Alguns apontamentos de narrativas autoformadoras: imagens e imaginários das aprendizes de professora.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres, Lúcia Maria Vaz
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5758
Resumo: Este texto propõe-se a refletir e problematizar a pesquisa que estamos realizando, que tem como foco Histórias de Vida em Formação, e é intitulada “Garimpando imagens, memórias, representações e arquétipos nas trajetórias e (auto)biografias de alunas em formação inicial do Curso de Pedagogia da UFPEL: um estudo longitudinal (2006-2009)”. O objetivo central da referida pesquisa é acompanhar um grupo de sete alunas do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL/RS). A metodologia que vem sendo empregada ancora-se em um “olhar para si”, fundamentada em Josso (2004) e no método apresentado por Durand (1988), referente ao “psicologismo metodológico e à metodologia de convergências”. Nesse sentido, construímos uma metodologia de convergências com o intuito de buscar as homologias entre as narrativas autobiográficas, as imagens da infância e as representações atuais. Constatamos que o uso de narrativas como instrumento de ensino e de pesquisa pode anunciar a possibilidade de outros aportes importantes na Formação do Professor, trazendo à luz o que vai pulsando na vida de cada um. No âmbito das pesquisas sob nossa coordenação (PERES, 1999, 2002), especialmente nesse estudo de caráter longitudinal, o narrarse constitui-se como uma ferramenta fundamental para os processos autoformadores. Tal ferramenta vem movimentando reservatórios e imaginários emdireção à construção de saberes de si e de outros; do saber-ser e do saber-fazer, simultaneamente. Com isso, pensamos estar apostando numa prática, tanto no ensino como na pesquisa, que alimenta e cultiva a florescência das imagens no ser; na experiência do vivido, num processo de redescoberta, revelação e reinvenção do que vem sendo, com vistas ao projeto de formação.
id UFPL_b2718d1826817222988d1d7f55922272
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5758
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2020-06-09T02:25:08Z2020-06-09T02:25:08Z2009-12PERES, Lúcia Maria Vaz. Alguns apontamentos de narrativas autoformadoras: imagens e imaginários das aprendizes de professora. REVISTA @MBIENTEEDUCAÇÃO. T v. 2, n. 2, p.115-127, 2009. Disponível em: <http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/558>. Acesso em: 08/06/2020.1982-8632http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5758Este texto propõe-se a refletir e problematizar a pesquisa que estamos realizando, que tem como foco Histórias de Vida em Formação, e é intitulada “Garimpando imagens, memórias, representações e arquétipos nas trajetórias e (auto)biografias de alunas em formação inicial do Curso de Pedagogia da UFPEL: um estudo longitudinal (2006-2009)”. O objetivo central da referida pesquisa é acompanhar um grupo de sete alunas do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL/RS). A metodologia que vem sendo empregada ancora-se em um “olhar para si”, fundamentada em Josso (2004) e no método apresentado por Durand (1988), referente ao “psicologismo metodológico e à metodologia de convergências”. Nesse sentido, construímos uma metodologia de convergências com o intuito de buscar as homologias entre as narrativas autobiográficas, as imagens da infância e as representações atuais. Constatamos que o uso de narrativas como instrumento de ensino e de pesquisa pode anunciar a possibilidade de outros aportes importantes na Formação do Professor, trazendo à luz o que vai pulsando na vida de cada um. No âmbito das pesquisas sob nossa coordenação (PERES, 1999, 2002), especialmente nesse estudo de caráter longitudinal, o narrarse constitui-se como uma ferramenta fundamental para os processos autoformadores. Tal ferramenta vem movimentando reservatórios e imaginários emdireção à construção de saberes de si e de outros; do saber-ser e do saber-fazer, simultaneamente. Com isso, pensamos estar apostando numa prática, tanto no ensino como na pesquisa, que alimenta e cultiva a florescência das imagens no ser; na experiência do vivido, num processo de redescoberta, revelação e reinvenção do que vem sendo, com vistas ao projeto de formação.porUNICIDNarrativas autoformadorasTrajetóriasImaginárioFormação inicialSelf-formating narrativesLife coursesImaginaryInitial educationAlguns apontamentos de narrativas autoformadoras: imagens e imaginários das aprendizes de professora.Ponderings on self-formation narratives: images and imaginaries of teacher apprentices.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePeres, Lúcia Maria Vazinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTAlguns_apontamentos_de_narrativas_autoformadoras.pdf.txtAlguns_apontamentos_de_narrativas_autoformadoras.pdf.txtExtracted texttext/plain45504http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5758/6/Alguns_apontamentos_de_narrativas_autoformadoras.pdf.txtc5b67503111f6160303459225b186ce9MD56open accessTHUMBNAILAlguns_apontamentos_de_narrativas_autoformadoras.pdf.jpgAlguns_apontamentos_de_narrativas_autoformadoras.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1669http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5758/7/Alguns_apontamentos_de_narrativas_autoformadoras.pdf.jpgf3e127462ecd891d36c11201a6ffba0bMD57open accessORIGINALAlguns_apontamentos_de_narrativas_autoformadoras.pdfAlguns_apontamentos_de_narrativas_autoformadoras.pdfapplication/pdf119401http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5758/1/Alguns_apontamentos_de_narrativas_autoformadoras.pdfded4c1104c15216873c66aa16d30bf85MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5758/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5758/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5758/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5758/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/57582023-07-13 03:54:57.051open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5758VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:54:57Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alguns apontamentos de narrativas autoformadoras: imagens e imaginários das aprendizes de professora.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Ponderings on self-formation narratives: images and imaginaries of teacher apprentices.
