A atuação dos TILS no processo de construção de sinais na área de conhecimento das ciências exatas: qualificando o ensino dos surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7163 |
Resumo: | O presente artigo pretendeu abordar os desafios da tradução/interpretação das disciplinas das ciências exatas nas turmas inclusivas de ensino médio do Colégio Municipal Pelotense. O objetivo desta pesquisa foi investigar o processo de construção/elaboração de sinais da Libras específicos para a área das exatas e seus efeitos na atuação dos TILS e, conseqüentemente, na aprendizagem escolar dos alunos surdos. A partir da investigação, ficou evidente que a combinação/criação de sinais torna mais claro o entendimento e a aprendizagem por parte dos alunos e, consequentemente, facilitaria o processo de tradução e interpretação das terminologias especificas nas ciências exatas. Quadros (2004), Lacerda (2010), Reichert (2012) são alguns dos autores que colaboraram com as discussões propostas neste artigo. Tornou-se explícita a necessidade de registro dos sinais combinados, bem como da articulação entre TILS, professores e alunos, com o intuito de convencionar os sinais. |
id |
UFPL_4c122c20a2d5431cff3f7e1603a14969 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7163 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
Porto, Nádia dos Santos Gonçalves2021-03-02T15:17:36Z2021-03-02T15:17:36Z2014PORTO, Nádia dos Santos Gonçalves. A atuação dos TILS no processo de construção de sinais na área de conhecimento das ciências exatas: qualificando o ensino dos surdos. Caderno de Letras, n. 22, jan./ jul. 2014. ISSN 0102-95760102-9576http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7163O presente artigo pretendeu abordar os desafios da tradução/interpretação das disciplinas das ciências exatas nas turmas inclusivas de ensino médio do Colégio Municipal Pelotense. O objetivo desta pesquisa foi investigar o processo de construção/elaboração de sinais da Libras específicos para a área das exatas e seus efeitos na atuação dos TILS e, conseqüentemente, na aprendizagem escolar dos alunos surdos. A partir da investigação, ficou evidente que a combinação/criação de sinais torna mais claro o entendimento e a aprendizagem por parte dos alunos e, consequentemente, facilitaria o processo de tradução e interpretação das terminologias especificas nas ciências exatas. Quadros (2004), Lacerda (2010), Reichert (2012) são alguns dos autores que colaboraram com as discussões propostas neste artigo. Tornou-se explícita a necessidade de registro dos sinais combinados, bem como da articulação entre TILS, professores e alunos, com o intuito de convencionar os sinais.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasCiências exatasEducação de surdosTradutor/Intérprete de LibrasA atuação dos TILS no processo de construção de sinais na área de conhecimento das ciências exatas: qualificando o ensino dos surdosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTA ATUAÇÃO DOS TILS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SINAIS NA ÁREA DE CONHECIMENTO DAS CIÊNCIAS EXATAS– QUALIFICANDO O ENSINO DOS SURDOS.pdf.txtA ATUAÇÃO DOS TILS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SINAIS NA ÁREA DE CONHECIMENTO DAS CIÊNCIAS EXATAS– QUALIFICANDO O ENSINO DOS SURDOS.pdf.txtExtracted texttext/plain52279http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7163/6/A%20ATUA%c3%87%c3%83O%20DOS%20TILS%20NO%20PROCESSO%20DE%20CONSTRU%c3%87%c3%83O%20DE%20SINAIS%20NA%20%c3%81REA%20DE%20CONHECIMENTO%20DAS%20CI%c3%8aNCIAS%20EXATAS%e2%80%93%20QUALIFICANDO%20O%20ENSINO%20DOS%20SURDOS.pdf.txtec3fac42501b71e11ad599aaa7eb05e4MD56open accessTHUMBNAILA ATUAÇÃO DOS TILS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SINAIS NA ÁREA DE CONHECIMENTO DAS CIÊNCIAS EXATAS– QUALIFICANDO O ENSINO DOS SURDOS.pdf.jpgA ATUAÇÃO DOS TILS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SINAIS NA ÁREA DE CONHECIMENTO DAS CIÊNCIAS EXATAS– QUALIFICANDO O ENSINO DOS SURDOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1745http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7163/7/A%20ATUA%c3%87%c3%83O%20DOS%20TILS%20NO%20PROCESSO%20DE%20CONSTRU%c3%87%c3%83O%20DE%20SINAIS%20NA%20%c3%81REA%20DE%20CONHECIMENTO%20DAS%20CI%c3%8aNCIAS%20EXATAS%e2%80%93%20QUALIFICANDO%20O%20ENSINO%20DOS%20SURDOS.pdf.jpg032ea66f53d34d3bb6299c9fcd2ff051MD57open accessORIGINALA ATUAÇÃO DOS TILS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SINAIS NA ÁREA DE CONHECIMENTO DAS CIÊNCIAS EXATAS– QUALIFICANDO O ENSINO DOS SURDOS.pdfA ATUAÇÃO DOS TILS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SINAIS NA ÁREA DE CONHECIMENTO DAS CIÊNCIAS EXATAS– QUALIFICANDO O ENSINO DOS SURDOS.pdfapplication/pdf336275http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7163/1/A%20ATUA%c3%87%c3%83O%20DOS%20TILS%20NO%20PROCESSO%20DE%20CONSTRU%c3%87%c3%83O%20DE%20SINAIS%20NA%20%c3%81REA%20DE%20CONHECIMENTO%20DAS%20CI%c3%8aNCIAS%20EXATAS%e2%80%93%20QUALIFICANDO%20O%20ENSINO%20DOS%20SURDOS.pdf240b4d71c906d38d7f2e7db4297d190aMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7163/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7163/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7163/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7163/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/71632023-07-13 03:47:20.176open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7163VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:47:20Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A atuação dos TILS no processo de construção de sinais na área de conhecimento das ciências exatas: qualificando o ensino dos surdos |
