A formação democrática na escola contemporânea: entre duas concepções de socialização política.
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7745 |
Resumo: | O objetivo desta investigação é refletir sobre as possibilidades de uma formação escolar que enfatize a socialização política baseada nos valores constitutivos da democracia. Trata-se de uma pesquisa teórica que procura discutir conceitos e teorias para explorar as possibilidades e limites da formação democrática na escola contemporânea. Para isso, aborda a socialização política na escola contrastando duas concepções sobre a mesma: uma proposta baseada nos valores e virtudes considerados necessários à cidadania ativa e uma perspectiva que valoriza as formas de envolvimento mobilizadas pelos estudantes na escola. No intuito de contextualizar esse debate, primeiro desenvolvo uma discussão conceitual sobre as origens e os dilemas contemporâneos da democracia. Nesse sentido, caracterizo as diversas formas de entendimento do conceito de poder e a sua importância no entendimento da regulação e da mudança social; discuto as variadas dimensões da política para reforçar a necessidade de se investir na noção de liberdade positiva e, consequentemente, na perspectiva da democracia participativa; abordo a cidadania, os direitos e os limites impostos pela desigualdade social para caracterizar a crise do contrato social; e caracterizo a reestruturação econômica e seus efeitos na reconfiguração do papel do Estado para descrever os impactos da sociedade de consumo e da insegurança econômica nos ideais republicanos. Após esses subsídios interpretativos, e a partir das noções de democracia de alta intensidade e de globalização contra-hegemônica, ressalto a importância das políticas de reconhecimento para o debate sobre o direito à escola e à inclusão social. Além disso, abordo a relação entre escolarização e formação para a cidadania para reforçar esta dimensão da escola que está minimizada no mundo contemporâneo, diante das tendências de mercantilização e performatividade que predominam nas políticas educacionais. Assim, considerando as ambiguidades da modernidade e com base na ética das virtudes e na concepção de sujeito ético ativo, discuto os princípios, os valores e as virtudes cívicas da ética do cidadão, os quais podem embasar a formação democrática na escola. Por fim, em contraste com a perspectiva anterior, apresento uma interpretação sobre os envolvimentos produzidos pelos estudantes na escola que tem como fundamento teórico a sociologia pragmática. Ao caracterizar os processos de socialização, de subjetivação e de individuação, tal visão privilegia uma concepção mais ampla de política e uma formação escolar mais centrada nos protagonismo dos alunos. No mundo contemporâneo, frente aos diversos dilemas e desafios da democracia e da escola, e diante de um suposto obscurecimento do vínculo entre formação escolar e democracia, considero que as duas perspectivas de socialização política apresentadas nesta investigação são importantes referências para se refletir sobre os valores e as práticas que podem embasar uma escolarização que também priorize a formação para a cidadania ativa e os princípios democráticos. Assim, compreendo que as duas concepções indicadas nesta investigação podem ser produtivas – tanto de forma isolada como de forma articulada – na formação política democrática que a escola pode proporcionar. |
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Assim, compreendo que as duas concepções indicadas nesta investigação podem ser produtivas – tanto de forma isolada como de forma articulada – na formação política democrática que a escola pode proporcionar.This investigation's aim is to reflect on the possibilities of school training that emphasizes the political socialization based on the constitute values of Democracy. It is theoretical research which seeks to discuss concepts and theories to explore the possibilities and limits of the democratic training in the contemporary school. For this, it was approached the political socialization in school by contrasting two conceptions about it: a proposal based on the values and virtues considered necessary to the active citizenship and a perspective that values the forms of involvement mobilized by students at school. Aiming to contextualize this debate, first I develop a conceptual discussion about the origins and contemporary dilemmas of democracy. In that sense, I characterize the diverse ways of understanding the concept of power and its importance in the understanding of the social regulation and change; I discuss the varies dimensions of Politics to reinforce the need of investing in the notion of positive freedom and, consequently, in the democratic perspective; I approach the citizenship, the rights, and the limits imposed by social inequality to characterize social contract crises; and I characterize the Economic restructuring and its effects in the reconfiguration of the State’s role to describe the impacts of consumerism society and the economic insecurity from the Republican ideals. After this interpretive subsidies, and from notions of democracy of high intensity and of against hegemony globalization, I highlight the importance of recognition policies to the debate under the right of school and social inclusion. Besides, I approach the relationship between of schooling and training to citizenship to reinforce this school dimension that is minimized in the contemporary world, in the face of commodification and performativity that prevail in the educational policies. Therefore, considering the modernity ambiguities and based on the virtue ethics and in the conception of the ethic active subject, I discuss the principals, values and civic virtues of the citizen's ethics, which can base the democratic training at school. Finally, in contrast with the previous perspective, I present one interpretation about the involvements produced by students at school which has as theoretical foundation the Pragmatics Sociology. By characterizing socialization, subjection, individualization processes, such view privileges a broaden conception of Politics in a school training focused on the protoorganism of students. In a contemporary world, facing the diverse dilemmas and challenges of democracy and school, and ahead of a supposing darkening of the bond between school training and Democracy, I consider both perspectives of political socialization presented in this investigation are important references to reflect upon the values and practices that can base a schooling that also priories the training to active citizenship and democratic principals. Thus, I understand that both conceptions indicated in this investigation can be productive – both in isolation and articulated way- in political democratic training that the school can provide.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEscolaSocialização políticaDemocraciaCidadaniaSchoolPolitics socializingDemocracyCitizenshipA formação democrática na escola contemporânea: entre duas concepções de socialização política.Democratic formation in contemporary schools: between two conceptions of political socialization.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/9636984838584692http://lattes.cnpq.br/4442388640917569Del Pino, Mauro Augusto BurkertBonow, Dirneiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTese_Dirnei_Bonow.pdf.txtTese_Dirnei_Bonow.pdf.txtExtracted texttext/plain521820http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7745/6/Tese_Dirnei_Bonow.pdf.txt9f601f2abd9ccf9a9b36affe1d3f54a7MD56open accessTHUMBNAILTese_Dirnei_Bonow.pdf.jpgTese_Dirnei_Bonow.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1205http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7745/7/Tese_Dirnei_Bonow.pdf.jpg2c41ddd1a3b3c8a0cc82e3a64f76bdd9MD57open accessORIGINALTese_Dirnei_Bonow.pdfTese_Dirnei_Bonow.pdfapplication/pdf1094317http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7745/1/Tese_Dirnei_Bonow.pdf25f9b9c6c7552c808d93a014c128afb7MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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