Qual a importância da percepção das mais velhas do Quilombo Coxilha Negra sobre a formação das mais novas como professoras?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Adriana da Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lima, Georgina Helena Xavier
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12125
Resumo: O presente trabalho tem origem em nossa pesquisa de dissertação de mestrado, ainda em andamento, no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, na linha Formação de Formação de Professores, Ensino, Processos e Práticas Educação. Nosso estudo tem como enfoque a forma como as mais velhas do Quilombo Coxilha Negra (RS/São Lourenço do Sul) percebem a formação como docentes das mulheres mais novas que ingressaram no Ensino Superior. De acordo com Nascimento (2002), quilombo parte da ideia de um território e uma organização social e política destinadas à resistência cultural negra. Com base nessa perspectiva, nosso problema da pesquisa gira em torno de um olhar quilombola das mulheres mais velhas acerca da formação docente das engressantes no ensino superior. Desse repertório de saberes adquiridos, deseja-se compreender se na relação entre os processos educativos (de dentro e fora do quilombo) possibilidades coletivas e emancipatórias para a comunidade podem ser vislumbradas. O fato de se tornarem professoras, é mais impactante porque serão elas as responsáveis de educar para um mundo menos desigual que até então têm sido a lógica de se aquilombar.
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Com base nessa perspectiva, nosso problema da pesquisa gira em torno de um olhar quilombola das mulheres mais velhas acerca da formação docente das engressantes no ensino superior. Desse repertório de saberes adquiridos, deseja-se compreender se na relação entre os processos educativos (de dentro e fora do quilombo) possibilidades coletivas e emancipatórias para a comunidade podem ser vislumbradas. 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