A construção das identidades dos benzedores de São Miguel das Missões/RS a partir de suas memórias e tradições.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Juliani Borchardt da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8117
Resumo: Esta tese busca estudar a construção das identidades dos benzedores atuantes na localidade de São Miguel das Missões/RS a partir de suas memórias e tradições, a fim de demarcar e debater a respeito dos principais elementos que envolvem os processos materiais e imateriais que os compõem. O ofício de benzer, prática popular representada pela busca de cura e proteção por meio da fé, manifesta concepções de mundo característico de seus praticantes. Noções de fé, saúde, vida e morte são construídas e compartilhadas socialmente, sendo que processos memoriais marcam o imaginário e as relações entre os benzedores e a comunidade em que estão inseridos, sendo ambos indissociáveis no que se refere à existência de benzedores e ao reconhecimento destes, por parte da comunidade. Tais relações são sociais e envolvem a prática, o discurso, as crenças e os valores relacionados às experiências que cada benzedor construiu ao longo de sua vida, seja no âmbito familiar ou coletivo, sendo estas determinantes, e também essenciais, para a construção das imagens desses sujeitos perante a sociedade. Nesse sentido, a respectiva pesquisa é direcionada aos benzedores atuantes na localidade de São Miguel das Missões/RS, no que toca à construção de suas identidades a partir de memórias e tradições desenvolvidas e compartilhadas coletivamente. Essas identidades se desenvolvem de forma plural e são diuturnamente influenciadas por distintos fatores, quer sejam: família, religião, patrimônio histórico, governo, natureza, comunidade, medicina, demais benzedores, bem como outros elementos que podem, a posteriori, intervir nas expressões corporais, simbólicas e orais do ofício de benzer. Para tanto, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica relacionada aos temas ligados a benzimentos, memória, cultura, tradição, identidade e demais assuntos afins. Da mesma forma, realizou-se o acesso a acervos públicos e particulares, em especial às residências dos benzedores, os quais forneceram elementos importantes no curso da investigação por meio de observação direta e participativa. De maneira predominante, utilizou-se a história oral para o desenvolvimento qualitativo da pesquisa, a partir da qual, por meio de entrevistas realizadas junto a uma parcela destes sujeitos, identificaram-se em suas narrativas os principais elementos que envolvem o ofício, momento de escuta que proporcionou identificar a significação de histórias, a reutilização de objetos, a ressignificação de doenças e a legitimação de suas identidades, manifestando, assim, por intermédio da oralidade, as referências tradicionais desta prática ao longo do tempo. A hipótese, portanto, que demarca os resultados da presente pesquisa, é de que os sujeitos identificados como benzedores, atuantes na comunidade miguelina, possuem sua prática alicerçada, a priori, em processos memoriais produzidos socialmente, os quais, transmitidos entre gerações, efetivam um ofício tradicional que demarca as identidades de seus praticantes e da comunidade onde vivem.
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Noções de fé, saúde, vida e morte são construídas e compartilhadas socialmente, sendo que processos memoriais marcam o imaginário e as relações entre os benzedores e a comunidade em que estão inseridos, sendo ambos indissociáveis no que se refere à existência de benzedores e ao reconhecimento destes, por parte da comunidade. Tais relações são sociais e envolvem a prática, o discurso, as crenças e os valores relacionados às experiências que cada benzedor construiu ao longo de sua vida, seja no âmbito familiar ou coletivo, sendo estas determinantes, e também essenciais, para a construção das imagens desses sujeitos perante a sociedade. Nesse sentido, a respectiva pesquisa é direcionada aos benzedores atuantes na localidade de São Miguel das Missões/RS, no que toca à construção de suas identidades a partir de memórias e tradições desenvolvidas e compartilhadas coletivamente. Essas identidades se desenvolvem de forma plural e são diuturnamente influenciadas por distintos fatores, quer sejam: família, religião, patrimônio histórico, governo, natureza, comunidade, medicina, demais benzedores, bem como outros elementos que podem, a posteriori, intervir nas expressões corporais, simbólicas e orais do ofício de benzer. Para tanto, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica relacionada aos temas ligados a benzimentos, memória, cultura, tradição, identidade e demais assuntos afins. Da mesma forma, realizou-se o acesso a acervos públicos e particulares, em especial às residências dos benzedores, os quais forneceram elementos importantes no curso da investigação por meio de observação direta e participativa. De maneira predominante, utilizou-se a história oral para o desenvolvimento qualitativo da pesquisa, a partir da qual, por meio de entrevistas realizadas junto a uma parcela destes sujeitos, identificaram-se em suas narrativas os principais elementos que envolvem o ofício, momento de escuta que proporcionou identificar a significação de histórias, a reutilização de objetos, a ressignificação de doenças e