Autoria e contemporaneidade: um jogo coreocartográfico com artistas da dança na Região Sul do Brasil.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5500 |
Resumo: | Este trabalho volta-se para o estudo de questões referentes à autoria em arte e dança na contemporaneidade. A proposta busca analisar as configurações deste tema na constituição e caracterização do artista da dança bem como refletir sobre a condição de autoria e os aspectos diferenciais desenvolvidos por cada artista. Esta temática objetiva discutir o pensamento que tange o processo de autoria presente no fenômeno da criação. Neste sentido, as contribuições oferecidas pela contemporaneidade compreendidas no campo da arte suscitam modos de entender a experiência estética como foco de atuação artística. A hipótese surge onde são desenvolvidos procedimentos criativos nas linguagens artísticas que possuem características próprias. A metodologia cartográfica dá suporte a esta investigação e propõe estratégias que se aproximam do mapeamento e análise dos fazeres artísticos realizados por autores da contemporaneidade. Nas experiências estéticas da atualidade inúmeros são os atravessamentos trazidos por elementos aprendidos antes e depois do contato com a obra criada. Tendo por base o autor e seus métodos e os resultados de interfaces criativas cujas interferências com a contemporaneidade geram espaços e metodologias diversificadas. O campo de investigação é a linguagem da dança e as estratégias de criação que constituem esta área do conhecimento. Entrecruzando referenciais em arte e perspectivas teóricas que auxiliam a refletir sobre as estratégias existentes em cada processo de criação e as relações que compreendem cada obra, artista e público são alguns dos resultados aqui discutidos. Com referências teóricas que auxiliam na compreensão dos diversos papéis da autoria em arte bem como dos aspectos e elementos presentes nos processos de criação constituídos por autores contemporâneos, a investigação aqui expressa se pauta na importância da obra de arte enquanto fator determinante de autoria. Para isso, as referências utilizadas abrangem teóricos que perpassam os campos da Filosofia, da Estética e da Arte no sentido de oferecer subsídios para a compreensão dos diversos papéis existentes neste processo. A pesquisa foi desenvolvida na Universidade Federal de Pelotas junto ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Artes Visuais. O trabalho pertence à Linha de Pesquisa Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano e está vinculado ao Grupo de Pesquisa OMEGA – Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte e à Bolsa de Estudos da CAPES. |
id |
UFPL_55c95b9f371dd7ced1e9cd719487c60c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5500 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-05-22T02:36:50Z2020-05-212020-05-22T02:36:50Z2019-09-30ALMEIDA, Alex Sander Silveira de. Autoria e contemporaneidade: um jogo coreocartográfico com artistas da dança na Região Sul do Brasil. 2019. 157 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5500Este trabalho volta-se para o estudo de questões referentes à autoria em arte e dança na contemporaneidade. A proposta busca analisar as configurações deste tema na constituição e caracterização do artista da dança bem como refletir sobre a condição de autoria e os aspectos diferenciais desenvolvidos por cada artista. Esta temática objetiva discutir o pensamento que tange o processo de autoria presente no fenômeno da criação. Neste sentido, as contribuições oferecidas pela contemporaneidade compreendidas no campo da arte suscitam modos de entender a experiência estética como foco de atuação artística. A hipótese surge onde são desenvolvidos procedimentos criativos nas linguagens artísticas que possuem características próprias. A metodologia cartográfica dá suporte a esta investigação e propõe estratégias que se aproximam do mapeamento e análise dos fazeres artísticos realizados por autores da contemporaneidade. Nas experiências estéticas da atualidade inúmeros são os atravessamentos trazidos por elementos aprendidos antes e depois do contato com a obra criada. Tendo por base o autor e seus métodos e os resultados de interfaces criativas cujas interferências com a contemporaneidade geram espaços e metodologias diversificadas. O campo de investigação é a linguagem da dança e as estratégias de criação que constituem esta área do conhecimento. Entrecruzando referenciais em arte e perspectivas teóricas que auxiliam a refletir sobre as estratégias existentes em cada processo de criação e as relações que compreendem cada obra, artista e público são alguns dos resultados aqui discutidos. Com referências teóricas que auxiliam na compreensão dos diversos papéis da autoria em arte bem como dos aspectos e elementos presentes nos processos de criação constituídos por autores contemporâneos, a investigação aqui expressa se pauta na importância da obra de arte enquanto fator determinante de autoria. Para isso, as referências utilizadas abrangem teóricos que perpassam os campos da Filosofia, da Estética e da Arte no sentido de oferecer subsídios para a compreensão dos diversos papéis existentes neste processo. A pesquisa foi desenvolvida na Universidade Federal de Pelotas junto ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Artes