Concepções e princípios para o planejamento do ensino: a perspectiva de professoras orientadoras de estudo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nörnberg, Marta
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Jäger, Josiane Jarline, Souto, Luiza Kerstner
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6393
Resumo: Este artigo discute concepções e princípios para o planejamento do ensino no ciclo de alfabetização decorrentes da análise de textos elaborados pelas professoras orientadoras de estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Com base na análise de conteúdo, os seguintes princípios foram identificados: valorizar conhecimentos prévios das crianças e suas hipóteses de escrita; observar os eixos de ensino da Língua Portuguesa; e garantir os direitos de aprendizagem. As escritas pouco referem a progressão do ensino e da aprendizagem como princípios articuladores do planejamento com vistas ao avanço da escolarização das crianças. Não há explicitação de princípios derivados do trabalho docente em sala de aula. Revelam atenção para com os conhecimentos das crianças sobre a escrita e suas vivências.
id UFPL_768191b6d80c95e4839719c1426640c2
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/6393
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2020-08-06T13:47:34Z2020-08-06T13:47:34Z2019-04NORNBERG, M. ; JÄGER, J.J. ; SOUTO, L. K. . Concepções e princípios para o planejamento do ensino: a perspectiva de professoras orientadoras de estudo. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS, v. 19, n. 1, p. 335-357, jan./abr. 2019. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss1articles/nornberg-jager-souto.pdf. Acesso em: 03 de ago. de 2020.1645-1384http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6393Este artigo discute concepções e princípios para o planejamento do ensino no ciclo de alfabetização decorrentes da análise de textos elaborados pelas professoras orientadoras de estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Com base na análise de conteúdo, os seguintes princípios foram identificados: valorizar conhecimentos prévios das crianças e suas hipóteses de escrita; observar os eixos de ensino da Língua Portuguesa; e garantir os direitos de aprendizagem. As escritas pouco referem a progressão do ensino e da aprendizagem como princípios articuladores do planejamento com vistas ao avanço da escolarização das crianças. Não há explicitação de princípios derivados do trabalho docente em sala de aula. Revelam atenção para com os conhecimentos das crianças sobre a escrita e suas vivências.porUFRGSPlanejamentoEnsinoAlfabetizaçãoPNAICPlanningTeachingLiteracyConcepções e princípios para o planejamento do ensino: a perspectiva de professoras orientadoras de estudo.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleNörnberg, MartaJäger, Josiane JarlineSouto, Luiza Kerstnerinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTCONCEPCOES_E_PRINCIPIOS_PARA_O_PLANEJAMENTO_DO_ENSINO.pdf.txtCONCEPCOES_E_PRINCIPIOS_PARA_O_PLANEJAMENTO_DO_ENSINO.pdf.txtExtracted texttext/plain78511http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6393/6/CONCEPCOES_E_PRINCIPIOS_PARA_O_PLANEJAMENTO_DO_ENSINO.pdf.txted8f4ab6bc89d6d9c334ea6716e3d962MD56open accessTHUMBNAILCONCEPCOES_E_PRINCIPIOS_PARA_O_PLANEJAMENTO_DO_ENSINO.pdf.jpgCONCEPCOES_E_PRINCIPIOS_PARA_O_PLANEJAMENTO_DO_ENSINO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1500http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6393/7/CONCEPCOES_E_PRINCIPIOS_PARA_O_PLANEJAMENTO_DO_ENSINO.pdf.jpg78467564e7aa931312c0fb72ccbd0e46MD57open accessORIGINALCONCEPCOES_E_PRINCIPIOS_PARA_O_PLANEJAMENTO_DO_ENSINO.pdfCONCEPCOES_E_PRINCIPIOS_PARA_O_PLANEJAMENTO_DO_ENSINO.pdfapplication/pdf371613http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6393/1/CONCEPCOES_E_PRINCIPIOS_PARA_O_PLANEJAMENTO_DO_ENSINO.pdfcdd5fefea0af933994c53669d2229ea5MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6393/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6393/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6393/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6393/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/63932023-07-13 03:22:44.098open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/6393VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:22:44Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concepções e princípios para o planejamento do ensino: a perspectiva de professoras orientadoras de estudo.
title Concepções e princípios para o planejamento do ensino: a perspectiva de professoras orientadoras de estudo.
spellingShingle Concepções e princípios para o planejamento do ensino: a perspectiva de professoras orientadoras de estudo.