title |
A atuação dos TILS no processo de construção de sinais na área de conhecimento das ciências exatas: qualificando o ensino dos surdos |
spellingShingle |
A atuação dos TILS no processo de construção de sinais na área de conhecimento das ciências exatas: qualificando o ensino dos surdos Porto, Nádia dos Santos Gonçalves Ciências exatas Educação de surdos Tradutor/Intérprete de Libras |
title_short |
A atuação dos TILS no processo de construção de sinais na área de conhecimento das ciências exatas: qualificando o ensino dos surdos |
title_full |
A atuação dos TILS no processo de construção de sinais na área de conhecimento das ciências exatas: qualificando o ensino dos surdos |
title_fullStr |
A atuação dos TILS no processo de construção de sinais na área de conhecimento das ciências exatas: qualificando o ensino dos surdos |
title_full_unstemmed |
A atuação dos TILS no processo de construção de sinais na área de conhecimento das ciências exatas: qualificando o ensino dos surdos |
title_sort |
A atuação dos TILS no processo de construção de sinais na área de conhecimento das ciências exatas: qualificando o ensino dos surdos |
author |
Porto, Nádia dos Santos Gonçalves |
author_facet |
Porto, Nádia dos Santos Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Porto, Nádia dos Santos Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências exatas Educação de surdos Tradutor/Intérprete de Libras |
topic |
Ciências exatas Educação de surdos Tradutor/Intérprete de Libras |
description |
O presente artigo pretendeu abordar os desafios da tradução/interpretação das disciplinas das ciências exatas nas turmas inclusivas de ensino médio do Colégio Municipal Pelotense. O objetivo desta pesquisa foi investigar o processo de construção/elaboração de sinais da Libras específicos para a área das exatas e seus efeitos na atuação dos TILS e, conseqüentemente, na aprendizagem escolar dos alunos surdos. A partir da investigação, ficou evidente que a combinação/criação de sinais torna mais claro o entendimento e a aprendizagem por parte dos alunos e, consequentemente, facilitaria o processo de tradução e interpretação das terminologias especificas nas ciências exatas. Quadros (2004), Lacerda (2010), Reichert (2012) são alguns dos autores que colaboraram com as discussões propostas neste artigo. Tornou-se explícita a necessidade de registro dos sinais combinados, bem como da articulação entre TILS, professores e alunos, com o intuito de convencionar os sinais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-02T15:17:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-03-02T15:17:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PORTO, Nádia dos Santos Gonçalves. A atuação dos TILS no processo de construção de sinais na área de conhecimento das ciências exatas: qualificando o ensino dos surdos. Caderno de Letras, n. 22, jan./ jul. 2014. ISSN 0102-9576 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7163 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
0102-9576 |
identifier_str_mv |
PORTO, Nádia dos Santos Gonçalves. A atuação dos TILS no processo de construção de sinais na área de conhecimento das ciências exatas: qualificando o ensino dos surdos. Caderno de Letras, n. 22, jan./ jul. 2014. ISSN 0102-9576 0102-9576 |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7163 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7163/6/A%20ATUA%c3%87%c3%83O%20DOS%20TILS%20NO%20PROCESSO%20DE%20CONSTRU%c3%87%c3%83O%20DE%20SINAIS%20NA%20%c3%81REA%20DE%20CONHECIMENTO%20DAS%20CI%c3%8aNCIAS%20EXATAS%e2%80%93%20QUALIFICANDO%20O%20ENSINO%20DOS%20SURDOS.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7163/7/A%20ATUA%c3%87%c3%83O%20DOS%20TILS%20NO%20PROCESSO%20DE%20CONSTRU%c3%87%c3%83O%20DE%20SINAIS%20NA%20%c3%81REA%20DE%20CONHECIMENTO%20DAS%20CI%c3%8aNCIAS%20EXATAS%e2%80%93%20QUALIFICANDO%20O%20ENSINO%20DOS%20SURDOS.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7163/1/A%20ATUA%c3%87%c3%83O%20DOS%20TILS%20NO%20PROCESSO%20DE%20CONSTRU%c3%87%c3%83O%20DE%20SINAIS%20NA%20%c3%81REA%20DE%20CONHECIMENTO%20DAS%20CI%c3%8aNCIAS%20EXATAS%e2%80%93%20QUALIFICANDO%20O%20ENSINO%20DOS%20SURDOS.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7163/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7163/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7163/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7163/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ec3fac42501b71e11ad599aaa7eb05e4 032ea66f53d34d3bb6299c9fcd2ff051 240b4d71c906d38d7f2e7db4297d190a 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801846911879086080 |