Concepções e princípios para o planejamento do ensino: a perspectiva de professoras orientadoras de estudo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6393 |
Resumo: | Este artigo discute concepções e princípios para o planejamento do ensino no ciclo de alfabetização decorrentes da análise de textos elaborados pelas professoras orientadoras de estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Com base na análise de conteúdo, os seguintes princípios foram identificados: valorizar conhecimentos prévios das crianças e suas hipóteses de escrita; observar os eixos de ensino da Língua Portuguesa; e garantir os direitos de aprendizagem. As escritas pouco referem a progressão do ensino e da aprendizagem como princípios articuladores do planejamento com vistas ao avanço da escolarização das crianças. Não há explicitação de princípios derivados do trabalho docente em sala de aula. Revelam atenção para com os conhecimentos das crianças sobre a escrita e suas vivências. |
id |
UFPL_768191b6d80c95e4839719c1426640c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/6393 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-08-06T13:47:34Z2020-08-06T13:47:34Z2019-04NORNBERG, M. ; JÄGER, J.J. ; SOUTO, L. K. . Concepções e princípios para o planejamento do ensino: a perspectiva de professoras orientadoras de estudo. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS, v. 19, n. 1, p. 335-357, jan./abr. 2019. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss1articles/nornberg-jager-souto.pdf. Acesso em: 03 de ago. de 2020.1645-1384http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6393Este artigo discute concepções e princípios para o planejamento do ensino no ciclo de alfabetização decorrentes da análise de textos elaborados pelas professoras orientadoras de estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Com base na análise de conteúdo, os seguintes princípios foram identificados: valorizar conhecimentos prévios das crianças e suas hipóteses de escrita; observar os eixos de ensino da Língua Portuguesa; e garantir os direitos de aprendizagem. As escritas pouco referem a progressão do ensino e da aprendizagem como princípios articuladores do planejamento com vistas ao avanço da escolarização das crianças. Não há explicitação de princípios derivados do trabalho docente em sala de aula. Revelam atenção para com os conhecimentos das crianças sobre a escrita e suas vivências.porUFRGSPlanejamentoEnsinoAlfabetizaçãoPNAICPlanningTeachingLiteracyConcepções e princípios para o planejamento do ensino: a perspectiva de professoras orientadoras de estudo.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleNörnberg, MartaJäger, Josiane JarlineSouto, Luiza Kerstnerinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTCONCEPCOES_E_PRINCIPIOS_PARA_O_PLANEJAMENTO_DO_ENSINO.pdf.txtCONCEPCOES_E_PRINCIPIOS_PARA_O_PLANEJAMENTO_DO_ENSINO.pdf.txtExtracted texttext/plain78511http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6393/6/CONCEPCOES_E_PRINCIPIOS_PARA_O_PLANEJAMENTO_DO_ENSINO.pdf.txted8f4ab6bc89d6d9c334ea6716e3d962MD56open accessTHUMBNAILCONCEPCOES_E_PRINCIPIOS_PARA_O_PLANEJAMENTO_DO_ENSINO.pdf.jpgCONCEPCOES_E_PRINCIPIOS_PARA_O_PLANEJAMENTO_DO_ENSINO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1500http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6393/7/CONCEPCOES_E_PRINCIPIOS_PARA_O_PLANEJAMENTO_DO_ENSINO.pdf.jpg78467564e7aa931312c0fb72ccbd0e46MD57open accessORIGINALCONCEPCOES_E_PRINCIPIOS_PARA_O_PLANEJAMENTO_DO_ENSINO.pdfCONCEPCOES_E_PRINCIPIOS_PARA_O_PLANEJAMENTO_DO_ENSINO.pdfapplication/pdf371613http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6393/1/CONCEPCOES_E_PRINCIPIOS_PARA_O_PLANEJAMENTO_DO_ENSINO.pdfcdd5fefea0af933994c53669d2229ea5MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6393/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6393/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6393/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6393/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/63932023-07-13 03:22:44.098open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/6393VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:22:44Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Concepções e princípios para o planejamento do ensino: a perspectiva de professoras orientadoras de estudo. |