Visuais. O trabalho pertence à Linha de Pesquisa Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano e está vinculado ao Grupo de Pesquisa OMEGA – Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte e à Bolsa de Estudos da CAPES.This work focuses on the study of contemporary dance authorship issues. The proposal seeks to analyze the configurations of this theme in the constitution and characterization of the dance artist as well as to reflect on the condition of authorship and the differential aspects developed by each artist. This theme aims to discuss the thinking concerning the process of authorship present in the phenomenon of creation. In this sense, the contributions offered by contemporaneity understood in the field of art raise ways of understanding the aesthetic experience as a focus of artistic performance. The hypothesis arises where creative procedures are developed in artistic languages that have their own characteristics. The cartographic methodology supports this research and proposes strategies that approach the mapping and analysis of the artistic works performed by contemporary authors. In today's aesthetic experiences countless are the crossings brought by elements learned before and after contact with the created work. Based on the author and his methods and the results of creative interfaces whose interference with contemporaneity generate diverse spaces and methodologies. The field of investigation is the language of dance and the strategies that constitute this area of knowledge. Crossing references in art and theoretical perspectives that help to reflect on the strategies that exist in each creative process and the relationships that comprise each work, artist and public are some of the results discussed here. With theoretical references that help in understanding the various roles of authorship in art as well as the aspects and elements present in the creation processes made by contemporary authors, the research expressed here is based on the importance of the artwork as a determining factor of authorship. For this, the references used include theoreticians that go through the fields of Philosophy, Aesthetics and Art in order to offer subsidies for the understanding of the various roles that exist in this process. The research was developed at the Federal University of Pelotas with the Master's Degree Program in Visual Arts. The work belongs to the Research Process of Creation and Poetics of Daily Life and is linked to the Research Group OMEGA - Observatory of Memory, Education, Gesture and Art and the CAPES Scholarship.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFPelBrasilCentro de ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCAAutoriaDançaArteJogoContemporaneidadeAuthorsDanceArtGameContemporaneityAutoria e contemporaneidade: um jogo coreocartográfico com artistas da dança na Região Sul do Brasil.Authorship and contemporaneity: a choreocartographic game with dance artists in Southern Brazil.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/7518103168599683http://lattes.cnpq.br/0073480063679881Azevedo, Cláudio Tarouco dehttp://lattes.cnpq.br/8041917371066975Jesus, Thiago Silva de AmorimAlmeida, Alex Sander Silveira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTALEX Sander_ALMEIDA_Dissertacao.pdf.txtALEX Sander_ALMEIDA_Dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain339396http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5500/6/ALEX%20Sander_ALMEIDA_Dissertacao.pdf.txt0d6c5b34f5548567af8158ecc834b5e0MD56open accessTHUMBNAILALEX Sander_ALMEIDA_Dissertacao.pdf.jpgALEX Sander_ALMEIDA_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1417http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5500/7/ALEX%20Sander_ALMEIDA_Dissertacao.pdf.jpg393b543623de93bc947f8ea192a39a3aMD57open accessORIGINALALEX Sander_ALMEIDA_Dissertacao.pdfALEX Sander_ALMEIDA_Dissertacao.pdfapplication/pdf11924896http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5500/1/ALEX%20Sander_ALMEIDA_Dissertacao.pdfb8e5142bcf55b6b27279b1484ca982d4MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5500/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5500/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5500/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5500/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/55002023-07-13 03:05:00.426open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:05Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Autoria e contemporaneidade: um jogo coreocartográfico com artistas da dança na Região Sul do Brasil. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Authorship and contemporaneity: a choreocartographic game with dance artists in Southern Brazil. |
title |
Autoria e contemporaneidade: um jogo coreocartográfico com artistas da dança na Região Sul do Brasil. |
spellingShingle |
Autoria e contemporaneidade: um jogo coreocartográfico com artistas da dança na Região Sul do Brasil. Almeida, Alex Sander Silveira de CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA Autoria Dança Arte Jogo Contemporaneidade Authors Dance Art Game Contemporaneity |
title_short |
Autoria e contemporaneidade: um jogo coreocartográfico com artistas da dança na Região Sul do Brasil. |
title_full |
