Percepções dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da FURG sobre o enfrentamento do tecnostress

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Fabrine Diniz
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6562
Resumo: As inovações tecnológicas vêm transformando os ambientes sociais e de trabalho, nesse contexto, surge a necessidade de se promover espaços de discussão sobre os impactos causados pelas mudanças que as tecnologias digitais provocam no cotidiano nos diferentes campos profissionais. Emerge então, o termo tecnostress que é conceituado como um estado psicológico negativo relacionado com o uso de tecnologias digitais ou com a ameaça de seu uso futuro. Nesse sentido, essa pesquisa problematiza o tecnostress no contexto da docência, uma vez que estes podem trazer sentimentos negativos àqueles que ainda têm um estranhamento frente às ferramentas digitais. Assim, a partir de conversas com professores de Matemática da Educação Básica sobre a inserção e utilização das tecnologias digitais, tanto no contexto pedagógico como social, essa pesquisa tem como objetivo analisar as percepções, impressões e estratégias de enfrentamento do tecnostress elaboradas por licenciandos em Matemática. Os colaboradores dessa pesquisa são 35 alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da FURG que estavam cursando a disciplina de Tecnologias Aplicadas à Educação Matemática I no segundo semestre de 2018 e que realizaram conversas com 13 professores de Matemática da Educação Básica. A partir dessa conversa os estudantes elaboram reflexões baseadas em questões norteadoras e para compreender o que disse o coletivo de licenciandos sobre essa experiência, utilizou-se a técnica de análise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Foram analisados 13 relatos e definiu-se três discursos do sujeito coletivo, intitulados Formação e tecnologias digitais; Potencialidades das tecnologias digitais e Infraestrutura das escolas para a utilização das tecnologias digitais. A partir dos discursos foi possível perceber as seguintes dimensões que constituem o tecnostress: ansiedade, descrença e ineficácia, bem como evidenciaram que a conversa com os professores contribuiu para que os licenciandos entendessem de que maneira os professores de Matemática são afetados pelos sintomas do tecnostress. Além disso, foi feito um mapeamento dos estudos acadêmicos realizados no âmbito de dissertações, teses e artigos sobre o tecnostress em professores de Matemática. Observou-se que no Brasil, as pesquisas acadêmicas e científicas relacionadas ao estudo do tecnostress são deficitárias, o que reafirma a necessidade de fomentar pesquisas sobre a temática na docência por meio de programas de pós-graduação, pois estas podem contribuir para a promoção de estratégias que visem o bem-estar dos professores na era digital.
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Nesse sentido, essa pesquisa problematiza o tecnostress no contexto da docência, uma vez que estes podem trazer sentimentos negativos àqueles que ainda têm um estranhamento frente às ferramentas digitais. Assim, a partir de conversas com professores de Matemática da Educação Básica sobre a inserção e utilização das tecnologias digitais, tanto no contexto pedagógico como social, essa pesquisa tem como objetivo analisar as percepções, impressões e estratégias de enfrentamento do tecnostress elaboradas por licenciandos em Matemática. Os colaboradores dessa pesquisa são 35 alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da FURG que estavam cursando a disciplina de Tecnologias Aplicadas à Educação Matemática I no segundo semestre de 2018 e que realizaram conversas com 13 professores de Matemática da Educação Básica. A partir dessa conversa os estudantes elaboram reflexões baseadas em questões norteadoras e para compreender o que disse o coletivo de licenciandos sobre essa experiência, utilizou-se a técnica de análise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Foram analisados 13 relatos e definiu-se três discursos do sujeito coletivo, intitulados Formação e tecnologias digitais; Potencialidades das tecnologias digitais e Infraestrutura das escolas para a utilização das tecnologias digitais. A partir dos discursos foi possível perceber as seguintes dimensões que constituem o tecnostress: ansiedade, descrença e ineficácia, bem como evidenciaram que a conversa com os professores contribuiu para que os licenciandos entendessem de que maneira os professores de Matemática são afetados pelos sintomas do tecnostress. Além disso, foi feito um mapeamento dos estudos acadêmicos realizados