Ensino profissional e educação básica : estudo de caso da implantação de um Curso técnico na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ivo, Andressa Aita
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1729
Resumo: Este estudo tem como objetivo identificar os desafios na implantação e implementação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA) no contexto de desenvolvimento desta modalidade de ensino no Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG). A dissertação apresenta um breve panorama das políticas educacionais e das reformas pelas quais o Estado vem passando e dos novos paradigmas de gestão baseados no discurso neoliberal que penetram no campo educacional. Apresenta o PROEJA como um programa de Educação de Jovens e Adultos que busca se diferenciar por meio de uma proposta educacional de currículo integrado que valorize os saberes culturais, sociais e profissionais trazidos pelos alunos. O texto analisa as políticas curriculares do PROEJA com base em alguns conceitos e teorizações de Stephen Ball, referentes a mercado, gestão, performatividade e ao ciclo de políticas que servem de fundamentação teórica para a análise dos dados. A pesquisa adota pressupostos da abordagem qualitativa para investigar o caso de implantação do curso técnico de Nível Médio em Vestuário na modalidade PROEJA, do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG), tendo como dados documentos e entrevistas semi-estruturadas com docentes do curso investigado. Os dados coletados foram analisados com base na análise de conteúdo, orientadas pela abordagem teórica de Stephen Ball e incluem uma análise e interpretação das políticas no PROEJA desde os diferentes contextos, buscando as diferentes produções discursivas, com interpretações e re-interpretações práticas das políticas no curso e na escola em estudo. A pesquisa mostra os impasses e dilemas da efetivação deste programa em nível da escola, revelando que ainda permanece um tratamento diferenciado dos docentes e da escola com relação aos alunos e com a educação de jovens e adultos. O curso não segue o mesmo padrão de qualidade dos cursos regulares e as propostas de currículo integrado não se efetivam amplamente.
id UFPL_47533b99d858e32b84721548088abdff
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1729
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2014-08-20T13:48:21Z2012-05-102014-08-20T13:48:21Z2010-02-25IVO, Andressa Aita. Ensino profissional e educação básica : estudo de caso da implantação de um Curso técnico na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA). 2010. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1729application/pdfporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBREducaçãoPolíticas públicasEJAPROEJAEducational policiesAdult educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALEnsino profissional e educação básica : estudo de caso da implantação de um Curso técnico na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA)Vocational Education and basic educatiom : case study of implementing process of Technology course for Adult Education (PROEJA).info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/5435147861393098http://lattes.cnpq.br/7674934224612535Hypolito, Álvaro Luiz MoreiraIvo, Andressa AitaEste estudo tem como objetivo identificar os desafios na implantação e implementação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA) no contexto de desenvolvimento desta modalidade de ensino no Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG). A dissertação apresenta um breve panorama das políticas educacionais e das reformas pelas quais o Estado vem passando e dos novos paradigmas de gestão baseados no discurso neoliberal que penetram no campo educacional. Apresenta o PROEJA como um programa de Educação de Jovens e Adultos que busca se diferenciar por meio de uma proposta educacional de currículo integrado que valorize os saberes culturais, sociais e profissionais trazidos pelos alunos. O texto analisa as políticas curriculares do PROEJA com base em alguns conceitos e teorizações de Stephen Ball, referentes a mercado, gestão, performatividade e ao ciclo de políticas que servem de fundamentação teórica para a análise dos dados. A pesquisa adota pressupostos da abordagem qualitativa para investigar o caso de implantação do curso técnico de Nível Médio em Vestuário na modalidade PROEJA, do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG), tendo como dados documentos e entrevistas semi-estruturadas com docentes do curso investigado. Os dados coletados foram analisados com base na análise de conteúdo, orientadas pela abordagem teórica de Stephen Ball e incluem uma análise e interpretação das políticas no PROEJA desde os diferentes contextos, buscando as diferentes produções discursivas, com interpretações e re-interpretações práticas das políticas no curso e na escola em estudo. A pesquisa mostra os impasses e dilemas da efetivação deste programa em nível da escola, revelando que ainda permanece um tratamento diferenciado dos docentes e da escola com relação aos alunos e com a educação de jovens e adultos. O curso não segue o mesmo padrão de qualidade dos cursos regulares e as propostas de currículo integrado não se efetivam amplamente.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALAndressa_Aita_Ivo_Dissertacao.pdfapplication/pdf761202http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1729/1/Andressa_Aita_Ivo_Dissertacao.pdfd7a4ec12b60dd9086459a4434a763ce2MD51open accessTEXTAndressa_Aita_Ivo_Dissertacao.pdf.txtAndressa_Aita_Ivo_Dissertacao.pdf.txtExtracted Texttext/plain208375http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1729/2/Andressa_Aita_Ivo_Dissertacao.pdf.txt366db3e744663ed04e05f13949f0747eMD52open accessTHUMBNAILAndressa_Aita_Ivo_Dissertacao.pdf.jpgAndressa_Aita_Ivo_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1392http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1729/3/Andressa_Aita_Ivo_Dissertacao.pdf.jpgd4ea1bba11010c9ccba277daf7bb9537MD53open access123456789/17292021-12-01 11:58:18.961open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1729Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2021-12-01T14:58:18Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.por.fl_str_mv Ensino profissional e educação básica : estudo de caso da implantação de um Curso técnico na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA)
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Vocational Education and basic educatiom : case study of implementing process of Technology course for Adult Education (PROEJA).
