O trabalho com o gênero textual no ensino de língua
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7186 |
Resumo: | Definindo a língua como um processo de interação verbal e o texto como objeto de ensino, o presente artigo reflete sobre a ação docente, principalmente no que diz respeito à prática de leitura e de produção de textos. Este estudo busca respostas a questões que devem nortear o trabalho do professor de língua: O que ensinar? Para quem? Com que objetivo? E como abordar a língua, via gêneros textuais, de modo que esse ensino seja produtivo e significativo à vida diária do aluno? Cabe lembrar que não basta trazer o texto à sala de aula para que o ensino se torne um processo sociointerativo, mas ele precisa funcionar como materialidade viva, previamente instituída e reconhecida pela sociedade. Enfim, é fundamental considerar elementos enunciativos e discursivos que caracterizam o perfil funcional do gênero textual. |
id |
UFPL_7c512836f9b43409c28cd6b7330c19a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7186 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
Wittke, Cleide Inês2021-03-02T15:21:25Z2021-03-02T15:21:25Z20150102-9576http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7186Definindo a língua como um processo de interação verbal e o texto como objeto de ensino, o presente artigo reflete sobre a ação docente, principalmente no que diz respeito à prática de leitura e de produção de textos. Este estudo busca respostas a questões que devem nortear o trabalho do professor de língua: O que ensinar? Para quem? Com que objetivo? E como abordar a língua, via gêneros textuais, de modo que esse ensino seja produtivo e significativo à vida diária do aluno? Cabe lembrar que não basta trazer o texto à sala de aula para que o ensino se torne um processo sociointerativo, mas ele precisa funcionar como materialidade viva, previamente instituída e reconhecida pela sociedade. Enfim, é fundamental considerar elementos enunciativos e discursivos que caracterizam o perfil funcional do gênero textual.porUniversidade Federal de PelotasGênero textualInteração verbalEnsino de línguasO trabalho com o gênero textual no ensino de línguaThe textual genre approach in language teachinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTO trabalho como....pdf.txtO trabalho como....pdf.txtExtracted texttext/plain46437http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7186/6/O%20trabalho%20como....pdf.txtf964afc52b12ef2ec138ac0790db5e86MD56open accessTHUMBNAILO trabalho como....pdf.jpgO trabalho como....pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1639http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7186/7/O%20trabalho%20como....pdf.jpgf6761ccd1d567db36ef99840e6b6739dMD57open accessORIGINALO trabalho como....pdfO trabalho como....pdfapplication/pdf290519http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7186/1/O%20trabalho%20como....pdf35b7f974fa09e3c22932f72e96c836b3MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7186/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7186/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7186/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7186/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/71862023-07-13 04:02:43.008open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7186VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T07:02:43Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O trabalho com o gênero textual no ensino de língua |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The textual genre approach in language teaching |
title |
O trabalho com o gênero textual no ensino de língua |
spellingShingle |
O trabalho com o gênero textual no ensino de língua Wittke, Cleide Inês Gênero textual Interação verbal Ensino de línguas |
title_short |
O trabalho com o gênero textual no ensino de língua |
title_full |
O trabalho com o gênero textual no ensino de língua |
title_fullStr |
O trabalho com o gênero textual no ensino de língua |
title_full_unstemmed |
O trabalho com o gênero textual no ensino de língua |
title_sort |
O trabalho com o gênero textual no ensino de língua |
author |
Wittke, Cleide Inês |
author_facet |
Wittke, Cleide Inês |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wittke, Cleide Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero textual Interação verbal Ensino de línguas |
topic |
Gênero textual Interação verbal Ensino de línguas |
description |
Definindo a língua como um processo de interação verbal e o texto como objeto de ensino, o presente artigo reflete sobre a ação docente, principalmente no que diz respeito à prática de leitura e de produção de textos. Este estudo busca respostas a questões que devem nortear o trabalho do professor de língua: O que ensinar? Para quem? Com que objetivo? E como abordar a língua, via gêneros textuais, de modo que esse ensino seja produtivo e significativo à vida diária do aluno? Cabe lembrar que não basta trazer o texto à sala de aula para que o ensino se torne um processo sociointerativo, mas ele precisa funcionar como materialidade viva, previamente instituída e reconhecida pela sociedade. Enfim, é fundamental considerar elementos enunciativos e discursivos que caracterizam o perfil funcional do gênero textual. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-02T15:21:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-03-02T15:21:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7186 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
0102-9576 |
identifier_str_mv |
0102-9576 |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7186 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7186/6/O%20trabalho%20como....pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7186/7/O%20trabalho%20como....pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7186/1/O%20trabalho%20como....pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7186/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7186/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7186/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7186/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f964afc52b12ef2ec138ac0790db5e86 f6761ccd1d567db36ef99840e6b6739d 35b7f974fa09e3c22932f72e96c836b3 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801846922851385344 |