Efeito do estímulo às relações interpessoais na aprendizagem de uma tarefa motora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Leontine Lima dos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/1855
Resumo: The classroom is a perfect micro system, where the teacher interferes in the students training through the manipulation of learning variables and interpersonal relations (SCHILD 1999). The present study is characterized as an experimental study that had the objective of verifying the effect of interpersonal relations on the learning of a motor task in adolescents. The sample was intentionally made of 72 students from a school in Pelotas-RS, divided into two groups: G1 and G2. As treatment of the independent variable, G1 was motivated to interpersonal relations through observation dyads and team action guided by the teacher, while G2 was not. To verify the learning, pre and post tests were performed, using as a tool a Matrix Analysis of Long Jump. The results of the intragroup analysis showed that learning occurred in G1 and G2, with level of significance of p<0,001. The intergroup analysis showed that there was no significant difference between learning scores, allowing concluding that the stimulus to interpersonal relations did not interfere on learning
id UFPL_773de6314838083e6e32a15ec85d0dad
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1855
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling http://lattes.cnpq.br/4700364567712051http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793523Y6Schild, Jose Francisco GomesSantos, Leontine Lima dos2014-08-20T13:49:18Z2011-05-052014-08-20T13:49:18Z2011-03-11SANTOS, Leontine Lima dos. Efeito do estímulo às relações interpessoais na aprendizagem de uma tarefa motora. 2011. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/1855The classroom is a perfect micro system, where the teacher interferes in the students training through the manipulation of learning variables and interpersonal relations (SCHILD 1999). The present study is characterized as an experimental study that had the objective of verifying the effect of interpersonal relations on the learning of a motor task in adolescents. The sample was intentionally made of 72 students from a school in Pelotas-RS, divided into two groups: G1 and G2. As treatment of the independent variable, G1 was motivated to interpersonal relations through observation dyads and team action guided by the teacher, while G2 was not. To verify the learning, pre and post tests were performed, using as a tool a Matrix Analysis of Long Jump. The results of the intragroup analysis showed that learning occurred in G1 and G2, with level of significance of p<0,001. The intergroup analysis showed that there was no significant difference between learning scores, allowing concluding that the stimulus to interpersonal relations did not interfere on learningA sala de aula constitui um microssistema perfeito, onde o professor interfere na formação dos seus educandos, através da manipulação das variáveis de aprendizagem e das relações interpessoais (SCHILD, 1999). O presente estudo se caracteriza como uma pesquisa experimental que objetivou verificar o efeito do estímulo às relações interpessoais na aprendizagem de uma tarefa motora em adolescentes. A amostra, intencional, composta por 72 alunos de uma escola da cidade de Pelotas-RS, foi dividida em dois grupos G1 e G2. Como tratamento da variável independente o G1, foi estimulado a desenvolver relações interpessoais através das díades de observação, e de ação conjunta, mediadas pelo professor, enquanto o G2, não recebeu estímulo às relações interpessoais. Para verificação da aprendizagem foram realizados pré e pós-testes, utilizando como instrumento uma Matriz de Análise do Salto em Distância. Os resultados das análises intragrupo mostraram que ocorreu aprendizagem, tanto no grupo G1 quanto no G2, com nível de significância p<0,001. Já, a análise intergrupos mostrou não haver diferença significativa entre os escores de aprendizagem permitindo concluir que o estímulo às relações interpessoais não interferiu na aprendizagem.application/pdfporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUFPelBREscola Superior de Educação FísicaDíadesRelações interpessoaisAprendizagem motoraDyadsInterpersonal relationsMotor learningCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAEfeito do estímulo às relações interpessoais na aprendizagem de uma tarefa motoraEffect of stimulation of interpersonal relations in learning a motor taskinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALLeontine.pdfapplication/pdf465643http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1855/1/Leontine.pdfd13ee73937889af50a8765a31e5d5042MD51open accessTEXTLeontine.pdf.txtLeontine.pdf.txtExtracted Texttext/plain123198http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1855/2/Leontine.pdf.txt3df259ab20bc0d6728341f821eeff371MD52open accessTHUMBNAILLeontine.pdf.jpgLeontine.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1481http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1855/3/Leontine.pdf.jpg53b478f2930297a96c66c17148235c7eMD53open access123456789/18552022-12-16 20:01:02.294open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1855Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2022-12-16T23:01:02Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.por.fl_str_mv Efeito do estímulo às relações interpessoais na aprendizagem de uma tarefa motora
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Effect of stimulation of interpersonal relations in learning a motor task
title Efeito do estímulo às relações interpessoais na aprendizagem de uma tarefa motora
spellingShingle Efeito do estímulo às relações interpessoais na aprendizagem de uma tarefa motora
Santos, Leontine Lima dos
Díades
Relações interpessoais
Aprendizagem motora
Dyads
Interpersonal relations
Motor learning
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
title_short Efeito do estímulo às relações interpessoais na aprendizagem de uma tarefa motora
title_full Efeito do estímulo às relações interpessoais na aprendizagem de uma tarefa motora
title_fullStr Efeito do estímulo às relações interpessoais na aprendizagem de uma tarefa motora
title_full_unstemmed Efeito do estímulo às relações interpessoais na aprendizagem de uma tarefa motora
title_sort Efeito do estímulo às relações interpessoais na aprendizagem de uma tarefa motora
author Santos, Leontine Lima dos
author_facet Santos, Leontine Lima dos
author_role author
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4700364567712051
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793523Y6
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schild, Jose Francisco Gomes
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Leontine Lima dos
contributor_str_mv Schild, Jose Francisco Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Díades
Relações interpessoais
Aprendizagem motora
topic Díades
Relações interpessoais
Aprendizagem motora
Dyads
Interpersonal relations
Motor learning
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Dyads
Interpersonal relations
Motor learning
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
description The classroom is a perfect micro system, where the teacher interferes in the students training through the manipulation of learning variables and interpersonal relations (SCHILD 1999). The present study is characterized as an experimental study that had the objective of verifying the effect of interpersonal relations on the learning of a motor task in adolescents. The sample was intentionally made of 72 students from a school in Pelotas-RS, divided into two groups: G1 and G2. As treatment of the independent variable, G1 was motivated to interpersonal relations through observation dyads and team action guided by the teacher, while G2 was not. To verify the learning, pre and post tests were performed, using as a tool a Matrix Analysis of Long Jump. The results of the intragroup analysis showed that learning occurred in G1 and G2, with level of significance of p<0,001. The intergroup analysis showed that there was no significant difference between learning scores, allowing concluding that the stimulus to interpersonal relations did not interfere on learning
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-05-05
2014-08-20T13:49:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-03-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-20T13:49:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Leontine Lima dos. Efeito do estímulo às relações interpessoais na aprendizagem de uma tarefa motora. 2011. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/1855
identifier_str_mv SANTOS, Leontine Lima dos. Efeito do estímulo às relações interpessoais na aprendizagem de uma tarefa motora. 2011. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.
url http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/1855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Física
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola Superior de Educação Física
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1855/1/Leontine.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1855/2/Leontine.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1855/3/Leontine.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d13ee73937889af50a8765a31e5d5042
3df259ab20bc0d6728341f821eeff371
53b478f2930297a96c66c17148235c7e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1813710118977536000