no âmbito de dissertações, teses e artigos sobre o tecnostress em professores de Matemática. Observou-se que no Brasil, as pesquisas acadêmicas e científicas relacionadas ao estudo do tecnostress são deficitárias, o que reafirma a necessidade de fomentar pesquisas sobre a temática na docência por meio de programas de pós-graduação, pois estas podem contribuir para a promoção de estratégias que visem o bem-estar dos professores na era digital.Technological innovations have been transforming social and work environments. In this context, there is the need to promote spaces for discussion about the impacts caused by the changes that digital technologies cause in everyday life in different professional fields. Thus emerges the term technostress which is conceptualized as a negative psychological state related to the use of digital technologies or the threat of their future use. In this sense, this research problematizes technostress in the context of teaching, since these can bring negative feelings to those who still have a stranger to digital tools. Thus, from conversations with teachers of Basic Education Mathematics about the insertion and use of digital technologies, both in the pedagogical and social context, this research aims to analyze the perceptions, impressions and coping strategies of technostress elaborated by undergraduates in Mathematics. . The contributors to this research are 35 students from the FURG Mathematics Degree Course who were taking the discipline of Technologies Applied to Mathematical Education I in the second semester of 2018 and who held conversations with 13 teachers of Mathematics of Basic Education. From this conversation students elaborate reflections based on guiding questions and to understand what the undergraduate collective said about this experience, we used the technique of analysis of the Collective Subject Discourse (CSD). Thirteen reports were analyzed and three collective subject discourses were defined, entitled Formation and digital technologies; Potentials of digital technologies and school infrastructure for the use of digital technologies. From the speeches, it was possible to perceive the following dimensions that constitute the technostress: anxiety, disbelief and ineffectiveness, as well as evidencing that the conversation with the teachers contributed for the graduates to understand in which way the mathematics teachers are affected by the symptoms of the technostress. In addition, a mapping was made of the academic studies carried out in the context of dissertations, theses and articles on technostress in mathematics teachers. In Brazil, academic and scientific research related to the study of technostress are deficient, which reaffirms the need to foster research on the subject of teaching through postgraduate programs, as these may contribute to the promotion of strategies aimed at the well-being of teachers in the digital age.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Educação MatemáticaUFPelBrasilInstituto de Física e MatemáticaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEducação matemáticaTecnostressProfessores de matemáticaFormação de professoresTecnologias digitaisMathematics teachersTeacher trainingDigital technologiesPercepções dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da FURG sobre o enfrentamento do tecnostressThe perceptions of FURG Mathematics undergraduate students about coping with technostressinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/5411680012567981http://lattes.cnpq.br/5437896504110766Novello, Tanise Paulahttp://lattes.cnpq.br/3514280528881407Grützmann, Thaís PhilipsenPereira, Fabrine Dinizinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Fabrine_Diniz_Pereira.pdf.txtDissertacao_Fabrine_Diniz_Pereira.pdf.txtExtracted texttext/plain173673http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6562/6/Dissertacao_Fabrine_Diniz_Pereira.pdf.txt2a1284b1b659cf1492466e7a0de78f2bMD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Fabrine_Diniz_Pereira.pdf.jpgDissertacao_Fabrine_Diniz_Pereira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1220http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6562/7/Dissertacao_Fabrine_Diniz_Pereira.pdf.jpg7f7fc8beb5ef817b326823282386beb2MD57open accessORIGINALDissertacao_Fabrine_Diniz_Pereira.pdfDissertacao_Fabrine_Diniz_Pereira.pdfapplication/pdf1491471http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6562/1/Dissertacao_Fabrine_Diniz_Pereira.pdf7f2750aab72aad86e7a47186b9700f50MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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