O Aluno Cotista Racial Negro: Possibilidades de Empoderamento por meio da aula de língua inglesa a partir do desenvolvimento da competência simbólica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Sabrina Hax Duro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6417
Resumo: A Lei de Reserva de Vagas ou Lei de Cotas (Lei 12.711) propicia alunos a ingressarem no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) por meio das cotas raciais e esses são, muitas vezes, marginalizados por terem acesso à escolarização dessa forma. Devido a sofrerem esse preconceito por parte dos colegas, comunidade e inclusive professores, podem vir a ter problemas para acompanharem a turma, seja por lacunas da escolarização anterior ou por não se imporem para ocupar um espaço que é seu por direito. A cultura de que não se aprende inglês nas escolas públicas (MOITA LOPES, 1996; LEFFA, 1999; LIMA, 2001), aliada ao preconceito que ainda sofrem os jovens estudantes negros, faz com que permaneçam ainda mais à margem do mundo globalizado. Pressuponho que a inserção desses estudantes possa ocorrer por meio do aprendizado da Língua Inglesa (LI) se esta for trabalhada sob a perspectiva do desenvolvimento da Competência Simbólica (CS) (KRAMSCH, 2010), permitindo que expressem sua subjetividade, tragam à tona sua historicidade, atuem em diferentes realidades e reconstruam seus pensamentos e ações, considerando também os pensamentos e ações dos outros. Portanto, o objetivo deste estudo é analisar se as aulas de LI ministradas sob a perspectiva do desenvolvimento da CS colaboram para um empoderamento de estudantes cotistas negros. Poder, este, que surge numa negociação de valores simbólicos comunicacionais com os que convivem na comunidade interna da Instituição (gestores, docentes, técnicos-administrativos e discentes), sendo a maioria brancos. Por isso, também é importante verificar o impacto sociocultural da Lei 12.711 na comunidade interna do IFRS Campus Rio Grande e compreender como os alunos cotistas negros enfrentam as situações adversas e qual o impacto que elas têm em suas vidas, permitindo identificar o seu nível de resiliência ao frequentarem a Instituição. Para alcançar esses objetivos, considerei algumas temáticas essenciais de serem compreendidas para o desenvolvimento desta tese e se encontram no Referencial Teórico, organizado da seguinte forma: 1) A globalização como forma de exclusão; 2) Racismo e racismo à brasileira; 3) A Lei 12.711 ou Lei de Reserva de Vagas; 4) O ambiente escolar e o estudante negro; 5) O aluno cotista negro e sua Resiliência; e 6) A competência Simbólica no ensino de LI e empoderamento. A Metodologia de pesquisa utilizada foi qualitativa de cunho etnográfico, pois analiso o comportamento de um grupo social específico – os estudantes cotistas negros, buscando compreender o fenômeno sociocultural de empoderamento desse grupo nas aulas de LI. Para a coleta de dados utilizei os seguintes instrumentos: 1) Documentos da Coordenação Pedagógica; 2) Questionário para a comunidade interna; 3) Elaboração de práticas pedagógicas e observação das aulas de LI; 4) Quest_Resiliência – um instrumento que permite mapear qual é a condição de resiliência em que cada um desses estudantes se encontra e evidencia quais os pontos e áreas devem ser desenvolvidos (SOBRARE, 2017); 5) Entrevista oral com a professora de LI titular da turma e com os seis alunos cotistas negros. Os resultados sugerem que: 1) O ambiente escolar não estava favorável a alunos cotistas raciais; 2) Alguns alunos cotistas raciais passaram por um processo de embranquecimento identitário para fazer parte da escola branca; 3) As aulas de LI ministradas sob a perspectiva do desenvolvimento da competência simbólica despertaram os estudantes para uma conscientização do preconceito racial que sofrem de maneira camuflada. Portanto, há possibilidades de empoderamento dos estudantes cotistas negros por meio das aulas de LI em questão se a professora titular continuar com a abordagem da CS, permitindo-lhes desenvolver um sentimento de pertencimento, sem o apagamento de suas identidades.
