O comprometimento organizacional em uma grande empresa brasileira do segmento de saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5477 |
Resumo: | Os colaboradores das organizações estão por trás das conquistas, dos lucros e dos resultados e o comprometimento organizacional parece ser o segredo de sucesso de qualquer organização. Neste estudo avaliou-se o grau de comprometimento dos colaboradores da área comercial de uma grande empresa nacional no segmento da saúde por meio da aplicação da Escala de Bases de Comprometimento Organizacional (EBACO). Aplicou-se o questionário via intranet aos 71 profissionais da área que atuam na empresa em todas as regiões do Brasil, representando cerca de 60% dos colaboradores envolvidos na área comercial da organização. Os resultados revelam que bases como obrigação em permanecer, afiliativa, falta de recompensas e oportunidades e escassez de alternativas de outras oportunidades de trabalho apontaram comprometimento abaixo da média ou baixo comprometimento. Por outro lado, as bases afetiva e de obrigação pelo desempenho apresentaram resultados com nível de comprometimento acima da média e alto, respectivamente. O fato de ser uma empresa familiar com os fundadores ainda no controle, assim como estar no segmento de saúde pode explicar tais resultados. O contexto econômico atual e a restrição de oportunidades de trabalho também ratificam os resultados. Sugere-se que ações pontuais possam ser desenvolvidas às equipes visando melhorias no clima organizacional. |
id |
UFPL_6f01abd2e49c6910ce83be19b0e75e57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5477 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
Dalpiaz, TiagoMello, Simone Portella Teixeira deAfonso, Paulo de Almeida2020-05-21T02:16:26Z2020-05-21T02:16:26Z2019-082316-5812http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5477Os colaboradores das organizações estão por trás das conquistas, dos lucros e dos resultados e o comprometimento organizacional parece ser o segredo de sucesso de qualquer organização. Neste estudo avaliou-se o grau de comprometimento dos colaboradores da área comercial de uma grande empresa nacional no segmento da saúde por meio da aplicação da Escala de Bases de Comprometimento Organizacional (EBACO). Aplicou-se o questionário via intranet aos 71 profissionais da área que atuam na empresa em todas as regiões do Brasil, representando cerca de 60% dos colaboradores envolvidos na área comercial da organização. Os resultados revelam que bases como obrigação em permanecer, afiliativa, falta de recompensas e oportunidades e escassez de alternativas de outras oportunidades de trabalho apontaram comprometimento abaixo da média ou baixo comprometimento. Por outro lado, as bases afetiva e de obrigação pelo desempenho apresentaram resultados com nível de comprometimento acima da média e alto, respectivamente. O fato de ser uma empresa familiar com os fundadores ainda no controle, assim como estar no segmento de saúde pode explicar tais resultados. O contexto econômico atual e a restrição de oportunidades de trabalho também ratificam os resultados. Sugere-se que ações pontuais possam ser desenvolvidas às equipes visando melhorias no clima organizacional.Sem bolsaporRevista Eletrônica de Administração e TurismoAdministraçãoComprometimentoComprometimento organizacionalComprometimento na área comercialO comprometimento organizacional em uma grande empresa brasileira do segmento de saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXT16217-57322-1-PB.pdf.txt16217-57322-1-PB.pdf.txtExtracted texttext/plain63600http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5477/6/16217-57322-1-PB.pdf.txt12452bbe2a20dc3c45ed72c5b181feecMD56open accessTHUMBNAIL16217-57322-1-PB.pdf.jpg16217-57322-1-PB.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1609http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5477/7/16217-57322-1-PB.pdf.jpgc0da93997c3b46b98e1fd4a8cd8d53d2MD57open accessORIGINAL16217-57322-1-PB.pdf16217-57322-1-PB.pdfapplication/pdf462468http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5477/1/16217-57322-1-PB.pdfdb274875daffb1a83cb7e0d91377acd6MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5477/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5477/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5477/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5477/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/54772023-07-13 06:22:25.395open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5477VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T09:22:25Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O comprometimento organizacional em uma grande empresa brasileira do segmento de saúde |
title |
O comprometimento organizacional em uma grande empresa brasileira do segmento de saúde |
spellingShingle |
O comprometimento organizacional em uma grande empresa brasileira do segmento de saúde Dalpiaz, Tiago Administração Comprometimento Comprometimento organizacional Comprometimento na área comercial |
title_short |
O comprometimento organizacional em uma grande empresa brasileira do segmento de saúde |
title_full |
O comprometimento organizacional em uma grande empresa brasileira do segmento de saúde |
title_fullStr |
O comprometimento organizacional em uma grande empresa brasileira do segmento de saúde |
title_full_unstemmed |
O comprometimento organizacional em uma grande empresa brasileira do segmento de saúde |
title_sort |
O comprometimento organizacional em uma grande empresa brasileira do segmento de saúde |
author |
Dalpiaz, Tiago |
author_facet |
Dalpiaz, Tiago Mello, Simone Portella Teixeira de Afonso, Paulo de Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Mello, Simone Portella Teixeira de Afonso, Paulo de Almeida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dalpiaz, Tiago Mello, Simone Portella Teixeira de Afonso, Paulo de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Comprometimento Comprometimento organizacional Comprometimento na área comercial |
topic |
Administração Comprometimento Comprometimento organizacional Comprometimento na área comercial |
description |
Os colaboradores das organizações estão por trás das conquistas, dos lucros e dos resultados e o comprometimento organizacional parece ser o segredo de sucesso de qualquer organização. Neste estudo avaliou-se o grau de comprometimento dos colaboradores da área comercial de uma grande empresa nacional no segmento da saúde por meio da aplicação da Escala de Bases de Comprometimento Organizacional (EBACO). Aplicou-se o questionário via intranet aos 71 profissionais da área que atuam na empresa em todas as regiões do Brasil, representando cerca de 60% dos colaboradores envolvidos na área comercial da organização. Os resultados revelam que bases como obrigação em permanecer, afiliativa, falta de recompensas e oportunidades e escassez de alternativas de outras oportunidades de trabalho apontaram comprometimento abaixo da média ou baixo comprometimento. Por outro lado, as bases afetiva e de obrigação pelo desempenho apresentaram resultados com nível de comprometimento acima da média e alto, respectivamente. O fato de ser uma empresa familiar com os fundadores ainda no controle, assim como estar no segmento de saúde pode explicar tais resultados. O contexto econômico atual e a restrição de oportunidades de trabalho também ratificam os resultados. Sugere-se que ações pontuais possam ser desenvolvidas às equipes visando melhorias no clima organizacional. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-05-21T02:16:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-21T02:16:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5477 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2316-5812 |
identifier_str_mv |
2316-5812 |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5477 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica de Administração e Turismo |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica de Administração e Turismo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5477/6/16217-57322-1-PB.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5477/7/16217-57322-1-PB.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5477/1/16217-57322-1-PB.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5477/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5477/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5477/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5477/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
12452bbe2a20dc3c45ed72c5b181feec c0da93997c3b46b98e1fd4a8cd8d53d2 db274875daffb1a83cb7e0d91377acd6 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801846983695007744 |