Ensino e aprendizagem de gramática em aulas de inglês no ensino médio : foco na forma e desenvolvimento da acuidade linguística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcheti, Luciana Impocetto
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5681
Resumo: This research was motivated by debates against and in support of grammar instruction in English as Foreign Language (EFL)/ English as a Second Language (ESL) teaching. Some studies, opposed to explicit grammatical instruction, do not believe that formal grammar lessons can develop the ability of using the target-language into spontaneous communication. They also advocate that grammar instruction can only develop short term declarative knowledge of grammar. On the other hand, this investigation aimed to observe the results of a one semester EFL course focused on form, whose purpose was to evaluate participants ability to use target language in communicative activities. The study is based on Batstone s (1994) noticing activities, which means attention to and manipulation of form. We also proposed meaning-focused communicative tasks. It is a qualitative study based on observing the process of accuracy development through multiple tests: before, during and after the grammar-focused intervention. According to Ortega & Iberri-Shea (2005), a 6 month period is enough to classify it as a longitudinal research. The study was developed into a high school first grade classroom of a semi-private school. The 20 participants, aged between 14 and 16, were exposed to grammar as Batstone suggests. The target-language item was the simple present, defined after a diagnostic test.
id SCAR_c912717bed188b9d7529836481dafe72
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5681
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Marcheti, Luciana ImpocettoAugusto-Navarro, Eliane Herculeshttp://lattes.cnpq.br/5716027350340906http://lattes.cnpq.br/539933340321483262d8936c-19ad-4ea7-a717-791f32e028122016-06-02T20:25:04Z2010-02-052016-06-02T20:25:04Z2009-08-31MARCHETI, Luciana Impocetto. Ensino e aprendizagem de gramática em aulas de inglês no ensino médio : foco na forma e desenvolvimento da acuidade linguística. 2009. 199 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5681This research was motivated by debates against and in support of grammar instruction in English as Foreign Language (EFL)/ English as a Second Language (ESL) teaching. Some studies, opposed to explicit grammatical instruction, do not believe that formal grammar lessons can develop the ability of using the target-language into spontaneous communication. They also advocate that grammar instruction can only develop short term declarative knowledge of grammar. On the other hand, this investigation aimed to observe the results of a one semester EFL course focused on form, whose purpose was to evaluate participants ability to use target language in communicative activities. The study is based on Batstone s (1994) noticing activities, which means attention to and manipulation of form. We also proposed meaning-focused communicative tasks. It is a qualitative study based on observing the process of accuracy development through multiple tests: before, during and after the grammar-focused intervention. According to Ortega & Iberri-Shea (2005), a 6 month period is enough to classify it as a longitudinal research. The study was developed into a high school first grade classroom of a semi-private school. The 20 participants, aged between 14 and 16, were exposed to grammar as Batstone suggests. The target-language item was the simple present, defined after a diagnostic test.Este estudo partiu da discussão acerca da inclusão/ exclusão da gramática no currículo de ensino de línguas estrangeiras ou de segunda língua (doravante LE e L2). Algumas propostas, contrárias a qualquer foco consciente na forma, negam a possibilidade de que a atenção à estrutura da língua possa resultar em uso de formas-alvo em situações espontâneas de comunicação. Afirmam ainda que resultados positivos do ensino da gramática só podem ser observados em avaliações que meçam conhecimento metalinguístico em curto prazo. Na contramão a essas afirmações, o objetivo desse estudo foi observar os resultados obtidos em um semestre de um curso de inglês como LE com foco na forma, cuja avaliação mediu a automatização de formas linguísticas específicas, em um contexto de comunicação que requereu, não explicitamente, seu uso. Para tal, seguimos, sobretudo, a proposta de Batstone (1994), denominada pelo autor de noticing, que prevê a atenção à forma e sua manipulação ativa. Além desse enfoque, a intervenção foi organizada a partir da discussão de temas e foram propostas atividades comunicativas, com foco no sentido. Trata-se de um estudo qualitativo, que observou o processo de desenvolvimento da acuidade linguística em avaliações múltiplas, ou seja, com a coleta de dados em diferentes momentos desse desenvolvimento, a saber: antes, durante e após o período de intervenção, que foi de 6 meses. De acordo com Ortega e Iberri-Shea (2005), esse período de observação parece ser suficiente para caracterizar a pesquisa como longitudinal. O contexto da pesquisa foi o ambiente instrucional de uma sala de aula do primeiro ano do ensino médio de uma escola semiprivada. Os participantes, 20 alunos cuja idade varia entre 14 e 16 anos, foram expostos à estrutura-alvo segundo a proposta de Batstone. Essa estrutura foi o presente simples, estrutura definida como necessária após a aplicação de avaliação diagnóstica.