Alguns apontamentos de narrativas autoformadoras: imagens e imaginários das aprendizes de professora.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5758 |
Resumo: | Este texto propõe-se a refletir e problematizar a pesquisa que estamos realizando, que tem como foco Histórias de Vida em Formação, e é intitulada “Garimpando imagens, memórias, representações e arquétipos nas trajetórias e (auto)biografias de alunas em formação inicial do Curso de Pedagogia da UFPEL: um estudo longitudinal (2006-2009)”. O objetivo central da referida pesquisa é acompanhar um grupo de sete alunas do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL/RS). A metodologia que vem sendo empregada ancora-se em um “olhar para si”, fundamentada em Josso (2004) e no método apresentado por Durand (1988), referente ao “psicologismo metodológico e à metodologia de convergências”. Nesse sentido, construímos uma metodologia de convergências com o intuito de buscar as homologias entre as narrativas autobiográficas, as imagens da infância e as representações atuais. Constatamos que o uso de narrativas como instrumento de ensino e de pesquisa pode anunciar a possibilidade de outros aportes importantes na Formação do Professor, trazendo à luz o que vai pulsando na vida de cada um. No âmbito das pesquisas sob nossa coordenação (PERES, 1999, 2002), especialmente nesse estudo de caráter longitudinal, o narrarse constitui-se como uma ferramenta fundamental para os processos autoformadores. Tal ferramenta vem movimentando reservatórios e imaginários emdireção à construção de saberes de si e de outros; do saber-ser e do saber-fazer, simultaneamente. Com isso, pensamos estar apostando numa prática, tanto no ensino como na pesquisa, que alimenta e cultiva a florescência das imagens no ser; na experiência do vivido, num processo de redescoberta, revelação e reinvenção do que vem sendo, com vistas ao projeto de formação. |
id |
UFPL_b2718d1826817222988d1d7f55922272 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5758 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-06-09T02:25:08Z2020-06-09T02:25:08Z2009-12PERES, Lúcia Maria Vaz. Alguns apontamentos de narrativas autoformadoras: imagens e imaginários das aprendizes de professora. REVISTA @MBIENTEEDUCAÇÃO. T v. 2, n. 2, p.115-127, 2009. Disponível em: <http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/558>. Acesso em: 08/06/2020.1982-8632http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5758Este texto propõe-se a refletir e problematizar a pesquisa que estamos realizando, que tem como foco Histórias de Vida em Formação, e é intitulada “Garimpando imagens, memórias, representações e arquétipos nas trajetórias e (auto)biografias de alunas em formação inicial do Curso de Pedagogia da UFPEL: um estudo longitudinal (2006-2009)”. O objetivo central da referida pesquisa é acompanhar um grupo de sete alunas do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL/RS). A metodologia que vem sendo empregada ancora-se em um “olhar para si”, fundamentada em Josso (2004) e no método apresentado por Durand (1988), referente ao “psicologismo metodológico e à metodologia de convergências”. Nesse sentido, construímos uma metodologia de convergências com o intuito de buscar as homologias entre as narrativas autobiográficas, as imagens da infância e as representações atuais. Constatamos que o uso de narrativas como instrumento de ensino e de pesquisa pode anunciar a possibilidade de outros aportes importantes na Formação do Professor, trazendo à luz o que vai pulsando na vida de cada um. No âmbito das pesquisas sob nossa coordenação (PERES, 1999, 2002), especialmente nesse estudo de caráter longitudinal, o narrarse constitui-se como uma ferramenta fundamental para os processos autoformadores. Tal ferramenta vem movimentando reservatórios e imaginários emdireção à construção de saberes de si e de outros; do saber-ser e do saber-fazer, simultaneamente. Com isso, pensamos estar apostando numa prática, tanto no ensino como na pesquisa, que alimenta e cultiva a florescência das imagens no ser; na experiência do vivido, num processo de redescoberta, revelação e reinvenção do que vem sendo, com vistas ao projeto de formação.porUNICIDNarrativas autoformadorasTrajetóriasImaginárioFormação inicialSelf-formating narrativesLife coursesImaginaryInitial educationAlguns apontamentos de narrativas autoformadoras: imagens e imaginários das aprendizes de professora.Ponderings on self-formation narratives: images and imaginaries of teacher apprentices.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePeres, Lúcia Maria Vazinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTAlguns_apontamentos_de_narrativas_autoformadoras.pdf.txtAlguns_apontamentos_de_narrativas_autoformadoras.pdf.txtExtracted texttext/plain45504http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5758/6/Alguns_apontamentos_de_narrativas_autoformadoras.pdf.txtc5b67503111f6160303459225b186ce9MD56open accessTHUMBNAILAlguns_apontamentos_de_narrativas_autoformadoras.pdf.jpgAlguns_apontamentos_de_narrativas_autoformadoras.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1669http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5758/7/Alguns_apontamentos_de_narrativas_autoformadoras.pdf.jpgf3e127462ecd891d36c11201a6ffba0bMD57open accessORIGINALAlguns_apontamentos_de_narrativas_autoformadoras.pdfAlguns_apontamentos_de_narrativas_autoformadoras.pdfapplication/pdf119401http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5758/1/Alguns_apontamentos_de_narrativas_autoformadoras.pdfded4c1104c15216873c66aa16d30bf85MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5758/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5758/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5758/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5758/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/57582023-07-13 03:54:57.051open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5758VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:54:57Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Alguns apontamentos de narrativas autoformadoras: imagens e imaginários das aprendizes de professora. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Ponderings on self-formation narratives: images and imaginaries of teacher apprentices. |
