Análise do negócio de sementes de soja numa empresa de sementes em Mato Grosso
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8256 |
Resumo: | Com o objetivo de analisar o histórico comercial de uma empresa produtora de sementes de soja em Mato Grosso, foram analisadas variáveis como: quantidade de sementes produzidas, quantidade de semente comercializadas, sobra de sementes que não foram comercializadas, formas de acesso ao mercado, parceria com obtentores, principais cultivares e participação dos dez maiores clientes. Com base nos dados observou-se que: 1- o acesso direto ao mercado cresceu de 22% para 52% do total das vendas da empresa, por outro lado, o uso de revendas permaneceu baixo variando de 10% a 13%; 2- A comercialização das sementes é distribuída para centenas de agricultores anualmente, entretanto os 10 maiores agricultores compram mais de 30% da produção da empresa de sementes, alcançando muitas vezes 50%; 3- o percentual de sementes comercializadas por obtentor e por ano, ofertadas aos agricultores foram provenientes de 16 programas de melhoramento, em que algumas estiveram presentes em apenas um ou dois anos, enquanto outras estiveram presentes em todos os anos, destacando a empresa Monsoy que sempre teve a maior participação, variando de 47,5 a 85,6%. Concluiu-se que a empresa está buscando melhorar a cada ano, utilizando ferramentas que traduzem a situação atual. Pensando no futuro, a companhia deve olhar para o cenário apontado e buscar a direção alinhada com o mercado, praticando um marketing estratégico que possibilite a sustentabilidade maior do negócio de sementes. |
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2022-03-25T15:20:35Z2022-03-25T15:20:35Z2017-10TOMAZELLI, Pedro Tales. Análise do negócio de sementes de soja em uma empresa de sementes em Mato Grosso. 2017. 24f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8256Com o objetivo de analisar o histórico comercial de uma empresa produtora de sementes de soja em Mato Grosso, foram analisadas variáveis como: quantidade de sementes produzidas, quantidade de semente comercializadas, sobra de sementes que não foram comercializadas, formas de acesso ao mercado, parceria com obtentores, principais cultivares e participação dos dez maiores clientes. Com base nos dados observou-se que: 1- o acesso direto ao mercado cresceu de 22% para 52% do total das vendas da empresa, por outro lado, o uso de revendas permaneceu baixo variando de 10% a 13%; 2- A comercialização das sementes é distribuída para centenas de agricultores anualmente, entretanto os 10 maiores agricultores compram mais de 30% da produção da empresa de sementes, alcançando muitas vezes 50%; 3- o percentual de sementes comercializadas por obtentor e por ano, ofertadas aos agricultores foram provenientes de 16 programas de melhoramento, em que algumas estiveram presentes em apenas um ou dois anos, enquanto outras estiveram presentes em todos os anos, destacando a empresa Monsoy que sempre teve a maior participação, variando de 47,5 a 85,6%. Concluiu-se que a empresa está buscando melhorar a cada ano, utilizando ferramentas que traduzem a situação atual. Pensando no futuro, a companhia deve olhar para o cenário apontado e buscar a direção alinhada com o mercado, praticando um marketing estratégico que possibilite a sustentabilidade maior do negócio de sementes.Aiming to analyze the commercial history of a soybean seed producer company based in Mato Grosso- Brazil, some items were evaluated such as: amount of produced seeds, amount of marketed seeds, non-marketed seeds, market access forms, partnerships with breeders, main cultivars and participation of the ten biggest costumers. Based on the data the following observation were taken:1- Direct market access increased from 22% to 52% of the company's total sales; on the other hand, the use of resales remained low, varying from 10% to 13%; 2 - Seeds are distributed to hundreds of farmers annually, however the 10 largest farmers buy more than 30% of the company's seed production, often reaching 50%; 3 - the percentage of seeds marketed per breeder and per year, offered to farmers reached 16 breeding programs, some of which were present in only one or two years, while others were present in all the years, highlighting the company Monsoy having the largest participation, ranging from 47.5 to 85.6%. It is concluded that the company is searching improvement every year, using tools to evaluate the current situation. Thinking about future, the company must look to the appointed scenario and search the direction aligned to the market, practicing a strategic marketing that allows sustainability of the soybean seed business.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de SementesUFPelBrasilFaculdade de Agronomia Eliseu MacielCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::FITOTECNIA::PRODUCAO E BENEFICIAMENTO DE SEMENTESSojaSementesSoybeanSeedsAnálise de mercadoAnálise do negócio de sementes de soja numa empresa de sementes em Mato GrossoAnalisis of a soybean seed business in a seed producing company in the state of Mato Grossoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/6293461308785417Peske, Silmar TeichertTomazelli, Pedro Talesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTdissertacao_pedro_tales_tomazelli.pdf.txtdissertacao_pedro_tales_tomazelli.pdf.txtExtracted texttext/plain31527http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8256/6/dissertacao_pedro_tales_tomazelli.pdf.txte6d81e2b70152c32aff0564480059ce5MD56open accessTHUMBNAILdissertacao_pedro_tales_tomazelli.pdf.jpgdissertacao_pedro_tales_tomazelli.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1205http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8256/7/dissertacao_pedro_tales_tomazelli.pdf.jpgf80caf8f05fe94c1f03f2ba3b9361414MD57open accessORIGINALdissertacao_pedro_tales_tomazelli.pdfdissertacao_pedro_tales_tomazelli.pdfapplication/pdf190406http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8256/1/dissertacao_pedro_tales_tomazelli.pdfffb1989535d9ff678cca3ea54cac5de0MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8256/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8256/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8256/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8256/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/82562023-07-13 04:20:04.4open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/8256VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T07:20:04Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
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Com o objetivo de analisar o histórico comercial de uma empresa produtora de sementes de soja em Mato Grosso, foram analisadas variáveis como: quantidade de sementes produzidas, quantidade de semente comercializadas, sobra de sementes que não foram comercializadas, formas de acesso ao mercado, parceria com obtentores, principais cultivares e participação dos dez maiores clientes. Com base nos dados observou-se que: 1- o acesso direto ao mercado cresceu de 22% para 52% do total das vendas da empresa, por outro lado, o uso de revendas permaneceu baixo variando de 10% a 13%; 2- A comercialização das sementes é distribuída para centenas de agricultores anualmente, entretanto os 10 maiores agricultores compram mais de 30% da produção da empresa de sementes, alcançando muitas vezes 50%; 3- o percentual de sementes comercializadas por obtentor e por ano, ofertadas aos agricultores foram provenientes de 16 programas de melhoramento, em que algumas estiveram presentes em apenas um ou dois anos, enquanto outras estiveram presentes em todos os anos, destacando a empresa Monsoy que sempre teve a maior participação, variando de 47,5 a 85,6%. Concluiu-se que a empresa está buscando melhorar a cada ano, utilizando ferramentas que traduzem a situação atual. Pensando no futuro, a companhia deve olhar para o cenário apontado e buscar a direção alinhada com o mercado, praticando um marketing estratégico que possibilite a sustentabilidade maior do negócio de sementes. |
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