PROEJA — Avanços e retrocessos na constituição de uma política pública para EJA no século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lisboa Baptista, Anderson
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1392
Resumo: Neste artigo, fruto de pesquisa de dissertação de mestrado, proponho um resgate histórico do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), destacando campos de disputa em torno de sua formulação e suas características principais, às quais preconizavam contribuições importantes tanto à Educação de Jovens e Adultos (EJA), quanto à Educação Profissional (EP). Está dividido em quatro partes. Na primeira, faço breves considerações sobre a importância de se pensar a construção de uma política a partir de uma perspectiva dialética. Em seguida, apresento o PROEJA no contexto histórico de sua criação em âmbito federal, no qual se descortina um cenário repleto de tensões e disputas. Depois direciono atenção especial a um dos principais diferenciais propostos no Programa: a integração da EJA à Educação Profissional na perspectiva de um currículo integrado, com destaque para o Ensino Médio. Encerro apresentando algumas considerações finais.
id UNEB-2_675d2c9d333129db7ae1c97e0e8aa31b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/1392
network_acronym_str UNEB-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository_id_str
spelling PROEJA — Avanços e retrocessos na constituição de uma política pública para EJA no século XXIEJAPROEJAPolítica Educacional.Neste artigo, fruto de pesquisa de dissertação de mestrado, proponho um resgate histórico do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), destacando campos de disputa em torno de sua formulação e suas características principais, às quais preconizavam contribuições importantes tanto à Educação de Jovens e Adultos (EJA), quanto à Educação Profissional (EP). Está dividido em quatro partes. Na primeira, faço breves considerações sobre a importância de se pensar a construção de uma política a partir de uma perspectiva dialética. Em seguida, apresento o PROEJA no contexto histórico de sua criação em âmbito federal, no qual se descortina um cenário repleto de tensões e disputas. Depois direciono atenção especial a um dos principais diferenciais propostos no Programa: a integração da EJA à Educação Profissional na perspectiva de um currículo integrado, com destaque para o Ensino Médio. Encerro apresentando algumas considerações finais.UNEB2015-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1392Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 3 n. 5 (2015): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 186-205reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1392/920Lisboa Baptista, Andersoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-31T02:37:49Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/1392Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2015-07-31T02:37:49Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv PROEJA — Avanços e retrocessos na constituição de uma política pública para EJA no século XXI
title PROEJA — Avanços e retrocessos na constituição de uma política pública para EJA no século XXI
spellingShingle PROEJA — Avanços e retrocessos na constituição de uma política pública para EJA no século XXI
Lisboa Baptista, Anderson
EJA
PROEJA
Política Educacional.
title_short PROEJA — Avanços e retrocessos na constituição de uma política pública para EJA no século XXI
title_full PROEJA — Avanços e retrocessos na constituição de uma política pública para EJA no século XXI
title_fullStr PROEJA — Avanços e retrocessos na constituição de uma política pública para EJA no século XXI
title_full_unstemmed PROEJA — Avanços e retrocessos na constituição de uma política pública para EJA no século XXI
title_sort PROEJA — Avanços e retrocessos na constituição de uma política pública para EJA no século XXI
author Lisboa Baptista, Anderson
author_facet Lisboa Baptista, Anderson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lisboa Baptista, Anderson
dc.subject.por.fl_str_mv EJA
PROEJA
Política Educacional.
topic EJA
PROEJA
Política Educacional.
description Neste artigo, fruto de pesquisa de dissertação de mestrado, proponho um resgate histórico do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), destacando campos de disputa em torno de sua formulação e suas características principais, às quais preconizavam contribuições importantes tanto à Educação de Jovens e Adultos (EJA), quanto à Educação Profissional (EP). Está dividido em quatro partes. Na primeira, faço breves considerações sobre a importância de se pensar a construção de uma política a partir de uma perspectiva dialética. Em seguida, apresento o PROEJA no contexto histórico de sua criação em âmbito federal, no qual se descortina um cenário repleto de tensões e disputas. Depois direciono atenção especial a um dos principais diferenciais propostos no Programa: a integração da EJA à Educação Profissional na perspectiva de um currículo integrado, com destaque para o Ensino Médio. Encerro apresentando algumas considerações finais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo - TL
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1392
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1392/920
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 3 n. 5 (2015): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 186-205
reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
collection Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com
_version_ 1800211658521444352