O trabalho com o gênero textual no ensino de língua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wittke, Cleide Inês
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7186
Resumo: Definindo a língua como um processo de interação verbal e o texto como objeto de ensino, o presente artigo reflete sobre a ação docente, principalmente no que diz respeito à prática de leitura e de produção de textos. Este estudo busca respostas a questões que devem nortear o trabalho do professor de língua: O que ensinar? Para quem? Com que objetivo? E como abordar a língua, via gêneros textuais, de modo que esse ensino seja produtivo e significativo à vida diária do aluno? Cabe lembrar que não basta trazer o texto à sala de aula para que o ensino se torne um processo sociointerativo, mas ele precisa funcionar como materialidade viva, previamente instituída e reconhecida pela sociedade. Enfim, é fundamental considerar elementos enunciativos e discursivos que caracterizam o perfil funcional do gênero textual.
id UFPL_7c512836f9b43409c28cd6b7330c19a9
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7186
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling Wittke, Cleide Inês2021-03-02T15:21:25Z2021-03-02T15:21:25Z20150102-9576http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7186Definindo a língua como um processo de interação verbal e o texto como objeto de ensino, o presente artigo reflete sobre a ação docente, principalmente no que diz respeito à prática de leitura e de produção de textos. Este estudo busca respostas a questões que devem nortear o trabalho do professor de língua: O que ensinar? Para quem? Com que objetivo? E como abordar a língua, via gêneros textuais, de modo que esse ensino seja produtivo e significativo à vida diária do aluno? Cabe lembrar que não basta trazer o texto à sala de aula para que o ensino se torne um processo sociointerativo, mas ele precisa funcionar como materialidade viva, previamente instituída e reconhecida pela sociedade. Enfim, é fundamental considerar elementos enunciativos e discursivos que caracterizam o perfil funcional do gênero textual.porUniversidade Federal de PelotasGênero textualInteração verbalEnsino de línguasO trabalho com o gênero textual no ensino de línguaThe textual genre approach in language teachinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTO trabalho como....pdf.txtO trabalho como....pdf.txtExtracted texttext/plain46437http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7186/6/O%20trabalho%20como....pdf.txtf964afc52b12ef2ec138ac0790db5e86MD56open accessTHUMBNAILO trabalho como....pdf.jpgO trabalho como....pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1639http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7186/7/O%20trabalho%20como....pdf.jpgf6761ccd1d567db36ef99840e6b6739dMD57open accessORIGINALO trabalho como....pdfO trabalho como....pdfapplication/pdf290519http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7186/1/O%20trabalho%20como....pdf35b7f974fa09e3c22932f72e96c836b3MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7186/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7186/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7186/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7186/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/71862023-07-13 04:02:43.008open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7186VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T07:02:43Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O trabalho com o gênero textual no ensino de língua
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The textual genre approach in language teaching
title O trabalho com o gênero textual no ensino de língua
spellingShingle O trabalho com o gênero textual no ensino de língua
Wittke, Cleide Inês
Gênero textual
Interação verbal
Ensino de línguas
title_short O trabalho com o gênero textual no ensino de língua
title_full O trabalho com o gênero textual no ensino de língua
title_fullStr O trabalho com o gênero textual no ensino de língua
title_full_unstemmed O trabalho com o gênero textual no ensino de língua
title_sort O trabalho com o gênero textual no ensino de língua
author Wittke, Cleide Inês
author_facet Wittke, Cleide Inês
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wittke, Cleide Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero textual
Interação verbal
Ensino de línguas
topic Gênero textual
Interação verbal
Ensino de línguas
description Definindo a língua como um processo de interação verbal e o texto como objeto de ensino, o presente artigo reflete sobre a ação docente, principalmente no que diz respeito à prática de leitura e de produção de textos. Este estudo busca respostas a questões que devem nortear o trabalho do professor de língua: O que ensinar? Para quem? Com que objetivo? E como abordar a língua, via gêneros textuais, de modo que esse ensino seja produtivo e significativo à vida diária do aluno? Cabe lembrar que não basta trazer o texto à sala de aula para que o ensino se torne um processo sociointerativo, mas ele precisa funcionar como materialidade viva, previamente instituída e reconhecida pela sociedade. Enfim, é fundamental considerar elementos enunciativos e discursivos que caracterizam o perfil funcional do gênero textual.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-02T15:21:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-02T15:21:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7186
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 0102-9576
identifier_str_mv 0102-9576
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7186/6/O%20trabalho%20como....pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7186/7/O%20trabalho%20como....pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7186/1/O%20trabalho%20como....pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7186/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7186/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7186/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7186/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f964afc52b12ef2ec138ac0790db5e86
f6761ccd1d567db36ef99840e6b6739d
35b7f974fa09e3c22932f72e96c836b3
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846922851385344