title |
Alguns apontamentos de narrativas autoformadoras: imagens e imaginários das aprendizes de professora. |
spellingShingle |
Alguns apontamentos de narrativas autoformadoras: imagens e imaginários das aprendizes de professora. Peres, Lúcia Maria Vaz Narrativas autoformadoras Trajetórias Imaginário Formação inicial Self-formating narratives Life courses Imaginary Initial education |
title_short |
Alguns apontamentos de narrativas autoformadoras: imagens e imaginários das aprendizes de professora. |
title_full |
Alguns apontamentos de narrativas autoformadoras: imagens e imaginários das aprendizes de professora. |
title_fullStr |
Alguns apontamentos de narrativas autoformadoras: imagens e imaginários das aprendizes de professora. |
title_full_unstemmed |
Alguns apontamentos de narrativas autoformadoras: imagens e imaginários das aprendizes de professora. |
title_sort |
Alguns apontamentos de narrativas autoformadoras: imagens e imaginários das aprendizes de professora. |
author |
Peres, Lúcia Maria Vaz |
author_facet |
Peres, Lúcia Maria Vaz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peres, Lúcia Maria Vaz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativas autoformadoras Trajetórias Imaginário Formação inicial Self-formating narratives Life courses Imaginary Initial education |
topic |
Narrativas autoformadoras Trajetórias Imaginário Formação inicial Self-formating narratives Life courses Imaginary Initial education |
description |
Este texto propõe-se a refletir e problematizar a pesquisa que estamos realizando, que tem como foco Histórias de Vida em Formação, e é intitulada “Garimpando imagens, memórias, representações e arquétipos nas trajetórias e (auto)biografias de alunas em formação inicial do Curso de Pedagogia da UFPEL: um estudo longitudinal (2006-2009)”. O objetivo central da referida pesquisa é acompanhar um grupo de sete alunas do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL/RS). A metodologia que vem sendo empregada ancora-se em um “olhar para si”, fundamentada em Josso (2004) e no método apresentado por Durand (1988), referente ao “psicologismo metodológico e à metodologia de convergências”. Nesse sentido, construímos uma metodologia de convergências com o intuito de buscar as homologias entre as narrativas autobiográficas, as imagens da infância e as representações atuais. Constatamos que o uso de narrativas como instrumento de ensino e de pesquisa pode anunciar a possibilidade de outros aportes importantes na Formação do Professor, trazendo à luz o que vai pulsando na vida de cada um. No âmbito das pesquisas sob nossa coordenação (PERES, 1999, 2002), especialmente nesse estudo de caráter longitudinal, o narrarse constitui-se como uma ferramenta fundamental para os processos autoformadores. Tal ferramenta vem movimentando reservatórios e imaginários emdireção à construção de saberes de si e de outros; do saber-ser e do saber-fazer, simultaneamente. Com isso, pensamos estar apostando numa prática, tanto no ensino como na pesquisa, que alimenta e cultiva a florescência das imagens no ser; na experiência do vivido, num processo de redescoberta, revelação e reinvenção do que vem sendo, com vistas ao projeto de formação. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-09T02:25:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-06-09T02:25:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PERES, Lúcia Maria Vaz. Alguns apontamentos de narrativas autoformadoras: imagens e imaginários das aprendizes de professora. REVISTA @MBIENTEEDUCAÇÃO. T v. 2, n. 2, p.115-127, 2009. Disponível em: <http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/558>. Acesso em: 08/06/2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5758 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1982-8632 |
identifier_str_mv |
PERES, Lúcia Maria Vaz. Alguns apontamentos de narrativas autoformadoras: imagens e imaginários das aprendizes de professora. REVISTA @MBIENTEEDUCAÇÃO. T v. 2, n. 2, p.115-127, 2009. Disponível em: <http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/558>. Acesso em: 08/06/2020. 1982-8632 |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5758 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICID |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICID |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5758/6/Alguns_apontamentos_de_narrativas_autoformadoras.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5758/7/Alguns_apontamentos_de_narrativas_autoformadoras.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5758/1/Alguns_apontamentos_de_narrativas_autoformadoras.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5758/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5758/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5758/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5758/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c5b67503111f6160303459225b186ce9 f3e127462ecd891d36c11201a6ffba0b ded4c1104c15216873c66aa16d30bf85 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801846918036324352 |