Arte contemporânea: cotidiano e experiência estética em sala de aula.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/2845 |
Resumo: | Esta pesquisa se configura pela narrativa, do modo discorrido por Josso, ao trazer experiências da sala de aula e sua relação com a arte contemporânea como foco principal. A partir de uma questão básica: a arte contemporânea, em sala de aula pode contribuir para transformar as práticas cotidianas em experiência estética? A arte contemporânea é pensada como possibilidade de uso do mundo a partir de Bourriaud. O cotidiano está aventado como propõe Certeau, uma vez que a ele dediquemos uma atenção diferenciada, em que o corriqueiro possa ser pensado de modo a ser transformado em experiência estética da forma apontada por Dewey. O texto está organizado em três capítulos. No capítulo I, discuto sobre a arte contemporânea em suas materialidades, sua ligação com o cotidiano e a experiência estética. Nos capítulos II e III, apresento as experiências proporcionadas em sala de aula, lugar de onde foi tramada a pesquisa, do meio do meu trajeto como revela Lancri. Ao ver a arte contemporânea como potência, uma vez que não lida com verdades estabelecidas de antemão, percebo, nas suas questões, motes de discussão sobre o momento em que vivemos. Desse modo, a pesquisa traz uma reflexão a respeito da disponibilidade da arte contemporânea em lidar com o mais comum do cotidiano, e este ser ressignificado pelas práticas em sala de aula. |
id |
UFPL_5444e27a81c26ba956a26542f2be44b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/2845 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-06-27T18:41:32Z2016-06-27T18:41:32Z2015-02-26VAZ, Ana Beatriz Campos. Arte contemporânea : cotidiano e experiência estética em sala de aula. 2015. 133 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Programa de Pós-Graduação em Artes visuais. Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2015.http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/2845Esta pesquisa se configura pela narrativa, do modo discorrido por Josso, ao trazer experiências da sala de aula e sua relação com a arte contemporânea como foco principal. A partir de uma questão básica: a arte contemporânea, em sala de aula pode contribuir para transformar as práticas cotidianas em experiência estética? A arte contemporânea é pensada como possibilidade de uso do mundo a partir de Bourriaud. O cotidiano está aventado como propõe Certeau, uma vez que a ele dediquemos uma atenção diferenciada, em que o corriqueiro possa ser pensado de modo a ser transformado em experiência estética da forma apontada por Dewey. O texto está organizado em três capítulos. No capítulo I, discuto sobre a arte contemporânea em suas materialidades, sua ligação com o cotidiano e a experiência estética. Nos capítulos II e III, apresento as experiências proporcionadas em sala de aula, lugar de onde foi tramada a pesquisa, do meio do meu trajeto como revela Lancri. Ao ver a arte contemporânea como potência, uma vez que não lida com verdades estabelecidas de antemão, percebo, nas suas questões, motes de discussão sobre o momento em que vivemos. Desse modo, a pesquisa traz uma reflexão a respeito da disponibilidade da arte contemporânea em lidar com o mais comum do cotidiano, e este ser ressignificado pelas práticas em sala de aula.This research sets up the narrative in the way proposed by Josso, by bringing the classroom experience and his relationship with contemporary art as the main focus. From a basic question: contemporary art in the classroom, can it help to transform everyday practices in aesthetic experience? Contemporary art is thought as a possibility to use the world (BOURRIAUD). Everyday practices as suggested by Certeau, if to it was dedicated a special attention, in what the trivial was transformed in an aesthetic experience as proposed by Dewey. The text is organized into three chapters. In chapter I it argues about contemporary art in its materiality, its link with the everyday life and the aesthetic experience. Chapters II and III present the experiences provided in the classroom, once it was there the research was hatched in the middle of my trajectory as proposed by Lancri. In watching contemporary art as power, since it does not deal with truths established beforehand, I realize, in its questions, it presents a reflection about the availability of contemporary art dealing with the prosaic and this being reframed by the practices in the classroom.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFPelBrasilCentro de ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESArte modernaSéc. XXArte contemporânea: cotidiano e experiência estética em sala de aula.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4314760H4http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723260A9Silva, Ursula Rosa daVaz, Ana Beatriz Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTArte contemporânea, cotidiano e experiência estética em sala de aula 2015.pdf.txtArte contemporânea, cotidiano e experiência estética em sala de aula 2015.pdf.txtExtracted texttext/plain224631http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2845/6/Arte%20contempor%c3%a2nea%2c%20cotidiano%20e%20experi%c3%aancia%20est%c3%a9tica%20em%20sala%20de%20aula%c2%a02015.pdf.txta7ff673d9c2a27857b2993e47cecca6cMD56open accessTHUMBNAILArte contemporânea, cotidiano e experiência estética em sala de aula 2015.pdf.jpgArte contemporânea, cotidiano e experiência estética em sala de aula 2015.