A proposta circular: aplicação e análise de uma abordagem alternativa para o ensino da arte contemporânea /
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80578 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
id |
UFSC_c37105f8e2219d7bcdb5a4702433971e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/80578 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaKronbauer, RuyCabral, Beatriz Angela Vieira2012-10-18T16:18:47Z2012-10-18T16:18:47Z19991999171298http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80578Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.Esta dissertação focaliza uma proposta alternativa para o ensino das artes visuais no contexto contemporâneo. Trata-se de um estudo dialético entre educação, arte contemporânea e estética do cotidiano, a "Proposta Circular", baseada numa série de círculos concêntricos, que formam um instrumento didático facilitador, interdisciplinar e interativo, permitindo a combinação dos conceitos e características da área de ensino sendo ensinada. Esta abordagem, aqui voltada ao ensino da arte contemporânea, responde à necessidade de incluí-la nos currículos, como uma forma de possibilitar ao aluno o entendimento das novas visualidades do mundo contemporâneo. A Proposta Circular foi investigado através de experiências realizadas com três grupos distintos: alunos da 7ª série da Escola Básica Silveira de Souza, estudantes da 2ª fase do Curso de Licenciatura de Artes Plásticas da UDESC e com arte- educadores do Grupo de Estudos do Projeto Arte na Escola, da UFSC. As três experiências visaram verificar os benefícios e/ou dificuldades decorrentes do uso deste instrumento com indivíduos de idade e graus de formação diversos. Para ampliar a percepção e o entendimento das implicações pedagógicas deste objeto de estudo, buscamos o apoio teórico de autores de arte-educação, arte contemporânea, teoria da aprendizagem e também dos Parâmetros Curriculares Nacionais. A análise das experiências revelou que os círculos funcionaram como importante eixo sistematizador de conhecimentos e formulador de projetos. Os participantes, ao utilizarem os círculos, mostraram a sua utilidade como instrumento sistematizador e gerador de trabalhos artísticos. Constatamos também que este trabalho conseguiu amenizar o estranhamento e preconceitos frente à arte contemporânea. Ficou evidente seu potencial para investigar novos modos de criar e recriar; como ponto de partida para o exercício da construção e desconstrução da imagem visual contemporânea. Os depoimentos dos participantes das três experiências revelaram que os exercícios com os círculos possibilitaram a ampliação de suas possibilidades de leitura da obra contemporânea para além daquelas analisadas anteriormente.x, 177 f.| il. +porFlorianópolis, SCArte ModernaSec.XXEstudo e ensinoArteArtesCurriculosArte e educaçãoA proposta circular: aplicação e análise de uma abordagem alternativa para o ensino da arte contemporânea /info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL171298.pdfapplication/pdf33880101https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/80578/1/171298.pdf4e56219917889a469b6be214081dab4dMD51123456789/805782016-01-09 01:27:07.512oai:repositorio.ufsc.br:123456789/80578Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-09T03:27:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A proposta circular: aplicação e análise de uma abordagem alternativa para o ensino da arte contemporânea / |
title |
A proposta circular: aplicação e análise de uma abordagem alternativa para o ensino da arte contemporânea / |
spellingShingle |
A proposta circular: aplicação e análise de uma abordagem alternativa para o ensino da arte contemporânea / Kronbauer, Ruy Arte Moderna Sec.XX Estudo e ensino Arte Artes Curriculos Arte e educação |
title_short |
A proposta circular: aplicação e análise de uma abordagem alternativa para o ensino da arte contemporânea / |
title_full |
A proposta circular: aplicação e análise de uma abordagem alternativa para o ensino da arte contemporânea / |
title_fullStr |
A proposta circular: aplicação e análise de uma abordagem alternativa para o ensino da arte contemporânea / |
title_full_unstemmed |
A proposta circular: aplicação e análise de uma abordagem alternativa para o ensino da arte contemporânea / |
title_sort |
A proposta circular: aplicação e análise de uma abordagem alternativa para o ensino da arte contemporânea / |
author |
Kronbauer, Ruy |
author_facet |
Kronbauer, Ruy |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kronbauer, Ruy |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cabral, Beatriz Angela Vieira |
contributor_str_mv |
Cabral, Beatriz Angela Vieira |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Arte Moderna Sec.XX Estudo e ensino Arte Artes Curriculos Arte e educação |
topic |
Arte Moderna Sec.XX Estudo e ensino Arte Artes Curriculos Arte e educação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
publishDate |
1999 |
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv |
1999 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1999 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-18T16:18:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-18T16:18:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80578 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
171298 |
identifier_str_mv |
171298 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80578 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
x, 177 f.| il. + |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/80578/1/171298.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4e56219917889a469b6be214081dab4d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805178027081728 |