Efeito do estímulo às relações interpessoais na aprendizagem de uma tarefa motora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/1855 |
Resumo: | The classroom is a perfect micro system, where the teacher interferes in the students training through the manipulation of learning variables and interpersonal relations (SCHILD 1999). The present study is characterized as an experimental study that had the objective of verifying the effect of interpersonal relations on the learning of a motor task in adolescents. The sample was intentionally made of 72 students from a school in Pelotas-RS, divided into two groups: G1 and G2. As treatment of the independent variable, G1 was motivated to interpersonal relations through observation dyads and team action guided by the teacher, while G2 was not. To verify the learning, pre and post tests were performed, using as a tool a Matrix Analysis of Long Jump. The results of the intragroup analysis showed that learning occurred in G1 and G2, with level of significance of p<0,001. The intergroup analysis showed that there was no significant difference between learning scores, allowing concluding that the stimulus to interpersonal relations did not interfere on learning |
id |
UFPL_773de6314838083e6e32a15ec85d0dad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1855 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
http://lattes.cnpq.br/4700364567712051http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793523Y6Schild, Jose Francisco GomesSantos, Leontine Lima dos2014-08-20T13:49:18Z2011-05-052014-08-20T13:49:18Z2011-03-11SANTOS, Leontine Lima dos. Efeito do estímulo às relações interpessoais na aprendizagem de uma tarefa motora. 2011. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/1855The classroom is a perfect micro system, where the teacher interferes in the students training through the manipulation of learning variables and interpersonal relations (SCHILD 1999). The present study is characterized as an experimental study that had the objective of verifying the effect of interpersonal relations on the learning of a motor task in adolescents. The sample was intentionally made of 72 students from a school in Pelotas-RS, divided into two groups: G1 and G2. As treatment of the independent variable, G1 was motivated to interpersonal relations through observation dyads and team action guided by the teacher, while G2 was not. To verify the learning, pre and post tests were performed, using as a tool a Matrix Analysis of Long Jump. The results of the intragroup analysis showed that learning occurred in G1 and G2, with level of significance of p<0,001. The intergroup analysis showed that there was no significant difference between learning scores, allowing concluding that the stimulus to interpersonal relations did not interfere on learningA sala de aula constitui um microssistema perfeito, onde o professor interfere na formação dos seus educandos, através da manipulação das variáveis de aprendizagem e das relações interpessoais (SCHILD, 1999). O presente estudo se caracteriza como uma pesquisa experimental que objetivou verificar o efeito do estímulo às relações interpessoais na aprendizagem de uma tarefa motora em adolescentes. A amostra, intencional, composta por 72 alunos de uma escola da cidade de Pelotas-RS, foi dividida em dois grupos G1 e G2. Como tratamento da variável independente o G1, foi estimulado a desenvolver relações interpessoais através das díades de observação, e de ação conjunta, mediadas pelo professor, enquanto o G2, não recebeu estímulo às relações interpessoais. Para verificação da aprendizagem foram realizados pré e pós-testes, utilizando como instrumento uma Matriz de Análise do Salto em Distância. Os resultados das análises intragrupo mostraram que ocorreu aprendizagem, tanto no grupo G1 quanto no G2, com nível de significância p<0,001. Já, a análise intergrupos mostrou não haver diferença significativa entre os escores de aprendizagem permitindo concluir que o estímulo às relações interpessoais não interferiu na aprendizagem.application/pdfporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUFPelBREscola Superior de Educação FísicaDíadesRelações interpessoaisAprendizagem motoraDyadsInterpersonal relationsMotor learningCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAEfeito do estímulo às relações interpessoais na aprendizagem de uma tarefa motoraEffect of stimulation of interpersonal relations in learning a motor taskinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALLeontine.pdfapplication/pdf465643http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1855/1/Leontine.pdfd13ee73937889af50a8765a31e5d5042MD51open accessTEXTLeontine.pdf.txtLeontine.pdf.txtExtracted Texttext/plain123198http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1855/2/Leontine.pdf.txt3df259ab20bc0d6728341f821eeff371MD52open accessTHUMBNAILLeontine.pdf.jpgLeontine.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1481http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1855/3/Leontine.pdf.jpg53b478f2930297a96c66c17148235c7eMD53open access123456789/18552022-12-16 20:01:02.294open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1855Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2022-12-16T23:01:02Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Efeito do estímulo às relações interpessoais na aprendizagem de uma tarefa motora |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Effect of stimulation of interpersonal relations in learning a motor task |
title |
Efeito do estímulo às relações interpessoais na aprendizagem de uma tarefa motora |
spellingShingle |
Efeito do estímulo às relações interpessoais na aprendizagem de uma tarefa motora Santos, Leontine Lima dos Díades Relações interpessoais Aprendizagem motora Dyads Interpersonal relations Motor learning CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
title_short |
Efeito do estímulo às relações interpessoais na aprendizagem de uma tarefa motora |
title_full |
Efeito do estímulo às relações interpessoais na aprendizagem de uma tarefa motora |
title_fullStr |
Efeito do estímulo às relações interpessoais na aprendizagem de uma tarefa motora |
title_full_unstemmed |
Efeito do estímulo às relações interpessoais na aprendizagem de uma tarefa motora |
title_sort |
Efeito do estímulo às relações interpessoais na aprendizagem de uma tarefa motora |
author |
Santos, Leontine Lima dos |
author_facet |
Santos, Leontine Lima dos |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4700364567712051 |
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793523Y6 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schild, Jose Francisco Gomes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Leontine Lima dos |
contributor_str_mv |
Schild, Jose Francisco Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Díades Relações interpessoais Aprendizagem motora |
topic |
Díades Relações interpessoais Aprendizagem motora Dyads Interpersonal relations Motor learning CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Dyads Interpersonal relations Motor learning |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
description |
The classroom is a perfect micro system, where the teacher interferes in the students training through the manipulation of learning variables and interpersonal relations (SCHILD 1999). The present study is characterized as an experimental study that had the objective of verifying the effect of interpersonal relations on the learning of a motor task in adolescents. The sample was intentionally made of 72 students from a school in Pelotas-RS, divided into two groups: G1 and G2. As treatment of the independent variable, G1 was motivated to interpersonal relations through observation dyads and team action guided by the teacher, while G2 was not. To verify the learning, pre and post tests were performed, using as a tool a Matrix Analysis of Long Jump. The results of the intragroup analysis showed that learning occurred in G1 and G2, with level of significance of p<0,001. The intergroup analysis showed that there was no significant difference between learning scores, allowing concluding that the stimulus to interpersonal relations did not interfere on learning |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-05-05 2014-08-20T13:49:18Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-03-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-08-20T13:49:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Leontine Lima dos. Efeito do estímulo às relações interpessoais na aprendizagem de uma tarefa motora. 2011. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/1855 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Leontine Lima dos. Efeito do estímulo às relações interpessoais na aprendizagem de uma tarefa motora. 2011. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011. |
url |
http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/1855 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPel |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1855/1/Leontine.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1855/2/Leontine.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1855/3/Leontine.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d13ee73937889af50a8765a31e5d5042 3df259ab20bc0d6728341f821eeff371 53b478f2930297a96c66c17148235c7e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710118977536000 |