title Ensino profissional e educação básica : estudo de caso da implantação de um Curso técnico na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA)
spellingShingle Ensino profissional e educação básica : estudo de caso da implantação de um Curso técnico na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA)
Ivo, Andressa Aita
Políticas públicas
EJA
PROEJA
Educational policies
Adult education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
title_short Ensino profissional e educação básica : estudo de caso da implantação de um Curso técnico na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA)
title_full Ensino profissional e educação básica : estudo de caso da implantação de um Curso técnico na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA)
title_fullStr Ensino profissional e educação básica : estudo de caso da implantação de um Curso técnico na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA)
title_full_unstemmed Ensino profissional e educação básica : estudo de caso da implantação de um Curso técnico na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA)
title_sort Ensino profissional e educação básica : estudo de caso da implantação de um Curso técnico na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA)
author Ivo, Andressa Aita
author_facet Ivo, Andressa Aita
author_role author
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5435147861393098
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7674934224612535
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hypolito, Álvaro Luiz Moreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Ivo, Andressa Aita
contributor_str_mv Hypolito, Álvaro Luiz Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas
EJA
PROEJA
topic Políticas públicas
EJA
PROEJA
Educational policies
Adult education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational policies
Adult education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
description Este estudo tem como objetivo identificar os desafios na implantação e implementação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA) no contexto de desenvolvimento desta modalidade de ensino no Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG). A dissertação apresenta um breve panorama das políticas educacionais e das reformas pelas quais o Estado vem passando e dos novos paradigmas de gestão baseados no discurso neoliberal que penetram no campo educacional. Apresenta o PROEJA como um programa de Educação de Jovens e Adultos que busca se diferenciar por meio de uma proposta educacional de currículo integrado que valorize os saberes culturais, sociais e profissionais trazidos pelos alunos. O texto analisa as políticas curriculares do PROEJA com base em alguns conceitos e teorizações de Stephen Ball, referentes a mercado, gestão, performatividade e ao ciclo de políticas que servem de fundamentação teórica para a análise dos dados. A pesquisa adota pressupostos da abordagem qualitativa para investigar o caso de implantação do curso técnico de Nível Médio em Vestuário na modalidade PROEJA, do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG), tendo como dados documentos e entrevistas semi-estruturadas com docentes do curso investigado. Os dados coletados foram analisados com base na análise de conteúdo, orientadas pela abordagem teórica de Stephen Ball e incluem uma análise e interpretação das políticas no PROEJA desde os diferentes contextos, buscando as diferentes produções discursivas, com interpretações e re-interpretações práticas das políticas no curso e na escola em estudo. A pesquisa mostra os impasses e dilemas da efetivação deste programa em nível da escola, revelando que ainda permanece um tratamento diferenciado dos docentes e da escola com relação aos alunos e com a educação de jovens e adultos. O curso não segue o mesmo padrão de qualidade dos cursos regulares e as propostas de currículo integrado não se efetivam amplamente.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-02-25
dc.date.available.fl_str_mv 2012-05-10
2014-08-20T13:48:21Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-20T13:48:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv IVO, Andressa Aita. Ensino profissional e educação básica : estudo de caso da implantação de um Curso técnico na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA). 2010. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1729
identifier_str_mv IVO, Andressa Aita. Ensino profissional e educação básica : estudo de caso da implantação de um Curso técnico na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA). 2010. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1729/1/Andressa_Aita_Ivo_Dissertacao.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1729/2/Andressa_Aita_Ivo_Dissertacao.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1729/3/Andressa_Aita_Ivo_Dissertacao.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d7a4ec12b60dd9086459a4434a763ce2
366db3e744663ed04e05f13949f0747e
d4ea1bba11010c9ccba277daf7bb9537
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846883193192448