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1248http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2845/7/Arte%20contempor%c3%a2nea%2c%20cotidiano%20e%20experi%c3%aancia%20est%c3%a9tica%20em%20sala%20de%20aula%c2%a02015.pdf.jpgfb366c7211c75a9d95d1d327f7809093MD57open accessORIGINALArte contemporânea, cotidiano e experiência estética em sala de aula 2015.pdfArte contemporânea, cotidiano e experiência estética em sala de aula 2015.pdfapplication/pdf11145404http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2845/1/Arte%20contempor%c3%a2nea%2c%20cotidiano%20e%20experi%c3%aancia%20est%c3%a9tica%20em%20sala%20de%20aula%c2%a02015.pdfc94520cab31257d4334db3e907d3895fMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2845/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2845/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2845/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2845/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/28452023-07-13 03:25:52.841open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/2845VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:25:52Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Arte contemporânea: cotidiano e experiência estética em sala de aula. |
title |
Arte contemporânea: cotidiano e experiência estética em sala de aula. |
spellingShingle |
Arte contemporânea: cotidiano e experiência estética em sala de aula. Vaz, Ana Beatriz Campos CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Arte moderna Séc. XX |
title_short |
Arte contemporânea: cotidiano e experiência estética em sala de aula. |
title_full |
Arte contemporânea: cotidiano e experiência estética em sala de aula. |
title_fullStr |
Arte contemporânea: cotidiano e experiência estética em sala de aula. |
title_full_unstemmed |
Arte contemporânea: cotidiano e experiência estética em sala de aula. |
title_sort |
Arte contemporânea: cotidiano e experiência estética em sala de aula. |
author |
Vaz, Ana Beatriz Campos |
author_facet |
Vaz, Ana Beatriz Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4314760H4 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723260A9 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Ursula Rosa da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vaz, Ana Beatriz Campos |
contributor_str_mv |
Silva, Ursula Rosa da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Arte moderna Séc. XX |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte moderna Séc. XX |
description |
Esta pesquisa se configura pela narrativa, do modo discorrido por Josso, ao trazer experiências da sala de aula e sua relação com a arte contemporânea como foco principal. A partir de uma questão básica: a arte contemporânea, em sala de aula pode contribuir para transformar as práticas cotidianas em experiência estética? A arte contemporânea é pensada como possibilidade de uso do mundo a partir de Bourriaud. O cotidiano está aventado como propõe Certeau, uma vez que a ele dediquemos uma atenção diferenciada, em que o corriqueiro possa ser pensado de modo a ser transformado em experiência estética da forma apontada por Dewey. O texto está organizado em três capítulos. No capítulo I, discuto sobre a arte contemporânea em suas materialidades, sua ligação com o cotidiano e a experiência estética. Nos capítulos II e III, apresento as experiências proporcionadas em sala de aula, lugar de onde foi tramada a pesquisa, do meio do meu trajeto como revela Lancri. Ao ver a arte contemporânea como potência, uma vez que não lida com verdades estabelecidas de antemão, percebo, nas suas questões, motes de discussão sobre o momento em que vivemos. Desse modo, a pesquisa traz uma reflexão a respeito da disponibilidade da arte contemporânea em lidar com o mais comum do cotidiano, e este ser ressignificado pelas práticas em sala de aula. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-02-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-27T18:41:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-06-27T18:41:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VAZ, Ana Beatriz Campos. Arte contemporânea : cotidiano e experiência estética em sala de aula. 2015. 133 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Programa de Pós-Graduação em Artes visuais. Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/2845 |
identifier_str_mv |
VAZ, Ana Beatriz Campos. Arte contemporânea : cotidiano e experiência estética em sala de aula. 2015. 133 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Programa de Pós-Graduação em Artes visuais. Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2015. |
url |
http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/2845 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPel |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2845/6/Arte%20contempor%c3%a2nea%2c%20cotidiano%20e%20experi%c3%aancia%20est%c3%a9tica%20em%20sala%20de%20aula%c2%a02015.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2845/7/Arte%20contempor%c3%a2nea%2c%20cotidiano%20e%20experi%c3%aancia%20est%c3%a9tica%20em%20sala%20de%20aula%c2%a02015.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2845/1/Arte%20contempor%c3%a2nea%2c%20cotidiano%20e%20experi%c3%aancia%20est%c3%a9tica%20em%20sala%20de%20aula%c2%a02015.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2845/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2845/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2845/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2845/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a7ff673d9c2a27857b2993e47cecca6c fb366c7211c75a9d95d1d327f7809093 c94520cab31257d4334db3e907d3895f 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710090431102976 |