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLUFSCarBRLíngua inglesa - gramáticaProposta pedagógicaEFLEnglish as a Foreign Language (EFL)LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAEnsino e aprendizagem de gramática em aulas de inglês no ensino médio : foco na forma e desenvolvimento da acuidade linguísticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1dc9158e3-4e97-4df9-a1c8-725ae028bedcinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL2771.pdfapplication/pdf10882459https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5681/1/2771.pdf801d88f64d272c2fa1574fb040c74758MD51THUMBNAIL2771.pdf.jpg2771.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg10804https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5681/2/2771.pdf.jpgccef554d5a28ab7c4450dd8bffffa02cMD52ufscar/56812023-09-18 18:32:11.78oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5681Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:11Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem de gramática em aulas de inglês no ensino médio : foco na forma e desenvolvimento da acuidade linguística
title Ensino e aprendizagem de gramática em aulas de inglês no ensino médio : foco na forma e desenvolvimento da acuidade linguística
spellingShingle Ensino e aprendizagem de gramática em aulas de inglês no ensino médio : foco na forma e desenvolvimento da acuidade linguística
Marcheti, Luciana Impocetto
Língua inglesa - gramática
Proposta pedagógica
EFL
English as a Foreign Language (EFL)
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short Ensino e aprendizagem de gramática em aulas de inglês no ensino médio : foco na forma e desenvolvimento da acuidade linguística
title_full Ensino e aprendizagem de gramática em aulas de inglês no ensino médio : foco na forma e desenvolvimento da acuidade linguística
title_fullStr Ensino e aprendizagem de gramática em aulas de inglês no ensino médio : foco na forma e desenvolvimento da acuidade linguística
title_full_unstemmed Ensino e aprendizagem de gramática em aulas de inglês no ensino médio : foco na forma e desenvolvimento da acuidade linguística
title_sort Ensino e aprendizagem de gramática em aulas de inglês no ensino médio : foco na forma e desenvolvimento da acuidade linguística
author Marcheti, Luciana Impocetto
author_facet Marcheti, Luciana Impocetto
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5399333403214832
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcheti, Luciana Impocetto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Augusto-Navarro, Eliane Hercules
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5716027350340906
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 62d8936c-19ad-4ea7-a717-791f32e02812
contributor_str_mv Augusto-Navarro, Eliane Hercules
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - gramática
Proposta pedagógica
EFL
topic Língua inglesa - gramática
Proposta pedagógica
EFL
English as a Foreign Language (EFL)
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
dc.subject.eng.fl_str_mv English as a Foreign Language (EFL)
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description This research was motivated by debates against and in support of grammar instruction in English as Foreign Language (EFL)/ English as a Second Language (ESL) teaching. Some studies, opposed to explicit grammatical instruction, do not believe that formal grammar lessons can develop the ability of using the target-language into spontaneous communication. They also advocate that grammar instruction can only develop short term declarative knowledge of grammar. On the other hand, this investigation aimed to observe the results of a one semester EFL course focused on form, whose purpose was to evaluate participants ability to use target language in communicative activities. The study is based on Batstone s (1994) noticing activities, which means attention to and manipulation of form. We also proposed meaning-focused communicative tasks. It is a qualitative study based on observing the process of accuracy development through multiple tests: before, during and after the grammar-focused intervention. According to Ortega & Iberri-Shea (2005), a 6 month period is enough to classify it as a longitudinal research. The study was developed into a high school first grade classroom of a semi-private school. The 20 participants, aged between 14 and 16, were exposed to grammar as Batstone suggests. The target-language item was the simple present, defined after a diagnostic test.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-08-31
dc.date.available.fl_str_mv 2010-02-05
2016-06-02T20:25:04Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T20:25:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARCHETI, Luciana Impocetto. Ensino e aprendizagem de gramática em aulas de inglês no ensino médio : foco na forma e desenvolvimento da acuidade linguística. 2009. 199 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5681
identifier_str_mv MARCHETI, Luciana Impocetto. Ensino e aprendizagem de gramática em aulas de inglês no ensino médio : foco na forma e desenvolvimento da acuidade linguística. 2009. 199 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv dc9158e3-4e97-4df9-a1c8-725ae028bedc
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5681/1/2771.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5681/2/2771.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 801d88f64d272c2fa1574fb040c74758
ccef554d5a28ab7c4450dd8bffffa02c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136287586549760