A proposta circular: aplicação e análise de uma abordagem alternativa para o ensino da arte contemporânea /

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kronbauer, Ruy
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80578
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.
id UFSC_c37105f8e2219d7bcdb5a4702433971e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/80578
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaKronbauer, RuyCabral, Beatriz Angela Vieira2012-10-18T16:18:47Z2012-10-18T16:18:47Z19991999171298http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80578Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.Esta dissertação focaliza uma proposta alternativa para o ensino das artes visuais no contexto contemporâneo. Trata-se de um estudo dialético entre educação, arte contemporânea e estética do cotidiano, a "Proposta Circular", baseada numa série de círculos concêntricos, que formam um instrumento didático facilitador, interdisciplinar e interativo, permitindo a combinação dos conceitos e características da área de ensino sendo ensinada. Esta abordagem, aqui voltada ao ensino da arte contemporânea, responde à necessidade de incluí-la nos currículos, como uma forma de possibilitar ao aluno o entendimento das novas visualidades do mundo contemporâneo. A Proposta Circular foi investigado através de experiências realizadas com três grupos distintos: alunos da 7ª série da Escola Básica Silveira de Souza, estudantes da 2ª fase do Curso de Licenciatura de Artes Plásticas da UDESC e com arte- educadores do Grupo de Estudos do Projeto Arte na Escola, da UFSC. As três experiências visaram verificar os benefícios e/ou dificuldades decorrentes do uso deste instrumento com indivíduos de idade e graus de formação diversos. Para ampliar a percepção e o entendimento das implicações pedagógicas deste objeto de estudo, buscamos o apoio teórico de autores de arte-educação, arte contemporânea, teoria da aprendizagem e também dos Parâmetros Curriculares Nacionais. A análise das experiências revelou que os círculos funcionaram como importante eixo sistematizador de conhecimentos e formulador de projetos. Os participantes, ao utilizarem os círculos, mostraram a sua utilidade como instrumento sistematizador e gerador de trabalhos artísticos. Constatamos também que este trabalho conseguiu amenizar o estranhamento e preconceitos frente à arte contemporânea. Ficou evidente seu potencial para investigar novos modos de criar e recriar; como ponto de partida para o exercício da construção e desconstrução da imagem visual contemporânea. Os depoimentos dos participantes das três experiências revelaram que os exercícios com os círculos possibilitaram a ampliação de suas possibilidades de leitura da obra contemporânea para além daquelas analisadas anteriormente.x, 177 f.| il. +porFlorianópolis, SCArte ModernaSec.XXEstudo e ensinoArteArtesCurriculosArte e educaçãoA proposta circular: aplicação e análise de uma abordagem alternativa para o ensino da arte contemporânea /info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL171298.pdfapplication/pdf33880101https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/80578/1/171298.pdf4e56219917889a469b6be214081dab4dMD51123456789/805782016-01-09 01:27:07.512oai:repositorio.ufsc.br:123456789/80578Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-09T03:27:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A proposta circular: aplicação e análise de uma abordagem alternativa para o ensino da arte contemporânea /
title A proposta circular: aplicação e análise de uma abordagem alternativa para o ensino da arte contemporânea /
spellingShingle A proposta circular: aplicação e análise de uma abordagem alternativa para o ensino da arte contemporânea /
Kronbauer, Ruy
Arte Moderna
Sec.XX
Estudo e ensino
Arte
Artes
Curriculos
Arte e educação
title_short A proposta circular: aplicação e análise de uma abordagem alternativa para o ensino da arte contemporânea /
title_full A proposta circular: aplicação e análise de uma abordagem alternativa para o ensino da arte contemporânea /
title_fullStr A proposta circular: aplicação e análise de uma abordagem alternativa para o ensino da arte contemporânea /
title_full_unstemmed A proposta circular: aplicação e análise de uma abordagem alternativa para o ensino da arte contemporânea /
title_sort A proposta circular: aplicação e análise de uma abordagem alternativa para o ensino da arte contemporânea /
author Kronbauer, Ruy
author_facet Kronbauer, Ruy
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Kronbauer, Ruy
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cabral, Beatriz Angela Vieira
contributor_str_mv Cabral, Beatriz Angela Vieira
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Arte Moderna
Sec.XX
Estudo e ensino
Arte
Artes
Curriculos
Arte e educação
topic Arte Moderna
Sec.XX
Estudo e ensino
Arte
Artes
Curriculos
Arte e educação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.
publishDate 1999
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 1999
dc.date.issued.fl_str_mv 1999
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-18T16:18:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-18T16:18:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80578
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 171298
identifier_str_mv 171298
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv x, 177 f.| il. +
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/80578/1/171298.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4e56219917889a469b6be214081dab4d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805178027081728