Autoria e contemporaneidade: um jogo coreocartográfico com artistas da dança na Região Sul do Brasil. |
title_fullStr |
Autoria e contemporaneidade: um jogo coreocartográfico com artistas da dança na Região Sul do Brasil. |
title_full_unstemmed |
Autoria e contemporaneidade: um jogo coreocartográfico com artistas da dança na Região Sul do Brasil. |
title_sort |
Autoria e contemporaneidade: um jogo coreocartográfico com artistas da dança na Região Sul do Brasil. |
author |
Almeida, Alex Sander Silveira de |
author_facet |
Almeida, Alex Sander Silveira de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7518103168599683 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0073480063679881 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Azevedo, Cláudio Tarouco de |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8041917371066975 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jesus, Thiago Silva de Amorim |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Alex Sander Silveira de |
contributor_str_mv |
Azevedo, Cláudio Tarouco de Jesus, Thiago Silva de Amorim |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA Autoria Dança Arte Jogo Contemporaneidade Authors Dance Art Game Contemporaneity |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoria Dança Arte Jogo Contemporaneidade Authors Dance Art Game Contemporaneity |
description |
Este trabalho volta-se para o estudo de questões referentes à autoria em arte e dança na contemporaneidade. A proposta busca analisar as configurações deste tema na constituição e caracterização do artista da dança bem como refletir sobre a condição de autoria e os aspectos diferenciais desenvolvidos por cada artista. Esta temática objetiva discutir o pensamento que tange o processo de autoria presente no fenômeno da criação. Neste sentido, as contribuições oferecidas pela contemporaneidade compreendidas no campo da arte suscitam modos de entender a experiência estética como foco de atuação artística. A hipótese surge onde são desenvolvidos procedimentos criativos nas linguagens artísticas que possuem características próprias. A metodologia cartográfica dá suporte a esta investigação e propõe estratégias que se aproximam do mapeamento e análise dos fazeres artísticos realizados por autores da contemporaneidade. Nas experiências estéticas da atualidade inúmeros são os atravessamentos trazidos por elementos aprendidos antes e depois do contato com a obra criada. Tendo por base o autor e seus métodos e os resultados de interfaces criativas cujas interferências com a contemporaneidade geram espaços e metodologias diversificadas. O campo de investigação é a linguagem da dança e as estratégias de criação que constituem esta área do conhecimento. Entrecruzando referenciais em arte e perspectivas teóricas que auxiliam a refletir sobre as estratégias existentes em cada processo de criação e as relações que compreendem cada obra, artista e público são alguns dos resultados aqui discutidos. Com referências teóricas que auxiliam na compreensão dos diversos papéis da autoria em arte bem como dos aspectos e elementos presentes nos processos de criação constituídos por autores contemporâneos, a investigação aqui expressa se pauta na importância da obra de arte enquanto fator determinante de autoria. Para isso, as referências utilizadas abrangem teóricos que perpassam os campos da Filosofia, da Estética e da Arte no sentido de oferecer subsídios para a compreensão dos diversos papéis existentes neste processo. A pesquisa foi desenvolvida na Universidade Federal de Pelotas junto ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Artes Visuais. O trabalho pertence à Linha de Pesquisa Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano e está vinculado ao Grupo de Pesquisa OMEGA – Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte e à Bolsa de Estudos da CAPES. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-09-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-05-22T02:36:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-21 2020-05-22T02:36:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALMEIDA, Alex Sander Silveira de. Autoria e contemporaneidade: um jogo coreocartográfico com artistas da dança na Região Sul do Brasil. 2019. 157 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5500 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Alex Sander Silveira de. Autoria e contemporaneidade: um jogo coreocartográfico com artistas da dança na Região Sul do Brasil. 2019. 157 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5500 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPel |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5500/6/ALEX%20Sander_ALMEIDA_Dissertacao.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5500/7/ALEX%20Sander_ALMEIDA_Dissertacao.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5500/1/ALEX%20Sander_ALMEIDA_Dissertacao.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5500/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5500/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5500/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5500/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0d6c5b34f5548567af8158ecc834b5e0 393b543623de93bc947f8ea192a39a3a b8e5142bcf55b6b27279b1484ca982d4 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801846875370815488 |