Nörnberg, Marta
Planejamento
Ensino
Alfabetização
PNAIC
Planning
Teaching
Literacy
title_short Concepções e princípios para o planejamento do ensino: a perspectiva de professoras orientadoras de estudo.
title_full Concepções e princípios para o planejamento do ensino: a perspectiva de professoras orientadoras de estudo.
title_fullStr Concepções e princípios para o planejamento do ensino: a perspectiva de professoras orientadoras de estudo.
title_full_unstemmed Concepções e princípios para o planejamento do ensino: a perspectiva de professoras orientadoras de estudo.
title_sort Concepções e princípios para o planejamento do ensino: a perspectiva de professoras orientadoras de estudo.
author Nörnberg, Marta
author_facet Nörnberg, Marta
Jäger, Josiane Jarline
Souto, Luiza Kerstner
author_role author
author2 Jäger, Josiane Jarline
Souto, Luiza Kerstner
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nörnberg, Marta
Jäger, Josiane Jarline
Souto, Luiza Kerstner
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento
Ensino
Alfabetização
PNAIC
Planning
Teaching
Literacy
topic Planejamento
Ensino
Alfabetização
PNAIC
Planning
Teaching
Literacy
description Este artigo discute concepções e princípios para o planejamento do ensino no ciclo de alfabetização decorrentes da análise de textos elaborados pelas professoras orientadoras de estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Com base na análise de conteúdo, os seguintes princípios foram identificados: valorizar conhecimentos prévios das crianças e suas hipóteses de escrita; observar os eixos de ensino da Língua Portuguesa; e garantir os direitos de aprendizagem. As escritas pouco referem a progressão do ensino e da aprendizagem como princípios articuladores do planejamento com vistas ao avanço da escolarização das crianças. Não há explicitação de princípios derivados do trabalho docente em sala de aula. Revelam atenção para com os conhecimentos das crianças sobre a escrita e suas vivências.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-06T13:47:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-06T13:47:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NORNBERG, M. ; JÄGER, J.J. ; SOUTO, L. K. . Concepções e princípios para o planejamento do ensino: a perspectiva de professoras orientadoras de estudo. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS, v. 19, n. 1, p. 335-357, jan./abr. 2019. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss1articles/nornberg-jager-souto.pdf. Acesso em: 03 de ago. de 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6393
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1645-1384
identifier_str_mv NORNBERG, M. ; JÄGER, J.J. ; SOUTO, L. K. . Concepções e princípios para o planejamento do ensino: a perspectiva de professoras orientadoras de estudo. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS, v. 19, n. 1, p. 335-357, jan./abr. 2019. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss1articles/nornberg-jager-souto.pdf. Acesso em: 03 de ago. de 2020.
1645-1384
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS
publisher.none.fl_str_mv UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6393/6/CONCEPCOES_E_PRINCIPIOS_PARA_O_PLANEJAMENTO_DO_ENSINO.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6393/7/CONCEPCOES_E_PRINCIPIOS_PARA_O_PLANEJAMENTO_DO_ENSINO.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6393/1/CONCEPCOES_E_PRINCIPIOS_PARA_O_PLANEJAMENTO_DO_ENSINO.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6393/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6393/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6393/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6393/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ed8f4ab6bc89d6d9c334ea6716e3d962
78467564e7aa931312c0fb72ccbd0e46
cdd5fefea0af933994c53669d2229ea5
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1813710088396865536