PROEJA — Avanços e retrocessos na constituição de uma política pública para EJA no século XXI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1392 |
Resumo: | Neste artigo, fruto de pesquisa de dissertação de mestrado, proponho um resgate histórico do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), destacando campos de disputa em torno de sua formulação e suas características principais, às quais preconizavam contribuições importantes tanto à Educação de Jovens e Adultos (EJA), quanto à Educação Profissional (EP). Está dividido em quatro partes. Na primeira, faço breves considerações sobre a importância de se pensar a construção de uma política a partir de uma perspectiva dialética. Em seguida, apresento o PROEJA no contexto histórico de sua criação em âmbito federal, no qual se descortina um cenário repleto de tensões e disputas. Depois direciono atenção especial a um dos principais diferenciais propostos no Programa: a integração da EJA à Educação Profissional na perspectiva de um currículo integrado, com destaque para o Ensino Médio. Encerro apresentando algumas considerações finais. |
id |
UNEB-2_675d2c9d333129db7ae1c97e0e8aa31b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/1392 |
network_acronym_str |
UNEB-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository_id_str |
|
spelling |
PROEJA — Avanços e retrocessos na constituição de uma política pública para EJA no século XXIEJAPROEJAPolítica Educacional.Neste artigo, fruto de pesquisa de dissertação de mestrado, proponho um resgate histórico do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), destacando campos de disputa em torno de sua formulação e suas características principais, às quais preconizavam contribuições importantes tanto à Educação de Jovens e Adultos (EJA), quanto à Educação Profissional (EP). Está dividido em quatro partes. Na primeira, faço breves considerações sobre a importância de se pensar a construção de uma política a partir de uma perspectiva dialética. Em seguida, apresento o PROEJA no contexto histórico de sua criação em âmbito federal, no qual se descortina um cenário repleto de tensões e disputas. Depois direciono atenção especial a um dos principais diferenciais propostos no Programa: a integração da EJA à Educação Profissional na perspectiva de um currículo integrado, com destaque para o Ensino Médio. Encerro apresentando algumas considerações finais.UNEB2015-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1392Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 3 n. 5 (2015): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 186-205reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1392/920Lisboa Baptista, Andersoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-31T02:37:49Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/1392Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2015-07-31T02:37:49Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROEJA — Avanços e retrocessos na constituição de uma política pública para EJA no século XXI |
title |
PROEJA — Avanços e retrocessos na constituição de uma política pública para EJA no século XXI |
spellingShingle |
PROEJA — Avanços e retrocessos na constituição de uma política pública para EJA no século XXI Lisboa Baptista, Anderson EJA PROEJA Política Educacional. |
title_short |
PROEJA — Avanços e retrocessos na constituição de uma política pública para EJA no século XXI |
title_full |
PROEJA — Avanços e retrocessos na constituição de uma política pública para EJA no século XXI |
title_fullStr |
PROEJA — Avanços e retrocessos na constituição de uma política pública para EJA no século XXI |
title_full_unstemmed |
PROEJA — Avanços e retrocessos na constituição de uma política pública para EJA no século XXI |
title_sort |
PROEJA — Avanços e retrocessos na constituição de uma política pública para EJA no século XXI |
author |
Lisboa Baptista, Anderson |
author_facet |
Lisboa Baptista, Anderson |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lisboa Baptista, Anderson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EJA PROEJA Política Educacional. |
topic |
EJA PROEJA Política Educacional. |
description |
Neste artigo, fruto de pesquisa de dissertação de mestrado, proponho um resgate histórico do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), destacando campos de disputa em torno de sua formulação e suas características principais, às quais preconizavam contribuições importantes tanto à Educação de Jovens e Adultos (EJA), quanto à Educação Profissional (EP). Está dividido em quatro partes. Na primeira, faço breves considerações sobre a importância de se pensar a construção de uma política a partir de uma perspectiva dialética. Em seguida, apresento o PROEJA no contexto histórico de sua criação em âmbito federal, no qual se descortina um cenário repleto de tensões e disputas. Depois direciono atenção especial a um dos principais diferenciais propostos no Programa: a integração da EJA à Educação Profissional na perspectiva de um currículo integrado, com destaque para o Ensino Médio. Encerro apresentando algumas considerações finais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo - TL |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1392 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1392 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1392/920 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 3 n. 5 (2015): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 186-205 reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
collection |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com |
_version_ |
1800211658521444352 |