A atuação do tradutor interprete de libras - TILS no espaço educacional e as contribuições da formação pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5491 |
Resumo: | O presente artigo aborda a dinâmica de atuação do profissional interprete de Libras – TILS no âmbito educacional e institucional. O objetivo principal é discutir a formação, qualidades, competências do profissional intérprete de libras a fim de analisar sua atuação no processo de ensino-aprendizagem e a importância da formação pedagógica para sua atuação. A pesquisa é eminentemente bibliográfica com relato de experiência. Traz elementos de uma realidade vivida como interprete em uma universidade na atuação em sala de aula, bem como eventos e reuniões. Os fundamentos teóricos têm por base estudes desenvolvidos por Dorziat (2004), Lacerda (2004), Marcon (2012), com enfoque no livro do MEC/SESSP intitulado - O tradutor e intérprete de Língua brasileira de sinais e língua portuguesa (2007). As considerações finais demonstram que a formação pedagógica além da formação especifica pode auxiliar o profissional TILS no processo de tradução interpretação da Libras no que diz respeito a formação do futuro acadêmico em sua formação profissional. |
id |
UNIJ_418a28457972adc992eb519870c45548 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5491 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA atuação do tradutor interprete de libras - TILS no espaço educacional e as contribuições da formação pedagógica2018-11-0920182018-11-09T13:21:21Z2018-11-09T13:21:21ZO presente artigo aborda a dinâmica de atuação do profissional interprete de Libras – TILS no âmbito educacional e institucional. O objetivo principal é discutir a formação, qualidades, competências do profissional intérprete de libras a fim de analisar sua atuação no processo de ensino-aprendizagem e a importância da formação pedagógica para sua atuação. A pesquisa é eminentemente bibliográfica com relato de experiência. Traz elementos de uma realidade vivida como interprete em uma universidade na atuação em sala de aula, bem como eventos e reuniões. Os fundamentos teóricos têm por base estudes desenvolvidos por Dorziat (2004), Lacerda (2004), Marcon (2012), com enfoque no livro do MEC/SESSP intitulado - O tradutor e intérprete de Língua brasileira de sinais e língua portuguesa (2007). As considerações finais demonstram que a formação pedagógica além da formação especifica pode auxiliar o profissional TILS no processo de tradução interpretação da Libras no que diz respeito a formação do futuro acadêmico em sua formação profissional.15 f.Ciências humanasPedagogiaTradutor interprete de LibrasSurdezFormaçãohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5491DMD_hdl_123456789/5491Rosário, Carinporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarin%20Ros%c3%a1rio.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5491/1/Carin%20Ros%c3%a1rio.pdfapplication/pdf281882http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5491/1/Carin%20Ros%c3%a1rio.pdf2a8bb28c754e32ba3324864efe524a01MD5123456789_5491_12019-01-21T12:46:02Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A atuação do tradutor interprete de libras - TILS no espaço educacional e as contribuições da formação pedagógica |
title |
A atuação do tradutor interprete de libras - TILS no espaço educacional e as contribuições da formação pedagógica |
spellingShingle |
A atuação do tradutor interprete de libras - TILS no espaço educacional e as contribuições da formação pedagógica Rosário, Carin Ciências humanas Pedagogia Tradutor interprete de Libras Surdez Formação |
title_short |
A atuação do tradutor interprete de libras - TILS no espaço educacional e as contribuições da formação pedagógica |
title_full |
A atuação do tradutor interprete de libras - TILS no espaço educacional e as contribuições da formação pedagógica |
title_fullStr |
A atuação do tradutor interprete de libras - TILS no espaço educacional e as contribuições da formação pedagógica |
title_full_unstemmed |
A atuação do tradutor interprete de libras - TILS no espaço educacional e as contribuições da formação pedagógica |
title_sort |
A atuação do tradutor interprete de libras - TILS no espaço educacional e as contribuições da formação pedagógica |
author |
Rosário, Carin |
author_facet |
Rosário, Carin |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosário, Carin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências humanas Pedagogia Tradutor interprete de Libras Surdez Formação |
topic |
Ciências humanas Pedagogia Tradutor interprete de Libras Surdez Formação |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O presente artigo aborda a dinâmica de atuação do profissional interprete de Libras – TILS no âmbito educacional e institucional. O objetivo principal é discutir a formação, qualidades, competências do profissional intérprete de libras a fim de analisar sua atuação no processo de ensino-aprendizagem e a importância da formação pedagógica para sua atuação. A pesquisa é eminentemente bibliográfica com relato de experiência. Traz elementos de uma realidade vivida como interprete em uma universidade na atuação em sala de aula, bem como eventos e reuniões. Os fundamentos teóricos têm por base estudes desenvolvidos por Dorziat (2004), Lacerda (2004), Marcon (2012), com enfoque no livro do MEC/SESSP intitulado - O tradutor e intérprete de Língua brasileira de sinais e língua portuguesa (2007). As considerações finais demonstram que a formação pedagógica além da formação especifica pode auxiliar o profissional TILS no processo de tradução interpretação da Libras no que diz respeito a formação do futuro acadêmico em sua formação profissional. 15 f. |
description |
O presente artigo aborda a dinâmica de atuação do profissional interprete de Libras – TILS no âmbito educacional e institucional. O objetivo principal é discutir a formação, qualidades, competências do profissional intérprete de libras a fim de analisar sua atuação no processo de ensino-aprendizagem e a importância da formação pedagógica para sua atuação. A pesquisa é eminentemente bibliográfica com relato de experiência. Traz elementos de uma realidade vivida como interprete em uma universidade na atuação em sala de aula, bem como eventos e reuniões. Os fundamentos teóricos têm por base estudes desenvolvidos por Dorziat (2004), Lacerda (2004), Marcon (2012), com enfoque no livro do MEC/SESSP intitulado - O tradutor e intérprete de Língua brasileira de sinais e língua portuguesa (2007). As considerações finais demonstram que a formação pedagógica além da formação especifica pode auxiliar o profissional TILS no processo de tradução interpretação da Libras no que diz respeito a formação do futuro acadêmico em sua formação profissional. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-11-09 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018 2018-11-09T13:21:21Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-11-09T13:21:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5491 DMD_hdl_123456789/5491 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5491 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/5491 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623417105775853568 |