A atuação do tradutor interprete de libras - TILS no espaço educacional e as contribuições da formação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosário, Carin
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5491
Resumo: O presente artigo aborda a dinâmica de atuação do profissional interprete de Libras – TILS no âmbito educacional e institucional. O objetivo principal é discutir a formação, qualidades, competências do profissional intérprete de libras a fim de analisar sua atuação no processo de ensino-aprendizagem e a importância da formação pedagógica para sua atuação. A pesquisa é eminentemente bibliográfica com relato de experiência. Traz elementos de uma realidade vivida como interprete em uma universidade na atuação em sala de aula, bem como eventos e reuniões. Os fundamentos teóricos têm por base estudes desenvolvidos por Dorziat (2004), Lacerda (2004), Marcon (2012), com enfoque no livro do MEC/SESSP intitulado - O tradutor e intérprete de Língua brasileira de sinais e língua portuguesa (2007). As considerações finais demonstram que a formação pedagógica além da formação especifica pode auxiliar o profissional TILS no processo de tradução interpretação da Libras no que diz respeito a formação do futuro acadêmico em sua formação profissional.
id UNIJ_418a28457972adc992eb519870c45548
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5491
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA atuação do tradutor interprete de libras - TILS no espaço educacional e as contribuições da formação pedagógica2018-11-0920182018-11-09T13:21:21Z2018-11-09T13:21:21ZO presente artigo aborda a dinâmica de atuação do profissional interprete de Libras – TILS no âmbito educacional e institucional. O objetivo principal é discutir a formação, qualidades, competências do profissional intérprete de libras a fim de analisar sua atuação no processo de ensino-aprendizagem e a importância da formação pedagógica para sua atuação. A pesquisa é eminentemente bibliográfica com relato de experiência. Traz elementos de uma realidade vivida como interprete em uma universidade na atuação em sala de aula, bem como eventos e reuniões. Os fundamentos teóricos têm por base estudes desenvolvidos por Dorziat (2004), Lacerda (2004), Marcon (2012), com enfoque no livro do MEC/SESSP intitulado - O tradutor e intérprete de Língua brasileira de sinais e língua portuguesa (2007). As considerações finais demonstram que a formação pedagógica além da formação especifica pode auxiliar o profissional TILS no processo de tradução interpretação da Libras no que diz respeito a formação do futuro acadêmico em sua formação profissional.15 f.Ciências humanasPedagogiaTradutor interprete de LibrasSurdezFormaçãohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5491DMD_hdl_123456789/5491Rosário, Carinporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarin%20Ros%c3%a1rio.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5491/1/Carin%20Ros%c3%a1rio.pdfapplication/pdf281882http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5491/1/Carin%20Ros%c3%a1rio.pdf2a8bb28c754e32ba3324864efe524a01MD5123456789_5491_12019-01-21T12:46:02Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A atuação do tradutor interprete de libras - TILS no espaço educacional e as contribuições da formação pedagógica
title A atuação do tradutor interprete de libras - TILS no espaço educacional e as contribuições da formação pedagógica
spellingShingle A atuação do tradutor interprete de libras - TILS no espaço educacional e as contribuições da formação pedagógica
Rosário, Carin
Ciências humanas
Pedagogia
Tradutor interprete de Libras
Surdez
Formação
title_short A atuação do tradutor interprete de libras - TILS no espaço educacional e as contribuições da formação pedagógica
title_full A atuação do tradutor interprete de libras - TILS no espaço educacional e as contribuições da formação pedagógica
title_fullStr A atuação do tradutor interprete de libras - TILS no espaço educacional e as contribuições da formação pedagógica
title_full_unstemmed A atuação do tradutor interprete de libras - TILS no espaço educacional e as contribuições da formação pedagógica
title_sort A atuação do tradutor interprete de libras - TILS no espaço educacional e as contribuições da formação pedagógica
author Rosário, Carin
author_facet Rosário, Carin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosário, Carin
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências humanas
Pedagogia
Tradutor interprete de Libras
Surdez
Formação
topic Ciências humanas
Pedagogia
Tradutor interprete de Libras
Surdez
Formação
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente artigo aborda a dinâmica de atuação do profissional interprete de Libras – TILS no âmbito educacional e institucional. O objetivo principal é discutir a formação, qualidades, competências do profissional intérprete de libras a fim de analisar sua atuação no processo de ensino-aprendizagem e a importância da formação pedagógica para sua atuação. A pesquisa é eminentemente bibliográfica com relato de experiência. Traz elementos de uma realidade vivida como interprete em uma universidade na atuação em sala de aula, bem como eventos e reuniões. Os fundamentos teóricos têm por base estudes desenvolvidos por Dorziat (2004), Lacerda (2004), Marcon (2012), com enfoque no livro do MEC/SESSP intitulado - O tradutor e intérprete de Língua brasileira de sinais e língua portuguesa (2007). As considerações finais demonstram que a formação pedagógica além da formação especifica pode auxiliar o profissional TILS no processo de tradução interpretação da Libras no que diz respeito a formação do futuro acadêmico em sua formação profissional.
15 f.
description O presente artigo aborda a dinâmica de atuação do profissional interprete de Libras – TILS no âmbito educacional e institucional. O objetivo principal é discutir a formação, qualidades, competências do profissional intérprete de libras a fim de analisar sua atuação no processo de ensino-aprendizagem e a importância da formação pedagógica para sua atuação. A pesquisa é eminentemente bibliográfica com relato de experiência. Traz elementos de uma realidade vivida como interprete em uma universidade na atuação em sala de aula, bem como eventos e reuniões. Os fundamentos teóricos têm por base estudes desenvolvidos por Dorziat (2004), Lacerda (2004), Marcon (2012), com enfoque no livro do MEC/SESSP intitulado - O tradutor e intérprete de Língua brasileira de sinais e língua portuguesa (2007). As considerações finais demonstram que a formação pedagógica além da formação especifica pode auxiliar o profissional TILS no processo de tradução interpretação da Libras no que diz respeito a formação do futuro acadêmico em sua formação profissional.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-11-09
dc.date.available.fl_str_mv 2018
2018-11-09T13:21:21Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-09T13:21:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5491
DMD_hdl_123456789/5491
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5491
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623417105775853568