A atuação dos TILS no processo de construção de sinais na área de conhecimento das ciências exatas: qualificando o ensino dos surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Nádia dos Santos Gonçalves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7163
Resumo: O presente artigo pretendeu abordar os desafios da tradução/interpretação das disciplinas das ciências exatas nas turmas inclusivas de ensino médio do Colégio Municipal Pelotense. O objetivo desta pesquisa foi investigar o processo de construção/elaboração de sinais da Libras específicos para a área das exatas e seus efeitos na atuação dos TILS e, conseqüentemente, na aprendizagem escolar dos alunos surdos. A partir da investigação, ficou evidente que a combinação/criação de sinais torna mais claro o entendimento e a aprendizagem por parte dos alunos e, consequentemente, facilitaria o processo de tradução e interpretação das terminologias especificas nas ciências exatas. Quadros (2004), Lacerda (2010), Reichert (2012) são alguns dos autores que colaboraram com as discussões propostas neste artigo. Tornou-se explícita a necessidade de registro dos sinais combinados, bem como da articulação entre TILS, professores e alunos, com o intuito de convencionar os sinais.
id UFPL_4c122c20a2d5431cff3f7e1603a14969
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7163
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling Porto, Nádia dos Santos Gonçalves2021-03-02T15:17:36Z2021-03-02T15:17:36Z2014PORTO, Nádia dos Santos Gonçalves. A atuação dos TILS no processo de construção de sinais na área de conhecimento das ciências exatas: qualificando o ensino dos surdos. Caderno de Letras, n. 22, jan./ jul. 2014. ISSN 0102-95760102-9576http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7163O presente artigo pretendeu abordar os desafios da tradução/interpretação das disciplinas das ciências exatas nas turmas inclusivas de ensino médio do Colégio Municipal Pelotense. O objetivo desta pesquisa foi investigar o processo de construção/elaboração de sinais da Libras específicos para a área das exatas e seus efeitos na atuação dos TILS e, conseqüentemente, na aprendizagem escolar dos alunos surdos. A partir da investigação, ficou evidente que a combinação/criação de sinais torna mais claro o entendimento e a aprendizagem por parte dos alunos e, consequentemente, facilitaria o processo de tradução e interpretação das terminologias especificas nas ciências exatas. Quadros (2004), Lacerda (2010), Reichert (2012) são alguns dos autores que colaboraram com as discussões propostas neste artigo. Tornou-se explícita a necessidade de registro dos sinais combinados, bem como da articulação entre TILS, professores e alunos, com o intuito de convencionar os sinais.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasCiências exatasEducação de surdosTradutor/Intérprete de LibrasA atuação dos TILS no processo de construção de sinais na área de conhecimento das ciências exatas: qualificando o ensino dos surdosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTA ATUAÇÃO DOS TILS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SINAIS NA ÁREA DE CONHECIMENTO DAS CIÊNCIAS EXATAS– QUALIFICANDO O ENSINO DOS SURDOS.pdf.txtA ATUAÇÃO DOS TILS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SINAIS NA ÁREA DE CONHECIMENTO DAS CIÊNCIAS EXATAS– QUALIFICANDO O ENSINO DOS SURDOS.pdf.txtExtracted texttext/plain52279http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7163/6/A%20ATUA%c3%87%c3%83O%20DOS%20TILS%20NO%20PROCESSO%20DE%20CONSTRU%c3%87%c3%83O%20DE%20SINAIS%20NA%20%c3%81REA%20DE%20CONHECIMENTO%20DAS%20CI%c3%8aNCIAS%20EXATAS%e2%80%93%20QUALIFICANDO%20O%20ENSINO%20DOS%20SURDOS.pdf.txtec3fac42501b71e11ad599aaa7eb05e4MD56open accessTHUMBNAILA ATUAÇÃO DOS TILS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SINAIS NA ÁREA DE CONHECIMENTO DAS CIÊNCIAS EXATAS– QUALIFICANDO O ENSINO DOS SURDOS.pdf.jpgA ATUAÇÃO DOS TILS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SINAIS NA ÁREA DE CONHECIMENTO DAS CIÊNCIAS EXATAS– QUALIFICANDO O ENSINO DOS SURDOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1745http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7163/7/A%20ATUA%c3%87%c3%83O%20DOS%20TILS%20NO%20PROCESSO%20DE%20CONSTRU%c3%87%c3%83O%20DE%20SINAIS%20NA%20%c3%81REA%20DE%20CONHECIMENTO%20DAS%20CI%c3%8aNCIAS%20EXATAS%e2%80%93%20QUALIFICANDO%20O%20ENSINO%20DOS%20SURDOS.pdf.jpg032ea66f53d34d3bb6299c9fcd2ff051MD57open accessORIGINALA ATUAÇÃO DOS TILS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SINAIS NA ÁREA DE CONHECIMENTO DAS CIÊNCIAS EXATAS– QUALIFICANDO O ENSINO DOS SURDOS.pdfA ATUAÇÃO DOS TILS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SINAIS NA ÁREA DE CONHECIMENTO DAS CIÊNCIAS EXATAS– QUALIFICANDO O ENSINO DOS SURDOS.pdfapplication/pdf336275http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7163/1/A%20ATUA%c3%87%c3%83O%20DOS%20TILS%20NO%20PROCESSO%20DE%20CONSTRU%c3%87%c3%83O%20DE%20SINAIS%20NA%20%c3%81REA%20DE%20CONHECIMENTO%20DAS%20CI%c3%8aNCIAS%20EXATAS%e2%80%93%20QUALIFICANDO%20O%20ENSINO%20DOS%20SURDOS.pdf240b4d71c906d38d7f2e7db4297d190aMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7163/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7163/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7163/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7163/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/71632023-07-13 03:47:20.176open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7163VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:47:20Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A atuação dos TILS no processo de construção de sinais na área de conhecimento das ciências exatas: qualificando o ensino dos surdos