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A cultura de que não se aprende inglês nas escolas públicas (MOITA LOPES, 1996; LEFFA, 1999; LIMA, 2001), aliada ao preconceito que ainda sofrem os jovens estudantes negros, faz com que permaneçam ainda mais à margem do mundo globalizado. Pressuponho que a inserção desses estudantes possa ocorrer por meio do aprendizado da Língua Inglesa (LI) se esta for trabalhada sob a perspectiva do desenvolvimento da Competência Simbólica (CS) (KRAMSCH, 2010), permitindo que expressem sua subjetividade, tragam à tona sua historicidade, atuem em diferentes realidades e reconstruam seus pensamentos e ações, considerando também os pensamentos e ações dos outros. Portanto, o objetivo deste estudo é analisar se as aulas de LI ministradas sob a perspectiva do desenvolvimento da CS colaboram para um empoderamento de estudantes cotistas negros. Poder, este, que surge numa negociação de valores simbólicos comunicacionais com os que convivem na comunidade interna da Instituição (gestores, docentes, técnicos-administrativos e discentes), sendo a maioria brancos. Por isso, também é importante verificar o impacto sociocultural da Lei 12.711 na comunidade interna do IFRS Campus Rio Grande e compreender como os alunos cotistas negros enfrentam as situações adversas e qual o impacto que elas têm em suas vidas, permitindo identificar o seu nível de resiliência ao frequentarem a Instituição. Para alcançar esses objetivos, considerei algumas temáticas essenciais de serem compreendidas para o desenvolvimento desta tese e se encontram no Referencial Teórico, organizado da seguinte forma: 1) A globalização como forma de exclusão; 2) Racismo e racismo à brasileira; 3) A Lei 12.711 ou Lei de Reserva de Vagas; 4) O ambiente escolar e o estudante negro; 5) O aluno cotista negro e sua Resiliência; e 6) A competência Simbólica no ensino de LI e empoderamento. A Metodologia de pesquisa utilizada foi qualitativa de cunho etnográfico, pois analiso o comportamento de um grupo social específico – os estudantes cotistas negros, buscando compreender o fenômeno sociocultural de empoderamento desse grupo nas aulas de LI. Para a coleta de dados utilizei os seguintes instrumentos: 1) Documentos da Coordenação Pedagógica; 2) Questionário para a comunidade interna; 3) Elaboração de práticas pedagógicas e observação das aulas de LI; 4) Quest_Resiliência – um instrumento que permite mapear qual é a condição de resiliência em que cada um desses estudantes se encontra e evidencia quais os pontos e áreas devem ser desenvolvidos (SOBRARE, 2017); 5) Entrevista oral com a professora de LI titular da turma e com os seis alunos cotistas negros. Os resultados sugerem que: 1) O ambiente escolar não estava favorável a alunos cotistas raciais; 2) Alguns alunos cotistas raciais passaram por um processo de embranquecimento identitário para fazer parte da escola branca; 3) As aulas de LI ministradas sob a perspectiva do desenvolvimento da competência simbólica despertaram os estudantes para uma conscientização do preconceito racial que sofrem de maneira camuflada. Portanto, há possibilidades de empoderamento dos estudantes cotistas negros por meio das aulas de LI em questão se a professora titular continuar com a abordagem da CS, permitindo-lhes desenvolver um sentimento de pertencimento, sem o apagamento de suas identidades.The Law of Quotas or Law of Vacancies Reservation (Law 12.711) provides students to get into the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFRS) through the racial quotas and these are often marginalized for having access to school this way. Because they suffer prejudice from classmates, community and also from teachers, they may have problems to catch up with the class, either because of their previous lack of schooling or because they do not impose their presence in a place they have the right to be. The common sense that nobody learns English at public schools (MOITA LOPES, 1996; LEFFA, 1999; LIMA, 2001), combined with the prejudice that black students suffer keep them apart from the globalized world. I presume that the insertion of these students may occur through the English as a Foreign Language (EFL) learning if this is taught under the perspective of the Symbolic Competence (SC) development (KRAMSCH, 2010), allowing them to express their subjectivity, bring up their historicity, act in different realities and reconstruct their thoughts and actions taking into consideration the thoughts and actions of others. Therefore, the aim of this study is to investigate if EFL classes taught under the perspective of SC development collaborate for black quota students` empowerment. Power that arises in the negotiation of communicational symbolic values with the people who are around in the Institution (education managers, teachers, technical administrators and students), mostly white. For this reason, it is also important to verify the sociocultural impact of the Law 12.711 in the IFRS Campus Rio Grande community and understand how the black quota students face the adverse conditions and what is the impact they have in their lives, allowing to identify their level of resilience as they attend to school. In order to achieve the objectives, I considered some themes essential to understand the development of these thesis and are exposed in the Theoretical References, organized as follow: 1) Globalization as a way of exclusion; 2) Racism and Brazilian racism; 3) Law 12.711 or Law of Quotas; 4) School environment and the black student; 5) Black quota student and his resilience; 6) Symbolic Competence and empowerment in the EFL teaching. This research methodology was qualitative and ethnographic, since I analyzed a specific social group – the black quota students – aiming at understanding the sociocultural phenomena of this group empowerment in the English classes. For data collection I used the following instruments: 1) Documents of the Pedagogical Coordination; 2) Survey for the internal community; 3) Elaboration of pedagogical practices and EFL classes observation; 4) Quest_Resiliência – an instrument that allows us to map the black quota students‟ resilience conditions (SOBRARE, 2017); 5) Oral interview with the main English teacher and with the six black quota students. Results suggest that: 1) School environment was not favorable to black quota students; 2) Some racial quota students have been through a whitening identity process in order to make part of that white school; 3) The EFL classes taught under the perspective of SC development awaken the students to a racial prejudice consciousness, prejudice they suffer in a hidden way. Therefore, there are some possibilities of the black quota students to empower themselves through the EFL classes if the teacher keeps on teaching based on the SC development. Thus, students will develop a sense of belonging without losing their identities.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFPelBrasilCentro de Letras e ComunicaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADALetrasCotas raciaisLíngua inglesaCompetência simbólicaEmpoderamentoRacial quotasEnglish as a foreign language (EFL)Symbolic competenceEmpowermentO Aluno Cotista Racial Negro: Possibilidades de Empoderamento por meio da aula de língua inglesa a partir do desenvolvimento da competência simbólicaThe Black Quota Student: Possibilities Of Empowerment Through English Language Classes Taught Under The Perspective Of Symbolic Competence Development.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/1064245627443495http://lattes.cnpq.br/7239316228662609Leffa, Vilson JoséRosa, Sabrina Hax Duroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTese_Sabrina_Rosa.pdf.txtTese_Sabrina_Rosa.pdf.txtExtracted texttext/plain446620http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6417/6/Tese_Sabrina_Rosa.pdf.txtf4af12e058d9abe3d2f990bdb0f0924aMD56open accessTHUMBNAILTese_Sabrina_Rosa.pdf.jpgTese_Sabrina_Rosa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1269http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6417/7/Tese_Sabrina_Rosa.pdf.jpg516c725de1a31de5213ca8dfca9519e1MD57open accessORIGINALTese_Sabrina_Rosa.pdfTese_Sabrina_Rosa.pdfapplication/pdf3308101http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6417/1/Tese_Sabrina_Rosa.pdf39972bb2e00fbd59dc04939c9af21928MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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