title |
Concepções e princípios para o planejamento do ensino: a perspectiva de professoras orientadoras de estudo. |
spellingShingle |
Concepções e princípios para o planejamento do ensino: a perspectiva de professoras orientadoras de estudo. Nörnberg, Marta Planejamento Ensino Alfabetização PNAIC Planning Teaching Literacy |
title_short |
Concepções e princípios para o planejamento do ensino: a perspectiva de professoras orientadoras de estudo. |
title_full |
Concepções e princípios para o planejamento do ensino: a perspectiva de professoras orientadoras de estudo. |
title_fullStr |
Concepções e princípios para o planejamento do ensino: a perspectiva de professoras orientadoras de estudo. |
title_full_unstemmed |
Concepções e princípios para o planejamento do ensino: a perspectiva de professoras orientadoras de estudo. |
title_sort |
Concepções e princípios para o planejamento do ensino: a perspectiva de professoras orientadoras de estudo. |
author |
Nörnberg, Marta |
author_facet |
Nörnberg, Marta Jäger, Josiane Jarline Souto, Luiza Kerstner |
author_role |
author |
author2 |
Jäger, Josiane Jarline Souto, Luiza Kerstner |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nörnberg, Marta Jäger, Josiane Jarline Souto, Luiza Kerstner |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento Ensino Alfabetização PNAIC Planning Teaching Literacy |
topic |
Planejamento Ensino Alfabetização PNAIC Planning Teaching Literacy |
description |
Este artigo discute concepções e princípios para o planejamento do ensino no ciclo de alfabetização decorrentes da análise de textos elaborados pelas professoras orientadoras de estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Com base na análise de conteúdo, os seguintes princípios foram identificados: valorizar conhecimentos prévios das crianças e suas hipóteses de escrita; observar os eixos de ensino da Língua Portuguesa; e garantir os direitos de aprendizagem. As escritas pouco referem a progressão do ensino e da aprendizagem como princípios articuladores do planejamento com vistas ao avanço da escolarização das crianças. Não há explicitação de princípios derivados do trabalho docente em sala de aula. Revelam atenção para com os conhecimentos das crianças sobre a escrita e suas vivências. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-08-06T13:47:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-08-06T13:47:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NORNBERG, M. ; JÄGER, J.J. ; SOUTO, L. K. . Concepções e princípios para o planejamento do ensino: a perspectiva de professoras orientadoras de estudo. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS, v. 19, n. 1, p. 335-357, jan./abr. 2019. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss1articles/nornberg-jager-souto.pdf. Acesso em: 03 de ago. de 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6393 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1645-1384 |
identifier_str_mv |
NORNBERG, M. ; JÄGER, J.J. ; SOUTO, L. K. . Concepções e princípios para o planejamento do ensino: a perspectiva de professoras orientadoras de estudo. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS, v. 19, n. 1, p. 335-357, jan./abr. 2019. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss1articles/nornberg-jager-souto.pdf. Acesso em: 03 de ago. de 2020. 1645-1384 |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6393 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6393/6/CONCEPCOES_E_PRINCIPIOS_PARA_O_PLANEJAMENTO_DO_ENSINO.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6393/7/CONCEPCOES_E_PRINCIPIOS_PARA_O_PLANEJAMENTO_DO_ENSINO.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6393/1/CONCEPCOES_E_PRINCIPIOS_PARA_O_PLANEJAMENTO_DO_ENSINO.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6393/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6393/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6393/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6393/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ed8f4ab6bc89d6d9c334ea6716e3d962 78467564e7aa931312c0fb72ccbd0e46 cdd5fefea0af933994c53669d2229ea5 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710088396865536 |