo biográfico entretecidas aos estudos do imaginário.
title_full_unstemmed Novas possibilidades para pensar a formação humana de professores: reflexões oriundas do corpo biográfico entretecidas aos estudos do imaginário.
title_sort Novas possibilidades para pensar a formação humana de professores: reflexões oriundas do corpo biográfico entretecidas aos estudos do imaginário.
author Zanella, Andrisa Kemel
author_facet Zanella, Andrisa Kemel
Peres, Lúcia Maria Vaz
author_role author
author2 Peres, Lúcia Maria Vaz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanella, Andrisa Kemel
Peres, Lúcia Maria Vaz
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Imaginário
Educação
Training teacher formation
Imaginary
Education
topic Formação de professores
Imaginário
Educação
Training teacher formation
Imaginary
Education
description Este texto refere-se a um recorte do estudo desenvolvido por uma das autoras na sua tese de doutoramento, cujo intuito principal visa problematizar a formação humana de professores, em seu estágio inicial, no que tange ao corpo biográfico e ao imaginário. O corpo biográfico será abordado como memória decorrente do trajeto formativo de cinco alunas do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Pelotas, RS, Brasil. E o imaginário, como um reservatório antropológico que no decurso da formação pode fermentar as representações sobre si-mesmo e, consequentemente, sobre os futuros alunos.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-09T02:23:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-09T02:23:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ZANELLA, Andrisa Kemel ; PERES, L. M. V. . Novas possibilidades para pensar a formação humana de professores: reflexões oriundas do corpo biográfico entretecidas aos estudos do imaginário. REVISTA @MBIENTEEDUCAÇÃO, v. 5, n. 2, p.171-179, 2012. Disponível em: <http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/111>. Acesso em: 08/06/2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5755
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1982-8632
identifier_str_mv ZANELLA, Andrisa Kemel ; PERES, L. M. V. . Novas possibilidades para pensar a formação humana de professores: reflexões oriundas do corpo biográfico entretecidas aos estudos do imaginário. REVISTA @MBIENTEEDUCAÇÃO, v. 5, n. 2, p.171-179, 2012. Disponível em: <http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/111>. Acesso em: 08/06/2020.
1982-8632
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICID
publisher.none.fl_str_mv UNICID
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5755/6/Novas_possibilidades_para_pensar_a_formacao_humana.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5755/7/Novas_possibilidades_para_pensar_a_formacao_humana.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5755/1/Novas_possibilidades_para_pensar_a_formacao_humana.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5755/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5755/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5755/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5755/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 91749880f755579b306ace3445bd5052
f6aea7dec2c9f115b8757716363d2436
d13a4085548bfcc5ac5105a35ae48eac
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1823410374250070016