a legitimação de suas identidades, manifestando, assim, por intermédio da oralidade, as referências tradicionais desta prática ao longo do tempo. A hipótese, portanto, que demarca os resultados da presente pesquisa, é de que os sujeitos identificados como benzedores, atuantes na comunidade miguelina, possuem sua prática alicerçada, a priori, em processos memoriais produzidos socialmente, os quais, transmitidos entre gerações, efetivam um ofício tradicional que demarca as identidades de seus praticantes e da comunidade onde vivem.Cette thèse étudie la construction des identités des guérisseurs travaillant dans la localité de São Miguel das Missões / RS, à partir de leurs mémoires et traditions, pour délimiter et débattre des principaux éléments qui impliquent les processus matériels et immatériels qui les composent. L'art de bénir, une pratique populaire qui cherche à guérir et protéger grâce à la foi, manifeste des conceptions du monde caractéristiques de ses pratiquants. Les notions de foi, de santé, de vie et de mort se construisent et se partagent socialement, et les processus mémoriels marquent l'imaginaire et les relations entre les guérisseurs et la communauté dans laquelle ils sont insérés, tous deux étant inséparables en ce qui concerne l'existence des guérisseurs et la reconnaissance des ceux-ci, par la communauté. Ces relations sont sociales et impliquent des pratiques, des discours, des croyances et des valeurs liées aux expériences que chaque guérisseur a construites tout au long de sa vie, que ce soit dans la sphère familiale ou collective, ces facteurs étant déterminants, et aussi essentiels, pour la construction d'images sujets avant la société. En ce sens, la recherche respective est dirigée vers les guérisseurs travaillant dans la localité de São Miguel das Missões / RS, et porte sur la construction de leurs identités à partir de mémoires et de traditions développées et partagées collectivement. Ces identités se développent de différentes manières et sont quotidiennement influencées par ces différents facteurs : famille, religion, patrimoine historique, gouvernement, nature, communauté, médecine, autres guérisseurs, ainsi que d'autres éléments qui peuvent, a posteriori, intervenir dans expressions corporelles, symboliques et orales de l'art de bénir. Pour cela, la méthodologie utilisée est la recherche bibliographique portant sur les thèmes des guérissons, de la mémoire, de la culture, de la tradition, de l'identité et d'autres sujets connexes. Par ailleurs, l'accès aux collections d’ouvrages publiques et privées, notamment au domicile des guérisseurs, a fourni des éléments importants au cours de l'enquête par l'observation directe et participative. L'histoire orale a été surtout utilisée pour le développement qualitatif de la recherche, à partir de laquelle, à travers des entretiens menés avec une partie de ces sujets, les principaux éléments qui impliquent le travail, le moment de l'identification, ont été identifiés dans leurs récits. d'histoires, la réutilisation des objets, un autre sens de comprendre les maladies et la légitimation de leurs identités, manifestant ainsi, par l'oralité, les références traditionnelles de cette pratique au fil du temps. L'hypothèse sur laquelle s’appuie la présente recherche, est que les sujets identifiés comme guérisseurs et qui travaillent dans la communauté miguelina, ont une pratique basée sur des processus mémoriels construits socialement lesquels, transmis entre générations, effectuent une fonction traditionnel qui délimite l'identité de ses praticiens et de la communauté dans laquelle ils vivent.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio CulturalUFPelBrasilInstituto de Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANASMemóriaIdentidadesTradiçãoSão Miguel das Missões/RSBenzimentoMémoireIdentitésTraditionA construção das identidades dos benzedores de São Miguel das Missões/RS a partir de suas memórias e tradições.The construction of the identities of the benzedores of São Miguel das Missões/RS from their memories and traditions.La construction des identités des benzédores de São Miguel das Missões/RS à partir de leurs souvenirs et traditions.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/5035668977350965http://lattes.cnpq.br/3017947075069963Knack, Eduardo Roberto Jordãohttp://lattes.cnpq.br/0830455050602866Colvero, Ronaldo BernardinoSilva, Juliani Borchardt dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTese_JULIANI_BORCHARDT_DA_SILVA.pdf.txtTese_JULIANI_BORCHARDT_DA_SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain1216578http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8117/6/Tese_JULIANI_BORCHARDT_DA_SILVA.pdf.txt43645dd23857840698ac31d092e1cb0cMD56open accessTHUMBNAILTese_JULIANI_BORCHARDT_DA_SILVA.pdf.jpgTese_JULIANI_BORCHARDT_DA_SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1253http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8117/7/Tese_JULIANI_BORCHARDT_DA_SILVA.pdf.jpg648483d69140d904944fdd3f980af2b1MD57open accessORIGINALTese_JULIANI_BORCHARDT_DA_SILVA.pdfTese_JULIANI_BORCHARDT_DA_SILVA.pdfapplication/pdf9900029http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8117/1/Tese_JULIANI_BORCHARDT_DA_SILVA.pdf98857ef07a2f2e3a92d53010b1061968MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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