title A atuação dos TILS no processo de construção de sinais na área de conhecimento das ciências exatas: qualificando o ensino dos surdos
spellingShingle A atuação dos TILS no processo de construção de sinais na área de conhecimento das ciências exatas: qualificando o ensino dos surdos
Porto, Nádia dos Santos Gonçalves
Ciências exatas
Educação de surdos
Tradutor/Intérprete de Libras
title_short A atuação dos TILS no processo de construção de sinais na área de conhecimento das ciências exatas: qualificando o ensino dos surdos
title_full A atuação dos TILS no processo de construção de sinais na área de conhecimento das ciências exatas: qualificando o ensino dos surdos
title_fullStr A atuação dos TILS no processo de construção de sinais na área de conhecimento das ciências exatas: qualificando o ensino dos surdos
title_full_unstemmed A atuação dos TILS no processo de construção de sinais na área de conhecimento das ciências exatas: qualificando o ensino dos surdos
title_sort A atuação dos TILS no processo de construção de sinais na área de conhecimento das ciências exatas: qualificando o ensino dos surdos
author Porto, Nádia dos Santos Gonçalves
author_facet Porto, Nádia dos Santos Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Porto, Nádia dos Santos Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências exatas
Educação de surdos
Tradutor/Intérprete de Libras
topic Ciências exatas
Educação de surdos
Tradutor/Intérprete de Libras
description O presente artigo pretendeu abordar os desafios da tradução/interpretação das disciplinas das ciências exatas nas turmas inclusivas de ensino médio do Colégio Municipal Pelotense. O objetivo desta pesquisa foi investigar o processo de construção/elaboração de sinais da Libras específicos para a área das exatas e seus efeitos na atuação dos TILS e, conseqüentemente, na aprendizagem escolar dos alunos surdos. A partir da investigação, ficou evidente que a combinação/criação de sinais torna mais claro o entendimento e a aprendizagem por parte dos alunos e, consequentemente, facilitaria o processo de tradução e interpretação das terminologias especificas nas ciências exatas. Quadros (2004), Lacerda (2010), Reichert (2012) são alguns dos autores que colaboraram com as discussões propostas neste artigo. Tornou-se explícita a necessidade de registro dos sinais combinados, bem como da articulação entre TILS, professores e alunos, com o intuito de convencionar os sinais.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-02T15:17:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-02T15:17:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PORTO, Nádia dos Santos Gonçalves. A atuação dos TILS no processo de construção de sinais na área de conhecimento das ciências exatas: qualificando o ensino dos surdos. Caderno de Letras, n. 22, jan./ jul. 2014. ISSN 0102-9576
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7163
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 0102-9576
identifier_str_mv PORTO, Nádia dos Santos Gonçalves. A atuação dos TILS no processo de construção de sinais na área de conhecimento das ciências exatas: qualificando o ensino dos surdos. Caderno de Letras, n. 22, jan./ jul. 2014. ISSN 0102-9576
0102-9576
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7163/6/A%20ATUA%c3%87%c3%83O%20DOS%20TILS%20NO%20PROCESSO%20DE%20CONSTRU%c3%87%c3%83O%20DE%20SINAIS%20NA%20%c3%81REA%20DE%20CONHECIMENTO%20DAS%20CI%c3%8aNCIAS%20EXATAS%e2%80%93%20QUALIFICANDO%20O%20ENSINO%20DOS%20SURDOS.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7163/7/A%20ATUA%c3%87%c3%83O%20DOS%20TILS%20NO%20PROCESSO%20DE%20CONSTRU%c3%87%c3%83O%20DE%20SINAIS%20NA%20%c3%81REA%20DE%20CONHECIMENTO%20DAS%20CI%c3%8aNCIAS%20EXATAS%e2%80%93%20QUALIFICANDO%20O%20ENSINO%20DOS%20SURDOS.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7163/1/A%20ATUA%c3%87%c3%83O%20DOS%20TILS%20NO%20PROCESSO%20DE%20CONSTRU%c3%87%c3%83O%20DE%20SINAIS%20NA%20%c3%81REA%20DE%20CONHECIMENTO%20DAS%20CI%c3%8aNCIAS%20EXATAS%e2%80%93%20QUALIFICANDO%20O%20ENSINO%20DOS%20SURDOS.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7163/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7163/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7163/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7163/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ec3fac42501b71e11ad599aaa7eb05e4
032ea66f53d34d3bb6299c9fcd2ff051
240b4d71c906d38d7f2e7db4297d190a
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846911879086080