title Alguns apontamentos de narrativas autoformadoras: imagens e imaginários das aprendizes de professora.
spellingShingle Alguns apontamentos de narrativas autoformadoras: imagens e imaginários das aprendizes de professora.
Peres, Lúcia Maria Vaz
Narrativas autoformadoras
Trajetórias
Imaginário
Formação inicial
Self-formating narratives
Life courses
Imaginary
Initial education
title_short Alguns apontamentos de narrativas autoformadoras: imagens e imaginários das aprendizes de professora.
title_full Alguns apontamentos de narrativas autoformadoras: imagens e imaginários das aprendizes de professora.
title_fullStr Alguns apontamentos de narrativas autoformadoras: imagens e imaginários das aprendizes de professora.
title_full_unstemmed Alguns apontamentos de narrativas autoformadoras: imagens e imaginários das aprendizes de professora.
title_sort Alguns apontamentos de narrativas autoformadoras: imagens e imaginários das aprendizes de professora.
author Peres, Lúcia Maria Vaz
author_facet Peres, Lúcia Maria Vaz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peres, Lúcia Maria Vaz
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas autoformadoras
Trajetórias
Imaginário
Formação inicial
Self-formating narratives
Life courses
Imaginary
Initial education
topic Narrativas autoformadoras
Trajetórias
Imaginário
Formação inicial
Self-formating narratives
Life courses
Imaginary
Initial education
description Este texto propõe-se a refletir e problematizar a pesquisa que estamos realizando, que tem como foco Histórias de Vida em Formação, e é intitulada “Garimpando imagens, memórias, representações e arquétipos nas trajetórias e (auto)biografias de alunas em formação inicial do Curso de Pedagogia da UFPEL: um estudo longitudinal (2006-2009)”. O objetivo central da referida pesquisa é acompanhar um grupo de sete alunas do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL/RS). A metodologia que vem sendo empregada ancora-se em um “olhar para si”, fundamentada em Josso (2004) e no método apresentado por Durand (1988), referente ao “psicologismo metodológico e à metodologia de convergências”. Nesse sentido, construímos uma metodologia de convergências com o intuito de buscar as homologias entre as narrativas autobiográficas, as imagens da infância e as representações atuais. Constatamos que o uso de narrativas como instrumento de ensino e de pesquisa pode anunciar a possibilidade de outros aportes importantes na Formação do Professor, trazendo à luz o que vai pulsando na vida de cada um. No âmbito das pesquisas sob nossa coordenação (PERES, 1999, 2002), especialmente nesse estudo de caráter longitudinal, o narrarse constitui-se como uma ferramenta fundamental para os processos autoformadores. Tal ferramenta vem movimentando reservatórios e imaginários emdireção à construção de saberes de si e de outros; do saber-ser e do saber-fazer, simultaneamente. Com isso, pensamos estar apostando numa prática, tanto no ensino como na pesquisa, que alimenta e cultiva a florescência das imagens no ser; na experiência do vivido, num processo de redescoberta, revelação e reinvenção do que vem sendo, com vistas ao projeto de formação.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-09T02:25:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-09T02:25:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PERES, Lúcia Maria Vaz. Alguns apontamentos de narrativas autoformadoras: imagens e imaginários das aprendizes de professora. REVISTA @MBIENTEEDUCAÇÃO. T v. 2, n. 2, p.115-127, 2009. Disponível em: <http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/558>. Acesso em: 08/06/2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5758
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1982-8632
identifier_str_mv PERES, Lúcia Maria Vaz. Alguns apontamentos de narrativas autoformadoras: imagens e imaginários das aprendizes de professora. REVISTA @MBIENTEEDUCAÇÃO. T v. 2, n. 2, p.115-127, 2009. Disponível em: <http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/558>. Acesso em: 08/06/2020.
1982-8632
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICID
publisher.none.fl_str_mv UNICID
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5758/6/Alguns_apontamentos_de_narrativas_autoformadoras.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5758/7/Alguns_apontamentos_de_narrativas_autoformadoras.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5758/1/Alguns_apontamentos_de_narrativas_autoformadoras.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5758/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5758/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5758/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5758/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c5b67503111f6160303459225b186ce9
f3e127462ecd891d36c11201a6ffba0b
ded4c1104c15216873c66aa16d30bf85
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846918036324352